choke para bala rotativa para espingarda Calibre 12

Daniel11
Mensagens: 3
Registrado em: 22 Out 2016, 10:40

choke para bala rotativa para espingarda Calibre 12

Mensagem por Daniel11 »

Bom dia, eu posso usar bala rotativa no choke 1 ou 3, ou só posso usar com o choke cilíndrico ?
Desde já agradeço

Avatar do usuário
raubvogel
Mensagens: 422
Registrado em: 22 Abr 2016, 15:16

Re: choke para bala rotativa para espingarda Calibre 12

Mensagem por raubvogel »

Não sei o que é bala rotativa e muito menos chokes 1 e 3. Ma ssei que os chokes tendem a ser cilindricos pois os canos das armas são cilindricos. Os tipos de chokes que conheço são, de acordo com a wikipedia,
Imagem
E até onde eu saiba, chokes são normalmente usados com munição composta de bolas de chumbo (shot)

Avatar do usuário
Aspirina
Mensagens: 163
Registrado em: 23 Out 2013, 19:16

Re: choke para bala rotativa para espingarda Calibre 12

Mensagem por Aspirina »

Simples....
Vai usar balote, tem que ser choke cilíndrico.
Qualquer coisa diferente disso, o risco de acidente é bem grande.
Somente alguém com severa limitação intelectual acredita que tirar armas do cidadão de bem resolve o problema da violência.

Lopes
Mensagens: 25
Registrado em: 21 Jun 2017, 11:21

Re: choke para bala rotativa para espingarda Calibre 12

Mensagem por Lopes »

Aspirina, por obséquio - vi que sabes o que está falando. Minha dúvida é a seguinte : edxatamente porque tenho uma BRNO, com os dois canos "full", só posso utilizar o cartucho SG para a caça de javali. Como minha arma calça cartucho 76 mm, fui pesquisar no site da CBC, o ganho de velocidade e energia com o cartucho magnum SG, em relação ao mesmo SG de 70 mm.
Me surpreendi que no comparativo do cartucho com o baletão, o ganho é quase 50% na energia e no SG, o ganho é mínimo e a velocidade do 76 é até menor que o 70 mm.
Tens como me explicar ? Muito obrigado

Avatar do usuário
Aspirina
Mensagens: 163
Registrado em: 23 Out 2013, 19:16

Re: choke para bala rotativa para espingarda Calibre 12

Mensagem por Aspirina »

Desculpe a demora em responder.
Para ficar mais fácil de entender, imagine a seguinte analogia:
Você pega algumas pedras e joga numa porta, vai haver um impacto "X", se você pegar outra porção de pedras, mas com peso maior, você terá um impacto maior, agora se você pegar uma única pedra mais pesada, o impacto vai ser muito maior, porém a velocidade destas pedras tende a diminuir conforme você aumenta o peso delas.
Com relação à velocidade do cartucho SG normal e o de 3" acontece algo semelhante.
De acordo com a tabela da CBC, o cartucho de 3" tem carga de chumbo mais pesada (32g no cartucho normal contra 42,5g no cartuco de 3"), por isso a velocidade menor.
O ideal seria se eles informassem o tipo e a carga de pólvora em cada cartucho.
Espero ter esclarecido sua dúvida.
Caso tenha falado alguma besteira, por favor fiquem a vontade para me corrigir.
Somente alguém com severa limitação intelectual acredita que tirar armas do cidadão de bem resolve o problema da violência.

Lopes
Mensagens: 25
Registrado em: 21 Jun 2017, 11:21

Re: choke para bala rotativa para espingarda Calibre 12

Mensagem por Lopes »

Aspirina, recem consultei e vi teu esclarecimento; perfeita analogia.
Muito obrigado

Responder