Qual o motivo de insistir em 380 e 38 se temos 12GA?

joao da silva
Mensagens: 82
Registrado em: 06 Out 2014, 10:43

Qual o motivo de insistir em 380 e 38 se temos 12GA?

Mensagem por joao da silva »

Olá Srs.,
Se não podemos portar armas e vivemos reclamando das pistolas Taurus e da pouca capacidade do 38, por que não compramos logo uma 12GA???
Realmente é a melhor escolha para a defesa da casa, fazenda, sítio, um tiro e ninguem fica perto!
Agora, se for empresa, escritório, loja, tudo bem uma pistola ou revolver, mas em casa não tem opção melhor.
A 12 ganha no preço, energia do tiro, variedade de munições e simplicidade no manuseio.
Vejam o artigo do colega: www.foodandfire.blogspot.com.br
Sem contar que é permitido comprar 200 cartuchos por mês!!!
Sempre que um amigo vem com o papo de comprar uma pistola para ter em casa, eu falo logo: cara compra uma 12!!! Ja que é para deixar em casa...

Rbnapolis
Mensagens: 25
Registrado em: 24 Abr 2014, 15:16

Re: Qual o motivo de insistir em 380 e 38 se temos 12GA?

Mensagem por Rbnapolis »

Joao, boa tarde!!

Não necessariamente: operar uma cal 12 não é fácil para todas as mulheres e mesmo homens mais "franzinos".
Segundo, ela tem uma cadência de tiro muito menor que de um 38, a menos que seja semi-auto. Também tem que levar em conta que para certos ambientes armas curtas são melhores, p.e. em apartamentos e casas com espaços reduzidos, visto que o menor cano autorizado para civis é de 24", que é beeeem grande.
Fora que faça uma experiência, tente sacar e colocar em posição uma cal. 12 rapidamente e se posicionar, não é tão 'instintivo' como pegar uma arma curta e se posicionar. Fora arrumar um local de fácil acesso para ela - é difícil deixar uma 12 na gaveta ou em cima da mesa, como dá pra fazer com outra arma curta.

Eu tenho um .38 e uma cal. 12, não abro mão de nenhum deles, todavia, a 12 não é sempre a melhor escolha!

Acho que cada arma cumpre uma tarefa se acordo com a sua necessidade.
If need be, we'll die free.

joao da silva
Mensagens: 82
Registrado em: 06 Out 2014, 10:43

Re: Qual o motivo de insistir em 380 e 38 se temos 12GA?

Mensagem por joao da silva »

Rbnapolis escreveu:Joao, boa tarde!!

Não necessariamente: operar uma cal 12 não é fácil para todas as mulheres e mesmo homens mais "franzinos".
Segundo, ela tem uma cadência de tiro muito menor que de um 38, a menos que seja semi-auto. Também tem que levar em conta que para certos ambientes armas curtas são melhores, p.e. em apartamentos e casas com espaços reduzidos, visto que o menor cano autorizado para civis é de 24", que é beeeem grande.
Fora que faça uma experiência, tente sacar e colocar em posição uma cal. 12 rapidamente e se posicionar, não é tão 'instintivo' como pegar uma arma curta e se posicionar. Fora arrumar um local de fácil acesso para ela - é difícil deixar uma 12 na gaveta ou em cima da mesa, como dá pra fazer com outra arma curta.

Eu tenho um .38 e uma cal. 12, não abro mão de nenhum deles, todavia, a 12 não é sempre a melhor escolha!

Acho que cada arma cumpre uma tarefa se acordo com a sua necessidade.
Colega Rbnapolis,
Acho que o problema do tamanho do cano pode ser resolvido facilmente com o pistol grip...
Um pouco de treino voce vai ganhar rapidez com a pump.
Alguns acessórios em polimero (coronha, telha) diminuem o peso significativamente.
Entendo que o tamanho é dificil de guardar e esconder, mas prefiro a 12 para ter em casa... revolver ou pistola só se tivesse a possibilidade de portar legalmente.
Entendo que da mesma forma que devemos treinar com QUALQUER tipo de arma, a 12 tambem entra nessa questão, e com mais treino, melhor o manuseio.
Agora, voltando a comparação... se pudesse escolher só uma arma para ter em casa, entre pistola 380, revolver 38 e pump 12, qual voce iria?

variedades
Mensagens: 524
Registrado em: 11 Jan 2014, 18:11

Re: Qual o motivo de insistir em 380 e 38 se temos 12GA?

Mensagem por variedades »

É uma questão interessante, várias pessoas deveriam ter uma 12 e não uma pistola, concordo. Principalmente porque tem muita gente que não consegue acertar nada em situação de stress, e com uma 12 é bem mais fácil. Mas é uma questão pouco debatida. Mas não é para todas as situações a 12, concordo também.

