porte de arma-pm

recruta sd-pm
Mensagens: 12
Registrado em: 20 Nov 2016, 17:31

porte de arma-pm

Mensagem por recruta sd-pm »

opa pessoal, vez ou outra achava alguns topicos aqui esclarecendo duvidas sobre armamento e creio que estou quase convicto sobre quais armamentos devo adquirir posteriormente.. enfim, é a primeira pergunta q faço aqui no forum:
minha duvida é ate muito especifica, e pode ser respondida por um policial, militar ou ate msm civil com conhecimento sobre o assunto:
vou fazer um breve resumo sobre minha historia, passei na prova da pm com 20 anos, fiz todas as etapas(fisico, psicologico,medico) e agora vou ser chamado pra fazer o cfsd(curso de formaçao pra soldado, a velha academia de policia) do meu estado, com duraçao aproximada de 6meses(incluindo a instruçao de armamento e estagio probatorio), apos esse periodo ja estarei na ativa.. maas, minha pergunta é:
-segundo uma portaria do EB(Portaria Ministerial nº 234, de 10 Mar 89), a aquisiçao de arma pra porte de uso permitido só é concedido a cabos e soldados com mais de 2 anos de corporaçao e com no minimo o comportamento ´´bom``, porem outra portaria p/ aquisiçao de armamento de uso restrito(Portaria nº 02-COLOG, de 10 FEV 14) vc nao ve todas essas exigencias, somente o limite de 2 armas por agente de segurança, efim a duvida é essa, só poderei comprar arma de fogo de calibre permitido(ou ate mesmo restrito, porem queria q minha primeira arma fosse uma .380 58hcp ou 59s, depois sim poderia adquirir uma 940 ou uma pt100,p) apos 2 anos de corporaçao? e se nesse periodo poderei acautelar uma arma da corporaçao? e se o limite sao 2 calibre permitido+2 calibre restrito=total de 4 armas OU se o limite a se alcançar de 2 armas é 1 calibre permitido+1 calibre restrito???
foi mal pelo excesso de informaçao pq sempre fui um entusiasta de armas e estou ansioso pra começar a trabalhar na policia, mas convocaçao ano q vem só, e poder concomitantemente juntar o util ao agradavel e adquirir meus armamentos pra defesa pessoal/residencial..
flw galera, no aguardo.. :)

Avatar do usuário
eliezerbarros
Mensagens: 24
Registrado em: 04 Jan 2016, 10:17

Re: porte de arma-pm

Mensagem por eliezerbarros »

Guerreiro! Primeiramente, parabéns pelo aprovação na PM.
Pois bem. A questão de estabilidade de 2 anos para cabos e soldados sugiro que veja junto ao comando de sua instituição se há alguma legislação ou se há outra norma federal mais recente. Digo isso porque adquiri a minha com 6 meses de formado (apesar de ser BM a legislação serve para PM e BM). E isso já faz algum tempo.
Quanto a aquisição de armas, sim, vocês poderá ter 4 armas de porte sendo 2 de calibre restrito e 2 calibre permitido. (espero que liberem o 9x19mm para podermos portar).
Quanto a arma acautelada isso vai depender da sua corporação. Tem que pedir autorização ao seu comandante ou algo assim. Acredito que seja um pouco diferente dependendo do Estado que irá servir. Pergunte aos militares da ativa do seu Estado.
Espero ter ajudado um pouco.
Sucesso e que Deus o abençoe e lhe dê sabedoria.
Brasil!!!
"Há momentos em que a maior sabedoria é parecer não saber nada." Sun Tzu

Unnamed
Mensagens: 17
Registrado em: 27 Abr 2016, 23:00

Re: porte de arma-pm

Mensagem por Unnamed »

Não sabia que um policial militar poderia ter 4 armas de porte,a legislação é um pouco complicada,tá tudo nas entrelinhas.Se for isso mesmo já vou sonhar com 2 pistolas e 2 revolveres :mrgreen:
Li no site do DFPC o seguinte:
Os policiais militares estão autorizados a adquirir, na indústria nacional, os seguintes produtos controlados:
1. Arma de Uso Restrito:
a. os policiais militares estão autorizados a adquirir, na indústria nacional, até 02 (duas) armas de uso restrito, dentre os calibres .40 S&W, .45 ACP e .357 Mag em qualquer modelo;
....
e. A quantidade total de armas de uso permitido é a seguinte;
1) duas armas de porte;
2) duas armas de caça de alma raiada; e
3) duas armas de caça de alma lisa.
http://www.dfpc.eb.mil.br/index.php/pes ... al-militar

