Mad Minute

Avatar do usuário
AmilcarAlho
Mensagens: 297
Registrado em: 18 Mar 2016, 14:14

Mad Minute

Mensagem por AmilcarAlho »

Olá,

Recentemente tive oportunidade de recriar o célebre exercício militar britânico conhecido como Mad Minute. Estas são algumas das imagenss que capátmos:

https://www.youtube.com/watch?v=EHwdDzonb_Q


Aproveito para perguntar se já fizeram algo deste género e se têm dicas para partilhar.











Tags / Keywords / Palavras Chave - k31, 7.5 mm, Swiss, Arma, carabina, Munição, Munições, Schmidt, Piratices, Portugal, Tiro, Rubin, Brasil, Mauser, Preço, Ordenança, Prova, K98, Kar98k, Mad, Minute, 8mm, Minuto, Lee, Enfield.

Erick Tamberg
Mensagens: 692
Registrado em: 09 Jun 2016, 13:50

Re: Mad Minute

Mensagem por Erick Tamberg »

O "Mad Minute" é difícil de executar com o Mauser. O Lee-Enfield, além de ter um ferrolho mais suave e rápido de manejar, tinha um carregador para 10 cartuchos.

Avatar do usuário
raubvogel
Mensagens: 422
Registrado em: 22 Abr 2016, 15:16

Re: Mad Minute

Mensagem por raubvogel »

Fora isso, como o Enfield é rear locking, o ferro lho não tem que ir atras tanto quanto um Mauser. Logo, voce não tem que tirar a cabeça do lugar para trabalhar o ferrolho.


Assistir no YouTube

Outra coisa que eles fazem para manter velocidade é segurar o ferrolho com o polegar e indicador e disparar com o próximo dedo.

AmilcarAlho, não sabia (ou me esqueci) que voce tinha um K31.

Avatar do usuário
AmilcarAlho
Mensagens: 297
Registrado em: 18 Mar 2016, 14:14

Re: Mad Minute

Mensagem por AmilcarAlho »

Erick Tamberg escreveu:O "Mad Minute" é difícil de executar com o Mauser. O Lee-Enfield, além de ter um ferrolho mais suave e rápido de manejar, tinha um carregador para 10 cartuchos.

Concordo que o Lee-Enfield tem um ferrolho mais rápido e suave. Em relação ao carregador com a vantagem não é significativa pois, segundo li, o exercício era iniciado com 4 cartuchos no carregador e depois a arma ela alimentada com clips de 5.

Já esperava bastante dificuldade ao fazer o exercício com o Mauser, mas pensei que seria facílimo faze-lo com o K31 e não foi assim tão fácil. Com o Mauser consegui fazer 8 disparos e com o K31 12. Isto quer dizer que nem cheguei aos 15 disparos mínimos que eram exigidos aos soldados ingleses.

Avatar do usuário
AmilcarAlho
Mensagens: 297
Registrado em: 18 Mar 2016, 14:14

Re: Mad Minute

Mensagem por AmilcarAlho »

raubvogel escreveu:Fora isso, como o Enfield é rear locking, o ferro lho não tem que ir atras tanto quanto um Mauser. Logo, voce não tem que tirar a cabeça do lugar para trabalhar o ferrolho.


Assistir no YouTube

Outra coisa que eles fazem para manter velocidade é segurar o ferrolho com o polegar e indicador e disparar com o próximo dedo.

AmilcarAlho, não sabia (ou me esqueci) que voce tinha um K31.

Vou voltar a repetir este exercício brevemente disparando com o dedo médio para ver se melhoro um pouco o meu desempenho.

Sim, tenho um K31. Brevemente vou postar aqui uma review dele. Gosto bastante. Lamentávelmente também é necessário desviar o olhar da mira para manobrar o ferrolho. Talvez seja esta a grande vantagem do Lee-Enfield face ao K31 e Mauser.

Avatar do usuário
raubvogel
Mensagens: 422
Registrado em: 22 Abr 2016, 15:16

Re: Mad Minute

Mensagem por raubvogel »

Congratulações sobre o K31. Se voce ver quando o Bloke atira no range, parace que voce pode vazer o ferrolho deslizar sem esforço.

Assistir no YouTube

Avatar do usuário
AmilcarAlho
Mensagens: 297
Registrado em: 18 Mar 2016, 14:14

Re: Mad Minute

Mensagem por AmilcarAlho »

raubvogel escreveu:Congratulações sobre o K31. Se voce ver quando o Bloke atira no range, parace que voce pode vazer o ferrolho deslizar sem esforço.

Assistir no YouTube
Obriagdo.É incrível este range. Nunca tinha visto nada assim.

Eu por vezes também consigo fazer deslizar o ferrolho sem esforço mas, quando uso pouca força, devido a ser um mecanismo "cock on open" tenho alguma dificuldade e abri-lo.

Avatar do usuário
raubvogel
Mensagens: 422
Registrado em: 22 Abr 2016, 15:16

Re: Mad Minute

Mensagem por raubvogel »

Para mim este range mosta o pragmatismo Suisso.

Voce vai no http://www.swissrifles.com e/ou http://forums.gunboards.com/forumdispla ... pons-Forum? Talvez alguem lá pode dar dicas.

Uma coisa que eu ja fiz foi pintar o ferrolho com uma caneta tipo sharpie e operar ele umas 10 our 20 vezes. E ai ver onde a tinta foi raspada, que indicaria um lugar que voce poderia polir.

Avatar do usuário
AmilcarAlho
Mensagens: 297
Registrado em: 18 Mar 2016, 14:14

Re: Mad Minute

Mensagem por AmilcarAlho »

Conhecia o SwissRifles mas não o forum. Vou explorar um pouco.

Boa dica, a da sharpie.

