.40 SC MD2

jardimgj
Mensagens: 98
Registrado em: 04 Out 2013, 08:34

.40 SC MD2

Mensagem por jardimgj »

Estou tentando ultimar a compra de uma .40 SC MD2 com ADC através da Loja ISA de SP, apesar de estar domiciliado no RS. O site da IMBEL oferece uma listagem de representantes mas o único que parece efetivamente funcionar é esta empresa de São Paulo. Isto com certeza é fruto de muitos anos de penúria da IMBEL. Faltou ao longo dos últimos anos apoio dos órgãos governamentais. A indústria de material de defesa brasileiro se viu sucateada. Parece que este cenário, felizmente, está mudando com a IMBEL. O uso, pela própria configuração da pistola em questão é para uso em defesa pessoal. Pretendo portá-la em lugar da Taurus modelo 809 que utilizo para este fim. Quem possuir informações sobre a SC .40 referente ao porte diário tais como condições de porte velado (ocultação), conforto de porte e principalmente confiabilidade do sistema ADC, ficaria muito grato.

jardimgj
Mensagens: 98
Registrado em: 04 Out 2013, 08:34

Re: .40 SC MD2

Mensagem por jardimgj »

Caros Administradores

Este post saiu duplicado por engano. Creio que apagá-lo evitará confusões.
Desculpem o erro.
Gilson

Eduardo Resendes
Mensagens: 21
Registrado em: 02 Out 2013, 22:12

Re: .40 SC MD2

Mensagem por Eduardo Resendes »

Caro Gilson (jardimgj), acabei de adquirir uma MD2, só que 380, mesma arma que a sua, porém de outro calibre, a Imbel não é uma arma leve, nem pequena, pelo modelo que escolhemos, estive analisando com a minha, essa parte de porte e ocultação, e acho que isso vai depender do seu porte físico, o meu por exemplo 1.70m e 90 k ela passa bem despercebida, comprei a minha na ISA tbm, trabalho e moro muito próximo a loja,e tive a oportunidade de ver e verificar vários modelos, de diferentes calibres.
Sou um pouco inexperiente com armas de fogo (pistolas) e recebi muitas explicações sobre manuseio e segurança do kit ADC, do proprietário e seus colaboradoras, peritos na marca, que além de representantes, me parecem fans da Imbel, e mesmo com pouco manuseio, me pareceu muito segura, conversei com vários usuários da imbel que me informaram que o ADC é muito confiável.

Abraço!!!

jardimgj
Mensagens: 98
Registrado em: 04 Out 2013, 08:34

Re: .40 SC MD2

Mensagem por jardimgj »

Eduardo Resendes escreveu:Caro Gilson (jardimgj), acabei de adquirir uma MD2, só que 380, mesma arma que a sua, porém de outro calibre, a Imbel não é uma arma leve, nem pequena, pelo modelo que escolhemos, estive analisando com a minha, essa parte de porte e ocultação, e acho que isso vai depender do seu porte físico, o meu por exemplo 1.70m e 90 k ela passa bem despercebida, comprei a minha na ISA tbm, trabalho e moro muito próximo a loja,e tive a oportunidade de ver e verificar vários modelos, de diferentes calibres.
Sou um pouco inexperiente com armas de fogo (pistolas) e recebi muitas explicações sobre manuseio e segurança do kit ADC, do proprietário e seus colaboradoras, peritos na marca, que além de representantes, me parecem fans da Imbel, e mesmo com pouco manuseio, me pareceu muito segura, conversei com vários usuários da imbel que me informaram que o ADC é muito confiável.

Abraço!!!
Caro Eduardo

Agradeço as informações pois tenho 1,75 e peso 92 Kg e então,creio, deverei, como você, ter facilidade em portá-la. Infelizmente não pude manuseá-la pois nenhum conhecido de tiro adquiriu uma por essas bandas. Penso ser muito útil neste forum uma análise do funcionamento e confiabilidade do sistema ADC, afinal as pistolas da Imbel estão tomando espaço importante no meio policial e militar, bem como civil.
Por curiosidade informo que ouvi dizer que o sistema ADC foi desenvolvido pelo escritório de projetos da Glock. Será que é verdade? Em sendo, com certeza, escolhemos uma boa arma.
Ainda não consegui me acertar com a ISA, deve demorar a tramitação do negócio. Assim que tiver uma boa experiência com esta arma farei uma análise para servir de parâmetro aos demais interessados nas IMBEL.