Também estou aguardando a convocação da PM do meu estado,mas deve demorar por causa da crise.

moliternoga
Mensagens: 807
Registrado em: 24 Out 2015, 21:14

Re: porte de arma-pm

Mensagem por moliternoga »

É isso mesmo. Podem adquirir duas de porte de calibre permitido mais duas de calibre restrito (.357mag, .40sw e .45auto), quem sabe em breve não liberem a 9mm também. Quanto à arma acautelada, sendo bem bem provável que acautelem uma .40sw, acho que hoje todos os estados tem arma de porte individual para cada policial. O modelo da arma acautelada vai depender do seu estado (geralmente é pt100, 840, 24/7, 24/7 tatical, 940 e alguns estados tem imbel).

recruta sd-pm
Mensagens: 12
Registrado em: 20 Nov 2016, 17:31

Re: porte de arma-pm

Mensagem por recruta sd-pm »

eliezerbarros escreveu:Guerreiro! Primeiramente, parabéns pelo aprovação na PM.
Pois bem. A questão de estabilidade de 2 anos para cabos e soldados sugiro que veja junto ao comando de sua instituição se há alguma legislação ou se há outra norma federal mais recente. Digo isso porque adquiri a minha com 6 meses de formado (apesar de ser BM a legislação serve para PM e BM). E isso já faz algum tempo.
Quanto a aquisição de armas, sim, vocês poderá ter 4 armas de porte sendo 2 de calibre restrito e 2 calibre permitido. (espero que liberem o 9x19mm para podermos portar).
Quanto a arma acautelada isso vai depender da sua corporação. Tem que pedir autorização ao seu comandante ou algo assim. Acredito que seja um pouco diferente dependendo do Estado que irá servir. Pergunte aos militares da ativa do seu Estado.
Espero ter ajudado um pouco.
Sucesso e que Deus o abençoe e lhe dê sabedoria.
Brasil!!!
muito obrigado eliezer, vlw mesmo companheiro, me esclareceu muito sua resposta, pena só o fato dessa burocracia q o estado impoe para os militares e agentes de segurança, sem contar os civis.. mas enfim Brasil né, gosto muito msm dessa terra mas esses politicos sao o cancer da nossa sociedade.
valew

recruta sd-pm
Mensagens: 12
Registrado em: 20 Nov 2016, 17:31

Re: porte de arma-pm

Mensagem por recruta sd-pm »

moliternoga escreveu:É isso mesmo. Podem adquirir duas de porte de calibre permitido mais duas de calibre restrito (.357mag, .40sw e .45auto), quem sabe em breve não liberem a 9mm também. Quanto à arma acautelada, sendo bem bem provável que acautelem uma .40sw, acho que hoje todos os estados tem arma de porte individual para cada policial. O modelo da arma acautelada vai depender do seu estado (geralmente é pt100, 840, 24/7, 24/7 tatical, 940 e alguns estados tem imbel).
vlw pela resposta, aqui em PE ja vi policia usar 24/7 e pt100, mas essa 24/7 me da um medo danado pelo historico nao muito favoravel e a pt100 é monstrona mas é confiavel, alem do mais sou alto e tenho uma mao grande entao tamanho n é bem um problema..
vlw

recruta sd-pm
Mensagens: 12
Registrado em: 20 Nov 2016, 17:31

Re: porte de arma-pm

Mensagem por recruta sd-pm »

Unnamed escreveu:Não sabia que um policial militar poderia ter 4 armas de porte,a legislação é um pouco complicada,tá tudo nas entrelinhas.Se for isso mesmo já vou sonhar com 2 pistolas e 2 revolveres :mrgreen:
Li no site do DFPC o seguinte:
Os policiais militares estão autorizados a adquirir, na indústria nacional, os seguintes produtos controlados:
1. Arma de Uso Restrito:
a. os policiais militares estão autorizados a adquirir, na indústria nacional, até 02 (duas) armas de uso restrito, dentre os calibres .40 S&W, .45 ACP e .357 Mag em qualquer modelo;
....
e. A quantidade total de armas de uso permitido é a seguinte;
1) duas armas de porte;
2) duas armas de caça de alma raiada; e
3) duas armas de caça de alma lisa.
http://www.dfpc.eb.mil.br/index.php/pes ... al-militar

