[AJUDA] - Qual Calibre escolher 9 ou 380

Al21
Mensagens: 47
Registrado em: 01 Abr 2017, 23:41

[AJUDA] - Qual Calibre escolher 9 ou 380

Mensagem por Al21 »

Pessoal gostaria que me ajudassem nestas escolha, 9 ou 380.

Gostaria muito de pegar uma arma no calibre 9x19, pois acredito que seja mais eficiente porém no Brasil sabemos munição mais difundida é o 380.

Escolher o 9 implica praticamente inviabiliza uma ida ao clube, quase nunca poderei atirar com ela, e se futuramente tiver interesse em negociar minha arma terei dificuldades, pois poucas pessoas tem acesso aos calibre restritos, principalmente o 9.

Mesmo com todos esse contras, tenho receio do 380, uma munição muito fraca, imagino uma situação em um espaço fechado, uma sala, alguém armado com arma branca (faca), se o individuo não parar pode acabar me ferindo gravemente ou matando. Do mesmo modo um cenário com múltiplas ameaças, ou indivíduos abrigados ou dentro de veículos, tudo isso me fazer pensar entre o custo benefício de ter uma munição aprimorada (o 9x19) ou uma munição mais difundida e de fácil acesso como o 380.

Por isso essa grande dúvida, solicito a vossa opinião.

sammale
Mensagens: 256
Registrado em: 04 Jan 2016, 11:51

Re: [AJUDA] - Qual Calibre escolher 9 ou 380

Mensagem por sammale »

vc quer para porte ou competição?

Al21
Mensagens: 47
Registrado em: 01 Abr 2017, 23:41

Re: [AJUDA] - Qual Calibre escolher 9 ou 380

Mensagem por Al21 »

Em princípio para defesa pessoal/porte, não pretendo competir por enquanto.

Uma arma/calibre que poderia me defender de qualquer tipo de retaliação, múltiplas ameaças, etc.

Erick Tamberg
Mensagens: 692
Registrado em: 09 Jun 2016, 13:50

Re: [AJUDA] - Qual Calibre escolher 9 ou 380

Mensagem por Erick Tamberg »

Se o amigo tem a possibilidade de adquirir uma arma de calibre restrito, por que não parte para o .40 S&W de uma vez?

sammale
Mensagens: 256
Registrado em: 04 Jan 2016, 11:51

Re: [AJUDA] - Qual Calibre escolher 9 ou 380

Mensagem por sammale »

vc é policial?

Al21
Mensagens: 47
Registrado em: 01 Abr 2017, 23:41

Re: [AJUDA] - Qual Calibre escolher 9 ou 380

Mensagem por Al21 »

Erick Tamberg escreveu:Se o amigo tem a possibilidade de adquirir uma arma de calibre restrito, por que não parte para o .40 S&W de uma vez?
Tenho muitas dúvida referentes a calibre, de tal forma que ficaria com um calibre restrito ou por segurança a velha e conhecida .380. Mas se eu pudesse escolher um hoje acredito que seria o 9.

A única vantagem do 40 a meu ver seria o poder de parada maior, a não ser que existam outros dados os quais eu desconheça.

Al21
Mensagens: 47
Registrado em: 01 Abr 2017, 23:41

Re: [AJUDA] - Qual Calibre escolher 9 ou 380

Mensagem por Al21 »

sammale escreveu:vc é policial?
Não.

Al21
Mensagens: 47
Registrado em: 01 Abr 2017, 23:41

Re: [AJUDA] - Qual Calibre escolher 9 ou 380

Mensagem por Al21 »

Pra mim 9, 40 ou 45 são indiferentes, todos tem seus picos e características melhores ou piores.

Falam que a melhor arma e calibre é aquele que você treina (e está junto de você).

Mas como treinar com qualquer um destes calibres se um tiro deles não será menos que 6 a 10 reais?

Parece praticamente impossível ter uma prática periódica com qualquer um deles pelo menos em um cenário onde a maioria das pessoas não tem dinheiro para isso, e eu me incluo nessa lista.

Aí você me diz pra comprar máquina, dies, insumos e gastar tempo recarregando minhas próprias munições, ou ir até o clube e conseguir alguma munição, sendo que na prática não é tão fácil assim e nem todos estão disposto a tais inconvenientes.

Aí vivemos nesse velho dilema entre ter um calibre bom e realmente adequado para a defesa e não poder praticar ou nos contentar com o .380 oriundo de uma política de desarmamentista que visa debilitar a população.

aniceto
Mensagens: 198
Registrado em: 20 Fev 2016, 21:51

Re: [AJUDA] - Qual Calibre escolher 9 ou 380

Mensagem por aniceto »

EDITADO: conforme colocado abaixo, a venda particular da 9mm pra policiais já está valendo.

Outra, se for o caso, é que a menos que compre um subcompacto (por causa de precisão), pode fazer o TAT usando ele também, a arma que tu usa pra treinar.

