Poder de Parada em armas curtas e longas

jardimgj
Mensagens: 98
Registrado em: 04 Out 2013, 08:34

Poder de Parada em armas curtas e longas

Mensagem por jardimgj »

Caros colegas,
Em vários tópicos, de qualquer fórum sobre armas, aparece vez por outra referência ao "poder de parada" de determinado calibre.
Penso que no afã das discussões é esquecido um ponto que, para mim, tornaria mais clara cada assertiva e deveria ser lembrado por cada um que se posiciona a respeito.
Quando falamos de poder de parada de determinado calibre é bom ter em mente se é para arma CURTA ou LONGA.
Na defesa pessoal tanto do cidadão quanto do policial a arma curta é a regra. Na guerra a regra é a arma longa.
Mas o quê interessa ser analisado para podermos julgar um calibre? Vou montar uma singela tabela para abordagem simples e direta:
Arma longa
Formato do projétil: relativo;
Peso do projétil: relativo;
Distância do alvo: relativo;
Efeito hidráulico: relevante;
Cavidade temporária: relevante;
Local de impacto: relativo.
Arma curta
Formato do projétil: relevante/relativo;
Peso do projétil: relevante/relativo;
Distância do alvo: relevante;
Efeito hidráulico: irrelevante;
Cavidade temporária: irrelevante;
Local de impacto: relevante.
Esta tabela simples pretende demonstrar que armas longas (fuzis) possuem energia muito alta. Grande alcance. Destruição de tecido vivo sempre extenso ou muito extenso independentemente de distância, peso e formato do projétil. Efeito hidráulico presente em todos os calibres. Efeito incapacitante imediato.
Os calibres de armas curtas, por baixa energia se comparados aos de fuzis, devem sempre levar em conta que NÃO EXISTE EFEITO HIDRÁULICO E CAVIDADE TEMPORÁRIA IMPORTANTES que sejam úteis ao propalado poder de parada. Isto serve para todos os calibres de armas curtas, dos pequenos .22 aos magnuns da vida.
Aos calibres de armas curtas deve-se conciliar e otimizar vários fatores, tais como capacidade de imprimir velocidade a um projétil para que ele penetre um mínimo para poder atingir órgãos vitais. Possa, com esta velocidade, expandir sua ponta oca e assim aumentando seu diâmetro e, criando superfície mais "cortante", provocar mais laceração e sangramento no tecido atingido. Também deve ter um peso suficiente para atravessar uma porta de residência ou vidro de carros entre outras possibilidade mínimas de combate a curta distância. A localização do impacto é de extrema valia.

Avatar do usuário
Daniel Ribeiro
Mensagens: 279
Registrado em: 30 Set 2013, 18:58
Localização: Osasco, SP
Contato:

Re: Poder de Parada em armas curtas e longas

Mensagem por Daniel Ribeiro »

Para armas curtas, eu penso que é sempre ideal intercalar as munições no carregador. Uma Ogival jaquetada e uma ponta-oca jaquetada. Como o ideal é sempre acertar cada oponente pelo menos duas vezes, então você sempre terá o efeito desejado.

Sobre o Stopping Power, sim, é muito melhor mandar 185 grains de uma .45 ACP do que mandar 30 grains de um .22LR. Se você acertar 10 tiros de .22 no peito de um meliante, ele provavelmente vai morrer, mas vai morrer só daqui a 1 hora... até lá ele já matou toda a sua família. No entanto, acerta 2 tiros de .45 no peito do cara já garante que ele não seja capaz de lhe causar mais nenhum mal.
Imagem

Mcout
Mensagens: 184
Registrado em: 18 Fev 2014, 21:35

Re: Poder de Parada em armas curtas e longas

Mensagem por Mcout »

Pelos fatos que conheço, o vagabundo comum, geralmente quando leva o primeiro "caroço" de chumbo, corre, e chora como menininha, o leão vira gatinho. O vagabundo/criminoso brasileiro é covarde, age com violência por ter certeza da impunidade e da não reação, quando encontra alguém armado, se assusta e se borra todo. Mas, o criminoso profissional, que projeta ações mais elaboradas(assalto à banco ou carro forte), esse não adianta meter a .45, pois já tem um comparsa fazendo a visada na sua cabeça, são pessoas com treinamento, algumas vezes, policial(infelizmente), ou saído de um destes cursos formadores de seguranças particulares. A reação, neste segundo caso, deve sempre vir acompanhado do bom senso, evitando baixas entre inocentes, e a nossa própria segurança(a coragem é irmã da burrice).
"Você é livre para fazer suas escolhas, mas é prisioneiro das consequências". Pablo Neruda

Mcout
Mensagens: 184
Registrado em: 18 Fev 2014, 21:35

Re: Poder de Parada em armas curtas e longas

Mensagem por Mcout »

