Porte Velado para PT 838

LoboDias
Mensagens: 5
Registrado em: 12 Nov 2015, 11:23

Porte Velado para PT 838

Mensagem por LoboDias »

Boa noite a todos do fórum. Com essa enxurrada de novas 838 no mercado ainda estou em dúvida quanto adquiri-la ou não. Já ouvimos todos os relatos sobre funcionamento, stand, etc; mas para nós agentes de segurança pública vem um porém que me faz perder o sono: Ela é tão grande assim para o porte velado?

Pessoal que adquiriu e está portando ela, o que acharam? quais seus depoimentos sobre isso?
Editado pela última vez por LoboDias em 07 Dez 2015, 22:07, em um total de 1 vez.

sartorato
Mensagens: 18
Registrado em: 31 Out 2015, 18:58

Re: Porte para PT 838

Mensagem por sartorato »

LoboDias escreveu:Boa noite a todos do fórum. Com essa enxurrada de novas 838 no mercado ainda estou em dúvida quanto adquiri-la ou não. Já ouvimos todos os relatos sobre funcionamento, stand, etc; mas para nós agentes de segurança pública vem um porém que me faz perder o sono: Ela é tão grande assim para o porte velado?

Pessoal que adquiriu e está portando ela, o que acharam? quais seus depoimentos sobre isso?

Colega, tudo bem? Fiz alguns cometários sobre a PT 838 em outro tópico dela, mas segue aqui o link: http://forum.defesa.org/forum/viewtopic ... 8986#p8986.

Com relação ao porte velado dela, fiz algumas medições importantes. As medidas que são realmente importantes pro porte velado de uma arma são a espessura do grip dela (não a espessura total da arma) e a altura do grip (não a altura total da arma).

Os dados técnicos oficiais da PT 838 dão largura da arma como 33 mm, porém, contando as duas travas. A largura do grip da arma é de 28,4 mm. Também comparei com a Glock G25, sendo essa 30,5 mm. Ou seja, a largura "útil" para o porte velado, na PT 838 é mais fino.

Eu medi a altura do grip, ou seja, da base do carregador até o corpo da arma (próximo ao beavertail), na PT 838 deu 90 mm. Não medi a altura da Glock, porém fiz uma comparação visual: A PT 838 com o carregador tem a mesma altura que Glock G25 utilizando o carregador de 17 tiros.

Sinceramente, eu, que tenho 1,75 e 75kg, achei bom o porte da arma. Lógico, não é uma arma compacta, mas da pra portar tranquilamente. Inclusive, o melhor lugar que achei pro porte foi o porte na região do apêndice, à "1 hora" no corpo.

Tem um tópico que um colega colocou uma foto dele portando velado: http://forum.defesa.org/forum/viewtopic.php?f=13&t=2092.

Como ainda não a tenho fiz o seguinte: Comprei um coldre de neoprene pra porte velado da PT 838, comprei uma Airsoft modelo Smith & Wesson M&P 40, com dimensões e peso semelhante à PT 838. Estou usando a airsoft o dia todo em casa e no condomínio pra ver como fica, com porte velado no apêndice. Particularmente, to gostando bastante. Creio que com a PT 838 vai ficar basicamente a mesma coisa.

Espero ter ajudado, abraço!

LoboDias
Mensagens: 5
Registrado em: 12 Nov 2015, 11:23

Re: Porte para PT 838

Mensagem por LoboDias »

Poxa cara, muito bom alguém ter tido essa iniciativa. Sabemos o quanto é importante a arma não ficar "marcada" nas nossas roupas.
Sou um pouquinho maior, 1,86 com 85 kg, não sei como vai ficar comigo. A posição que uso é essa também, apenddix carry, ou posição 1h.
Embora todo mundo aqui do batalhão esteja falando que não vai comprar, dizendo que a arma é muito grande, etc. Acho que esse tipo de dúvida a gente só consegue tirar na prática, mas arriscar 3500 e depois deixar a arma em casa é uma coisa complicada, rsrs.
Vou aguardar mais testes e comentários antes de fazer o pedido da minha.

