o excesso de suor pode danificar o armamento?

recruta sd-pm
Mensagens: 12
Registrado em: 20 Nov 2016, 17:31

o excesso de suor pode danificar o armamento?

Mensagem por recruta sd-pm »

sempre tive essa duvida se o excesso de suor vem a danificar o armamento:

1- internamente.: se o excesso do suor entrar na arma tem potencial para danificar o carregador, muniçoes, percursor etc.. o sistema interno da arma... e se o excesso de suor no cano ou ferrolho pode ocasionar falhas.

2- externamente.: oxidando mais facilmente as armas em acabamento teniferizado/oxidado ou inox, tem o risco do ferrugem aparecer mais cedo

*por danificar quero dizer prejudicar o funcionamento da arma/muniçao ou a aparencia*

tenho essa duvida por ver muitos pms andando com a arma na ´cinta´ sem estar coldreada e td mais, se o contato direto com o suor pode ocasionar alguma defeito no armamento

grato.

Avatar do usuário
Aspirina
Mensagens: 163
Registrado em: 23 Out 2013, 19:16

Re: o excesso de suor pode danificar o armamento?

Mensagem por Aspirina »

Se a arma não for devidamente limpa e lubrificada com periodicidade, a acidez do suor danifica o acabamento da arma e a longo prazo pode também prejudicar seu funcionamento.
Somente alguém com severa limitação intelectual acredita que tirar armas do cidadão de bem resolve o problema da violência.

Avatar do usuário
raubvogel
Mensagens: 422
Registrado em: 22 Abr 2016, 15:16

Re: o excesso de suor pode danificar o armamento?

Mensagem por raubvogel »

O Que Aspirina disse: suor e agua com sais. Logo, facilita corrosao.

Armas em aco inoxidavel sobrevivem melhor, mas limpeza e lubricacao nunca e despedicio. E claro que as partes internas so podem ser danificadas pelo suor se ele entrar nelas.
Municao, depende do fabricante e quanto tempo voce espera ela ficar em contato com o suor. Municao de baixa qualidade pode deixar humidade entrar.

recruta sd-pm
Mensagens: 12
Registrado em: 20 Nov 2016, 17:31

Re: o excesso de suor pode danificar o armamento?

Mensagem por recruta sd-pm »

valeu pelas respostas pessoal
a duvida foi sanada parcialmente, pq de imediato, o contato com suor/agua tem o potencial pra ocasionar falhas na arma na hora?

tipo: uma arma devidamente limpa e lubrificada passar o dia todo na cintura em contato com suor em excesso na hora da utilizaçao se ela estiver um pouco encharcada pode ocasionar falhas de alimentaçao/pane?

pq vi muitos videos até q o excesso de lubrificaçao em muniçoes novas ocasiona falhas na hr do disparo podendo parar até no cano da arma..

grato

Bronson
Mensagens: 29
Registrado em: 03 Ago 2015, 23:21

Re: o excesso de suor pode danificar o armamento?

Mensagem por Bronson »

Suor corroi sim. Vim isso e foi numa glock, uma g17 que um conhecido da PF usa no dia-a-dia, varias vezes velada, o que a deixa mais proxima do corpo.

Não sei exatamente se foi uma corrosão propriamente dita, mas marcou o ferrolho, como se fosse uma oxidação. O instrutor do clube se impressionou quando viu, pois a arma tinha um mês de uso.

Aí vem as explicações mais esquisitas: o instrutor perguntou pro dono da glock se ele comia muita carne vermelha e o cara disse que sim. O instrutor comentou que isso deixava o suor com maior capacidade para marcar a arma.

As outras armas desse cara da PF tb ficaram marcadas, pode ser mesmo que tenha relação com o suor de cada um.

Quanto a lubrificação, acho que deixar uma película bem fina não ocasionará falhas na munição. Mas bem fina mesmo, do tipo que você não enxergue aquele óleo escorrendo, até porque se ficar muito molhada vai acumular um monte resto de roupa, quem porta sabe como fica depois um tempo carregando ela veladamente.

recruta sd-pm
Mensagens: 12
Registrado em: 20 Nov 2016, 17:31

Re: o excesso de suor pode danificar o armamento?

