Revolver calibre .32SWL

joaorfig
Mensagens: 54
Registrado em: 29 Out 2013, 04:26

Revolver calibre .32SWL

Mensagem por joaorfig »

Pessoal alguém adquiriria um revolver calibre .32 SWL levando-se em conta que só podemos adquirir no SINARM duas armas curtas ou seja para quem quer possuir armas em mais de uma residência ela seria sua única arma curta em alguma residência e para o porte (imaginando que o porte fosse liberado para civis). Algumas vantagens dessa arma por já ter tido a oportunidade de usar... Elas possuem o cabo de madeira extremamente finos e com a armação mais fina e leve dos que os Snnuby calibre 38 de 5 tiros. Além disso pode carregas 6 balas com um volume muito menos do que um 38 SPL de 6 tiros e até mesmo de cinco tiros. O recuo é praticamente inexistente e é muito mais muito agradável de se usar. Também é uma arma de fogo circular o que torna muito mais confiável do que o .22 lr além de ser mais potente. Essa arma foi capas de parar um agressor que atacou uma senhora de 86 anos no Rio Grande do Sul (um tiro apenas dos dois foi no tórax). Essa arma estava a mais de trinta anos no guarda roupas e sem manutenção e funcionou quando a senhora idosa precisou salvando sua vida precisou. Outro detalhe é que se tratando de órgãos vitais um tiro de 32 SWL é mais eficiente do que um revolver 357 Magnum que atinja uma área mais distante do cento do peito como a lateral do tórax. Esse calibre já foi muito mais popular no Brasil do que o calibre 38 SPL e já foi muito usado inclusive pela polícia Norte - Americana. O problema é que apenas uma loja de armas no Brasil vende esses revolveres da Taurus e a disponibilidade de munição apesar de nunca encontrar em falta pode acabar diminuindo visto que a muitos décadas esse calibre vem perdendo espaço para o 38 SPL e quanto menos armas desse calibre menos os lojistas vendem sua munição. Com essas informações alguém interessado em um revolver compraria tal arma nova em uma loja?

Leandro Bulldog
Mensagens: 181
Registrado em: 03 Out 2013, 15:26

Re: Revolver calibre .32SWL

Mensagem por Leandro Bulldog »

Boa tarde!

Eu não iria em um .32sw, a não ser que tivesse somente esta opção.

Um bom revólver para ter em casa e portar é o RT 82 de 6 tiros em inox e .38 special, o qual um cara apresenta no vídeo que posto abaixo.

Eu, particularmente, preferiria um RT 817 de 7 tiros e 2"!

No caso de achar muito volumoso para portar escondido, a opção do RT 85 de 5 tiros em inox é pouca coisa maior que um chassi .32sw, tenho um e acho muito bom para esconder, na cintura ou no tornozelo, pode guardá-lo em uma pochete ou necessaire que cabe perfeitamente e ninguém irá perceber.

Para o RT 85 você encontra o cabo de madeira original da Taurus, que o deixa menor ainda e mesmo assim com uma empunhadura boa!

Os três casos, se você usar munição standard ogival, perceberá o mínimo recuo, um doce, pelo peso dos modelos inox, e se desejar, a opção em alumínio a "ultra light", que também com munição standard fica bem controlável numa arma super leve, que parece mais de brinquedo, em um calibre que gera mais energia, sendo mais eficiente que o .32sw !!!

Enfim, por isso e pelo que você mesmo mencionou, o calibre .38 é melhor, e você encontrará em qualquer loja de armas os modelos e as munições.

https://www.youtube.com/watch?v=yY_QKv3MSmw

Avatar do usuário
AgenteLeal
Mensagens: 91
Registrado em: 28 Jun 2015, 23:54

Re: Revolver calibre .32SWL

Mensagem por AgenteLeal »

Cara, se vc gosta de revolver, e quer ir pelo sinarm para aquisição, vai de rt 82 6 tiros, ou de rt 817, 7 tiros 2 polegadas(igual ao do meu avatar). Porto ele sempre problemas e ainda corro com ele.

Lembrando que 7 tiros é uma "GUERRA" numa situação urbana de defesa, pois antes do 4º disparo vc terá atingido/afugentado ou sido abatido neste tiroteio!

joaorfig
Mensagens: 54
Registrado em: 29 Out 2013, 04:26

Re: Revolver calibre .32SWL

Mensagem por joaorfig »

O cabo dor revolveres 32 SW são mais finos e temos 6 tiros que podem ser portados lembrando que 6 tiros em um 38 special faz MUITO mais volume. Apesar de preferir o revolver .38 pelo poder de parada fiz essa postagem para ver a opinião das pessoas por esse calibre que possui algumas características imbatíveis quando o assunto é beleza, portabilidade e controlabilidade.