Eduardo Resendes
Mensagens: 21
Registrado em: 02 Out 2013, 22:12

Re: .40 SC MD2

Mensagem por Eduardo Resendes »


Eduardo Resendes
Mensagens: 21
Registrado em: 02 Out 2013, 22:12

Re: .40 SC MD2

Mensagem por Eduardo Resendes »


g0ati
Mensagens: 2
Registrado em: 13 Out 2013, 22:32

Re: .40 SC MD2

Mensagem por g0ati »

Eduardo Resendes escreveu:
Assistir no YouTube
Na minha opniao isso nao é um defeito, e sim uma característica de segurança a mais.

Exemplo: caso vc acione o desbravamento da arma indevidamente (por exemplo a a arma estando na cintura e prendendo parte de roupa, ou dentro duma bolsa) a arma estaria pronta para o tiro (e nao era o seu desejo). ja com a arma em mãos, com a segurança de punho acionada, e vc destrava, isso garante ao sistema que a arma esta empunhada, e vc realmente quer efetuar o disparo....

me corrijam alguma coisa......

Avatar do usuário
Daniel Ribeiro
Mensagens: 279
Registrado em: 30 Set 2013, 18:58
Localização: Osasco, SP
Contato:

Re: .40 SC MD2

Mensagem por Daniel Ribeiro »

O Alexandre Lima disse que não gosta muito do Kit ADC.

Ele serve para, basicamente, deixar o cão em "repouso", aumentando a segurança do porte. Não é bem verdade, pois a mola fica tensionada o tempo todo, então é como se o cão estivesse armado. É uma forma de "simular" uma ação dupla em uma arma que é apenas de ação simples.

Se é bom ou ruim... Sinceramente não sei, acho que cai na categoria de "gosto pessoal".

Eu acho que para porte o melhor é ter o mínimo possível de travas, cantos-vivos e outras coisas para enroscar na roupa ou na pele... Então uma pistola como as Glock, ou com as Taurus da série 6 ou 7 são as ideais. Mas como falei, é gosto pessoal.
Imagem

jardimgj
Mensagens: 98
Registrado em: 04 Out 2013, 08:34

Re: .40 SC MD2

Mensagem por jardimgj »

Caros colegas

Eu posso dizer que me interessei pela .40 SC MD2 da Imbel por causa de seu tamanho adequado para porte, ser toda em aço e ter o sistema ADC. Quando não tinha este sistema a arma deveria, em sendo carregada, ser portada engatilhada e travada ou carregada com o cão em repouso. No primeiro caso o operador deve destravar acionando a tecla de segurança ou, no segundo caso, engatilhar a arma antes do disparo. Num terceira situação a arma seria portada descarregada sendo necessário um golpe no ferrolho (slide) para carregamento e apronto para disparo. Nenhuma destas situações me agrada. Com o ADC, apesar de a mola real estar armada, o cão está desconectado. Não tem como ele acessar o percussor. Uma empunhadura alta que é aconselhada para controle da arma já deixa o polegar na posição de acionar o armador do cão e deixá-la pronta para o uso. Isto me agradou e foi o que me fez optar por esta arma. O que ficou sem informação era a confiabilidade do sistema.
Andei pesquisando e tive relatos de que o ADC em seu início teve algumas falhas e por isso atualmente está sendo fornecido o ADC2. Este, segundo informação, é sem falhas.

Eduardo Resendes
Mensagens: 21
Registrado em: 02 Out 2013, 22:12

Re: .40 SC MD2

Mensagem por Eduardo Resendes »

Isso é verdade, testei esse defeito do vídeo na minha arma ainda sem uso, isso que mostra , somente destravar empunhada, não acontece mais, e o armeiro me informou que acontecia nos primeiros ADCs, defeito sanado pela Imbel.
Não acredito que esse defeito ajude em nada, pois, como disse o policial com quem fiz a prova teórica e de tiros "A melhor trava que existe é o dedo"(posicionado corretamente)

