Diferença de luneta

Lopes
Mensagens: 25
Registrado em: 21 Jun 2017, 11:21

Diferença de luneta

Mensagem por Lopes »

Desculpem a ignorancia : qual a melhor luneta, com mil-dot ou iluminada ?
Uso : aplicação em uma Puma, para caça de javali, a noite, com holofote.
De ante-mão, agradeço esclarecimentos

variedades
Mensagens: 524
Registrado em: 11 Jan 2014, 18:11

Re: Diferença de luneta

Mensagem por variedades »

Lopes, vamos por partes. O 'mil-dot' é uma forma de medir os 'cliques' da luneta, em contraponto ao sistema MOA (minutos de ângulo). Eu acho mais prático zerar uma luneta com o sistema MIL porque é mais fácil fazer as contas de cabeça em metros e centímetros ao invés de polegadas e jardas. Mas nada que impeça a compra de uma luneta, se ela for boa, tudo certo.

Quanto a caça a noite estando o alvo iluminado o fato de o retículo ser iluminado pode ajudar mas não é completamente necessário, digamos assim. Há vários modelos da Vortex Optics adequadas, e tendo em vista que o Sr. está a caçar com uma Puma eu tendo a dizer que os disparos ocorrem a menos de 150 metros, correto? Se for isso mesmo, e pelo fato do Javali ser uma caça perigosa, onde as vezes se dão disparos a poucos metros, o mais importante é ter uma luneta com suporte a baixas aproximações. Exemplo, uma 6-24x não seria boa porque o 6x seria MUITO zoom e prejudicaria tiros a curta distância.

Assim o ideal é lunetas que o começo do zoom seja em 1x ou no máximo 2x. Para a sua arma não necessitaria passar de 6x. Eu recomendo para o Sr. a linha Diamondback da Vortex Optics, qualidade e claridade da luneta são excelentes por um preço convidativo no Brasil:
https://www.parabellum.com.br/as3/produ ... idprod=654

Atualmente fora de estoque, novo estoque chegará final de maio, começo de junho de 2019. Por ser uma luneta de inicio de zoom em 1.75x isso vai lhe dar uma grande flexibilidade, o que as lunetas de maior aproximação não permitem. E quando você atirar com uma Vortex nunca mais vai querer atirar com as demais lunetas de baixa qualidade que se vendem no Brasil, é OUTRA qualidade, acredite.

Lopes
Mensagens: 25
Registrado em: 21 Jun 2017, 11:21

Re: Diferença de luneta

Mensagem por Lopes »

Que maravilha de resposta esclarecedora. Agradeço, e muito, pelo tempo dispendido na redação desta verdadeira aula.
Creia, levarei 100% em conta sua sugestão; se Deus quizer, voltarei com o resultado.
Grande abraço.

Responder