Glock .380 x Nacionais (TAURUS/IMBEL) .40 S&W

variedades
Mensagens: 524
Registrado em: 11 Jan 2014, 18:11

Re: Glock .380 x Nacionais (TAURUS/IMBEL) .40 S&W

Mensagem por variedades »

Pessoal, novamente, trabalho no judiciário, fiz longa pesquisa em todos os estados da Federação e não existe nenhum caso onde a situação de usar em defesa pessoal arma registrada como CAC tenha sido considerada na esfera penal. Porque para defesa pode usar o carro, uma panela, até um canhão para salvar sua vida. Quanto a perder o CR por esta situação, novamente, nenhum caso conhecido em mais de uma década, pois havendo exclusão da ilicitude da conduta o Exército não poderia contrariar o judiciário, e se assim o fizesse sem dúvida em ação judicial isso poderia ser remediado. Falo isso há muito tempo, acho que mais de um ano: é lenda urbana propagada em alguns sites de tiro esportivo para desincentivar pessoas do tiro defensivo a fazerem o CR.

moliternoga
Mensagens: 807
Registrado em: 24 Out 2015, 21:14

Re: Glock .380 x Nacionais (TAURUS/IMBEL) .40 S&W

Mensagem por moliternoga »

Colega Variedades, como disse acima, penalmente dizendo, se alguém que tiver PORTE FUNCIONAL, utilizar arma de CR para defesa fora de casa, com certeza não cometerá crime de porte ilegal, mas é quase certeza que responderá processo administrativo no exército e poderá ter seu CR cassado e consequentimente, terá que se desfazer dasarmas do acervo. Veja bem, isto na hipótese da pessoa PORTANDO arma de fogo de CR e tendo PORTE FUNCIONAL. No caso da pessoa estiver PORTANDO arma de CR e não tiver CR, pode não responder pelo crime de homícidio devido à excludente de ilicitude mas responderá por PORTE ILEGAL DE ARMA DE FOGO e certamente processo administrativo no EB. Dentro de casa realmente não há impedimento nenhum e crime nenhum.

variedades
Mensagens: 524
Registrado em: 11 Jan 2014, 18:11

Re: Glock .380 x Nacionais (TAURUS/IMBEL) .40 S&W

Mensagem por variedades »

A sim, por porte ilegal dai sem dúvida poderia responder. Mas não é algo automático, o CAC pode se envolver em uma situação onde a defesa de sua vida ocorra em trânsito e o uso moderado da arma, mesmo em tal situação, pode nada significar se for acatada a excludente de ilicitude.

Alan Rodrigues
Mensagens: 300
Registrado em: 31 Out 2015, 17:49

Re: Glock .380 x Nacionais (TAURUS/IMBEL) .40 S&W

Mensagem por Alan Rodrigues »

Se eu fosse CAC eu não arriscaria, afinal de contas a obtenção do CR é um processo burocrático, honeroso e longo. Se comprou uma arma e quer portar la, melhor esperar o tempo necesario para fazer a transferencia e ficar dentro da lei! Minha opinião.

ViperPC
Mensagens: 35
Registrado em: 04 Dez 2015, 21:40

Re: Glock .380 x Nacionais (TAURUS/IMBEL) .40 S&W

Mensagem por ViperPC »

Não sou CAC mas salvo engano essa transferência não é mais permitida a não ser em calibre permitido.

ASP
Mensagens: 6
Registrado em: 26 Out 2014, 14:06

Re: Glock .380 x Nacionais (TAURUS/IMBEL) .40 S&W

Mensagem por ASP »

