Duvidas entre a PT 938 e a PT-58HC PLUS

Arthuso
Mensagens: 21
Registrado em: 16 Out 2013, 11:03

Duvidas entre a PT 938 e a PT-58HC PLUS

Mensagem por Arthuso »

Amigos estou em duvida entre duas armas:
PT 938 INOX ou a PT 58HC PLUS INOX

Pretendo comprar uma das duas, mas estou em duvida
Em relação de elas ser inox ou oxidada, porque ja ouvir falar que a inox em relação a manutenção e melhor isso confere?

Se alguem poder me ajudar quanto a isso, serei grato.

Um forte abraço a a todos!

jardimgj
Mensagens: 98
Registrado em: 04 Out 2013, 08:34

Re: Duvidas entre a PT 938 e a PT-58HC PLUS

Mensagem por jardimgj »

Arthuso escreveu:Amigos estou em duvida entre duas armas:
PT 938 INOX ou a PT 58HC PLUS INOX

Pretendo comprar uma das duas, mas estou em duvida
Em relação de elas ser inox ou oxidada, porque ja ouvir falar que a inox em relação a manutenção e melhor isso confere?

Se alguem poder me ajudar quanto a isso, serei grato.

Um forte abraço a a todos!
Caro Arthuso
Com certeza as armas citadas em inox são bem mais "negligenciáveis" quanto a limpeza e lubrificação externa. São menos susceptíveis a ferrugem gerada pelo manuseio. Ou seja não precisa atirar e "sair correndo" para lubrificar externamente. Quanto a manutenção e limpeza periódica e pós tiro nas duas terá de ser feito de igual forma.

Arthuso
Mensagens: 21
Registrado em: 16 Out 2013, 11:03

Re: Duvidas entre a PT 938 e a PT-58HC PLUS

Mensagem por Arthuso »

Qual das duas vc me indicaria?

jardimgj
Mensagens: 98
Registrado em: 04 Out 2013, 08:34

Re: Duvidas entre a PT 938 e a PT-58HC PLUS

Mensagem por jardimgj »

Arthuso escreveu:Qual das duas vc me indicaria?
Arthuso

A PT 58 é baseada na PT 92 de calibre 9x19. Esta pistola é cópia idêntica em dimensões a Beretta 92 que por sua vez é evolução da Brigadier da década de 50. É um projeto antigo. A arma é volumosa e a tecla de liberação do carregador não é das mais confiáveis.
Já a 938 é de projeto pouco mais recente. Mais portável e adequada ao calibre 380 ACP, embora ainda um pouco volumosa haja vista também ser derivada de uma arma originalmente em 9x19.
Já que me pediu uma indicação, se fosse para eu escolher entre as duas citadas, iria de 938.
Boa sorte.

Arthuso
Mensagens: 21
Registrado em: 16 Out 2013, 11:03

Re: Duvidas entre a PT 938 e a PT-58HC PLUS

Mensagem por Arthuso »

Obrigado, pela atenção!

Me ajudou bastante na minha decisão.

Avatar do usuário
frango da malasia
Mensagens: 126
Registrado em: 05 Out 2013, 21:19

Re: Duvidas entre a PT 938 e a PT-58HC PLUS

Mensagem por frango da malasia »

Meu amigo, com certeza a PT 938. Inclusive meu registro saiu semana passada e eu comprei a minha já em inox! Só no aguardo de chegar e pegar a papelada na Pf. Dentro de uns 30 dias acho que está na mão.
Excelente arma!
"Leis de dasarmamento só tiram as armas de quem respeitam as leis. Os bandidos continuam armados. FIM DO DESARMAMENTO JA!

Scopel
Mensagens: 18
Registrado em: 06 Out 2013, 01:24

Re: Duvidas entre a PT 938 e a PT-58HC PLUS

Mensagem por Scopel »

Salve a todos!