Avatar do usuário
Diogo Pinchemel
Mensagens: 194
Registrado em: 07 Jan 2014, 08:30

Re: Qual o motivo de insistir em 380 e 38 se temos 12GA?

Mensagem por Diogo Pinchemel »

Ainda acredito que cada arma cumpre melhor o seu papel se for empregada em situações para a qual foi projetada. Pitsol grip na 12 ajuda? Sim... resolve? Não necessariamente. O cano vai continuar sendo de no mínimo 24", dentro de um apartamento tente fazer uma simulação para ver se você vai conseguir uma boa visada sem se expor mais do que o necessário...
Desculpe... Na minha cabeça uma 12 com cano de 24" simplesmente não foi feita pra ser usada em espaços confinados!
Mas que ela tem o seu lugar, ela tem. Isso é indiscutível...

Abraços.

joao da silva
Mensagens: 82
Registrado em: 06 Out 2014, 10:43

Re: Qual o motivo de insistir em 380 e 38 se temos 12GA?

Mensagem por joao da silva »

Pois é Srs., acho que o problema do cano resolve com treinamento... o que seria dos seguranças que andam de carro forte (apertado) e usam 12 com pistol grip? Se fosse ruim eles ja teriam trocado por pistolinhas 380, não?
Acho que o problema é falta de conhecimento mesmo da população.
Muito amigos meus não sabiam que é permitido ter uma 12, veja só! Acham que só podem comprar revolver e pistola!
É claro que também faltam cursos para a 12... a divulgação e marketing esta todo em cima das pistolas, pois possuem maior valor agregado e, consequentemente, maior lucro!

brunoween
Mensagens: 12
Registrado em: 16 Out 2013, 02:21

Re: Qual o motivo de insistir em 380 e 38 se temos 12GA?

Mensagem por brunoween »

A Boito deveria desenvolver uma pump 20GA, não há legislação que regule comprimento mínimo de cano para esse calibre. E depois que o manejo e controle do javali foi permitido, a CBC lançou novas variedades de cartuchos nesse calibre, tendo opções para todo tipo de uso.
Uma arma que acho interessante e barata (sei que muitos vão torcer o nariz) seria a Boito Over Defense.
Ela tem comprimento total menor que as Pumps 18'' de cano, sendo muito boa para espaços confinados (tem apenas 2'' a mais que uma AR-15 de 16'' de cano).
Anexos
Stoeger-Double-Defense-ou.jpg
Stoeger-Double-Defense-ou.jpg (172.01 KiB) Exibido 16109 vezes

brunoween
Mensagens: 12
Registrado em: 16 Out 2013, 02:21

Re: Qual o motivo de insistir em 380 e 38 se temos 12GA?

Mensagem por brunoween »

Veja como é compacta. Imagina se tivesse opção de cano menor.
Anexos
2610143_01_stoeger_double_defense_12g__640.jpg
2610143_01_stoeger_double_defense_12g__640.jpg (42.61 KiB) Exibido 16109 vezes

brunoween
Mensagens: 12
Registrado em: 16 Out 2013, 02:21

Re: Qual o motivo de insistir em 380 e 38 se temos 12GA?

Mensagem por brunoween »

Nos EUA ela é vendida pela Stoeger
https://www.youtube.com/watch?v=DcB7C5273hM

Mr. Menassi
Mensagens: 3
Registrado em: 02 Fev 2015, 13:17

Re: Qual o motivo de insistir em 380 e 38 se temos 12GA?

Mensagem por Mr. Menassi »

Olá amigos, mima primeira participação no Forum, apesar de sempre ler dessa vez resolvi participar.

Isso porque tenho pesquisado essa questão de arma pra defesa residencial, e acho armas como a calibre 12 muito boas pra esse propósito.
Porém como foi dito, a questão do tamanho da arma na minha opinião é um dificultador mesmo, não tem como dizer que não, eu sei que o treino e familiaridade com a arma é importante, mas quanto melhor e mais adequada a ferramenta ao seu propósito, melhor.

Como o amigo disse, queria saber se há restrições para tamanho de cano pro calibre 20, casa realmente não haja, acho que poderíamos ter ótimas opções nesse calibre, por exemplo:

Já não tem disponível no site, mas uma arma como essa:
http://www.azdeespadas.com/espingarda-m ... d-391.html

É uma calibre 20 semi automatica, o porém é que são apenas 5 tiros e o cano é um pouco comprido, mas se esse modelo ja foi comercializado aqui, poderia também ser comercializado um modelo como esse abaixo:

http://www.mossberg.com/product/shotgun ... e-20-gauge

Algo parecido com esse modelo, desconsiderando a caracterização roxa, na minha opinião, seria uma opção muito interessante para nossa realizada aqui no Brasil.