moliternoga escreveu:Colega ASP, dei uma pesquisada em tudo o que achei. Demorou um pouco pois as legislações referentes à CACs são muitas, bagunçadas, algumas revogadas no total, outras em partes, em fim, uma bagunça. Vamos lá.
R-105, art 238 inciso IV e art 239 inciso V. Resumindo, deixar de cumprir normas estabelecidas pelo exército é falta grave ou infração. O que nos leva à ITA N 03 de 13 de outubro de 2015 artigos 3,4,6 inciso I, 9, 10,11, 17 inciso I.
As legislações que diziam que as armas registradas em acervo de atirador devem ser usadas exclusivamente para tiro foram revogadas. Se alguém encontrar algo, gostaria de saber támbém. Eu sei como é, já pensei como você, pensei em importar arma pra portar mas acabei desistindo.
Falando de forma aberta, você não estará cometendo um crime em portar arma de acervo tendo porte funcional e, sinceramente, acho difícil algum agente de segurança pública solicitar o documento de arma. Pelo menos comigo, nunca um policial pediu pra ver minha arma, porte, registro e etc, quando meidentifiquei com funcional já encerrava-se a "abordagem". Agora é fato, quando se porta uma arma há possibilidade de ter de usa-lá para defesa e após o fato a autoridade policial inevitavelmente irá recolher a arma, sendo registrada no SIGMA irá comunicar o EB e sendo a arma registrada como acervo de atirador e em desacordo com as normss do exército, você responderá um processo administrativo podendo ter o CR cassado.
Levando em conta tudo isso, cheguei a conclusão que não vale a pena o risco. Imagina sua glock, que você gastou mais de R$ 10.000, passou por toda burocracia, espera, dor de cabeça pra importar e ter que se desfazer da mesma pois teve seu CR cassado.

Mas a minha alegação simples e pura, que parece ter sido coroborado pelo colega do judiciariao acima, é de que mesmo se o exército quiser retirar o CR, ele precisa embasar isso em alguma portaria. Logo para abrir um porcesso administrativo é necessário como o senhor disse, contrariar normas do exército. Quais normas seriam? é o que quero entender. Qual norma proibe o porte de tais armas, por parte das pessoas que ja elenquei? Se não há normatização seria impossível dizer que estaria errado algo, e por conseguinte retirar o CR. Se legalmente não há empecilho, até o momento também não o vi no âmbito administrativo do EB. Por tanto, até que me provem o contrário não haveria risco algum andar de tal forma.

Um abraço.

Força e Honra.

moliternoga
Mensagens: 807
Registrado em: 24 Out 2015, 21:14

Re: Glock .380 x Nacionais (TAURUS/IMBEL) .40 S&W

Mensagem por moliternoga »

Então no anexo A2 da portaria n 51 de 08 set 2015, existe o termo de ciência, compromisso e responsabilidade, o qual, ao pedir CR você assume o compromisso de aceitar, obedecer e cumprir todas as determinações legais, regulamentares e normativas. Na ITA n 03, de 13 out 2015 nos arts n 10, 11, 17, 25 (este artigo é bem claro e amarra bem). Como base nisso o EB pode abrir um processo administrativo e querer cancelar seu CR, dê uma lida na portaria e ITA que citei, pode te esclarecer melhor e safar outras dúvidas. Eu não arriscaria perder o CR e/ou armas registradas nele pra portar, até por que tenho outras pra esse fim. Eu sei que é complicado não poder ter armas de qualidade e confiáveis para portar, por isso minhas opções de Taurus ficam nas mais confiáveis ,as quais testo bem. Revólver é quase sempre confiável e nas pistolas prefiro modelos mais "tradicionais" (pt 92, 917, 100, 1911).

moliternoga
Mensagens: 807
Registrado em: 24 Out 2015, 21:14

Re: Glock .380 x Nacionais (TAURUS/IMBEL) .40 S&W

Mensagem por moliternoga »

Espero ter te ajudado de alguma forma.

ASP
Mensagens: 6
Registrado em: 26 Out 2014, 14:06

Re: Glock .380 x Nacionais (TAURUS/IMBEL) .40 S&W

Mensagem por ASP »