Olha, tudo depende do pra que você quer usar, eu já atirei com uma pt 58 hc plus e também com a pt 938. Achei as duas muito boas, Em relação a pt 58 hc plus ela possui com carregador com maior capacidade (19+1) e um cano mais longo (102mm), tendo assim um pouco mais de precisão de tiro. Já a pt 938 possui um carregador menor (15+1) e um cano menor (94mm), não é uma grande diferença mas para atiradores com menos experiência pode ser um diferencial. Em um alvo a 20m de distância, no meu caso, não vi muita diferença. Optei pela compra da pt 938 oxidada, pelo fato de querer tentar o porte (muito difícil em nosso país), e ela toda preta torna-se mais dissimulada. Em termos de manutenção, com certeza a inox requer um pouco menos de "capricho".

abraço

c.neves
Mensagens: 3
Registrado em: 25 Jan 2014, 21:52

Re: Duvidas entre a PT 938 e a PT-58HC PLUS

Mensagem por c.neves »

TUDO DEPENDE DO USO.
A PT 58 PLUS É UMA ARMA CONFIÁVEL E EM ALVOS DE ATÉ 20m POSSUI BOA PRECISÃO. TAMBÉM VALE RESSALTAR QUE POSSUI CAPACIDADE DE 20 DISPAROS, O QUE PODE AJUDAR E MUITO NUM CONFRONTO COM UM MELIANTE.
JÁ A PT 938 POSSUI MENOR CAPACIDADE DE MUNIÇÕES E É UMA ARMA MAIS CURTA, MAIS ADEQUADA AO PORTE VELADO.
ESPERO TER AJUDADO.

Avatar do usuário
Luizlucky
Mensagens: 41
Registrado em: 04 Out 2013, 15:10
Localização: Recife-PE-

Re: Duvidas entre a PT 938 e a PT-58HC PLUS

Mensagem por Luizlucky »

Arthuso escreveu:Amigos estou em duvida entre duas armas:
PT 938 INOX ou a PT 58HC PLUS INOX

Pretendo comprar uma das duas, mas estou em duvida
Em relação de elas ser inox ou oxidada, porque ja ouvir falar que a inox em relação a manutenção e melhor isso confere?

Se alguem poder me ajudar quanto a isso, serei grato.

Um forte abraço a a todos!
Amigo, já atirei com as duas, a 938 e a 58 HC plus.

No meu ver, quando fui me decidir para comprar uma, optei pela 58 hc plus, a qual não me arrependo.

Apesar de ser um projeto mais antigo, de fato, é BEM MAIS CONFIÁVEL, pois tem uma precisão melhor e maior capacidade. 4 ou 5 "balas" podem fazer uma diferença enorme amigo. ;)

Outra coisa, na minha opinião, é a arma ser acabada em inox... Eu nunca quis arma assim, até porque, como dizia meu avô, arma com cromagem ou é pra polícia ou pra bandidagem. Se é pra mostrar para os amigos, realmente é linda, porém, numa situação de uso emergencial, em casa às escuras, a última coisa que iria querer é que o elemento me visse com aquele espelho nas mãos e me localizasse. :?

Por fim, a 58 e a 59 (Que é monstra) servem melhor em quem tem as mãos grandes, a empunhadura fica melhor, o mindinho não fica sobrando no carregador. Faça o teste, atire com as duas, e a que conseguir melhor agrupamento, escolha. O que é bom pra mim, pode não ser para ti. Outrossim, repense sua idéia de arma inox, é preferível limpar uma vez por semana do que ser localizado no escuro como disse.

Espero ter ajudado.

Abraço
Em busca do tiro perfeito

Avatar do usuário
IGS
Mensagens: 79
Registrado em: 04 Set 2014, 22:15

Re: Duvidas entre a PT 938 e a PT-58HC PLUS

Mensagem por IGS »

Arthuso escreveu:Amigos estou em duvida entre duas armas:
PT 938 INOX ou a PT 58HC PLUS INOX

Pretendo comprar uma das duas, mas estou em duvida
Em relação de elas ser inox ou oxidada, porque ja ouvir falar que a inox em relação a manutenção e melhor isso confere?