Mais leve e controlável que uma 12 e com a possibilidade de ser mais compacta, e com cartuchos bem interessantes também.

O que acham?

Mr. Menassi
Mensagens: 3
Registrado em: 02 Fev 2015, 13:17

Re: Qual o motivo de insistir em 380 e 38 se temos 12GA?

Mensagem por Mr. Menassi »

Aqui tem um vídeo com uma dessa no calibre 20.

https://www.youtube.com/watch?v=Q0Q6VMjy5eM

Acho uma excelente opção caso aqui no Brasil tivermos a opção de canos curtos pra esse calibre, eu escolheria uma dessas.

Mr. Menassi
Mensagens: 3
Registrado em: 02 Fev 2015, 13:17

Re: Qual o motivo de insistir em 380 e 38 se temos 12GA?

Mensagem por Mr. Menassi »

Aqui tem um vídeo com uma calibre 20.

https://www.youtube.com/watch?v=Q0Q6VMjy5eM

joao da silva
Mensagens: 82
Registrado em: 06 Out 2014, 10:43

Re: Qual o motivo de insistir em 380 e 38 se temos 12GA?

Mensagem por joao da silva »

Mr. Menassi escreveu:Olá amigos, mima primeira participação no Forum, apesar de sempre ler dessa vez resolvi participar.

Isso porque tenho pesquisado essa questão de arma pra defesa residencial, e acho armas como a calibre 12 muito boas pra esse propósito.
Porém como foi dito, a questão do tamanho da arma na minha opinião é um dificultador mesmo, não tem como dizer que não, eu sei que o treino e familiaridade com a arma é importante, mas quanto melhor e mais adequada a ferramenta ao seu propósito, melhor.

Como o amigo disse, queria saber se há restrições para tamanho de cano pro calibre 20, casa realmente não haja, acho que poderíamos ter ótimas opções nesse calibre, por exemplo:

Já não tem disponível no site, mas uma arma como essa:
http://www.azdeespadas.com/espingarda-m ... d-391.html

É uma calibre 20 semi automatica, o porém é que são apenas 5 tiros e o cano é um pouco comprido, mas se esse modelo ja foi comercializado aqui, poderia também ser comercializado um modelo como esse abaixo:

http://www.mossberg.com/product/shotgun ... e-20-gauge

Algo parecido com esse modelo, desconsiderando a caracterização roxa, na minha opinião, seria uma opção muito interessante para nossa realizada aqui no Brasil.

Mais leve e controlável que uma 12 e com a possibilidade de ser mais compacta, e com cartuchos bem interessantes também.

O que acham?
Bem vindo Mr. Menassi...
Gostaria de rebater aos colegas que acham o tamanho da pump 12 um problema para apartamento e lugares pequenos...
Um pistol grip ajuda muito nesse sentido, sem falar que a BOITO aceita a coronha retratil e rebatível!
O cano menor possível, de 24'', não atrapalha em nada dentro de casa, e com uma bandoleira e o pistol grip, cabe até em baixo do casaco (se estiver frio, rsrssrs).
Agora, trocar a energia de uma 12 pump (7 tiros) por uma pistola 380 (com 15 tiros e pouca precisão) não é recomendado para nós brasileiros.
Acho muito mais fácil acertar um alvo a 25 metros com uma 12 e munição SG ou balote do que acertar o alvo com revolver 38 e pistola 380... a média de acertos é bem maior com a 12!
Acredito que a pistola exige muito mais treino e tiros do que a pump...
E o bandido tem que ter muita coragem para trocar tiro com uma 12... com certeza depois de 1 ou 2 disparos o vagabundo "dá no pé".

brunoween
Mensagens: 12
Registrado em: 16 Out 2013, 02:21

Re: Qual o motivo de insistir em 380 e 38 se temos 12GA?

Mensagem por brunoween »

Uma boa arma para uso no Brasil Seria a Saiga-20k, opção de 16'' ou 22'' de comprimento do cano. Acho interessante também a Saiga .410 Magnum (apesar de muita gente considerar fraca), opção de 12'', 16'' ou 22'' de cano. Carregada com cartuchos 36GA KNOCK VELOX M3 SG5, seria muito melhor que qualquer pistolinha 380, e daria pra treinar (se registrada no Sigma) com cartuchos 2 1/2" velox, munição mais barata do Brasil.
Os americanos reportam muitos problemas com as Mossberg Semiauto, eles preferem as Russas no sistema AK ou as semiauto italianas.
Anexos
saiga20k.jpg
saiga20k.jpg (6.83 KiB) Exibido 15798 vezes

brunoween
Mensagens: 12
Registrado em: 16 Out 2013, 02:21

Re: Qual o motivo de insistir em 380 e 38 se temos 12GA?