moliternoga escreveu:Então no anexo A2 da portaria n 51 de 08 set 2015, existe o termo de ciência, compromisso e responsabilidade, o qual, ao pedir CR você assume o compromisso de aceitar, obedecer e cumprir todas as determinações legais, regulamentares e normativas. Na ITA n 03, de 13 out 2015 nos arts n 10, 11, 17, 25 (este artigo é bem claro e amarra bem). Como base nisso o EB pode abrir um processo administrativo e querer cancelar seu CR, dê uma lida na portaria e ITA que citei, pode te esclarecer melhor e safar outras dúvidas. Eu não arriscaria perder o CR e/ou armas registradas nele pra portar, até por que tenho outras pra esse fim. Eu sei que é complicado não poder ter armas de qualidade e confiáveis para portar, por isso minhas opções de Taurus ficam nas mais confiáveis ,as quais testo bem. Revólver é quase sempre confiável e nas pistolas prefiro modelos mais "tradicionais" (pt 92, 917, 100, 1911).
Mais uma vez agradeço sua aajuda e paciência. Acho que ja estou me tornando enfadonho com relação a esse assunto.
Pórem volto a observar que os artigos da ITA a qual vc se referiu, apenas informa as finalidades da GT/ GTE. Mas nada fala sobre o meu questionamento. Pois observando o caso, uma pessoa que possui uma arma como CAC, necessitaria de GT ok, porém, se a mesma for autorizada a carregar aquele tipo de arma, me desculpa, não vejo referência nessas regulamentações. Concordo plenamente que ao se tornar uma pessoa cadastrada pelo EB para ter autorização, automaticamente vc concorda com as sanções devidas.
No entanto os art se referem a quebra das condições impostas pela GT/GTE, sendo que, O CAC, necessitaria da mesma para sua condução. Mas as pessoas que possuem porte, em tese não. Como falei antes, o EB tem total poder para impedir pessoas com porte de utilizá-las, mas não vi tal proibição expressa ainda.
"Art. 25. As armas e munições objeto de coleção, tiro ou caça, não podem ser
transportadas no mesmo compartimento para os locais de destino, de modo a não permitir o seu uso
imediato, o que caracterizaria porte ilegal de arma." Este seria o único que poderia causar um problema, só que a parte onde caracteriza porte ilegal de arma seria posto de fora caso vc tenha o porte, isso fica óbvio, por isso digo que ele não deixa tão bem amarrado assim.

Muito obrigado pela atenção.

moliternoga
Mensagens: 807
Registrado em: 24 Out 2015, 21:14

Re: Glock .380 x Nacionais (TAURUS/IMBEL) .40 S&W

Mensagem por moliternoga »

Após pesquisar mais um pouco achei algo que pode amarrar, ou seja, proibe o uso da arma para outra finalidade a não ser o tiro.
Portaria n 51 COLOG, de 8 set 2015, art 80 - ".... , os atiradores podem adquirir armas, munições, e seus insumos, equipamentos de recarga, miras metálicasce opticas para uso exclusivo para a atividade de tiro desportivo."
Acho que com isso eles (EB) podem se basear para complicar a pessoa caso ela esteja portando a arma. Eles vão alegar que se o CAC estava com a arma em pronto emprego, ele estaria a usando para outra finalidade diferente do tiro esportivo.
É complicado, e quero que os colegas saibam que não concordo com essas restrições impostas. Acho que as categoriss que possuem porte funcional poderiam usar armas do acervo de CAC para defesa. Na verdade, acho que o cidadão de bem deveria ter o direito de portar armas, ou pelo menos, NA PIOR DAS HIPÓTESES, o CAC poder portar uma arma do acervo nos deslocamentos para o estande para poteção pessoal e de sua(s) arma(s).

José Soares
Mensagens: 64
Registrado em: 11 Jun 2014, 16:29

Re: Glock .380 x Nacionais (TAURUS/IMBEL) .40 S&W

Mensagem por José Soares »

Se o camarada é apenas CAC, ele só pode TRANSPORTAR(TODOS ESTÃO CARECAS DE SABER, DENTRO DA CAIXINHA E SEPARADO DA MUNIÇÃO) o instrumento quando for treinar ou competir, ou, em último caso, para um armeiro. É simples.
Não pode sair com a arma se não for para esse objetivo, ou seja, não pode levar o armamento para qualquer lugar.
É sabido que surgiram informações(não se sabe se são verídicas) que alguns CACs, infelizmente, estariam levando os seus brinquedos quando iam para casa de praia, sítio, ou fazenda, nos finais de semana, ou até mesmo para o trabalho, no caso, sem treinar ou competir. Furada total.
Ora, se o CAC não pode nem mesmo transportar o seu instrumento para onde bem entender, fora da situação acima, imagine portar. Loucura.
Por sua vez, fica difícil imaginar como um CAC poderia reagir a uma ação contra a sua vida numa situação de trânsito(percurso) quando estivesse transportando a sua arma para treinar ou competir, pois, como ele teria tempo para tirar da caixinha e municiá-la para um momento que se precisaria de imediata reação? Impossível.
A legislação está ultra errada, mas, lamentavelmente, é a que está em vigor.
Saída: só com a sua completa modificação.

