9 mm JHP (ponta oca) atravessaria um antebraço???

joaorfig
Mensagens: 54
Registrado em: 29 Out 2013, 04:26

9 mm JHP (ponta oca) atravessaria um antebraço???

Mensagem por joaorfig »

Suponha-se que um homem forte em posição de briga ou boxe com os punhos levantados esteja lhe cercando com mais covardes e você armado se vê obrigado a efetuar um disparo. Sua munição é uma 9 mm que teria que atravessar o antebraço dele e chegar ao tórax - sem estar expandida para que possa penetrar.

Alguém confiaria nessa munição?

Acredito eu que ela ficaria alojada no antebraço do agressor...

Qual seria a opinião de vocês?

sierradelta537
Mensagens: 132
Registrado em: 22 Out 2015, 11:42

Re: 9 mm JHP (ponta oca) atravessaria um antebraço???

Mensagem por sierradelta537 »

Amigo, boa tarde!
Sua pergunta diz respeito a uma situação muito específica, cuja resposta exige considerar uma infinidade de variáveis caóticas.

A primeira delas é que um "antebraço" não é apenas um "antebraço". Um antebraço é uma estrutura complexa, com dois ossos bem diferentes, muitos tendões, músculos, gordura, além de variar muito de uma pessoa para outra. Um homem "forte" também é um conceito muito subjetivo. Para mim, que sou um frango, qualquer bombadinho de academia já é forte. Considere ainda que o sujeito pode estar numa jaqueta de couro ou numa camiseta de algodão...

Em segundo lugar, numa situação deste tipo, você jamais poderia considerar efetuar apenas um disparo, mas vários com o objetivo de neutralizar os agressores principais e desmotivar os secundários.

O que define o sucesso numa ação de defesa armada, pelos estudos que fiz, depende da combinação de fatores, tais como dominar fundamentos e técnicas de tiro, atingir repetidas vezes o agressor, tipo de munição utilizada, etc. Pesquise vídeos do Tony Eduardo, do Gosto de Armas e tantos outros disponíveis no YouTube a respeito.

Se estiver inseguro ou em dúvida com a escolha da ponta oca ou ogival jaquetada, alterne-as no carregador. Assim você se garante num espectro maior de possíveis situações.

Em resumo, embora sua pergunta não possa ser respondida com exatidão, se eu fosse apostar (e é minha vida que está em jogo) eu apostaria na pior hipótese, ou seja, que o projétil, mesmo de 9mm, sofreria grande desaceleração e deformação ao atingir um antebraço e não seria efetivo para neutralizar o agressor.
SD-537

moliternoga
Mensagens: 807
Registrado em: 24 Out 2015, 21:14

Re: 9 mm JHP (ponta oca) atravessaria um antebraço???

Mensagem por moliternoga »

É por isso que o protocolo do FBI define para projéteis expansivos um mínimo de 12 polegadas de penetração em gelatina balística com 4 camadas de tecido grosso (tipo um jeans bem pesado ) antes da gelatina. Quando falo isso muito gente diz: pra que tudo isso, se acertar o cara vai varar o peito e blá blá blá (frase de defensores da gold em .380, nunca usei gold em .380, apenas silver e suas substitutas, mas isso é outro assunto). Não se pode considerar o tiro ideal, que é o de frente direto no peito. O FBI define 12" pois considera que um tiro lateral tem que passar o braço, atingir o tórax e penetrar o suficiente pra chegar nos órgãos principais da cavidade torácica que são pulmões e coração. Fora o que foi bem dito pelo colega acima, balística terminal tem muitas variantes que começam dependendo da balística interna (tamanho de cano, peso e tipo de projétil, carga de pólvora etc) passando pela balística externa(distância do alvo) até a terminal (te muito mais variantes, que vão depender da região atingida, tipo físico da Pessoa alvejada e etc. Por isso o mais importante é nunca confiar em apenas um tiro e sim atirar até o alvo ficar incapacitado ou não representar mais risco. E para calibres de armas curtas isso é fato, independentemente de ser .380, .38, 9mm, .40, .45, .357 e etc.

MAX
Mensagens: 225
Registrado em: 21 Fev 2016, 09:03

Re: 9 mm JHP (ponta oca) atravessaria um antebraço???

Mensagem por MAX »

Nessa situação hipotetica, provavelmente, atravessaria o antebraço. Se não atravessar, o cara sairá correndo e só irá parar quando chegar ao Uruguai.

sierradelta537
Mensagens: 132
Registrado em: 22 Out 2015, 11:42

Re: 9 mm JHP (ponta oca) atravessaria um antebraço???

Mensagem por sierradelta537 »

moliternoga escreveu:É por isso que o protocolo do FBI define para projéteis expansivos um mínimo de 12 polegadas de penetração em gelatina balística com 4 camadas de tecido grosso (tipo um jeans bem pesado ) antes da gelatina. Quando falo isso muito gente diz: pra que tudo isso, se acertar o cara vai varar o peito e blá blá blá (frase de defensores da gold em .380, nunca usei gold em .380, apenas silver e suas substitutas, mas isso é outro assunto). Não se pode considerar o tiro ideal, que é o de frente direto no peito. O FBI define 12" pois considera que um tiro lateral tem que passar o braço, atingir o tórax e penetrar o suficiente pra chegar nos órgãos principais da cavidade torácica que são pulmões e coração. Fora o que foi bem dito pelo colega acima, balística terminal tem muitas variantes que começam dependendo da balística interna (tamanho de cano, peso e tipo de projétil, carga de pólvora etc) passando pela balística externa(distância do alvo) até a terminal (te muito mais variantes, que vão depender da região atingida, tipo físico da Pessoa alvejada e etc. Por isso o mais importante é nunca confiar em apenas um tiro e sim atirar até o alvo ficar incapacitado ou não representar mais risco. E para calibres de armas curtas isso é fato, independentemente de ser .380, .38, 9mm, .40, .45, .357 e etc.
Caro amigo, já ouvi falar bastante desse protocolo do FBI, mas não o encontrei na internet. Poderia nos ajudar?
SD-537

moliternoga
Mensagens: 807
Registrado em: 24 Out 2015, 21:14

Re: 9 mm JHP (ponta oca) atravessaria um antebraço???

Mensagem por moliternoga »

Eu tinha dois artigos do fbi. O dos testes balísticos e um desse ano sobre os estudos que fizeram o FBI voltar pro 9mm. O ruim é que os dois são em inglês. Vou ver se acho os links e posto aqui. Vi uma vez um segundo artigo traduzido em português, se eu achar posto aqui tbm.

Responder