Mensagem por brunoween »

Pena que a Militaria não está mais importando as Saigas

Avatar do usuário
Roberto
Mensagens: 141
Registrado em: 30 Abr 2014, 21:44
Localização: Brasilia

Re: Qual o motivo de insistir em 380 e 38 se temos 12GA?

Mensagem por Roberto »

na minha opinião uma arma de 24 polegados em um flat é praticamente inútil um cara armado de faça é muito mais letal de você armado de 12 em um espaço confinado. Em uma casa com um quintal enfim em um lugar muito espaçoso sim. Em quanto a usar um pistol grip o recuo e muito forte e manuseio bastante difícil e com certeza não pode usar qualquer um, eu tirei muito de 12 e precisa de muito treinamento e força para um tiro bastante rápido. Inclusive tem que usar uma munição com uma bala, obviamente, se usar uma munição fragmentada você mata também sua sogra o sua avo junto com os bandidos... Os fuziles táticos cal. 12 sou de cano muitos menores e muitos sou semiautomáticos como o Franchi SPAS 12 e 15, apesar de precisar de uma técnica bem especifica para o uso em lugar apertados. Enfim em um flat o lugar confinado o 12 vendido no Brasil o seja um 24 polegados oferece um desvantagem tático muito grande.

Esta é a minha opinião baseada sobre as minha experiencia, eu pessoalmente quando usava cal 12 entrando em um lugar apertado andava de spas 15 com carregador prismático e red dot mais uma boa glock 23 .40 o para ordnance pt 14-45 double stack 45 acp no coldre, se a situação ficava muito apertada deixava de lado o spas e encarava de pistola. Nunca entraria em um lugar apertado com um 24 polegados.
Um tirano só consegue impor sua tirania a quem não pode se defender.

1* Rgt. Carabinieri "Tuscania" F.Op.Spec.
"Se il destino è contro di NOI, peggio per lui"
Somalia, IBIS/UNOSOM (U.N. Operation in Somalia)
Bosnia, IFOR (Imp. Force)

joao da silva
Mensagens: 82
Registrado em: 06 Out 2014, 10:43

Re: Qual o motivo de insistir em 380 e 38 se temos 12GA?

Mensagem por joao da silva »

Roberto escreveu:na minha opinião uma arma de 24 polegados em um flat é praticamente inútil um cara armado de faça é muito mais letal de você armado de 12 em um espaço confinado. Em uma casa com um quintal enfim em um lugar muito espaçoso sim. Em quanto a usar um pistol grip o recuo e muito forte e manuseio bastante difícil e com certeza não pode usar qualquer um, eu tirei muito de 12 e precisa de muito treinamento e força para um tiro bastante rápido. Inclusive tem que usar uma munição com uma bala, obviamente, se usar uma munição fragmentada você mata também sua sogra o sua avo junto com os bandidos... Os fuziles táticos cal. 12 sou de cano muitos menores e muitos sou semiautomáticos como o Franchi SPAS 12 e 15, apesar de precisar de uma técnica bem especifica para o uso em lugar apertados. Enfim em um flat o lugar confinado o 12 vendido no Brasil o seja um 24 polegados oferece um desvantagem tático muito grande.

Esta é a minha opinião baseada sobre as minha experiencia, eu pessoalmente quando usava cal 12 entrando em um lugar apertado andava de spas 15 com carregador prismático e red dot mais uma boa glock 23 .40 o para ordnance pt 14-45 double stack 45 acp no coldre, se a situação ficava muito apertada deixava de lado o spas e encarava de pistola. Nunca entraria em um lugar apertado com um 24 polegados.
Amigos do Forum... vamos encarar a realidade brasileira!!! Vamos encarar a realidade dos "brasileiros comuns"!!!
Se fosse possível, é CLARO que uma pistola .40 ou .45 seria suficiente! MAS ESTAMOS NO BRASIL!
Hoje, qualquer pump custa entre 1800,00 a 2300,00... CBC, BOITO ou Taurus... e se for com vários acessórios tácticos, a Boito custa uns 3.200,00... contra 3.000,00 da PT938, 4.500,00 da GlockG25...
A energia do tiro varia de 2800 joules a 3500 joules...
Minha mulher pesa 50 kilos e precisou treinar apenas com uns 30 cartuchos para "entender" o funcionamento da arma e acertar os alvos a 15, 20 metros com o pistol grip.
Os cartuchos de 12 variam de 4,50 a 10,00 reais, e o estrago é grande!
Trocar uma 12 pump de 2000,00 por uma PT638, 938... cara, não dá!
Não existe opção melhor para o brasileiro defender sua casa e sua família hoje.