Se alguem poder me ajudar quanto a isso, serei grato.

Um forte abraço a a todos!
Desenterrando o tópico do amigo, fiquei curioso pra saber qual foi a escolha??
Pelo Direito à Liberdade, ao Lazer, à Paz e Segurança da Minha Família Custe o que Custar, A Porta está Fechada Pra sua Segunça!

tarjan
Mensagens: 3
Registrado em: 03 Jan 2015, 10:17

Re: Duvidas entre a PT 938 e a PT-58HC PLUS

Mensagem por tarjan »

Aproveitando o ensejo, vou manifestar minha opinião porque a mesma dúvida pode surgir novamente.

Tenho as duas armas, ambas inox e não me arrependo por ter escolhido esse acabamento. As armas oxidadas da Taurus enferrujam completamente com uma pequena gota de suor. Quem precisa portar a arma dissimuladamente sabe exatamente do que estou falando. As Glocks não tem esse problema, mas o acabamento oxidado das Taurus é muito frágil (pra dizer no mínimo).

Quanto às armas chamarem atenção, não creio ser este um grande problema porque se estiver em confronto o estampido dos disparos chamará muito mais atenção que o acabamento da arma e se estiver na fase que antecede o confronto o fato de chamar atenção pode ser positivo por mostrar supremacia de arma e desestimular o confronto pela outra parte.

Quanto aos modelos especificamente, se fosse analisar apenas o design da arma não teria dúvidas de que a 938 ganharia de lavada, é mais leve, tem menos cantos para enroscar e prender na hora do saque. Como pontos negativos teria cano e capacidade de carga menor, pessoalmente acho essas características pouco pertinentes porque uma 380ACP dificilmente será utilizada para confrontos em mais de 15 metros e a questão da capacidade de carga pode ser facilmente resolvida portando carregadores reservas (se estiver portando a arma o mínimo que concebo são 2 carregadores reservas cheios, portanto 46 disparos resolveriam a maior parte das situações de risco).

O problema no entanto vai muito além do mero design. As armas da Taurus com base no projeto da Beretta 92 já foram amplamente testadas por diversas forças de segurança ao longo de décadas, estabelecendo-se como um projeto extremamente confiavel. Eu já devo ter dado mais de 1.000 disparos com minha PT58 com munição recarregada e se tive 5 incidentes de tiro foi muito, é uma arma extremamente confiável....

Já a PT938 não passou mesmo campo de provas. A Polícia Civil do RJ adotou a PT940 há pouco mais de uma década e houve uma infinidade de relatos de panes, entre os policiais era comum ouvir histórias de policiais que teriam ficado com a arma inoperante em incursões a favelas, em alguns casos culminando com a morte de policiais. Não sei se houve recall, se a PCERJ mudou de armamento, nem tão pouco se as falhas atribuídas à PT940 também poderiam acometer a PT938 ou se seriam falhas inerentes ao projeto daquela.

Como experiência pessoal dei poucos tiros com minha PT938 (algo em torno de 60 disparos) e também não tive nenhum incidente de tiro, mas não tenho tanta confiança nessa arma quanto na PT58.

Na minha humilde opinião, a função precípua da arma é disparar sem apresentar pane. Acabamento bonitinho, peso, tamanho, textura, aroma são importantes, mas o que se espera de uma arma é que numa situação de risco de vida você pressione o gatilho e ela funcione e cicle normalmente, todo o resto passa a ser secundário numa situação de risco e, nessa situação, tratando-se do calibre 380ACP eu confio mais na PT58 do que em qualquer outra arma.

Já atirei com Glock (que no calibre 380 não presta porque não é confiável com nossa municao tupiniquim), com Bersa, com CZ, com Imbel, continuo preferindo a PT58.

