Receita para .380Auto

Galeguinho2002
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Registrado em: 19 Ago 2017, 09:28

Receita para .380Auto

Mensagem por Galeguinho2002 »

Bom dia.
Alguém teria uma boa receita para .380Auto utilizando projétil pintado da Lyon C15 de 110 grains e polvora CBC 216 ?
Obrigado

Erick Tamberg
Mensagens: 692
Registrado em: 09 Jun 2016, 13:50

Re: Receita para .380Auto

Mensagem por Erick Tamberg »

Essa combinação de componentes está mais para uma receita de granada de mão do que para recarga....

O projétil de 110 grains vai de trazer dois problemas no calibre .380 ACP: ou o cartucho vai ficar com o comprimento acima do máximo e nem vai entrar no carregador, ou vai ter que ser assentado tão profundamente no estojo que vai sobrar pouco espaço para a pólvora.

Na segunda hipótese, se você usar a CBC 216 (que é a pólvora nacional de queima mais rápida que há, dentre as fabricadas pela CBC), você terá um aumento de pressão brutal devido à compressão da carga.

Se você reduzir a carga, vai complicar ainda mais a situação. Você terá um desempenho balístico sofrível (lembre-se de que o espaço para a carga já é bem pequeno) e ainda corre o risco de danificar a arma, pois o pico de pressão será atingido antes de o projétil deixar o cano.

Erick Tamberg
Mensagens: 692
Registrado em: 09 Jun 2016, 13:50

Re: Receita para .380Auto

Mensagem por Erick Tamberg »

Note que a munição de fábrica com o projétil mais pesado que há para o .380 ACP usa projétil de 102 grains (Remington Golden Saber).

Caso insista no uso do projétil de 110 grains, eu recomendaria trocar a pólvora pela Imbel Rex-0900 (antiga BD-521), já que ela é própria para ter bom desempenho em estojos com baixa capacidade volumétrica. Você teria algo como um 9mm Luger "menos P".

JPP_atirador
Mensagens: 2
Registrado em: 20 Set 2018, 11:47

Re: Receita para .380Auto

Mensagem por JPP_atirador »

Vou discordar do Sr. Erick quanto suas opiniões sobre a recarga com a ponta de 110 grains no calibre 380, tudo depende mais do ajuste do propelente para o objetivo que se queira. Inclusive posso afirmar que no uso esportivo o mais comum no 380 é o uso da ponta de 110 grains. O importante é testar suas cargas e ver se se encontram dentro dos padrões do calibre em termos de energia e velocidade de saída do cano. Para fazer esse balanço existe uma operação inversa entre o peso da ponta e a quantidade de pólvora. Se a ponta é mais pesada a quantidade de pólvora deve ser menor. Não é incomum no esporte e até para defesa o uso de pontas até mais pesadas, de 115 e ate de 125 grains no calibre 380, sem comprometer sua eficiência, pelo contrário, com ganhos em energia além das munições de fábrica.
O calibre 380 trabalha com baixas pressões, na maioria das munições é a metade da pressão do calibre 40 por exemplo, então seria um grande exagero falar em "granada de mão", já que a resistência do metal em armas de qualidade como Imbel e Glock não varia de um calibre para outro.

Para uma ponta de 110 gr vc pode usar 2,5 gr da pólvora 216 ou 3,2 da 219 por exemplo, essas medidas e suas variações próximas alcançam fator (380 light) no IPSC, ou seja, é um tiro forte.

david bezerra
Mensagens: 2
Registrado em: 05 Nov 2013, 14:39

Re: Receita para .380Auto

Mensagem por david bezerra »

Vejo muita gente falando que usa a 110 com pólvora 216 com 2,8gr, ja outros com a ponta 100 com 3,2 gr, qual seria a melhor combinação pra imbel md1 380.
Duvidas se usar a 110 com 2,5 gr meu recuo melhora ou teria que colocar um pouco tipo 2,8 pra ser mais preciso, isso pra tiros de 10 metros

Mag44
Mensagens: 302
Registrado em: 05 Mar 2019, 08:36

Re: Receita para .380Auto

Mensagem por Mag44 »

Comprei pontas de 115 grains, alguém sabe a quantidade de pólvora CBC 215? Obrigado!
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