Avatar do usuário
Lucas Parrini
Mensagens: 372
Registrado em: 12 Out 2014, 23:15

Re: Qual o motivo de insistir em 380 e 38 se temos 12GA?

Mensagem por Lucas Parrini »

Eu também penso em adquirir uma 12 para defesa do lar.
Mas acabou que esse detalhe passou batido no meu curso e laudo, aí por força do hábito, os fiz para pistola.

Mas se for negado, o próximo será para 12, sem dúvida. Além de eu achar os modelos antigos lindos.

Avatar do usuário
Roberto
Mensagens: 141
Registrado em: 30 Abr 2014, 21:44
Localização: Brasilia

Re: Qual o motivo de insistir em 380 e 38 se temos 12GA?

Mensagem por Roberto »

Eu obviamente respeito as ideais e o gosto, eu também acho lindo um pump action, bem arrumadinho.

Mas sinceramente parabéns pela tua esposa que consegue atirar a 15/20 metros e acertar com um pump a pistol grip sem que ter os pulsos doloridos pra caramba... apesar que não pode usar as miras atirando com um pump action com pistol grip e sem precisar de um treinamento especifico (instinctive shooting rifle)

A pergunta é você já atirou com um 12 com pistol grip ?, mais que 2 o 3 tiros... tente ai. :)

Olha nos filmes tem ate caras que atiram com uma mão só com um pistol grip, mas so no filmes mesmo.. na realidade não tem como.

Eu lembro que depois um tempo sem fazer treinamento com fuzil foi a um estande de tiro na mia cidade e comprei uma caixa de 50 12 GA.

Eu tive em aquele tempo um Mossberg maverick 12, depois 10-15 tiros, já os braços começavam a ser pesados, ao 30 estavam doloridas, acabei a caixa, mas também acabei com um dor nos braços por vários dias isso ai por falta de treinamento.

Sem falar que o cano esquenta demais depois vários tiros e precisa de usar uma luva para proteger do calor, especialmente nas recarga da arma o usar um heatshield no cano. (mas eu isso ja sabia)

Então para mim, eu deixo a 12 pistol grip nos filmes de hollywood (Terminator), e apesar que 380 ou 38 spl e' um calibre fraco eu acho que em um apartamento tem mais chance de defesa especialmente para uma mulher.

Um outra coisa, olha que ja viu pessoas que se deram muito mal em espaço fechado usando fuziles, ate contra um cara armado de faça. A dois metros uma faça é mais perigosa de uma pistola, ja viu colegas de trabalho que acharam que um cara de faca poderiam ser desarmado sem atiram nele e se deram muito mal.
Inclusive, um pump tem 6-8 tiros, precisa de bastante treinamento e força nos braços para recarregar e recolocar a arma na mira bem rapidamente.. e repito tente a disparar rapidamente 5 o 6 tiros (acertando).

Obviamente eu exprimo a minha opinião baseada na minha experiencia e obvio que eu digo a minha e cada um tem a sua.
Um tirano só consegue impor sua tirania a quem não pode se defender.

1* Rgt. Carabinieri "Tuscania" F.Op.Spec.
"Se il destino è contro di NOI, peggio per lui"
Somalia, IBIS/UNOSOM (U.N. Operation in Somalia)
Bosnia, IFOR (Imp. Force)

Rbnapolis
Mensagens: 25
Registrado em: 24 Abr 2014, 15:16

Re: Qual o motivo de insistir em 380 e 38 se temos 12GA?

Mensagem por Rbnapolis »

Joao, bom dia!

Então, até entendo sob uma questão de energia e força, e mesmo o pistol grip, mas falo por experiência própria: mesmo com muito treino o saque rapido, visada e manuseio de uma cal. 12 em ambientes confinados não é nada fácil! Se você tiver alguém forçando sua porta ou tiver notado com alguma antecedência o ataque, ela pode sim ser util, mas caso seja pego de surpresa, dificilmente vai conseguir sacar uma arma longa que seja (nem mesmo um submetralhadora) sem ser notado e ter o mesmo tempo de apontar e disparar do que uma arma curta.

Moro em um apartamento pequeno em sp, e minha 12 não é, de maneira alguma, minha primeira opção de defesa - para defesa de um apartamento, caso tivesse que optar entre uma arma curta e uma longa, ficaria com a curta sem dúvida!