ViperPC
Mensagens: 35
Registrado em: 04 Dez 2015, 21:40

Re: Glock .380 x Nacionais (TAURUS/IMBEL) .40 S&W

Mensagem por ViperPC »

Então, mas voltando ao objeto do tópico, é mais vantagem possuir uma boa e conhecida glock em calibre .380 ou possuir alguma das . 40 de fabricação nacional? Mas aqui friso que o uso da mesma seria para porte diário e velado, e aproveito para questionar os amigos a respeito de tamanhos da g25 em relação a pt 840?

Avatar do usuário
atrevisani
Mensagens: 183
Registrado em: 13 Mai 2015, 09:48

Re: Glock .380 x Nacionais (TAURUS/IMBEL) .40 S&W

Mensagem por atrevisani »

ViperPC escreveu:Então, mas voltando ao objeto do tópico, é mais vantagem possuir uma boa e conhecida glock em calibre .380 ou possuir alguma das . 40 de fabricação nacional? Mas aqui friso que o uso da mesma seria para porte diário e velado, e aproveito para questionar os amigos a respeito de tamanhos da g25 em relação a pt 840?
A fama da Taurus não é boa. Pode ser que você nunca tenha problemas, mas pode ser que tenha. Optar por outra arma que não Taurus (Imbel, CZ, Glock, etc) é uma aposta de melhor (embora não garantida) confiabilidade.

Contudo, não há Glocks disponíveis no mercado brasileiro. Nem as G42. Acabou-se tudo!
Se procurar bastante, talvez ache usada. Ou quem sabe até uma CZ ou Grand Power por aí, mas vai ser bem difícil. Ficaremos reféns do monopólio nacional enquanto o Exército Brasileiro não liberar novas importações.

Portando, só há uma alternativa HOJE para você: Taurus .40

Pois entre uma Taurus .380 e uma Taurus .40.... vá de .40.
"Eu carrego uma arma pois eu não posso carregar um policial."

Alan Rodrigues
Mensagens: 300
Registrado em: 31 Out 2015, 17:49

Re: Glock .380 x Nacionais (TAURUS/IMBEL) .40 S&W

Mensagem por Alan Rodrigues »

https://youtu.be/94W1C3j5TQ4 atirando a 50 metros tentando acertar o centro do pneu utilizando uma Glock g25. O primeiro disparo eu compensei para cima achando que o projétil iria descer mais não desceu. Então mirei normalmente e acertei o 2 tiro subsequente e o último pegou acima dele

PauloMC
Mensagens: 46
Registrado em: 04 Abr 2016, 00:36

Re: Glock .380 x Nacionais (TAURUS/IMBEL) .40 S&W

Mensagem por PauloMC »

Lendo esse tópico me surgiu a dúvida (na verdade já respondida, mas quero esclarecer mais..) Como CAC não posso levar minha arma pra uma fazenda bem isolada e dar uns tiros lá??

Woot
Mensagens: 85
Registrado em: 12 Out 2015, 13:10

Re: Glock .380 x Nacionais (TAURUS/IMBEL) .40 S&W

Mensagem por Woot »

PauloMC escreveu:Lendo esse tópico me surgiu a dúvida (na verdade já respondida, mas quero esclarecer mais..) Como CAC não posso levar minha arma pra uma fazenda bem isolada e dar uns tiros lá??
Como CAC você tem uma Guia de Tráfego NACIONAL! Você pode ir a qualquer lugar do país, desde que esteja nos termos da portaria. Desmuniciada, munição separada e preferencialmente desmontada.

Quanto a atirar na fazenda, bom, se for afastada, local ermo, pode sim, desde que não seja em direção de civilização.
Si vis pacem, para bellum !
Eu apoio a PL 3.722/2012

PauloMC
Mensagens: 46
Registrado em: 04 Abr 2016, 00:36

Re: Glock .380 x Nacionais (TAURUS/IMBEL) .40 S&W

Mensagem por PauloMC »

Valeu Woot.

Mas essa GT para ser nacional depende do meu nível do CR né?

Pelo que li outro dia, se eu for nível 1 (competir apenas no meu clube) minha GT só serve para minha própria cidade. Estou enganado?