Também estou aguardando a convocação da PM do meu estado,mas deve demorar por causa da crise.
parabens tbm pela aprovaçao guerreiro, mas o mais dificil ja passou, breve a hora vai chegar.. tbm tinha essa duvida pq tinha lido leis e portarias sem ta explicito isso, quando eu puder adquirir vou primeiro na utilidade das pistolas - primeiro uma 380 logo depois uma .40, podendo adquirir mais ai sim eu vou do famoso 3oitao que eu acho uma arma das mais bonitas o tal do revolver..
vlw

Mash
Mensagens: 8
Registrado em: 14 Jan 2015, 08:42

Re: porte de arma-pm

Mensagem por Mash »

Acrescentando a respeito da aquisição, realmente é permitida a aquisição de duas armas curtas de calibre restrito e duas de calibre permitido. Na DFPC, existe uma observação no texto que diz que as armas de calibre restrito não entram naquela conta de 2 de cada tipo. A legislação é bem confusa e se a compra for via SIGMA, atualmente o EB somente está autorizando a aquisição de uma arma de cada tipo a cada dois anos. Recentemente dei entrada na compra de uma de calibre restrito e uma de calibre permitido, porém somente foi autorizada a compra de uma delas.

Elias
Mensagens: 194
Registrado em: 18 Fev 2016, 13:43
Localização: São Paulo

Re: porte de arma-pm

Mensagem por Elias »

Parabéns pela aprovação amigo !

Quando possível,treine muito,saque,tiro, seja ligeiro,a bandidagem anda caçando e matando nossos valorosos guerreiros.

Tenha todo cuidado, não importa onde estiver, olho vivo !

Na dúvida,atire primeiro !,é melhor ser julgado por 7, do que ser carregado por 6 !

Vida longa,boa mira, e bons tiros !
“Se nós não cuidarmos de combater inflação da sem-vergonhice nacional, este pais vai ter que pedir falência moral".(Helio Ribeiro)

recruta sd-pm
Mensagens: 12
Registrado em: 20 Nov 2016, 17:31

Re: porte de arma-pm

Mensagem por recruta sd-pm »

Mash escreveu:Acrescentando a respeito da aquisição, realmente é permitida a aquisição de duas armas curtas de calibre restrito e duas de calibre permitido. Na DFPC, existe uma observação no texto que diz que as armas de calibre restrito não entram naquela conta de 2 de cada tipo. A legislação é bem confusa e se a compra for via SIGMA, atualmente o EB somente está autorizando a aquisição de uma arma de cada tipo a cada dois anos. Recentemente dei entrada na compra de uma de calibre restrito e uma de calibre permitido, porém somente foi autorizada a compra de uma delas.
vlw pela resposta, entao me corrija se eu tiver errado, como sao armas curtas(calibre restrito e permitido) a aquisiçao de armas de calibre permitido eu sabia que só poderia uma a cada dois anos(exceto aquelas armas longas lisas ou raiadas), logo a cada dois anos poderei adquirir ou uma arma curta de calibre restrito ou uma arma curta de calibre permitido, porem no final poderei ter o total de 4(2 e 2)?, mas respeitando só o prazo pra a aquisiçao de armas curtas(1 a cada 2 anos)..
grato

recruta sd-pm
Mensagens: 12
Registrado em: 20 Nov 2016, 17:31

Re: porte de arma-pm

Mensagem por recruta sd-pm »

Elias escreveu:Parabéns pela aprovação amigo !

Quando possível,treine muito,saque,tiro, seja ligeiro,a bandidagem anda caçando e matando nossos valorosos guerreiros.

Tenha todo cuidado, não importa onde estiver, olho vivo !

Na dúvida,atire primeiro !,é melhor ser julgado por 7, do que ser carregado por 6 !

Vida longa,boa mira, e bons tiros !
vlw mesmo companheiro, agora o conhecimento e manuseio de armas nao é mais gosto, e sim necessidade, pq numa situaçao de estresse com bandidos se eu nao tiver preparado posso arriscar a minha vida ou a de um terceiro sem necessidade
vlw, tudo de bom

Mash
Mensagens: 8
Registrado em: 14 Jan 2015, 08:42

Re: porte de arma-pm

Mensagem por Mash »

Infelizmente, na atual interpretação tanto faz ser de calibre restrito ou permitido. Somente poderá ser adquirida uma curta a cada 2 anos. No final vc poderá ter as 4 armas (2 de cada).