Armas longas são mais fáceis de serem notadas, de serem imobilizadas pelo atacante e tem um tempo de resposta, naturalmente, mais lento.

Voltando ao pistol grip: ele pode reduzir o tamanho, mas é notadamente mais desconfortável e difícil de controlar do que com a coronha - aí volta naquilo que falamos, com uma munição mais "quente" (SG ou balotes) pessoas com porte físico mais desavantajado tem grandes dificuldades de operar esse tipo de arma.

Quanto à precisão: em ambientes confinados dificilmente irá atirar a mais de 3~5 metros (alias, mesmo na rua, dificilmente passará disso), e em corredores, o que facilita muito a visada e o acerto do tiro. Não é difícil enquadrar um bom agrupamento mesmo com canos de 2" em revolveres nesses ambientes. E nem é necessário muito treino pra isso!

Entenda, tenho uma 12 e nao abro mão dela, mas para a realidade da maioria, não acredito que seja a arma mais adequada para defesa residencial! Se voce tem uma casa no campo, está com ela bandoleirada ou notou a ação antes, ok, mas isso é muito mais difícil do que se imagina, e a minoria das situações.
If need be, we'll die free.

joao da silva
Mensagens: 82
Registrado em: 06 Out 2014, 10:43

Re: Qual o motivo de insistir em 380 e 38 se temos 12GA?

Mensagem por joao da silva »

Caros colegas...
Estou com a leve impressão de que voces são representantes ou vendedores de pistolas! rsrssrsrs
Não é possível comparar uma PISTOLINHA 380 com uma 12GA, mesmo em lugares apertadíssimos! (vamos lembrar dos seguranças de carro blindado transportando valores...).
Nós, BRASILEIROS COMUNS, que só podemos ter pistolas em 380acp, ja somos maltratados com uma legislação criminosa e ainda por cima, somos vítimas de empresários que se aproveitam para vender uma GLOCK G24 por 4.500,00!!!! Ou pior, uma PT938 por 3.300,00!!!
Sem falar no alto custo da munição nova e as porcarias das recargas feitas nos clubes.
Então Srs., devemos mudar nossa concepção de DEFESA, e começar a pensar realmente em qual arma nos garante ao menos 99%...
Para o amigo Roberto, que escreveu que uma mulher não aguenta mais de 2 tiros de 12, deixo abaixo um vídeo de uma MULHER, atirando e acertando os alvos com vários tiros... acho que o problema é a sua pontaria mesmo Sr. Roberto:

http://youtu.be/BIrUJZ6EuI4

Ainda, para ilustrar, segue uma AULA de uma MULHER usando uma 12GA em várias situações e alvos (com visada, tiro rápido, pistol grip...):

http://youtu.be/_6CBKUM9gk8

Sr. Roberto... os BRASILEIROS COMUNS só podem comprar pistolas 380 e revolveres 38... se o Sr. possui uma .40 e uma .45 para sua defesa, ótimo! Esta de Parabéns! Invejo o Sr.! Mas não venha querer comparar uma 380ACP com uma 12GA para defesa do lar!
Me desculpe, mas não abro mão da minha opinião...

Rbnapolis
Mensagens: 25
Registrado em: 24 Abr 2014, 15:16

Re: Qual o motivo de insistir em 380 e 38 se temos 12GA?

Mensagem por Rbnapolis »

João, vamos lá:

A Cal. 12 é uma excelente arma de defesa, ninguém está questionando isso, mas compará-la com armas curtas, até mesmo com um .454, é totalmente surreal! Armas curtas tem uma função, armas longas outra.

Vigilantes de carro forte só utilizam cal. 12 porque não há outra opção de arma longa permitida para usar, e às que tem, são caras. E tem que se levar em conta que o combate não se dá no carro forte, e sim no ambiente externo à ele e, no máximo, dentro do ambiente bancário. E mesmo que isso ocorra, vigilantes estão uniformizados, à trabalho, e com armas em punho - nesse casso, qualquer arma longa tem uma vantagem com armas curtas, indiscutivelmente, mas não é a situação corriqueira de defesa! E quanto ao pistol grip, realmente, combater com uma arma longa sem coronha é, no mínimo, desconfortável, ainda mais utilizando munições mais fortes. A minha 12 mesmo veio só com o grip, o que troquei logo de início - sem o apoio da coronha é impossível realizar 3 tiros, sequenciais, com munições fortes, no alvo, mesmo a menores distâncias. Fora o stress muscular de ter que sustentar uma arma pesada só com a força dos braços.