Quanto ao "stop power", compre uma 12 para defesa residencial e com a ação da telha da pump, o vagabundo já se mija todo, se reagir, mande o feixe de chumbo.
"Você é livre para fazer suas escolhas, mas é prisioneiro das consequências". Pablo Neruda

Raphaszp
Mensagens: 16
Registrado em: 02 Nov 2013, 14:36

Re: Poder de Parada em armas curtas e longas

Mensagem por Raphaszp »

Daniel Ribeiro escreveu:Para armas curtas, eu penso que é sempre ideal intercalar as munições no carregador. Uma Ogival jaquetada e uma ponta-oca jaquetada. Como o ideal é sempre acertar cada oponente pelo menos duas vezes, então você sempre terá o efeito desejado.

Sobre o Stopping Power, sim, é muito melhor mandar 185 grains de uma .45 ACP do que mandar 30 grains de um .22LR. Se você acertar 10 tiros de .22 no peito de um meliante, ele provavelmente vai morrer, mas vai morrer só daqui a 1 hora... até lá ele já matou toda a sua família. No entanto, acerta 2 tiros de .45 no peito do cara já garante que ele não seja capaz de lhe causar mais nenhum mal.
Boa Daniel ... esse é o famoso embate entre letalidade e incapacitação!

Henrique
Mensagens: 22
Registrado em: 14 Out 2014, 22:24

Re: Poder de Parada em armas curtas e longas

Mensagem por Henrique »

Mcout escreveu:Quanto ao "stop power", compre uma 12 para defesa residencial e com a ação da telha da pump, o vagabundo já se mija todo, se reagir, mande o feixe de chumbo.
Colega, certa vez, ouvi alguém mexendo na porta de casa, silencioso e rápido, cheguei perto da porta e acionei a telha da 12 que tinha...
Ouvi uma voz externa;
Corre!!

Depois fique na cama sentado rindo e pensando, será que ele sujou muito as calças??
Abatido psicologicamente por um simples acionamento de telha....adorei a reação!

G.Duty
Mensagens: 31
Registrado em: 08 Mai 2014, 12:54

Re: Poder de Parada em armas curtas e longas

Mensagem por G.Duty »

kkkkkkk..boa..é o que penso...o fato do cidadão ter uma arma em casa não faz com que seja necessário atirar contra os meliantes...só o fato de vc deixar o caboco saber que vc tem uma arma já o faz abortar a missão...agora me diz aí Henrique...e se vc não tivesse a bocuda em casa..sabe lá Deus o que poderia ter acontecido não é? espero que num futuro não mto distante possamos andar mais tranquilamente sabendo que não dependemos da segurança do estado para garantir a nossa...

PEDRO DUARTE
Mensagens: 22
Registrado em: 27 Fev 2014, 15:25

Re: Poder de Parada em armas curtas e longas

Mensagem por PEDRO DUARTE »

Linda .... queria ser uma mosca para ver a correria... Porem o mala saiu vivo e com a informação que naquela casa tem arma, e isso é bem preocupante.
Por isso, eu particularmente me posicionaria e espera entrar e ai.......

Leandro Bulldog
Mensagens: 181
Registrado em: 03 Out 2013, 15:26

Re: Poder de Parada em armas curtas e longas

Mensagem por Leandro Bulldog »

Bom dia!

Precisão é fundamental, e stopping power é relativo, o principal é atingir os pontos vitais:

http://wellingtonflagg.blogspot.com.br/ ... re-22.html

"Em Porto Alegre, há pouco tempo atrás, uma senhora cessou imediatamente a agressão de um assaltante em luta corporal com seu marido com um tiro exatamente desse modelo de revólver Rossi Princess de 2", 7 tiros .22lr na cabeça do mala, que veio a falecer 2 semanas depois no hospital...

"Li relatos do próprio cidadão que levou 3 tiros de .38spl +P+ à queima roupa e lutou até a fuga do meliante, perdendo os sentidos pouco tempo depois em função dos ferimentos, que felizmente não atingiram nenhum ponto vital."

Não adianta pensar que, se tiver um .357 Magnum em casa estará seguro. O grande problema no Brasil é o cidadão adquirir um armamento e não receber autorização para poder praticar!

Um absurdo total!

Treinamento, preparação física e mental são fundamentais!

Abraço!

Avatar do usuário
Lucas Parrini
Mensagens: 372
Registrado em: 12 Out 2014, 23:15

Re: Poder de Parada em armas curtas e longas

Mensagem por Lucas Parrini »

"não receber autorização para poder praticar!"

Complicado mesmo.

Estou na esperança de surgir um local no RJ que não precise de CR pra praticar. :|

Leandro Bulldog
Mensagens: 181
Registrado em: 03 Out 2013, 15:26

Re: Poder de Parada em armas curtas e longas

Mensagem por Leandro Bulldog »

Lucas Parrini escreveu:"não receber autorização para poder praticar!"

