como deixar o sistema de percussão da pump 12

juliano estevao
Mensagens: 2
Registrado em: 16 Jul 2014, 18:44

como deixar o sistema de percussão da pump 12

Mensagem por juliano estevao »

ola colegas do fórum, como diz o titulo gostaria de saber qual a melhor maneira de de deixar o sistema de percussão de uma espingarda pump, visto que ela esteja guardada e desmuniciada, ao fechar a telha o sistema de percussão fica armado, gostaria de saber se isso pode prejudicar a mola desse sistema ela ficando assim pronta para o disparo, ou guardo ela efetuando um disparo a seco e telha aberta.

Avatar do usuário
james_paul_13
Mensagens: 142
Registrado em: 08 Out 2013, 17:30
Localização: Vitoria, ES

Re: como deixar o sistema de percussão da pump 12

Mensagem por james_paul_13 »

Rapaz, nunca tive problemas com a mola do percursor em nenhuma das minhas espingardas. Alias, em nenhuma arma. Meu avo tem uma 12 da winchester do ano de 1897 usada em combate durante a primeira guerra mundial, e todas as vezes que a disparamos nunca tivemos problemas. Eu tenho 2 espingardas 12, uma eu deixo em casa e a outra na casa da minha namorada. Ambas carregadas e prontas para o seu emprego e nunca tive problemas quanto ao funcionamento delas. Um outro bom exemplo e a Ithaca 37 do meu pai. Quando ele foi pro Brasil a 20 anos atras ele a deixou no cofre do meu avo armada, porem desmuniciada e nunca tivemos problemas com elas. Inclusive, o unico problema que eu ja tive com uma espingarda 12 e quando ela e guardada sem amunicao dentro de seu carregador por muito tempo, ela tem a tendencia de acumular poeira por dentro, e nao alimentar a arma apropriadamente. Honestamente, se for peça de colecionador e voce nunca for disparar ao nao ser em situacao de extrema emergencia eu nao me preucuparia. Se for a sua arma de defesa de lar, eu a deixaria municiada, e a noite eu deixaria uma municao ja pronta pra disparo. O motivo sendo que se voce engatilhar a sua arma, voce ira fazer muito barulho e perdera o elemento de surpresa.
Espero ter respondido a tua resposta

juliano estevao
Mensagens: 2
Registrado em: 16 Jul 2014, 18:44

Re: como deixar o sistema de percussão da pump 12

Mensagem por juliano estevao »

ta certo, acredito que nao ha problemas em deixar o sistema armado,sim ela é uma arma de defesa cbc nova,e esta sem munição porque tenho uma pistola a pronto uso, mas vou colocar alguns cartuchos no tubo.
obrigado pela resposta.

rec.br9
Mensagens: 118
Registrado em: 22 Dez 2013, 19:40

Re: como deixar o sistema de percussão da pump 12

Mensagem por rec.br9 »

Juliano, eu tenho uma 12 da CBC também, deixo ela com 7 cartuchos no tubo do carregador, a mola é barata, eu pretendo comprar umas 5 molas e deixar de reserva, a cada ano eu troco e jogo a outra fora.

Não esquente a cabeça pensando em poupar uma mola, pense em poupar sua família.

James, assim que chegar meu cofre vou deixar uma na câmara pronta para disparo.

Vagabundo dando mole no quintal PAUUUU!
CAC - SFPC/5 - 5º RM

Erick Tamberg
Mensagens: 655
Registrado em: 09 Jun 2016, 13:50

Re: como deixar o sistema de percussão da pump 12

Mensagem por Erick Tamberg »

Por experiência própria, há mais risco de dano ao mecanismo com o disparo em seco do que em se guardar a arma com a culatra aberta e o cão interno armado.

Quanto aos cartuchos no carregador tubular, também há a necessidade de rodízio dos mesmos. A pressão da mola do carregador deforma os cartuchos com o tempo, criando um "embarrigamento" que pode resultar em pane.

Avatar do usuário
atrevisani
Mensagens: 183
Registrado em: 13 Mai 2015, 09:48

Re: como deixar o sistema de percussão da pump 12

Mensagem por atrevisani »

Eu guardo minha Boito Pump com 7 cartuchos no tubo carregador e nenhum na câmara, com o mecanismo desarmado (fecho, dou tiro em seco, depois carrego o tubo com 7).

Isso foi minha escolha pessoal visto que a arma fica ao lado da minha cama (presa na cama) e as cal 12 geralmente não são "drop-safe", ou seja, se cair, pode disparar, por isso preferi não deixar munição na câmara.

Compro munição a cada 2 ou 3 meses, e troco as que estão no tubo por novas.

Li bastante sobre o assunto na internet, e até onde consegui entender as molas "cansam" pelo trabalho (comprimir, extender) e não pelo tempo em uma única posição (comprimida, extendida).
"Eu carrego uma arma pois eu não posso carregar um policial."

Filipe
Mensagens: 243
Registrado em: 19 Set 2015, 20:16

Re: como deixar o sistema de percussão da pump 12

Mensagem por Filipe »

Aproveitando o tópico. Seria seguro deixar uma munição na câmara, porem com o camara aberta e com a trava do gatilho acionada? A ideia seria só manobrar a telha e ja ter a pronto uso 7+1 e assim não ter uma munição a menos. Nessa condição em uma queda teria risco de disparo já que essas armas não tem trava do percusor?

Ronaldo
Mensagens: 86
Registrado em: 27 Jan 2016, 21:35

Re: como deixar o sistema de percussão da pump 12

Mensagem por Ronaldo »

Boa noite,
Tenho uma boito pump e deixo 7 cartuchos no carregador há 17 anos. Nunca tive problema com a mola. Semana passada usei no clube e estava perfeita. Imaginei que a mola cansaria com o tempo e cheguei a pedir a Boito, que gentilmente me cedeu sem custo, mas até hoje nunca troquei. Não deixo munição na câmara pq ela fica a pronto uso e prefiro não correr o risco. Ah, sempre disparo a seco para guardá-la, prefiro poupar a mola do percursor.

Responder