Esse negócio de poder de parada é sempre muito discutido, mas como o FBI foi do 9mm pro .40 e retorna agora pro 9mm fica novamente demonstrado que a diferença não é tão absurda.
Editado pela última vez por aniceto em 09 Set 2017, 16:28, em um total de 1 vez.
A falta de um conhecimento mínimo de história e o apoio ao desarmamento andam lado a lado.

sammale
Mensagens: 256
Registrado em: 04 Jan 2016, 11:51

Re: [AJUDA] - Qual Calibre escolher 9 ou 380

Mensagem por sammale »

Se não é policial a unica opção é a .380.
Quanto ao custo uma munição a diferença de preço é pequena .380 na faixa de 3 reais e a 9mm e .40 na faixa de 4 reais.
Vatangem da 9mm é que todas os policiais vão poder comprar então vai ter para quem vender.

Al21
Mensagens: 47
Registrado em: 01 Abr 2017, 23:41

Re: [AJUDA] - Qual Calibre escolher 9 ou 380

Mensagem por Al21 »

sammale escreveu:Se não é policial a unica opção é a .380.
Quanto ao custo uma munição a diferença de preço é pequena .380 na faixa de 3 reais e a 9mm e .40 na faixa de 4 reais.
Vatangem da 9mm é que todas os policiais vão poder comprar então vai ter para quem vender.
@sammale sou CAC, então teoricamente poderia comprar uma 9, somente não poderia portar legalmente ou transferir para o SINARM (arma de defesa) já que hoje civis não podem usar esse calibre como defesa.

Caso venhamos ter alguma mudança política efetiva e acabe as restrições de calibre as coisas ficariam um pouco mais fáceis. A questão é esse cenário vir ou não ocorrer.

Complementando com o fato policiais civis e militares, forças armadas, ABIN, bombeiros, etc. recentemente poder usar esse calibre, e unindo a uma expectativa incerta de liberação de calibre, poderia melhorar muito a aquisição, venda, uso, etc. do 9.

Seria um tiro no escuro? Ou ficar na segurança e me virar com o que o .380 pode me oferecer.

moliternoga
Mensagens: 807
Registrado em: 24 Out 2015, 21:14

Re: [AJUDA] - Qual Calibre escolher 9 ou 380

Mensagem por moliternoga »

Te respondi em outro tópico mas vou colocar um ponto aqui. Se não trabalhar com recarga fica impossível treinar efetivamente. Mesmo recarregando não sai barato, já tem um certo custo, munição de fábrica esquece vai atirar muito pouco em qualquer calibre, salvo se você é um milionário. Hoje muitos começam com .380 no tiro esportivo mas nada impede de partir pra 9mm. A vantagem da .380 é que poderá arranjar um colega que faça recarga e co.prar os insumos e dividir com ele. 9mm apesar de tá liberado pra CACs muitos ainda não fizeram a transição, ainda estão comprando as armas e equipamentos para o calibre. Compre uma imbel md2 lx em .380 comece a atirar, conhecer o mundo do tiro, apostilar recarga. Mais pra frente compra uma 9mm.

sammale
Mensagens: 256
Registrado em: 04 Jan 2016, 11:51

Re: [AJUDA] - Qual Calibre escolher 9 ou 380

Mensagem por sammale »

para defesa pessoal as que eu confio é a g25 e pt938.
para tiro esportivo para começar uma imbel .380 é uma boa pedida
Em todo caso se pretende porte vai ter que comprar uma no sinarm.
Eu particularmente tenho uma g25 no sinarm e uma g21 no sigma para defesa e outras no sigma para o tiro esportivo.

Avatar do usuário
Leo_FuzNav
Mensagens: 195
Registrado em: 02 Mar 2016, 11:12

Re: [AJUDA] - Qual Calibre escolher 9 ou 380

Mensagem por Leo_FuzNav »

Atualmente treino e porto uma 9x19mm, gosto da cadência de tiro; me sinto confortável caso necessite atirar em alvos barricados (através de vidros, portas, etc) e sei que um possível agressor seria parado com um único acerto. Esse mesmo conforto e segurança não sinto com uma .380 ACP.

Se é defesa, 9x19mm.

Abraço.
Militar e CAC 1RM.

aniceto
Mensagens: 198
Registrado em: 20 Fev 2016, 21:51

Re: [AJUDA] - Qual Calibre escolher 9 ou 380

Mensagem por aniceto »

moliternoga escreveu:Compre uma imbel md2 lx em .380 comece a atirar, conhecer o mundo do tiro, apostilar recarga. Mais pra frente compra uma 9mm.
Essa é mais uma daquelas receitas de bolo padrão. Não é a toa. Quando que queria comprar a md2 lx não achei usada. Pra vender não é difícil, especialmente pois mesmo com a 9mm entrando no mercado a concorrência dela é com a .40, .38super, 9x21mm... Se as .40s&w já existem nesse mercado há eras e as .380acp ainda tem um nicho, então acredito que não vai ser tão cedo que sairão da linha de tiro.