Se for mudar de calibre ai a estória já muda....

Abraços,
Alexandre

Avatar do usuário
IGS
Mensagens: 79
Registrado em: 04 Set 2014, 22:15

Re: Duvidas entre a PT 938 e a PT-58HC PLUS

Mensagem por IGS »

tarjan escreveu:Já atirei com Glock (que no calibre 380 não presta porque não é confiável com nossa municao tupiniquim), com Bersa, com CZ, com Imbel, continuo preferindo a PT58.

Se for mudar de calibre ai a estória já muda....

Abraços,
Alexandre
Bom dia amigo Alexandre.
Muito bem diferenciado sua opinião sobre os modelos escolhidos
sei muito bem dos projetos confiáveis da Beretta continuados
pela Taurus e também acho mais bonitas as 58 mas a 938 fez
de minha pessoa mais confiante na máquina, leve compacta
fazendo sua ciclagem perfeitamente com munição Original (única testada)
agora precisão eu não espero de nenhuma pistola.
Abraço.
Pelo Direito à Liberdade, ao Lazer, à Paz e Segurança da Minha Família Custe o que Custar, A Porta está Fechada Pra sua Segunça!

mccmuniz
Mensagens: 22
Registrado em: 29 Out 2014, 13:03

Re: Duvidas entre a PT 938 e a PT-58HC PLUS

Mensagem por mccmuniz »

938. 15+1 é mais do que suficiente. Além do mais, sempre ande com um carregador extra com mais 15. Para porte velado sem dúvida a 938 é melhor.

JZG_Pedro
Mensagens: 8
Registrado em: 10 Jun 2014, 09:27

Re: Duvidas entre a PT 938 e a PT-58HC PLUS

Mensagem por JZG_Pedro »

Desenterrado novamente, já tive uma Pt-59, e troquei esta monstruosidade por uma Bersa 380 cc.

Metade do comprimento, espessura e altura. Capacidade 8+1 é mais do que suficiente. Outro carregador (monofilar, e mais leve que um brutal de 19), garante. As chances de você ter que trocar quase 19 tiros, com gangues armadas; são as mesmas de ser atacado por uma girafa.

Voltando ao tópico, apesar de enorme e pesada, achava a PT-59 linda, e o projeto "consagrado" me agradava. Não sei exatamente o quão diferente é a 938, mas nunca simpatizei... é a mesma espessura de tijolo (esta é a dimensão que realmente incomoda p/ portar, e não o comprimento de cano), peso parecido; com empunhadura estranha, me dando agrupamentos piores que as PTs 58 / 59. Nunca gostei dessa arma... cai numa categoria de "nada" (nem portabilidade, nem boa visada / feeling).

Licoaldo
Mensagens: 7
Registrado em: 28 Mai 2015, 19:54
Localização: Recife - PE
Contato:

Re: Duvidas entre a PT 938 e a PT-58HC PLUS

Mensagem por Licoaldo »

Ótimos comentários. Estou inclinado a optar pela 58 HC também, aparenta ser mais confiável.

Numa situação de conflito, sob tensão, não sei se teria perícia suficiente para trocar um carregador. Acho atraente já começar com 19 balas.

Woot
Mensagens: 85
Registrado em: 12 Out 2015, 13:10

Re: Duvidas entre a PT 938 e a PT-58HC PLUS

Mensagem por Woot »

Empunhei uma 938 e não gostei muito.
Sua empunhadura é "baixa", o beaver tail é beem mais baixo se comparado uma glock, por exemplo.

Mas isso é totalmente subjetivo.
Si vis pacem, para bellum !
Eu apoio a PL 3.722/2012

trb1
Mensagens: 1
Registrado em: 10 Jul 2016, 23:26

Re: Duvidas entre a PT 938 e a PT-58HC PLUS

Mensagem por trb1 »

Recentemente adquiri uma pt 938 inox, levei ela pra um estande pra testar e observei uma coisa quando atirava os tiros estavam indo um pouco para baixo como se a mira estivesse descalibrada gostaria de saber se isso e normal da arma e se é possível consertar?