Erick Tamberg
Mensagens: 692
Registrado em: 09 Jun 2016, 13:50

Re: Mad Minute

Mensagem por Erick Tamberg »

Os armeiros costumam fazer esse procedimento da caneta Sharpie usando fuligem de vela.

Avatar do usuário
raubvogel
Mensagens: 422
Registrado em: 22 Abr 2016, 15:16

Re: Mad Minute

Mensagem por raubvogel »

Erick Tamberg escreveu:Os armeiros costumam fazer esse procedimento da caneta Sharpie usando fuligem de vela.
Ou Dykem. Se *eu* fosse usar fuligem, eu provavelmente acabaria ficando com os meus dedos e camisa pretas. :oops:

Avatar do usuário
raubvogel
Mensagens: 422
Registrado em: 22 Abr 2016, 15:16

Re: Mad Minute

Mensagem por raubvogel »

AmilcarAlho, eis um soldado britanico usando um Lee Enfield:
Imagem
(versão maior: https://gfycat.com/gifs/detail/evenplea ... anpinscher)

Este é o melhor video que encontrei sobre como usar o rifle propriamente; como voce pode ver, é bem diferente que os tipicos Mausers, K31s, e Remingtons da vida. Compare isso com os tipicos youtube "experts" "mostrando" como usar este rifle. :roll:

Avatar do usuário
AmilcarAlho
Mensagens: 297
Registrado em: 18 Mar 2016, 14:14

Re: Mad Minute

Mensagem por AmilcarAlho »

raubvogel escreveu:AmilcarAlho, eis um soldado britanico usando um Lee Enfield:
Imagem
(versão maior: https://gfycat.com/gifs/detail/evenplea ... anpinscher)

Este é o melhor video que encontrei sobre como usar o rifle propriamente; como voce pode ver, é bem diferente que os tipicos Mausers, K31s, e Remingtons da vida. Compare isso com os tipicos youtube "experts" "mostrando" como usar este rifle. :roll:
É impressionante a velocidade com que o soldado opera a arma. Nunca disparei um Lee Enfield, apenas disparei um Ishapore 2A1 que é versão indiana do Lee Enfield, em calibre .308. Não achei o sistema de "cock on close" mais rápido, fácil ou agradável de usar mas acho que isto se deve aos poucos disparos efetuados por oposição às centenas de disparos efetuados com armas de mecanismo "cock on open".

Quando surgir uma boa oportunidade comprarei uma variante do Lee Enfield, de preferencia o No 4, para ganhar experiencia com o sistema.

Avatar do usuário
raubvogel
Mensagens: 422
Registrado em: 22 Abr 2016, 15:16

Re: Mad Minute

Mensagem por raubvogel »

Interessante que voce mencionou o Ishapore 2A1. TIve a oportunidade de atirar um e o Ishapore em 303. Achei que o segundo era mais "suave" (provavlemente não estou usando o termo correto), mas tambem pode indicar que aquele 303 foi mantido melhor do que o 308.

Voce devera achar divertido que em filmes modernos britanicos, como o feito-para-TV "Our World War" (https://en.wikipedia.org/wiki/Our_World_War_(TV_series) ), eles operam o rifle como se fosse um Mauser: atira, desce o rifle, opera ferrolho, sobe o rifle de volta, reposiciona o rifle, atira. Tavez possa ser que a geração moderna Britanica não tem nenhum conhecimento de armas.

Erick Tamberg
Mensagens: 692
Registrado em: 09 Jun 2016, 13:50

Re: Mad Minute

Mensagem por Erick Tamberg »

raubvogel escreveu:Voce devera achar divertido que em filmes modernos britanicos, como o feito-para-TV "Our World War" (https://en.wikipedia.org/wiki/Our_World_War_(TV_series) ), eles operam o rifle como se fosse um Mauser: atira, desce o rifle, opera ferrolho, sobe o rifle de volta, reposiciona o rifle, atira. Tavez possa ser que a geração moderna Britanica não tem nenhum conhecimento de armas.
Raubvogel,

Isso é inexperiência com armas longas de repetição. Cansei de ver gente desalinhando a arma do alvo com carabinas de alavanca e até espingardas 12 "pump".

Com as Puma/Winchester, isso só acontece comigo, de maneira um tanto involuntária, se eu estiver usando uma camisa de tecido muito liso, o que faz a soleira de aço escorregar do ombro ao manobrar a alavanca. Para evitar isso, colei à soleira um pedaço de lixa "safety walk", daquelas usadas em degraus de escada para evitar escorregões.

Avatar do usuário
raubvogel
Mensagens: 422
Registrado em: 22 Abr 2016, 15:16

Re: Mad Minute

Mensagem por raubvogel »

Erick, talvez isso seja inexperiencia em alguns casos, especialmente como voce disse quando o rifle não é bolt action. Mas o comportamento que estou falando é operar todos os rifles tipo bolt action como se fossem Mausers. Neste video temos alguem que é britanico. Ambos estão operando os rifles como se fossem Mausers, mas apenas um é (1903):

Assistir no YouTube
Ele deveria saber como usar um rifle do pais dele melhor do que mostrou no video.

Avatar do usuário
AmilcarAlho
Mensagens: 297
Registrado em: 18 Mar 2016, 14:14

Re: Mad Minute

Mensagem por AmilcarAlho »

É verdade que devia saber usar a arma muito melhor.

O que mais me impressionou neste vídeo foi a superioridade do Enfield face ao M1903 no que diz respeito à cadencia de tiro, mesmo quando mal manuseado.

Não entendo porque é que os britânicos tentaram substituir o Enfield pelo P14. Sei que, mecânicamente, é superior mas não acho que as vantagens sejam significativas, face às desvantagens e ao custo de equipar um exército inteiro.

Responder