Porque todo projetil de 40S&W tem ponta plana?

joaorfig
Mensagens: 54
Registrado em: 29 Out 2013, 04:26

Porque todo projetil de 40S&W tem ponta plana?

Mensagem por joaorfig »

As vezes nos acostumamos com as coisas como elas são e não nos questionamos... pois é, já pararam para se perguntar porque todo projetil de .40 SW tem a ponta plana? Se fosse ogival ganharia em penetração mesmo não tendo a eficiência de uma 9 mm. Alguém já viu alguma munição calibre .40 em formato ogival?

Avatar do usuário
Daniel Ribeiro
Mensagens: 279
Registrado em: 30 Set 2013, 18:58
Localização: Osasco, SP
Contato:

Re: Porque todo projetil de 40S&W tem ponta plana?

Mensagem por Daniel Ribeiro »

Eu também tenho essa curiosidade.
Imagem

Avatar do usuário
Diogo Pinchemel
Mensagens: 194
Registrado em: 07 Jan 2014, 08:30

Re: Porque todo projetil de 40S&W tem ponta plana?

Mensagem por Diogo Pinchemel »

Bem colocado, nunca vi uma .40 em formato ogival... e nunca pensei sobre isso! E agora a curiosidade foi atiçada, vamos esperar que alguém com conhecimento sobre o assunto se pronuncie!

Avatar do usuário
james_paul_13
Mensagens: 142
Registrado em: 08 Out 2013, 17:30
Localização: Vitoria, ES

Re: Porque todo projetil de 40S&W tem ponta plana?

Mensagem por james_paul_13 »

Senhores,
A .40 S&W foi desenvolvida para o uso pela FBI. E um cartucho desenvolvido para operações de apreensões de drogas. Pelo que eu entendi, ela foi feita para ser potente o suficiente para derrubar uma pessoa sobre a influencia de drogas, mas não dar muito coice. Em relaçāo a ponta achatada, eu vou pesquisar.

Avatar do usuário
Rock Shooter
Mensagens: 259
Registrado em: 07 Out 2013, 09:01
Localização: São Paulo

Re: Porque todo projetil de 40S&W tem ponta plana?

Mensagem por Rock Shooter »

A ponta achatada vai aumentar o "poder de parada" do projétil... com ponta ogival o projétil seria mais transfixante, atravessaria o corpo do oponente e menos energia cinética do projétil seria dissipada no mesmo.
ΜΟΛΩΝ ΛΑΒΕ - Venha e leve!!!

Imagem

Raphaszp
Mensagens: 16
Registrado em: 02 Nov 2013, 14:36

Re: Porque todo projetil de 40S&W tem ponta plana?

Mensagem por Raphaszp »

40 S&W possuem ponta plana para facilitar a alimentação em submetralhadoras.

Não sou técnico no assunto, mas vamos lá:

O 40 é considerado um cartucho de alta pressão (altíssima, aliás). Isso, não sei explicar a razão, energia cinética talvez, influencia diretamente nos mecanismos de uma arma semiautomática, bem como na retomada de posição do atirador em tiros sequenciais.

Assim, se a arma ´´pular´´ e ´´subir e descer´´ em demasia, falhas de alimentação podem ocorrer. A exemplo (tosco) de uma falha denominada ´´limpwrist´´ em pistolas glock.

Ainda, o ferrolho, molas, cão, grupo de gatilho, enfim, a arma como um todo, será influenciada por tamanha energia, alterando a velocidade de carregamento (ferrolho) e pressão das molas. A arma, máquina que é, deve trabalhar em harmonia. Se tudo que tá lá dentro começar a chacoalhar, mexer, todo o conjunto harmônico fica alterado, colocando em risco o funcionamento da arma.

Esses dois fatores levaram aos projetistas a estabelecer um padrão de ponta plana, com a finalidade de compensar a eventual ocorrência de falhas, principalmente em submetralhadoras.

Não sei se fui muito claro. A razão eu sei que é essa, já os motivos não posso explicar melhor.

Eduardo Toda
Mensagens: 8
Registrado em: 18 Abr 2014, 23:18

Re: Porque todo projetil de 40S&W tem ponta plana?

Mensagem por Eduardo Toda »

Notei que o finado irmão do .40SW o 10mm Auto também tem essa peculiaridade. Não creio que o formato seja para facilitar a alimentação em subs, fico com a versão do Rock Shooter.

jardimgj
Mensagens: 98
Registrado em: 04 Out 2013, 08:34

Re: Porque todo projetil de 40S&W tem ponta plana?

Mensagem por jardimgj »

Boa noite a todos,
O 10 mm Auto foi criado para ser usado em uma pistola denominada Bren Ten que era uma cópia das 1911.
Pretendia duplicar a balística do calibre .41 Magnum de revólver. No caso do 10 mm ele aproveitando a estrutura da 1911 foi criado no comprimento total do cartucho de .45 ACP. Procuraram também manter as mesmas dimensões da área de contato do projétil com o raiamento tendo como modelo o .45 ACP. Isto fez com que grande parte do projétil ficasse dentro da cápsula. A parte restante ( da Ponta) era somente de +-6mm. A tentativa era conseguir o máximo de espaço interno ao cartucho para manter índices de pressão dentro do aceitável para uma arma curta.
O comprimento da ponta é bem menor que o diâmetro do projétil que é, como diz o calibre, de 10 mm. Uma ogiva tão pequena tende a dificultar uma eventual ponta oca. O perfil tronco cônico otimiza o carregamento e delimita uma eventual ponta oca que não interferirá na alimentação da câmara.
Quando o FBI norteamericano resolveu procurar um calibre mais eficiente que o 9X19 que vinha usando, mas não querendo voltar ao antigo .45 ACP, tentou adotar o 10mm Auto. Este por seu violento recuo foi recusado pelo departamento. Fizeram especificações de um calibre que então achavam ser ideal. Ou seja um projétil razoavelmente pesado mas com grande velocidade. Acabaram por encurtar o 10mm e criaram o .40 SW. Foi mantido o perfil da ponta por ser o mais adequado a uma "protuberância" tão curta.
A título de complemento informo que as pressões elevadas do .40 SW se devem a pequena capacidade volumétrica do estojo para se conseguir atingir velocidades elevadas como o 9X19 e ter massa do projétil razoavelmente pesada ( para um 10 mm) como o .45 ACP.

Responder