Leandro Bulldog
Mensagens: 181
Registrado em: 03 Out 2013, 15:26

Re: Revolver calibre .32SWL

Mensagem por Leandro Bulldog »

Código: Selecionar todos

Pessoal alguém adquiriria um revolver calibre .32 SWL levando-se em conta que só podemos adquirir no SINARM duas armas curtas ou seja para quem quer possuir armas em mais de uma residência ela seria sua única arma curta em alguma residência e para o porte (imaginando que o porte fosse liberado para civis).
Bom dia!

Desculpe-me caro colega.

Lendo a sua postagem achei que você gostaria de saber se alguém se interessaria ou não em adquirir um revólver em calibre .32sw. e o por quê.

Mas agora lendo a sua nova mensagem vi que a pergunta era somente para os que possuem ou querem adquirir um revólver em .32sw e suas impressões e vantagens.

Lembrando que um revólver 6T .38spl é mais volumoso que um 6T .32sw e ambos são mais volumosos que um 7T .22lr.

:ugeek:

att

Erick Tamberg
Mensagens: 692
Registrado em: 09 Jun 2016, 13:50

Re: Revolver calibre .32SWL

Mensagem por Erick Tamberg »

Um revólver nesse calibre estaria longe de ser a minha primeira opção. Considero-o, no entanto, útil para pessoas fracas ou de pequeno porte físico que tenham dificuldade em manusear um .38 SPL. Já tive alunas cujas mãos sequer conseguiam empunhar um .38 SPL, mas que não fizeram feio quando recebiam treinamento com um velho .32 S&W Longo.

Aprecio muito a precisão desse calibre. Se tiver acesso a munição canto-vivo, mesmo um revólver de miras fixas e 3" de cano, por exemplo, deixa qualquer um boquiaberto com o grau de precisão que tem uma arma tão depreciada.

Vale lembrar que, aqui no Brasil, o .38 SPL foi de uso restrito de 1936 a 1965. O teto era o .38 S&W ("Curto"), usado em revólveres de abrir por cima. Por isso a popularidade do .32 S&WL no passado.

A demanda por armas novas nesse calibre, aqui no Brasil, é próxima de zero. A Taurus produz, para exportação, revólveres em calibre .32 H&R Magnum, que calçam sem problemas o .32 S&W Longo. São muito populares em Portugal.

Como a maior parte dos revólveres nesse calibre é antiga, é comum estarem acompanhados de munição velha também. Deve ser a combinação arma/calibre mais enviada para a Perícia com cartuchos falhados.

Erick Tamberg
Mensagens: 692
Registrado em: 09 Jun 2016, 13:50

Re: Revolver calibre .32SWL

Mensagem por Erick Tamberg »

O caso de Caxias do Sul - RS reflete bem o público a quem se destinam os revólveres .32 S&W Longo.

Vale lembrar que aquela senhora defendeu-se de um agressor SOZINHO e DESARMADO, que, dada a diferença de condição física entre os dois, realmente representava-lhe risco de morte. Não creio que a vítima, com suas mãos fracas e trêmulas, conseguisse manejar com eficiência um simples .38 SPL.

Se a vítima fosse um homem adulto, em boas condições físicas, atirar contra o agressor naquelas circunstâncias seria considerado excesso. No máximo, seria aceito que a vítima se defendesse a pauladas.

Erick Tamberg
Mensagens: 692
Registrado em: 09 Jun 2016, 13:50

Re: Revolver calibre .32SWL

Mensagem por Erick Tamberg »

Muitos proprietários de revólveres calibre .32 S&W Longo não sabem que existem speed-loaders para essas armas.

Nesta semana recebi um par do modelo 32-J da HKS. Serviram direitinho no velho INA.

Pedi pelo Ebay. Chegou normalmente, sem taxação nem envio para a fiscalização do Exército.

Rafael Oliveira
Mensagens: 438
Registrado em: 11 Dez 2017, 06:10

Re: Revolver calibre .32SWL

Mensagem por Rafael Oliveira »

Erick Tamberg escreveu:O caso de Caxias do Sul - RS reflete bem o público a quem se destinam os revólveres .32 S&W Longo.

Vale lembrar que aquela senhora defendeu-se de um agressor SOZINHO e DESARMADO, que, dada a diferença de condição física entre os dois, realmente representava-lhe risco de morte. Não creio que a vítima, com suas mãos fracas e trêmulas, conseguisse manejar com eficiência um simples .38 SPL.