Avatar do usuário
Scarpetta
Mensagens: 100
Registrado em: 14 Jun 2016, 07:51
Localização: Curitiba - PR

Re: Duvidas entre a PT 938 e a PT-58HC PLUS

Mensagem por Scarpetta »

trb1 escreveu:Recentemente adquiri uma pt 938 inox, levei ela pra um estande pra testar e observei uma coisa quando atirava os tiros estavam indo um pouco para baixo como se a mira estivesse descalibrada gostaria de saber se isso e normal da arma e se é possível consertar?
Seja bem vindo ao fórum....

Primeiro sugiro que peça para outra pessoa atirar com a arma para ver se acontece a mesma coisa.
“Todo o poder político vem do cano de uma arma.
O partido comunista precisa comandar todas as armas;
desta maneira, nenhuma arma jamais poderá
ser usada para comandar o partido”.
MAO TSÉ TUNG

cig
Mensagens: 3
Registrado em: 05 Set 2016, 11:53

Re: Duvidas entre a PT 938 e a PT-58HC PLUS

Mensagem por cig »

trb1 escreveu:Recentemente adquiri uma pt 938 inox, levei ela pra um estande pra testar e observei uma coisa quando atirava os tiros estavam indo um pouco para baixo como se a mira estivesse descalibrada gostaria de saber se isso e normal da arma e se é possível consertar?
Comigo acontece o mesmo.. pior de tudo que não é um desvio padrão, em alguns tiros o desvio é pequeno e em alguns outros é muito além de aceitável mesmo a curtíssima distância.
Quero entrar com processo contra a taurus que expôs a mim, a minha família e a algum inocente que poderia ter sido atingido em uma eventual necessidade de reação, visto que sou inspetor prisional do Estado do Rio e a arma é para defesa.
Caso alguém do fórum já tenha passado por situação semelhante e que possa me passar alguma dica ou sugestão, ficarei grato!

Avatar do usuário
IGS
Mensagens: 79
Registrado em: 04 Set 2014, 22:15

Re: Duvidas entre a PT 938 e a PT-58HC PLUS

Mensagem por IGS »

trb1 escreveu:Recentemente adquiri uma pt 938 inox, levei ela pra um estande pra testar e observei uma coisa quando atirava os tiros estavam indo um pouco para baixo como se a mira estivesse descalibrada gostaria de saber se isso e normal da arma e se é possível consertar?
PT 938 é bem espalhadeira de chumbo
no inicio em 25 metros em alvos oficiais eu acertava no papel 9 tiros passou pra 11 13 17 e hoje estou acertando 18 somando 113 de 200 pontos
Pelo Direito à Liberdade, ao Lazer, à Paz e Segurança da Minha Família Custe o que Custar, A Porta está Fechada Pra sua Segunça!

aniceto
Mensagens: 198
Registrado em: 20 Fev 2016, 21:51

Re: Duvidas entre a PT 938 e a PT-58HC PLUS

Mensagem por aniceto »

Poxa, tinha ouvido falar bem da 938... De qualquer forma, com o nosso mercado ruim, se quer algo pra porte ou é uma 938 ou paga mais do dobro em uma importada ou vai de revolver mesmo e aceita as 5-6 munições somente...

Estou entrando com o processo pra pegar uma 938 pra mim, inox, espero que tenha sorte com a arma.
A falta de um conhecimento mínimo de história e o apoio ao desarmamento andam lado a lado.

cig
Mensagens: 3
Registrado em: 05 Set 2016, 11:53

Re: Duvidas entre a PT 938 e a PT-58HC PLUS

Mensagem por cig »

aniceto escreveu:Poxa, tinha ouvido falar bem da 938... De qualquer forma, com o nosso mercado ruim, se quer algo pra porte ou é uma 938 ou paga mais do dobro em uma importada ou vai de revolver mesmo e aceita as 5-6 munições somente...