Complicado mesmo.

Estou na esperança de surgir um local no RJ que não precise de CR pra praticar. :|
Caro colega!

Geralmente os clubes oferecem cursos preparatórios de armamento e munição e devem possuir armas de fogo para orientação e prática no estande de tiro! No RJ deve haver vários!

Procure se informar por lá quem possa ter uma arma à disposição do mesmo modelo da sua!

Geralmente Taurus e Imbel são mais fáceis de encontrar!

Abraço.

Avatar do usuário
Daniel Ribeiro
Mensagens: 279
Registrado em: 30 Set 2013, 18:58
Localização: Osasco, SP
Contato:

Re: Poder de Parada em armas curtas e longas

Mensagem por Daniel Ribeiro »

Lucas, no Rio de Janeiro tem o Clube de Tiro e Caça do Brasil.

http://www.clubedetiroecacadobrasil.com ... 2&Itemid=3

Você não precisa ter CR para praticar... é só aparecer lá e usar as armas do clube.
Imagem

Avatar do usuário
Lucas Parrini
Mensagens: 372
Registrado em: 12 Out 2014, 23:15

Re: Poder de Parada em armas curtas e longas

Mensagem por Lucas Parrini »

Olá, bom dia!

Leandro, pior que eu não tenho nenhuma hahahaha! Realizei um curso no qual eu fiz 100 disparos, 50 de .380 e 50 de .38, me custou 650,00 em um preço promocional. Aprendi o básico, mas queria praticar para não esquecer o que aprendi.

Agora, com a indicação do Daniel, eu vou no mínimo 1x ao mês!!! :o
O site me informa que o domínio está em manutenção. Vou tentar de novo depois.

Muito obrigado, Daniel!
Você não tem idéia de como esse link me deixou feliz hahahahah! :lol:

Mas, voltando ao assunto original do tópico, já eu dei uma fugida...
Dá pra ter idéia do poder de parada de uma pistola pelo barulho? Pois quando eu disparei a pistola .380, obviamente ouvi o estouro... Mas em seguida, um policial atirou com uma .45 da baia do lado, meu deus do céu... Aquilo era um canhão! (A pergunta foi uma brincadeira, hein!)

Eu só escuto falar e leio que o .380 é fraco. No curso, tive quase certeza que era mesmo, cheguei a pensar:

"Pow, esse trequinho aqui não derruba com 1 só nem se pegar no tórax. Vou der que dar uns 3 ou 4, dependendo do tamanho e frenesi no agressor. O problema será como alegar legítima defesa com 4 disparos, as autoridades vão dizer que 1 era suficiente, só que não era."

Avatar do usuário
Daniel Ribeiro
Mensagens: 279
Registrado em: 30 Set 2013, 18:58
Localização: Osasco, SP
Contato:

Re: Poder de Parada em armas curtas e longas

Mensagem por Daniel Ribeiro »

Clube de Tiro e Caça do Brasil
Av. Presidente Wilson, 231 – Centro – Rio de Janeiro – RJ
CEP 20030-021
Telefone: (21) 7215-0019
E-mail: atendimento@clubedetiroecacadobrasil.com.br
Site: http://www.clubedetiroecacadobrasil.com.br

No Rio tem muitas opções. http://www.defesa.org/estandes-e-clubes ... e-janeiro/

Essa especificamente do CTCB é uma boa. Eu conheço um dos sócios do clube (Sr. Humberto). Pode ir lá sem medo, você vai conseguir atirar com as armas do clube. Se você for mesmo se dedicar a essa atividade, vale a pena se filiar ao clube, a munição fica mais barata... Além de você precisar ser filiado a um clube para poder fazer seu CR.
Imagem

Avatar do usuário
Daniel Ribeiro
Mensagens: 279
Registrado em: 30 Set 2013, 18:58
Localização: Osasco, SP
Contato:

Re: Poder de Parada em armas curtas e longas

Mensagem por Daniel Ribeiro »

Sobre o poder de parada... 380 é fraco? Só se você comparar com outros. Penso que o 380 é "suficiente" para o que se propõe. É um calibre que oferece pouco recuo, tornando-se mais fácil de usar, e quase 300 joules de energia, que não é pouco.

Sabendo que o objetivo das armas de defesa não é matar o oponente, mas sim interromper a agressão, o 380 "parece" ideal. Mas é aquele tal negócio: Não custa atirar 2, 3 ou 4 vezes pra garantir que o sujeito vai realmente parar... Tem gente que toma tiro e simplesmente ignora, continua com a agressão e vai se dar conta que foi alvejado minutos depois.

