Consegue se oxidar uma arma inox ?

Lucas Nunes
Mensagens: 5
Registrado em: 17 Fev 2019, 18:42

Consegue se oxidar uma arma inox ?

Mensagem por Lucas Nunes »

Consegue oxidar uma arma que seja inox se trata de um colt detective calibre 32

iath
Mensagens: 9
Registrado em: 16 Set 2019, 12:11

Re: Consegue se oxidar uma arma inox ?

Mensagem por iath »

Consegue sim! Será removido todo o material antigo (inox) e aplicada uma nova camada. Recomendo Cerakote. Não é baratinho (não é absurdo), mas vale a pena.

Lucas Nunes
Mensagens: 5
Registrado em: 17 Fev 2019, 18:42

Re: Consegue se oxidar uma arma inox ?

Mensagem por Lucas Nunes »

Por favor pode me passar mais informações , a oxidação pode ser a quente ou precisa ser a frio essa tinta serve de fundo ?

LeonioXanas
Mensagens: 34
Registrado em: 09 Set 2019, 09:56

Re: Consegue se oxidar uma arma inox ?

Mensagem por LeonioXanas »

Não se acha mais acabamento oxidado, é uma pena :cry:
Mas e no documento, será que é permitido? :?: :?:

Avatar do usuário
Rock Shooter
Mensagens: 259
Registrado em: 07 Out 2013, 09:01
Localização: São Paulo

Re: Consegue se oxidar uma arma inox ?

Mensagem por Rock Shooter »

Lucas Nunes escreveu:Consegue oxidar uma arma que seja inox se trata de um colt detective calibre 32
Lucas Nunes,
A oxidação do aço inox é possível. O ideal é o "oxido preto", que é feito a frio (130ºC). Existem outros tipos de oxidação, mas esse é mais simples, barato e protege adequadamente.

A oxidação é um processo a quente que é feito diretamente no metal, o aço deve estar totalmente limpo, portanto sem qualquer tipo de tinta.

Por curiosidade, o Cerakote é um tipo de pintura superior ao epoxi. É um revestimento cerâmico+polímero que é bem resistente a riscos, impacto e produtos químicos. Esta pintura pode ser aplicada sobre a oxidação, mas não o contrário.

Qualquer mudança que seja feita na arma deve ser atualizada no sistema em que estiver cadastrada (SIGMA/SINARM), o armeiro saberá te ajudar com essa documentação.
ΜΟΛΩΝ ΛΑΒΕ - Venha e leve!!!

Imagem

moliternoga
Mensagens: 807
Registrado em: 24 Out 2015, 21:14

Re: Consegue se oxidar uma arma inox ?

Mensagem por moliternoga »

A arma em questão é inox ou é Aço carbono com acabamento niquelado? Se for inox o revólver em questão acredito que a oxidação não seja possível por se tratar de um aço difícil de oxidar e nesse caso uma pintura (cerakote, duracoat, pintura eletrostática e etc). Se a arma for niquelada aí sim é possível remover o acabmento e fazer uma oxidação.

Avatar do usuário
Rock Shooter
Mensagens: 259
Registrado em: 07 Out 2013, 09:01
Localização: São Paulo

Re: Consegue se oxidar uma arma inox ?

Mensagem por Rock Shooter »

moliternoga escreveu:A arma em questão é inox ou é Aço carbono com acabamento niquelado? Se for inox o revólver em questão acredito que a oxidação não seja possível por se tratar de um aço difícil de oxidar e nesse caso uma pintura (cerakote, duracoat, pintura eletrostática e etc). Se a arma for niquelada aí sim é possível remover o acabmento e fazer uma oxidação.
Eu entendo sua posição!!
Existe o entendimento de que "se o aço é Inoxidável, logo ele não oxida", porém, isso é uma lenda e depende muito do tipo do aço inox e do lugar onde será empregado.

Sou da marinha e sempre vi parafusos e peças inox enferrujarem bastante. No mar isso ocorre porque o cloro da água do mar quebra a proteção galvânica do inox e permite a ferrugem. Para prevenir essa ferrugem em navios o correto é utilizar tipos de inox que resistam ao cloro... porém são muito caros!!
Em armas, existem vários relatos de pistolas inox (Bovinas) que enferrujaram devido ao suor do corpo.

Abaixo deixo um link que explica um pouco a ferrugem do inox:
http://www.ghelplus.com.br/atendimento/ ... o-aco-inox
(A explicação desse link está bem simplificada, a explicação do que leva o inox enferrujar é mais complexa)

Portanto, se é possível que o inox enferruge, logo, é possivel que você aplique "oxidação preta" no inox, para protegê-lo melhor. Por exemplo, uma arma em inox, cujo tipo de inox seja inferior, pode ser protegido da ação dos sais do suor por meio da aplicação do oxido preto, pois assim você terá uma proteção dupla: primeiro a oxidação, em seguida o próprio inox.... na indústria e na armeria isso já é praticado a muito tempo!!

Abaixo segue o link de uma explicação de como aplicar o oxido preto em inox... é de uma empresa brasileira que produz os produtos químicos para essa tarefa:
http://www.galva.com.br/tratamento/galvanol-inox/
(O diferencial da técnica de oxido preto em inox é que se utiliza o ácido brômico)

Abaixo segue um link de uma loja brasileira que vende o produto para dar oxido preto em aço inox:
https://www.lojaquimica.com.br/oxidante-para-aco-inox

Pra quem não entende, o "oxido preto" é um dos vários tipos de oxidação. Este é um tipo de revestimento resultante da conversão da camada exterior do metal ferroso através de um tratamento químico, onde o óxido criado é o Fe3O4 (magnetita). Tal camada impede a formação do óxido vermelho (Fe2O3), comumente conhecido como ferrugem.
Também existe a oxidação azulada, ela é bonita mas protege bem menos. Era utilizada nos antigos revólveres.

Por favor, ninguém vá pensar que seja possível oxidar sua arma em casa... A aplicação do oxido preto envolve produtos químicos corrosivos, ácidos e elevadas temperaturas, essa técnica exige conhecimento técnico, equipamentos específicos além de licença ambiental para exercer a função. Se quiser oxidar sua arma, procure uma armeiro de confiança!!
ΜΟΛΩΝ ΛΑΒΕ - Venha e leve!!!

Imagem

moliternoga
Mensagens: 807
Registrado em: 24 Out 2015, 21:14

Re: Consegue se oxidar uma arma inox ?

Mensagem por moliternoga »

Que os inox da taurus enferrujam eu sei por experiência própria, não tanto quanto as oxidadas mas se não cuidar enferruja. Quanto à oxidar armas em inox lra ticar com acabamento como das em aço carbono não sabia ser possível, é algo bem incomum. Será que o resultado final fica parecido com as em aço carbono?

Responder