Arma 9x19mm para CAC: modelos e se vale a pena.

Al21
Mensagens: 47
Registrado em: 01 Abr 2017, 23:41

Arma 9x19mm para CAC: modelos e se vale a pena.

Mensagem por Al21 »

Boa noite!

Algum colega saberia dizer se o Exército está liberando este calibre, ou seja, alguém já conseguiu efetivamente apostilar alguma arma em 9x19mm sendo somente CAC?

Gostaria de saber também o que acham desse calibre atualmente aqui no Brasil. Comparado com as munições .40, .45 e.380, encontra-se munição facilmente e o custo compensa?

Por fim, gostaria de saber do senhores qual a melhor arma nacional atualmente neste calibre, considerando o aspeto defesa pessoal (letalidade, eficácia) x porte (peso) x treino (resistência, durabilidade):

[*]Imbel SC - supercompacta (xodó) cano de 3,5" com peso de 1272 gramas (já com carregador de 17+1)
[*]Imbel TC - tamanho compacto em polímero ou em aço (ainda em fase de testes do CAEx) com cano de 4" 1117 gramas para polímero e 1402 gramas para aço (capacidade idem anterior 17+1 peso já considerado)
[*]Imbel GC - grande capacidade de cano de 5" com 1452 gramas (capacidade idem acima)

Além da opção da Imbel, teriamos a Taurus PT 809 e 809c com capacidade para 17+1 e 13+1 e 800gr e 710gr, respectivamente.

Qual destas (e outra) poderia ser a melhor opção nacional para tiro prático, porte e defesa pessoal?

Obrigado desde já...

Avatar do usuário
Aspirina
Mensagens: 163
Registrado em: 23 Out 2013, 19:16

Re: Arma 9x19mm para CAC: modelos e se vale a pena.

Mensagem por Aspirina »

Meu caro....
O trecho "defesa pessoal (letalidade, eficácia) x porte (peso) x treino (resistência, durabilidade):" me fez vir em mente a Glock, mas como ainda não há esta possibilidade, recomendo Imbel por conta do detalhe resistência e durabilidade, mas vai ter que se acostumar com o peso.
Letalidade/eficiência depende muito mais do calibre do que da arma, portanto, esqueça o .380, qualquer um dos outros 3 calibres que você citou cumprirão muito bem este quesito.
Na MINHA opinião, a escolha seria pelo .40 por conta da maior transferência de energia ao alvo que aliado ao maior diâmetro da munição e boa capacidade da arma, garantiriam um resultado melhor para defesa.
A xodó tem boas recomendações, veja os reviews sobre ela no Youtube.
Assim como você, também estou aguardando a liberação dos modelos TC.
Somente alguém com severa limitação intelectual acredita que tirar armas do cidadão de bem resolve o problema da violência.

D.Borges
Mensagens: 4
Registrado em: 27 Mar 2017, 09:47

Re: Arma 9x19mm para CAC: modelos e se vale a pena.

Mensagem por D.Borges »

Também estou com essa mesma dúvida.

Sigo acompanhando o tópico!

jeronimo.centeno
Mensagens: 19
Registrado em: 29 Ago 2016, 14:13

Re: Arma 9x19mm para CAC: modelos e se vale a pena.

Mensagem por jeronimo.centeno »

Lembrando que agora é possível adquirir Pistola no calibre 9x19mm para Atiradores com CR válido.
Inclusive a Glock Brasil está envolvida numa importação coletiva, diretamente da fábrica na Áustria.

Al21
Mensagens: 47
Registrado em: 01 Abr 2017, 23:41

Re: Arma 9x19mm para CAC: modelos e se vale a pena.

Mensagem por Al21 »

Como ainda não tenho o CR e os modelos da Imbel TC 9x19mm ainda estão em fases de testes e pode haver alguma objeção por parte do EB para concessão desse, creio que vou optar pelo .380 mesmo só para tirar meu registro e ter uma arma inicial.

Apesar de um calibre anêmico, acredito que a munição é mais barata e fácil de ser encontrada além de ser uma versão parecida (mais fraca) com 9x19, além de não "queimar" um calibre restrito pois tenho predileção pelo 9x19, ainda que tenhamos "boas" opções nacionais por parte da Imbel no .40 e esse seja um bom calibre também.

Então para não ficar em qual melhor calibre ou qual melhor arma por enquanto estou pensando em ir de .380 de entrada, apesar de que não queria gastar com duas armas.

Imbel é pesada mesmo, vai ficar em torno de 1kg, 1,5kg, a maioria dos modelos, porém ganha na resistência.

Imbel TC (em polímero) já temos no .40.

Responder