Particularmente, se houvesse a possibilidade, usaria apenas .40 para defesa... Mas não posso dizer que o .380 é ruim... ele só é "menos melhor". hehehehe

T+
Imagem

Avatar do usuário
Lucas Parrini
Mensagens: 372
Registrado em: 12 Out 2014, 23:15

Re: Poder de Parada em armas curtas e longas

Mensagem por Lucas Parrini »

Eu tentei em 4 do RJ, todos pediram CR para praticar. Mas vou cair dentro desse que você me indicou, pois não tentei nele ainda. No momento, ainda não consigo arcar com os custos de um CR, preciso mudar de emprego primeiro.

Esse é um dos comentários que vejo as pessoas falando sobre o .380: que acontece do agressor só perceber que foi atingido alguns momentos depois. Claro que depende de onde o disparo acertou, massa do agressor, etc... Mas acontece. Aí essas pessoas falam que o .380 é fraco.

Mas obrigado pelo esclarecimento, Daniel. Consegui entender que não é necessariamente fraco, idéia que entrou na minha cabeça e acabou ficando.

Agora, uma dúvida: Existe mesmo como ter a mesma munição .380, por exemplo, com pólvora de qualidade e quantidade diferente? Uma vez conversei com um policial que dizia fazer sua própria munição, então o .380 que ele usa pra praticar tem pouca pólvora pra não sair muito caro, mas em casa, para defesa, ele tem munições com concentração maior de pólvora, então o disparo de .380 dele "chega perto" de uma .40 de tão forte que é. Nesse caso, o poder de parada da .380 dele aumentaria. Isso tem fundamento?

Avatar do usuário
Daniel Ribeiro
Mensagens: 279
Registrado em: 30 Set 2013, 18:58
Localização: Osasco, SP
Contato:

Re: Poder de Parada em armas curtas e longas

Mensagem por Daniel Ribeiro »

Lucas, a recarga pode ser customizada sim... Dá para obter resultados muito diferentes dependendo da "receita" usada, mas existem limites (mínimos e máximos).

Não dá para encher o estojo com pólvora até a borda... Certamente a câmara da arma não vai aguentar e vai explodir (inutilizando a arma e provavelmente ferindo o atirador).

Também não dá para economizar muito na pólvora, pois é capaz da arma nem "ciclar" direito. O ciclo de ejeção e carregamento das pistolas é feito usando parte da energia do tiro... Se a energia não for suficiente, a arma não cicla... Ai é comum ver estojo preso na janela de ejeção, ou que nem mesmo sai da câmara após o disparo.

Mas acho difícil de conseguir, com um .380 ACP, resultado similar ao .40 AUTO... o .40 típico tem 630 joules, enquanto que o .380 típico tem 300 joules... Menos que a metade.
Imagem

Avatar do usuário
Lucas Parrini
Mensagens: 372
Registrado em: 12 Out 2014, 23:15

Re: Poder de Parada em armas curtas e longas

Mensagem por Lucas Parrini »

Entendi.
Obrigado pelos esclarecimentos! :)

Leandro Bulldog
Mensagens: 181
Registrado em: 03 Out 2013, 15:26

Re: Poder de Parada em armas curtas e longas

Mensagem por Leandro Bulldog »

Lucas Parrini escreveu:Olá, bom dia!

Leandro, pior que eu não tenho nenhuma hahahaha! Realizei um curso no qual eu fiz 100 disparos, 50 de .380 e 50 de .38, me custou 650,00 em um preço promocional. Aprendi o básico, mas queria praticar para não esquecer o que aprendi.

Agora, com a indicação do Daniel, eu vou no mínimo 1x ao mês!!! :o
O site me informa que o domínio está em manutenção. Vou tentar de novo depois.

"Pow, esse trequinho aqui não derruba com 1 só nem se pegar no tórax. Vou der que dar uns 3 ou 4, dependendo do tamanho e frenesi no agressor. O problema será como alegar legítima defesa com 4 disparos, as autoridades vão dizer que 1 era suficiente, só que não era."
Boa tarde!

Bah, é caro para dar uns tirin aí no RJ hein?

Mas tudo bem, depende do curso, se foi bom , valeu a pena...

Corroborando com o Daniel, duvido um mala tomar um tiro de .380 e ficar para levar outro...

E tem que estar muito drogado para vir pra cima tomando tiro de alguém armado...

Outra coisa, o .380 pode ser pouco eficiente para uso policial, tático, confronto com traficantes, etc., mas para defesa pessoal está dentro do aceitável...

Seria o sonho se um dia liberassem pelo menos o calibre .40sw para civis...

É surreal pensar que vai derrubar um cara apenas com um tiro de uma arma de mão, pode acontecer, como pode não acontecer...

A não ser que você use um .44 Magnum, 454 casull, ou um .500 Magnum...

Mas aí, depois do primeiro tiro dentro de casa, você certamente não vai querer dar outro... hehehehe

Abraço!

Responder