Até pelo fato que mesmo se a questão de importação e transferências mudarem, o que vai entrando é arma "pra porte". Uma arma pesada, com cano mais longo, em um calibre bem difundido, ainda vai ser uma boa compra pra quem inicia no tiro mesmo assim. Quando quiser migrar pra 9mm você ainda tem a vantagem de ter uma arma em mãos enquanto o processo de transferência ou de compra ou de importação não se desenrola. Conseguiu a 9mm você simplesmente coloca a md2 a venda.

Outras considerações: Mesmo se o PL passar, você ainda não vai poder portar a 9mm. Teria uma .380acp que poderia transferir pro SINARM pra isso (apesar de que ser bem "robusta" :lol:) e ainda atirar com ela no clube, já que pra recarga não precisa nem de prensa e pra comprar o insumo/munição não precisa nem de ter uma arma no acervo de atirador (uma declaração de alguém que tem uma arma registrada resolve. Se o clube não tem um .380acp registrada vá fazer o registro em outro).
A falta de um conhecimento mínimo de história e o apoio ao desarmamento andam lado a lado.

Al21
Mensagens: 47
Registrado em: 01 Abr 2017, 23:41

Re: [AJUDA] - Qual Calibre escolher 9 ou 380

Mensagem por Al21 »

@Leo_FuzNav, obrigado! Camarada, poderia dizer qual marca ou modelo você possui? Glock ou imbel?

@aniceto e moliternoga, Também concordo com vocês com relação ao tiro esportivo a melhor opção ainda é a full size da Imbel (eu particularmente gosto tanto da MD1 - tamanho médio, como da MD2).

@ sammale, Na questão relativa ao porte, ok, não posso portar uma calibre restrito, porém o que vejo hoje e uma dificuldade em relação ao porte até mesmo para o calibre permitido para civis. A questão é se esta situação irá mudar ou não.

Erick Tamberg
Mensagens: 692
Registrado em: 09 Jun 2016, 13:50

Re: [AJUDA] - Qual Calibre escolher 9 ou 380

Mensagem por Erick Tamberg »

Al21 escreveu:
Erick Tamberg escreveu:Se o amigo tem a possibilidade de adquirir uma arma de calibre restrito, por que não parte para o .40 S&W de uma vez?
Tenho muitas dúvida referentes a calibre, de tal forma que ficaria com um calibre restrito ou por segurança a velha e conhecida .380. Mas se eu pudesse escolher um hoje acredito que seria o 9.

A única vantagem do 40 a meu ver seria o poder de parada maior, a não ser que existam outros dados os quais eu desconheça.
Dentre os calibres restritos, o .40 S&W conta, hoje, com maior facilidade logística.

Não são todos os clubes que disponibilizam, por exemplo, munição recarregada em 9mm Luger.

O .45 ACP, às vezes, sofre com a sazonal sumida das espoletas Large Pistol do mercado.

Mesmo para alguns calibres permitidos, a logística é ruim. É difícil achar um clube que disponibilize, por exemplo, munição recarregada em 7,65mm para seus sócios - apesar do grande número de pistolas nesse calibre comercializadas nos anos 80. Qualquer coisa fora do .38 SPL/.380 ACP/.40 S&W vai apresentar, em maior ou menor grau, dificuldade de obtenção de insumos.

Eu mesmo tenho duas pistolas de dotação: uma Imbel .45 ACP e uma H&K em 9mm Luger (produto de apreensão). Nos treinamentos oficiais da Acadepol, só fornecem munição .40 S&W. Ou seja, sou obrigado a gastar munição da minha própria reserva ou faço o treinamento com uma arma que não é a minha.

aniceto
Mensagens: 198
Registrado em: 20 Fev 2016, 21:51

Re: [AJUDA] - Qual Calibre escolher 9 ou 380

Mensagem por aniceto »

Na tabela da CBC nem tem o estojo 9mm pra venda ainda.
Mesma situação do .454casull, não vejo o estojo a venda nas tabelas. Teria que comprar a munição pra poder ter o estojo pra recarregar... ou importar.

O projétil de 9mm Luger já tem disponível então creio que o estojo já entra na conta logo, pois o de .454casull pelo menos da de MG nem tem também... Estou entrando com o processo pro CR também e, como já tenho a .380, primeiro calibre restrito vai ser .40s&w. Se pergunta a qualquer um sempre falam a mesma coisa, que munição/insumo pra .40s&w é sempre mais fácil de se obter.

O mercado segue o volume de demanda. Com mais gente comprando 9mm vai se tornar uma logística simples. Hoje vai ser o .40s&w ainda, e assim será por alguns bons anos.
A falta de um conhecimento mínimo de história e o apoio ao desarmamento andam lado a lado.

Avatar do usuário
Leo_FuzNav
Mensagens: 195
Registrado em: 02 Mar 2016, 11:12

Re: [AJUDA] - Qual Calibre escolher 9 ou 380

Mensagem por Leo_FuzNav »

Al21 escreveu:@Leo_FuzNav, obrigado! Camarada, poderia dizer qual marca ou modelo você possui? Glock ou imbel?
Taurus PT-99
Militar e CAC 1RM.

Responder