vida util pistola

danielcasu
Mensagens: 11
Registrado em: 30 Jan 2016, 10:22

vida util pistola

Mensagem por danielcasu »

boa noite , qual seria o tempo de vida util de uma pistola ? imbel por exemplo

moliternoga
Mensagens: 807
Registrado em: 24 Out 2015, 21:14

Re: vida util pistola

Mensagem por moliternoga »

A vida útil de uma arma vai depender de diversos fatores. Existem peças que quebram antes de outras. Mola recuperadora, extrator, percussor são peças que geralmente vão quebrar ou dar problema antes. Ferrolho e armação se não tiverem trincas ou outros problemas duram uma eternidade. A principal parte quando se fala em vida útil de uma arma é o cano, e aí entram diversos fatores que podem alterar a vida útil. Por exemplo: uma arma é determinada pelo fabricante que a vida útil do cano é 35 mil tiros. Geralmente os fabricantes computam uso de munições jaquetadas. Se utilizar somente munições de chumbo a vida útil aumenta muito, podendo até dobrar pois o chumbo é uma liga mais mole que a usada nas munições jaquetadas e desgastam muito menos as raias do cano. Outra coisa é a finalidade da arma. Um fuzil.de precisão tem um cano com vida útil muito menor. Apesar de continuar funcionando após um número X de disparos já não vai ter a mesma precisão. Já ouvi relato de pistolas imbel com mais de 70 mil tiros usando pontas de chumbo funcionando bem.

Avatar do usuário
Rock Shooter
Mensagens: 259
Registrado em: 07 Out 2013, 09:01
Localização: São Paulo

Re: vida util pistola

Mensagem por Rock Shooter »

Vale citar que a Glock foi projetada para que o cano dure 60.000 disparos com pontas jaquetadas.
ΜΟΛΩΝ ΛΑΒΕ - Venha e leve!!!

Imagem

danielcasu
Mensagens: 11
Registrado em: 30 Jan 2016, 10:22

Re: vida util pistola

Mensagem por danielcasu »

obrigado pelas respostas

marini
Mensagens: 175
Registrado em: 22 Ago 2016, 08:06
Localização: Bento Gonçalves - RS

Re: vida util pistola

Mensagem por marini »

Com uma boa manutenção e nenhuma surpresa uma pistola de "defesa" nos calibres de fator menor 380, 9mm, tende a durar algo entre 30.000 e algumas centenas de milhares de disparos.

Digo surpresa pois ninguém sabe o que pode acontecer, ainda mais se formos considerar algumas empresas aonde o controle de qualidade é reduzido (Taurus).

Agora armas de fator maior, 40 s&w, 45 acp tem uma vida útil menor, pois o "stress" sofrido durante o disparo é maior, claro que muitas armas nesses calibres tem estrutura muito superior, cano mais resistente (mas dificilmente esses é o que vai dar problema na arma) e estrutura "melhorada" em comparação as armas de menor fator.

moliternoga
Mensagens: 807
Registrado em: 24 Out 2015, 21:14

Re: vida util pistola

Mensagem por moliternoga »

Na minha opinião o fator do calibre tem muito menos importância que a pressão de trabalho do mesmo. 9mm e .40sw trabalham na faixa de 35.000 psi. .380acp e .45acp trabalham na faixa de 21.500 e 21.00 respectivamente. Observe que o .45acp apesar de ter um fator muito mais alto que 9mm tem u.a pressão de trabalho praticamente igual a .380acp. Claro que as armas são feitas baseadas na pressão nominal dos calibres mas uma .45acp tem muita mais "folga" que as outras duas.

variedades
Mensagens: 524
Registrado em: 11 Jan 2014, 18:11

Re: vida util pistola

Mensagem por variedades »

moliternoga escreveu:Na minha opinião o fator do calibre tem muito menos importância que a pressão de trabalho do mesmo. 9mm e .40sw trabalham na faixa de 35.000 psi. .380acp e .45acp trabalham na faixa de 21.500 e 21.00 respectivamente. Observe que o .45acp apesar de ter um fator muito mais alto que 9mm tem u.a pressão de trabalho praticamente igual a .380acp. Claro que as armas são feitas baseadas na pressão nominal dos calibres mas uma .45acp tem muita mais "folga" que as outras duas.
Muito elucidativo o comentário, não tinha me atentado a estas diferenças.