Somente colocar o dedo no gatilho quando for matar ou destruir algo, isso é correto, a verdade é, se não nos condicionarmos a agir assim acabamos destruindo nossa própria perna, ou causando um acidente ainda mais grave.

jardimgj
Mensagens: 98
Registrado em: 04 Out 2013, 08:34

Re: .40 SC MD2

Mensagem por jardimgj »

Caros colegas

Agora há pouco confirmei que a IMBEL passou a fazer suas pistolas, ou parte delas, através de microfusão.
O motivo não foi, como pensei de início que fosse, para acelerar e baratear o custo de produção.
Na realidade a empresa estava tendo de fazer manutenção em alguns chassis que apresentavam rachaduras na região posterior. As rachaduras ocorriam em função da usinagem ter de remover muito material para acessar determinado ponto e fazer as fresagens necessárias para acomodar o mecanismo. Tal não mais acontece pois a microfusão já deixa pré acabado o local, dispensando a usinagem que antes era necessária.
Fiquei sabendo também que pelo motivo de terem adotado esta forma construtiva deixaram de utilizar o aço inox pela maior dificuldade de microfusão deste tipo de aço.
O colega que me repassou estas informações também acabou manuseando as .40 SC MD2, embora sem poder disparar com ela. Comentou que o ADC está bem mais operacional e o acabamento da arma está mais caprichado.
Como disse anteriormente, assim que a tiver em mãos vou tecer algumas considerações sobre acabamento, porte, peso, praticidade do ADC entre outras, para conhecimento geral e dos interessados em uma futura compra.

jardimgj
Mensagens: 98
Registrado em: 04 Out 2013, 08:34

Re: .40 SC MD2

Mensagem por jardimgj »

jardimgj escreveu:Caros colegas

Agora há pouco confirmei que a IMBEL passou a fazer suas pistolas, ou parte delas, através de microfusão.
O motivo não foi, como pensei de início que fosse, para acelerar e baratear o custo de produção.
Na realidade a empresa estava tendo de fazer manutenção em alguns chassis que apresentavam rachaduras na região posterior. As rachaduras ocorriam em função da usinagem ter de remover muito material para acessar determinado ponto e fazer as fresagens necessárias para acomodar o mecanismo. Tal não mais acontece pois a microfusão já deixa pré acabado o local, dispensando a usinagem que antes era necessária.
Fiquei sabendo também que pelo motivo de terem adotado esta forma construtiva deixaram de utilizar o aço inox pela maior dificuldade de microfusão deste tipo de aço.
O colega que me repassou estas informações também acabou manuseando as .40 SC MD2, embora sem poder disparar com ela. Comentou que o ADC está bem mais operacional e o acabamento da arma está mais caprichado.
Como disse anteriormente, assim que a tiver em mãos vou tecer algumas considerações sobre acabamento, porte, peso, praticidade do ADC entre outras, para conhecimento geral e dos interessados em uma futura compra.
Complementando meu post acima, faltou informar que as rachaduras ocorriam nas empunhaduras das bifilares. As empunhaduras monofilares nunca, que eu tenha conhecimento, apresentaram trincas.

Mcout
Mensagens: 184
Registrado em: 18 Fev 2014, 21:35

Re: .40 SC MD2

Mensagem por Mcout »

Se for IMBEL, para porte, em calibre .40, dê uma olhada nesta com frame em polímero.

http://www.youtube.com/watch?v=FlA9gkoBGWI
"Você é livre para fazer suas escolhas, mas é prisioneiro das consequências". Pablo Neruda

jardimgj
Mensagens: 98
Registrado em: 04 Out 2013, 08:34

Re: .40 SC MD2

Mensagem por jardimgj »

Caro Mcout,
Agradeço a lembrança e indicação mas aproveito para informar que já adquiri uma .40 SC MD2 (xodó).
Devo recebê-la no final de Abril próximo.
Decidi por ela após muita pesquisa e análise de vídeos e depoimentos.
O sistema ADC2, a segurança de percussor e o chassi em aço me chamou atenção e resolvi apostar nisso.
Atualmente porto um modelo 809 da Taurus.
Futuramente, caso a Imbel atenda minhas expectativas, posso vir a trocar a minha atual 9mm por uma em polímero do modelo TC MD6 9mm. Neste caso pode ser interessante manter o menor peso.
Concluindo: Assim que tiver em mãos minha .40 SC MD2 vou retornar para tecer algumas impressões sobre ela.