Woot
Mensagens: 85
Registrado em: 12 Out 2015, 13:10

Re: Glock .380 x Nacionais (TAURUS/IMBEL) .40 S&W

Mensagem por Woot »

Enganado.
Si vis pacem, para bellum !
Eu apoio a PL 3.722/2012

mbli123
Mensagens: 37
Registrado em: 20 Jul 2016, 22:44

Re: Glock .380 x Nacionais (TAURUS/IMBEL) .40 S&W

Mensagem por mbli123 »

Prezados,

Tenho uma Glock G28, uma Taurus 640 institucional e uma IMBEL SC MD2.
Porto a Glock.
Não confio nas outras. Panes e mais panes.

Att,
Mateus

mvsszz
Mensagens: 59
Registrado em: 16 Jul 2015, 16:48

Re: Glock .380 x Nacionais (TAURUS/IMBEL) .40 S&W

Mensagem por mvsszz »

mesmo na Imbel Xodó?

mbli123
Mensagens: 37
Registrado em: 20 Jul 2016, 22:44

Re: Glock .380 x Nacionais (TAURUS/IMBEL) .40 S&W

Mensagem por mbli123 »

mvsszz escreveu:mesmo na Imbel Xodó?
Prezado,

Recebi a xodó há pouco tempo, abri até um tópico aqui. Já sou possuidor de uma IMBEL MD7 LX há 4 anos, nos quais houve duas quebras do ADC, duas quebras do extrator e alguns incidentes com "rajadas", além do fato de ela já ter vindo com problemas de alimentação, devido ao mal polimento da rampa.
A xodó já chegou ruim, com problemas no trancamento do ferrolho, usando CBC original, jaquetada.
É triste mas antes de passar por um armeiro de confiança IMBEL pra mim é peso de papel.

mvsszz
Mensagens: 59
Registrado em: 16 Jul 2015, 16:48

Re: Glock .380 x Nacionais (TAURUS/IMBEL) .40 S&W

Mensagem por mvsszz »

É, parceiro! Pá de cal, heim?

Se eu fosse pegar uma Pst .40 a única q restava como opção seria a Imbel. Vou continuar com a G25 mesmo e se puder compro uma G28. Foda querer adquirir uma nova arma e não ter como comprar porque simplesmente não há opções.

MAX
Mensagens: 225
Registrado em: 21 Fev 2016, 09:03

Re: Glock .380 x Nacionais (TAURUS/IMBEL) .40 S&W

Mensagem por MAX »

mvsszz escreveu:É, parceiro! Pá de cal, heim?

Se eu fosse pegar uma Pst .40 a única q restava como opção seria a Imbel. Vou continuar com a G25 mesmo e se puder compro uma G28. Foda querer adquirir uma nova arma e não ter como comprar porque simplesmente não há opções.
Se vc tem uma G25, nem perca tempo. Não vale a pena trocar uma arma leve, confiável e precisa por algo que vc não tem certeza se vai funcionar ou não. No caso da Imbel, é ação simples, pesada... não vale a pena mesmo

mbli123
Mensagens: 37
Registrado em: 20 Jul 2016, 22:44

Re: Glock .380 x Nacionais (TAURUS/IMBEL) .40 S&W

Mensagem por mbli123 »

mvsszz escreveu:É, parceiro! Pá de cal, heim?

Se eu fosse pegar uma Pst .40 a única q restava como opção seria a Imbel. Vou continuar com a G25 mesmo e se puder compro uma G28. Foda querer adquirir uma nova arma e não ter como comprar porque simplesmente não há opções.
Complicado, amigo. Em breve vou partir pro velho revólver 817.

mbli123
Mensagens: 37
Registrado em: 20 Jul 2016, 22:44

Re: Glock .380 x Nacionais (TAURUS/IMBEL) .40 S&W

Mensagem por mbli123 »

Já poli trilhos, cano, cão e nada!
Estou achando que o carregador está envolvido na equação também!
*Atualização: levei em um bom armeiro aqui em Brasília e fui informado que a mola recuperadora veio sem pressão suficiente pra ciclar o ferrolho de maneira adequada.
Incrível. Vou ter que enviar uma arma NOVA à fábrica pois a mesma NÃO FUNCIONA!

Imagens:

Imagem
Imagem

Responder