Estou entrando com o processo pra pegar uma 938 pra mim, inox, espero que tenha sorte com a arma.
Só aconselho a, assim que receber a arma, procurar um estande e testar. Pelo valor que se paga em uma arma no Brasil, o mínimo que se esperaria é alguma precisão.
Me parece que a sua será para proteção, agora imagina vc, em ação de defesa, baleando um inocente ou sendo baleado por ser incapaz de acertar o alvo.
Não deixe para descobrir isso na hora!!

Pawerr
Mensagens: 1
Registrado em: 20 Mar 2017, 13:25

Re: Duvidas entre a PT 938 e a PT-58HC PLUS

Mensagem por Pawerr »

cig escreveu:
aniceto escreveu:Poxa, tinha ouvido falar bem da 938... De qualquer forma, com o nosso mercado ruim, se quer algo pra porte ou é uma 938 ou paga mais do dobro em uma importada ou vai de revolver mesmo e aceita as 5-6 munições somente...

Estou entrando com o processo pra pegar uma 938 pra mim, inox, espero que tenha sorte com a arma.
Só aconselho a, assim que receber a arma, procurar um estande e testar. Pelo valor que se paga em uma arma no Brasil, o mínimo que se esperaria é alguma precisão.
Me parece que a sua será para proteção, agora imagina vc, em ação de defesa, baleando um inocente ou sendo baleado por ser incapaz de acertar o alvo.
Não deixe para descobrir isso na hora!!
Pessoal só pra me ajudar, pretendo adquirir uma PT58 inox, a minha sera pra defesa, não vou portar, até porque não tenho problemas fora de casa e nem quero ter.

mais minha duvida sera a precisão da arma, qualidade da mesma e como descobrir de inicio que peguei uma arma ruim, ou boa.
não tenho clube de tiro próximo que eu possa me deslocar, devo testar a arma no meu sito? (o local fica a 50km da cidade sem ninguém por perto)

uma ultima duvida, com os novos lançamentos da taurus, sera que ela pensa em remover as series metálicas? 938 e PT 58,59?

Avatar do usuário
Aspirina
Mensagens: 163
Registrado em: 23 Out 2013, 19:16

Re: Duvidas entre a PT 938 e a PT-58HC PLUS

Mensagem por Aspirina »

Pawerr, dividi seu post para facilitar a resposta.
Segue:
Pawerr escreveu:...
mais minha duvida sera a precisão da arma, qualidade da mesma e como descobrir de inicio que peguei uma arma ruim, ou boa.
...
Não dá para saber sem testar.
Pawerr escreveu:...
não tenho clube de tiro próximo que eu possa me deslocar, devo testar a arma no meu sito? (o local fica a 50km da cidade sem ninguém por perto)
...
Muito cuidado com o local que vai receber os tiros (dê preferência para barrancos sem pedras), e atente-se à legislação para você não se complicar.
Lei 10.826
Art. 15. Disparar arma de fogo ou acionar munição em lugar habitado ou em suas adjacências, em via pública ou em direção a ela, desde que essa conduta não tenha como finalidade a prática de outro crime:
Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.
Parágrafo único. O crime previsto neste artigo é inafiançável.

Pawerr escreveu:...
uma ultima duvida, com os novos lançamentos da taurus, sera que ela pensa em remover as series metálicas? 938 e PT 58,59?
Ao meu ver, estes modelos somente sobreviverão se as vendas ainda forem boas, mas em conversa com um lojista, ele comentou que o modelo que "vende como água" é a PT838 e a procura pela PT838C também está bem alta, então já sabe, né...
Somente alguém com severa limitação intelectual acredita que tirar armas do cidadão de bem resolve o problema da violência.

Responder