Mcout
Mensagens: 184
Registrado em: 18 Fev 2014, 21:35

Re: .40 SC MD2

Mensagem por Mcout »

Parabéns pela aquisição Jardimgj, A "Xodó" é excelente para o fim para o qual se propõe. Aguardamos ansiosos por uma revisão sua com ela. Abç
"Você é livre para fazer suas escolhas, mas é prisioneiro das consequências". Pablo Neruda

jardimgj
Mensagens: 98
Registrado em: 04 Out 2013, 08:34

Re: .40 SC MD2

Mensagem por jardimgj »

Caros foreiros,
Conforme havia me comprometido, reativei este tópico pois recebi esta semana a minha IMBEL .40 SC MD2 , e vou comentar genericamente sobre ela. Apesar do calibre, creio que seja de interesse geral e mais especificamente usa o calibre em serviço.
A arma chegou, via correios, em caixa de isopor com 3 carregadores, um CD contendo o manual, uma escova de limpeza de cerdas, um alvo de 15m com cinco disparos e uma pequena chaveta para travar e remover a mola recuperadora. Até aí nada mudou.
Tentei desmontá-la em 1º escalão sem o uso da chaveta pois isso é mostrado em um vídeo no YouTube. A minha não tem essa possibilidade. De nenhum jeito consegui sacar o conjunto de molas sem travamento prévio.
O acabamento é razoável. Não há marcas de fresa externa e internamente. O cano é o Bull rampado. O raiamento é espelhado bem como a própria rampa. Analisei e vi que é possível diminuir um pouco o ângulo desta rampa de alimentação.
O gatilho é leve e bem definido. Possui um degrau perceptível ao acioná-lo lentamente para análise. Já quando do efetivo disparo não senti isso.
A precisão da arma em tiro instintivo foi satisfatória. Possuo mãos de médias dimensões (palmo de +- 21 cm). Achei desconfortável o excesso de cantos vivos da empunhadura, talvez por estar mal acostumado com minha Taurus 809 com empunhadura em polímero e predominantemente arredondada e lisa. Por este motivo resolvi limar os cantos com arestas. Foram vários. Depois terei de refazer o acabamento. Após o trabalho a visada instintiva melhorou muito e o acesso à tecla do ADC. Quando atirei pela primeira vez (foram 75 disparos) parecia que empunhava um espinheiro.
A munição utilizada foi recarga com projéteis de 175 grains pintados em formato cone truncado. Esta configuração como qualquer outra que não seja ogival não é o ideal para este modelo de arma. A arma é muito precisa e controlável, mesmo em tiro rápido. A empunhadura apesar de curta dá firmesa pois o “bumper” dá bom apoio ao dedo mínimo.
A IMBEL não valoriza o consumidor. Além da demora não atende ao solicitado. No meu caso eu pedi a possibilidade de enviarem dois carregadores de 16 tiros e um de 12. Nunca me deram resposta ao meu pedido. Recebi três carregadores de 12 tiros. Dois de um mesmo tipo e o outro diferente. Este diferente não ejeta. Fica preso e tem de ser removido com a mão fraca. Os outros dois ejetam ao ser acionado o retém. Dos três, dois funcionaram bem e um deles insistia, vez por outra, de elevar a munição que trancava na parte de cima do cano e ficava atravessado. Mexi nos lábios e vou, na primeira oportunidade, testar para ver se consegui corrigir o defeito.
Também solicitei, mais de uma vez via e-mail, que a arma viesse com o ADC2 e segurança de percussor sendo esta última solicitação imprescindível já que a arma seria exclusivamente para porte. Só veio com o ADC. Sobre o ADC, caso também não viesse com ele, eu devolveria a arma já que só optei por este modelo por possuir este dispositivo que, ao meu ver, tornou viável o uso deste modelo em defesa pessoal.
Ela é pesada mas a portabilidade é muito boa. Minha 809 é mais leve mas faz mais volume. Gostei da aquisição. Por sua capacidade, calibre e portabilidade atende bem na função de arma principal e também como segunda arma.
Desculpem o texto tão longo. Esta é a análise que prometi tempos atrás. Boa sorte a todos em suas escolhas.

Responder