Mensagem por recruta sd-pm »

Bronson escreveu:Suor corroi sim. Vim isso e foi numa glock, uma g17 que um conhecido da PF usa no dia-a-dia, varias vezes velada, o que a deixa mais proxima do corpo.

Não sei exatamente se foi uma corrosão propriamente dita, mas marcou o ferrolho, como se fosse uma oxidação. O instrutor do clube se impressionou quando viu, pois a arma tinha um mês de uso.

Aí vem as explicações mais esquisitas: o instrutor perguntou pro dono da glock se ele comia muita carne vermelha e o cara disse que sim. O instrutor comentou que isso deixava o suor com maior capacidade para marcar a arma.

As outras armas desse cara da PF tb ficaram marcadas, pode ser mesmo que tenha relação com o suor de cada um.

Quanto a lubrificação, acho que deixar uma película bem fina não ocasionará falhas na munição. Mas bem fina mesmo, do tipo que você não enxergue aquele óleo escorrendo, até porque se ficar muito molhada vai acumular um monte resto de roupa, quem porta sabe como fica depois um tempo carregando ela veladamente.
valeu pela explicaçao, com um mês de uso e a arma oxidar nossa velho, vivendo e aprendendo, vou ter q realmente tomar os devidos cuidados quando for adquirir minha arma de defesa...
flw

Erick Tamberg
Mensagens: 692
Registrado em: 09 Jun 2016, 13:50

Re: o excesso de suor pode danificar o armamento?

Mensagem por Erick Tamberg »

Sim. O suor pode danificar a arma, e não só apenas a parte estética.

Certa vez,um colega estava com o retém do ferrolho da PT-945 emperrado, devido à camada de ferrugem que se formou por baixo. Só soltou com bastante óleo e pancadas com um martelo de madeira.

Como o suor tem acidez (assim como o couro dos coldres), é importante que o produto utilizado para neutralizá-la tenha pH levemente alcalino. O Ballistol alemão tem essa característica. Na falta de outra coisa, até água fervente com sabão serve (seque e lubrifique depois!).

moliternoga
Mensagens: 807
Registrado em: 24 Out 2015, 21:14

Re: o excesso de suor pode danificar o armamento?

Mensagem por moliternoga »

O suor pode sim impedir o bom funcionamento da arma, não acredito que um dia de suor sem manutenção impeça o funcionamento mas alguns dias com o suor depositado na arma pode danificar por causa da corrosão peças internas e impedir o bom funcionamento da arma. Deve-se tomar alguns cuidados constantes. Eu por exemplo Porto a arma diariamente de forma velada, suo muito e moro em região bem quente. Primeira medida que tenho é que minhas armas são todas em inox que é mais resistente à corrosão. Segunda medida é sempre que chego em casa tiro a arma e o carregador sobressalente do coldre e porta carregador pra que respirem e não fiquem em contato direto com o couro que acaba absorvendo suor. Essa medida é muito importante pois deixa coldre e porta carregador secarem bem e a arma também (coldre de kydex tem a vantagem de não absorver umidade e suor e é facilmente lavável e seca rápido porém pra mim acho desconfortável). A cada dois ou três dias passo um papel toalha com wd40 nas partes externas da arma. Gosto do wd pois protege bem,repele umidade e não deixa a arma melecada e escorregadia. A cada semana/duas dependendo do clima desmonto a arma em primeiro escalão, borrifo wd na parte interna do ferrolho, molas, reténs, parte externa do carregador e seco bem, depois lubrifico com óleo apenas os trilhos e peças internas da armação (mola do gatilho, cão, peças que tem atrito). Pra essa lubrificação uso um óleo mais grosso pois o wd é muito fino e perde efeito de lubrificação muito rápido. Importante, carregadores não devem estar cheio de óleo e muito menos deve aplicar o óleo com ele municiciado pois óleo contamina mais a munição que água. Meus carregadores deixo sempre seco, tomando cuidado a cada dois ou três dias. Já faz quase uma década que Porto arma e com esses cuidados nunca enferrujaram.

Responder