ViperPC
Mensagens: 35
Registrado em: 04 Dez 2015, 21:40

Re: Porte para PT 838

Mensagem por ViperPC »

Então apesar de nao ser este o obejtivo do topico vem expor a minha duvida e opinão, pelo que pude observar o colega é de alguma corporação certo? Mas isso não é o caso eu também estou na dúvida e querendo adiquir uma nova arma para porte porém estou tendeti a PT 740 se VC souber de alguma informação sobre ela, e apesar da baixa capacidade é .40 o que a torna mais eficiente do que a .380

Alessandro_PR
Mensagens: 27
Registrado em: 08 Jul 2015, 21:06

Re: Porte para PT 838

Mensagem por Alessandro_PR »

Boa tarde colegas.
Possuo uma 838 desde agosto e a partir do dia em que fui retirá-la na loja, porto a arma em todos os lugares que eu vou. Essa é a minha primeira arma e escolhi pegar uma pistola full size. Igual o colega que postou acima, eu porto "appendix carry", ou seja, na posição de uma hora, supondo que o meio do seu corpo seria "meio dia", comparando com um relógio.

Imagem

A princípio leva um tempo para acostumar com a arma no porte velado, porém com pouco tempo isso já fica habitual.
Dentre as opções de porte velado escolhi essa por ter a arma em um local onde deixa menos silhueta possível, levando em consideração o tamanho da arma.
E pra falar a verdade portar arma de forma velada incomoda sim, porém, prefiro passar esse incômodo e estar preparado caso acontece alguma situação que coloque a minha vida ou da minha família em risco, do que por um pouco mais de conforto o vagabundo me enquadrar e eu não estar armado por conta que incomoda.
A escolha é de cada um.

LoboDias
Mensagens: 5
Registrado em: 12 Nov 2015, 11:23

Re: Porte para PT 838

Mensagem por LoboDias »

Alessandro_PR escreveu: Imagem
Posição 1h otimo pra pistolas, a 638 por exemplo fica "invisível", embora a posição 12h eu ache boa para cabos grandes, deixando o cabo horizontalmente passa até despercebido por uma revista mal feita. A questão das 1h é o cabo saliente na lateral, imagino que essa 838 deva deixar isso bem evidente. Mesmo que que o cabo fique saliente às 1h, pode ser que passe despercebido ás 12h, mas ainda assim acho muito grande. Alessandro, tem foto com o porte nessas posições igual o guerreiro mostrou? (lembrando que varia de biotipo pra biotipo)

ViperPC. Pelo jeito você é PapaCharlie né?
Bom, quase não vejo essa série 700 por aqui,muito raro. mas dizem que é uma boa arma de backup, nesse caso tem até um coldre carteira. A 738 é a versão .380 e tem a mesma função além de ser mais leve e ligeiramente menor. O ideal mesmo é ter uma o porte velado .40 (escondida mas em bom alcance e rápida reposta) e a backup .380 como porte "secreto" (melhor escondida,tornozelo por exemplo; mas só pode ser sacada com segurança quando tiver Coberto e Abrigado.)

Avatar do usuário
AgenteLeal
Mensagens: 91
Registrado em: 28 Jun 2015, 23:54

Re: Porte Velado para PT 838

Mensagem por AgenteLeal »

Porto uma pt 100 as 12 horas e qd vou sair e quero algo mais discreto, porto um revolver 817 as 1 hora.

logan1981
Mensagens: 5
Registrado em: 09 Abr 2016, 07:01

Re: Porte Velado para PT 838

Mensagem por logan1981 »

Amigo, sei que talvez fuja um pouco do tópico, mas a propósito, o rt 817 para porte à 1h fica confortável? Bem mais que uma PT 838 ou 938? Muito obrigado

variedades
Mensagens: 524
Registrado em: 11 Jan 2014, 18:11

Re: Porte para PT 838

Mensagem por variedades »

sartorato escreveu:...Comprei um coldre de neoprene pra porte velado da PT 838
Colega, uma dica que dou é repensar esta sua escolha. Este "coldre", se é que pode ser chamado assim, já matou algum operador. Existem casos onde o coldre desloca a arma para o lado e na hora de sacar a arma não tem boa empunhadura, tem caso de o coldre sair junto com a arma e fazer ela travar a alimentação do segundo disparo após dar o primeiro disparo... Para não dizerem que sou eu o chato cito um texto:
http://comunidadepolicial.blogspot.com. ... spero.html

Em resumo, um coldre da Parabellum, da SHTF ou Alien Gear ao menos, portar coldre de neoprene é tão ruim quanto ir caçar com um pedaço de pau ao invés de uma arma, é absurdamente inadequado e pode te matar. Se é para porte velado compre um coldre IWB (dentro da linha da cintura), misto de Couro com Kydex, não tem nem como comparar o tempo de saque e a segurança em relação a um de neoprene.

Responder