recruta sd-pm
Mensagens: 12
Registrado em: 20 Nov 2016, 17:31

Re: porte de arma-pm

Mensagem por recruta sd-pm »

Mash escreveu:Infelizmente, na atual interpretação tanto faz ser de calibre restrito ou permitido. Somente poderá ser adquirida uma curta a cada 2 anos. No final vc poderá ter as 4 armas (2 de cada).
valew, duvida sanada :)

Nobrev
Mensagens: 17
Registrado em: 01 Dez 2016, 22:05

Re: porte de arma-pm

Mensagem por Nobrev »

Parabéns pela etapa alcançada, estou a 4 anos na PMESP e tanto eu como muitos amigos de minha turma adquirimos armas no estagio probatório de calibre permitido, hoje com as graças da PM foi aberta uma promoção interna para aquisição de armas de calibre restrito na industria nacional, porém somente para soldados de 1ª classe, compensa comprar uma arma de calibre permitido logo que se formar e esperar a promoção para adquirir uma arma de calibre restrito..... E cuidado com as 24/7, já tive duas que acionavam o decock com apenas um chacoalho na arma. :D

recruta sd-pm
Mensagens: 12
Registrado em: 20 Nov 2016, 17:31

Re: porte de arma-pm

Mensagem por recruta sd-pm »

Nobrev escreveu:Parabéns pela etapa alcançada, estou a 4 anos na PMESP e tanto eu como muitos amigos de minha turma adquirimos armas no estagio probatório de calibre permitido, hoje com as graças da PM foi aberta uma promoção interna para aquisição de armas de calibre restrito na industria nacional, porém somente para soldados de 1ª classe, compensa comprar uma arma de calibre permitido logo que se formar e esperar a promoção para adquirir uma arma de calibre restrito..... E cuidado com as 24/7, já tive duas que acionavam o decock com apenas um chacoalho na arma. :D
valew guerreiro pela informaçao acrescentada

Avatar do usuário
Luiz.mqtti
Mensagens: 60
Registrado em: 17 Jan 2016, 17:26

Re: porte de arma-pm

Mensagem por Luiz.mqtti »

Boa noite,
Como você é PM a compra de arma e munições de uso restrito apenas acontece após a autorização do EB. Esse entrave burocrático leva em torno de um ano. Se considerarmos que o poder de parada não é algo absoluto, eu optaria por uma arma de uso permitido (.380ACP), pelo simples fato de que a compra de munição é muito mais simples. Ademais, em qualquer estande de tiro no Brasil você encontra munição de calibre .380, o que não acontece quando falamos de .40, e a situação é pior ainda no calibre .45. É bem provável que eu vá receber algumas críticas, contudo, não sou fã do calibre .380. Minha análise é estritamente prática. Do que me vale uma arma .45 se sequer consigo um agrupamento mínimo? Prefiro uma arma que me permita treinar, e que em qualquer loja eu possa adquirir munições. Abraços

recruta sd-pm
Mensagens: 12
Registrado em: 20 Nov 2016, 17:31

Re: porte de arma-pm

Mensagem por recruta sd-pm »

Luiz.mqtti escreveu:Boa noite,
Como você é PM a compra de arma e munições de uso restrito apenas acontece após a autorização do EB. Esse entrave burocrático leva em torno de um ano. Se considerarmos que o poder de parada não é algo absoluto, eu optaria por uma arma de uso permitido (.380ACP), pelo simples fato de que a compra de munição é muito mais simples. Ademais, em qualquer estande de tiro no Brasil você encontra munição de calibre .380, o que não acontece quando falamos de .40, e a situação é pior ainda no calibre .45. É bem provável que eu vá receber algumas críticas, contudo, não sou fã do calibre .380. Minha análise é estritamente prática. Do que me vale uma arma .45 se sequer consigo um agrupamento mínimo? Prefiro uma arma que me permita treinar, e que em qualquer loja eu possa adquirir munições. Abraços
no termino do curso com certeza meu primeiro armamento vai ser em .380 justamente por isso q vc falou, praticidade na compra de muniçoes, alem do fato de ser mais barato tbm, pq eu vi a tabela de muniçoes cbc e a .40 tá a preço de ouro(apesar do .380 tbm estar caro), estou na duvida entre uma pt 59 ou 58hcp, gosto do calibre 380 até pelo tranco ser menor na hora de agrupar numa situaçao de stress, porem posteriormente pretendo adquirir um segundo armamento em .40 mas nao visando o porte, mas uma arma de backup numa defesa residencial.
valeu.

Responder