Quanto à acertar tiros à 25 metros: com munição SG, sem choke, voce não vai ter resultados muito bons, pela própria característica da arma, o que com pistolas/revolveres é totalmente possível. .380 são extremamente precisas, assim como .38. Particularmente, tenho um 817, 2", e tenho bons resultados até à 15 metros - nada comparado com um 838 ou mesmo à uma CZ, mas para efeito defensivo tenho bastante segurança! E voltamos ao ponto: voce nunca vai combater à 25 metros em uma ambiente fechado, ainda mais em uma casa! Nessa situação, caso engaje em algum combate, esse era, no mínimo, esperado, e voce teve tempo de se preparar.

Na grande maioria das vezes o oponente possui o fator surpresa e, nessas situações, até mesmo uma sub ou um carabina são muito mais difíceis de pegar e disparar no menor tempo possível - elas são mais pesadas, dependem de encaixe em 3 pontos (mão forte, mão fraca e o ombro) e uma visada, mesmo que instintiva, mais trabalhada. Armas curtas, em situação de stress, são disparadas até com uma única mão e com uma visada, em curtas distâncias, mais rápida do que com uma arma longa - basta "espetar".

Quando estamos na realidade do Br, a situação piora: a menor 12 que podemos é de 24", o que é extremamente grande para ambientes confinados. P.E., no meu apartamento, é impossível efetuar a transição entre cômodos, mesmo com a coronha rebatida, o espaço não permite. Fora que um disparo de SG ou Balote, é bem provável que, caso eu erre, venha a atravessar até a parede do vizinho! Temos que levar em conta o tempo e atingir a arma e coloca-la em pronto emprego: uma pistola/revolver pode ser deixado em cima da mesa, numa gaveta, na cabeceira da cama, na pia do banheiro, algo que, para uma arma longa é surreal! E isso faz uma diferença absurda quando se tem que agir, sob stress, as vezes sob fogo, rapidamente.
Basta ver que em viaturas policiais, quando as armas longas não estão bandoleiradas, ou em mãos, é comum que o polícial desembarque e entre em combate só com a sua arma curta, justamente pela facilidade de saque e operação, ficando a longa, muitas vezes, jogada na viatura.

Quanto à mulheres: minha namorada opera uma cal. 12 com extrema facilidade, todavia, sei que ela não teria o controle suficiente para gerenciar o peso da arma, mirar e dispara-la em condições adversas e sob stress, o que é até fácil com uma arma curta.

Entenda, quando se fala no tiro de defesa real, não se aproxima EM NADA nem mesmo com o IDPA - por mais que as provas de tiro e treinamentos tentem reproduzir condições, elas são feitas em ambientes controlados, seguros e, o principal, sem ninguém oferecendo risco.

Agora, se voce está em uma casa grande que pode deixar sua arma em qualquer lugar, ou num sítio onde possa trafegar com ela bandoleirada, e tenha amplo espaço dentro do recinto, sim, a 12 é uma excelente arma, assim como uma carabina ou uma metralhadora, cada uma com seu aspecto e feito para determinadas funções.
If need be, we'll die free.

Avatar do usuário
Roberto
Mensagens: 141
Registrado em: 30 Abr 2014, 21:44
Localização: Brasilia

Re: Qual o motivo de insistir em 380 e 38 se temos 12GA?

Mensagem por Roberto »

Eu acredito que Rbnapolis explicou em maneira muito boa eu também penso assim.

Eu nunca falei que a unica escolha para defesa e' ir de 45 acp, eu falei da minha escolha na operativa que é bem diferente da realidade do cidadão comum no dia a dia eu sei muito bem

Eu tentava de explicar que um fuzil de 24 polegados em um flat é pelo meno grande para trafegar indo do banheiro para a cama.... :lol:

Inclusive eu perguntei que experiencia Joao e sua esposa tem em disparo em cal 12 em full size o com pistol grip porque eu acredito que testar é a melhor opção para ver, obviamente fazer um teste poderia ser uma boa opção antes da compra.

Inclusive olha no primeiro vídeo a mulher de casaca vermelha que braço "delicado" ... :D no secundo video nao e' um pump mas um semiautomático, e muito provavelmente esta mulher passa o tempo tudo treinando ... e também esta não é a realidade brasileira onde quem compra arma no sinarm não tem direito de treinar..
Um tirano só consegue impor sua tirania a quem não pode se defender.

1* Rgt. Carabinieri "Tuscania" F.Op.Spec.
"Se il destino è contro di NOI, peggio per lui"
Somalia, IBIS/UNOSOM (U.N. Operation in Somalia)
Bosnia, IFOR (Imp. Force)

joao da silva
Mensagens: 82
Registrado em: 06 Out 2014, 10:43

Re: Qual o motivo de insistir em 380 e 38 se temos 12GA?