Avatar do usuário
Rock Shooter
Mensagens: 259
Registrado em: 07 Out 2013, 09:01
Localização: São Paulo

Re: vida util pistola

Mensagem por Rock Shooter »

moliternoga escreveu:Na minha opinião o fator do calibre tem muito menos importância que a pressão de trabalho do mesmo. 9mm e .40sw trabalham na faixa de 35.000 psi. .380acp e .45acp trabalham na faixa de 21.500 e 21.00 respectivamente. Observe que o .45acp apesar de ter um fator muito mais alto que 9mm tem u.a pressão de trabalho praticamente igual a .380acp. Claro que as armas são feitas baseadas na pressão nominal dos calibres mas uma .45acp tem muita mais "folga" que as outras duas.
Concordo com você... O que vai influenciar na vida útil do cano é a pressão... Mas existe outro fator que influenciará no desgaste interno do cano (ranhuras) que é a velocidade de saída do projétil. Quanto maior a velocidade maior o desgaste. Esse desgaste se dá pelo atrito entre o projétil e as ranhuras, que em elevadas velocidades removem a superfície do metal... Isso ocorre porque o atrito é tão rápido que a algumas moléculas da superfície do cano são praticamente vaporizadas devido às elevadas temperaturas.

Não sei como chamam aqui no Brasil, mas os norte-americanos chamam esse fenômeno de "soprar" a superfície do metal... Esse tipo de desgaste pode ser melhor observado nos rifles de precisão para longas distâncias (1km), seus canos são trocados entre 600 e 1000 disparos.

Outro fator é a "dureza" da superfície do projétil... quanto mais dura, mais o cano será desgastado... Por isso que os projéteis de cobre devem ser cobertos com um material mais macio, como o estanho (Copper bullet tactical).... e os projéteis com núcleo de aço ou tungstênio devem ser encobertos com teflon ou alguma liga metálica macia.

O caso extremo dos canos desgastados é o que aconteceu a uns dois anos atrás com algumas chifrudas... alguns dos nossos colegas foram contemplados com pistolas .380" cujos canos ficaram totalmente sem raiamento com míseros 20 ou 30 disparos (com munição enjaquetada), houve sortudos que perderam o raiamento com 10 disparos... se o aço do cano for barato, a vida do mesmo será ínfima.
ΜΟΛΩΝ ΛΑΒΕ - Venha e leve!!!

Imagem

jerri.godinho
Mensagens: 39
Registrado em: 14 Abr 2014, 20:41

Re: vida util pistola

Mensagem por jerri.godinho »

Rock Shooter escreveu: O caso extremo dos canos desgastados é o que aconteceu a uns dois anos atrás com algumas chifrudas... alguns dos nossos colegas foram contemplados com pistolas .380" cujos canos ficaram totalmente sem raiamento com míseros 20 ou 30 disparos (com munição enjaquetada), houve sortudos que perderam o raiamento com 10 disparos... se o aço do cano for barato, a vida do mesmo será ínfima.
Rock Shooter, de que marca/modelo são as "chifrudas" que vc citou?

Avatar do usuário
Rock Shooter
Mensagens: 259
Registrado em: 07 Out 2013, 09:01
Localização: São Paulo

Re: vida util pistola

Mensagem por Rock Shooter »

jerri.godinho escreveu: de que marca/modelo são as "chifrudas" que vc citou?
Várias 638 ficaram sem raiamento, algumas perderam todos os raiamentos, outras perderam perto da boca do cano e eu soube de um caso onde a arma perdeu dois (dos seis) raiamentos... em outros modelos eu não fiquei sabendo.
ΜΟΛΩΝ ΛΑΒΕ - Venha e leve!!!

Imagem

jerri.godinho
Mensagens: 39
Registrado em: 14 Abr 2014, 20:41

Re: vida util pistola

Mensagem por jerri.godinho »

Rock Shooter escreveu: Várias 638 ficaram sem raiamento, algumas perderam todos os raiamentos, outras perderam perto da boca do cano e eu soube de um caso onde a arma perdeu dois (dos seis) raiamentos... em outros modelos eu não fiquei sabendo.
Taurus! Sempre ela... :shock: :shock: :shock:
Obrigado.

Responder