Mauser brasileiro em 30-06

Avatar do usuário
raubvogel
Mensagens: 422
Registrado em: 22 Abr 2016, 15:16

Mauser brasileiro em 30-06

Mensagem por raubvogel »

Pergunta historica: A Imbel (antes de ser chamada Imbel) não fez um rifle tipo Mauser em 30-06 nos anos 50 (i.e. antes to M968)? Pelas fotos que vi, na frente do cano dele tinha roscas tipo ACME. Para que era isso? Quebra-chamas? Lançador de granadas? Alguem tem foto disso?

lucsilva
Mensagens: 307
Registrado em: 18 Out 2016, 21:23
Localização: Gravataí / RS

Re: Mauser brasileiro em 30-06

Mensagem por lucsilva »

Já ouvi falar disso também, mas não obtive resposta . Acho que a Imbel fazia um pouco de tudo sim, até fabricação de armas de outros fabricantes (terceirização sei lá).
Luciano Silva

Avatar do usuário
raubvogel
Mensagens: 422
Registrado em: 22 Abr 2016, 15:16

Re: Mauser brasileiro em 30-06

Mensagem por raubvogel »

Eu tentei falar com a Imbel mas eles não estavam interessados em falar em produtos antigos.

Sobre o que voce falou desta terceirização, eu acho que eles faziam os corpos de 1911s para Smith & Wesson ou outra companhia americana. Os corpos eram enviados sem estar completamente terminados, o que seria feito na fabrica americana antest de vender. Acho que isso cortava o custo e passava pela alfandega mais facil pois não era considerada completa.

moliternoga
Mensagens: 807
Registrado em: 24 Out 2015, 21:14

Re: Mauser brasileiro em 30-06

Mensagem por moliternoga »

A imbel vende/vendia as armas sem acabamento pra Springfield (modelos 1911).

Erick Tamberg
Mensagens: 692
Registrado em: 09 Jun 2016, 13:50

Re: Mauser brasileiro em 30-06

Mensagem por Erick Tamberg »

O Mauser brasileiro em .30-06 era denomonado M954. O bocal para granadas era o mesmo do Mauser. Só foi alterado no M968 para padronizar com o FAL.

Avatar do usuário
raubvogel
Mensagens: 422
Registrado em: 22 Abr 2016, 15:16

Re: Mauser brasileiro em 30-06

Mensagem por raubvogel »

Até onde eu saiba, é raro ter fusil militar Mauser com roscas na frente. Or unicos que vi foram o M954 (foto que achei em site americano, mostando bem as roscas ACME na boca do cano):
Imagem

o M1968 "mosquefal" (9/16-24" que nem o FAL), e os suecos, que como voce pode ver são bem diferentes das usadas no brasileiro (acho que é Whitworth):
ImagemImagem

Lançadores de granada para Mauser não brasileiro parece ser algo que voce simplesmente desliza no cano e aperta ele:
Imagem

Como voce pode ver, este é um misterio digno do Scooby-doo

Responder