Mensagem por joao da silva »

hahahahah
Tá ficando legal esse Tópico!
O debate é ótimo, aprende-se muito com isso.
Caros colegas Rbnapolis e Roberto... agradeço suas explicações, valem muito nesse país onde tudo é restrito!
Mas, só concordo com o uso de arma curta no FLAT... em qualquer outro ambiente, o efeito moral da 12GA ja resolve muitos problemas.
Nunca precisei usar a 12GA, nem quero, mas tenho tranquilidade e confiança no poder de fogo e solução que a pump me proporciona.
Defendo que a nossa péssima legislação deixou essa "abertura" na lei, com a possibilidade de adquirir até duas espingardas, podendo ser uma 12GA ou uma 20GA, por exemplo.
É como se o legislador (otário) tivesse pensado: "Se o brasileiro quer apenas defender sua família e seu lar, vou deixar ele comprar uma 12GA, e estará bem protegido, mas, se o brasileiro pensar em comprar uma arma de mão, vou permitir somente os calibres ultrapassados, para que ele tenha medo de sair na rua com ela."
Então, entendo que em muitos casos, por falta de orientação, muitos brasileiros que poderiam se defender com uma 12GA (pois moram em casas grandes, sítios, fazendas...) acabam adquirindo uma GLOCK G25 ou um revolver de 6 tiros pelo preço de DUAS 12GA!!!
Francamente!!!!!
Os americanos nos ensinam muito na questão armamentista e defesa do patrimonio. Podemos assistir no youtube grandes debates sobre a excelente opção (ou melhor) do calibre 12GA para a defesa do lar (home defense)... Eles possuem uma infinidade de modelos e munições.
Continuo com minha opinião: ESPINGARDA PUMP 12GA para qualquer casa, fazenda, sítio, campo...

Rbnapolis
Mensagens: 25
Registrado em: 24 Abr 2014, 15:16

Re: Qual o motivo de insistir em 380 e 38 se temos 12GA?

Mensagem por Rbnapolis »

Joao, boa tarde!

Concordo contigo quando se fala na .12 GA, ela é uma excelente arma/calibre, todavia, a nossa realidade atrapalha tudo: quando da restrição de calibres, láá pros idos de 1933/34, o receio do EB, que foi o primeiro a implantar as restrições, bem antes do estatuto, era que a população tivesse acesso á armas "parabellum" e tivesse força de fazer, novamente, o que foi feito em 32. Nessa situação, as Cal. 12, e todas as demais armas de alma lisa, são por excelência armas de caça, sua aplicação para defesa foi 'consequência'. Naquela época não se discutia o uso militar/policial pois, em sua maioria, eram armas de tiro unico, ou no máximo de um cano, para uso rural.
Quando se restringiu para 24" os canos, bem mais recentemente, já se pensou, justamente, no uso defensivo dessa arma, o que era desinteressante para o estado, logo, esse tamanho foi considerado, justamente, para caracterizar um uso rural da arma e não "operacional".

Quanto ao efeito psicológico: durante um combate, muitas vezes, o oponente sequer processa o tipo de armamento que voce tá usando, principalmente se estiver armado - ele irá alvejá-lo independente se elstá com um revolver .22 short e voce com um .50BMG. Esse "efeito psicológico" funciona mais quando se está preparado para o combate, e a presença da arma é dissuasória, ou quando está se enfrentando um "oponente" que não vem pronto para o combate - um furtador, oportunista, etc.
Falando pro experiência própria: NUNCA confie no fator dissuasório de uma arma, seja ela qual for, quando voce está numa situação de ação rápida e de combate certo.

No mais, a Cal 12 é uma excelente arma, sim, para defesa, para sobrevivência, para laser, e recomendo-a para qualquer um, tanto que da minha não me desfaço por nada. Todavia, tem que se ponderar muito em qual situação se espera usar a arma e qual a aplicação dela: armas curtas são, e sempre serão, pro excelência as melhores para defesa pessoal.

E, amigo, perca um pouco o preconceito com o .380: claro, ele não é O calibre, bem longe disso, mas incapacita um oponente até que satisfatoriamente. Toda essa discussão de 'stopping power' é bem interessante, mas não é uma regra perfeita e nem totalmente aplicavel. Já vi casos de pessoas alvejadas por 2 tiros de 6,35 cairem e morrer no local, e já vi individuos baleados com 3 tiros de .45 (um na perna, um no peito e outro no pescoço) e conseguir descarregar um fuzil por inteiro.

Particularmente optei pelo .38 spl, tenho bastante confiança nele, mas o .380 não é de se jogar fora!
If need be, we'll die free.

Responder