Se a vítima fosse um homem adulto, em boas condições físicas, atirar contra o agressor naquelas circunstâncias seria considerado excesso. No máximo, seria aceito que a vítima se defendesse a pauladas.
Erick um homem também poderia atirar no bandido desarmado em legítima defesa. Ninguém é obrigado a sair no braço com bandido para proteger a própria vida. Usa o que tem a mão. Não houve excesso algum, assim como não há uma tabela do que pode ou não ser usado conforme condições físicas do cidadão e do bandido;

Eu aposto que não seria considerado excesso um homem atirar em outro que invadiu seu lar a noite, ainda que o bandido estivesse desarmado. Que algum delegado ou promotor queira aparecer, ok. Mas um juiz pronunciar o cidadão e o júri condená-lo eu acho praticamente impossível.

Desconheço qualquer caso em que uma pessoa tenha sido condenada em circunstâncias semelhantes a essa hipótese (homem matando a tiros invasor desarmado). Se tiver algum exemplo, por favor compartilhe.

Erick Tamberg
Mensagens: 692
Registrado em: 09 Jun 2016, 13:50

Re: Revolver calibre .32SWL

Mensagem por Erick Tamberg »

Rafael Oliveira escreveu:
Desconheço qualquer caso em que uma pessoa tenha sido condenada em circunstâncias semelhantes a essa hipótese (homem matando a tiros invasor desarmado). Se tiver algum exemplo, por favor compartilhe.
Embora não exista, legalmente, uma "tabela" de emprego da força em legítima defesa, existem vários modelos de uso progressivo, com fins meramente ilustrativos, que se prestam a essa função (termômetro, modelos FLETC, CSC e outros).

Muitos operadores do Direito chegam a estudar isso, porém, aplicam tais "tabelas" de forma equivocada. São úteis para ensinar um profissional a andar sobre uma tênue linha, com a cadeia de um lado e o cemitério do outro. O errado é exigir isso de pessoas comuns que se defendem por puro instinto. Mas isso tem acontecido. Vide o cunhado da Ana Hickmann.

Nas condenações que conheço, a tese da acusação costuma ser simples: o criminoso morto tinha antecedentes por FURTO. Visava apenas o patrimônio. Não oferecia risco. Ou era apenas um pichador...

Legítima defesa não é algo tão simples de se provar quanto parece.

Erick Tamberg
Mensagens: 692
Registrado em: 09 Jun 2016, 13:50

Re: Revolver calibre .32SWL

Mensagem por Erick Tamberg »

Outra coisa: usar a arma de fogo não significa, necessariamente, atirar no agressor.

Na hipótese que você colocou, uma simples pergunta ao júri quebraria a tese de legítima defesa: "O réu tinha condições de RENDER seu antagonista em vez de alvejá-lo?"

Avatar do usuário
raubvogel
Mensagens: 422
Registrado em: 22 Abr 2016, 15:16

Re: Revolver calibre .32SWL

Mensagem por raubvogel »

Interessante que quando eu acabei de ver o video antigo (1990) do Assad Ayoob sobre quando usar deadly force,

Assistir no YouTube
eu vejo esta thread.

Erick, alguem poderia usar o principio de "habilidade, opportunidade, e intencao," mencionado no video, para se defender contra esta pergunta ao juri?

Erick Tamberg
Mensagens: 692
Registrado em: 09 Jun 2016, 13:50

Re: Revolver calibre .32SWL

Mensagem por Erick Tamberg »

Raubvogel,

Vai de situação para situação, já que o Direito não é uma ciência exata.

Quem se defende de um agressor tem que estar preparado para se defender uma segunda vez, nos tribunais.

É sempre interessante tentar se enxergar em todos os papéis - promotor, jurado, juiz....os júris simulados que são feitos nas faculdades de Direito são ótimos para isso. Quando eu lecionava Uso Progressivo da Força, costumava fazer esse tipo de exercício com meus alunos. Era o mesmo tipo de aula que Massad Ayoob estava ministrando nesse vídeo.

Quando o tema era "faca versus arma de fogo", eu usava, sem aviso, um desses punhais vendidos em lojas de mágica. Abandonei o método depois que um aluno quase desmaiou de susto (não o que estava sendo "esfaqueado", mas um que estava assistindo a cena...). Apesar disso, nenhum aluno meu levou uma facada até hoje.

Outro exercício era simular um cliente, irritado, preso na porta giratória de uma agência bancária, e que, ao entrar, avançava contra o vigilante. Mais de 90% atiravam contra o cliente nervoso. Quando isso acontecia, eu ligava a TV com a chamada de uma matéria jornalística sobre um fato semelhante - o vigilante, além de preso, era esculhambado pela imprensa.

Argumentações jurídicas são mais úteis na primeira fase do processo, para rebater as acusações do Ministério Público. No júri, encenações como esta funcionam melhor.

Rafael Oliveira
Mensagens: 438
Registrado em: 11 Dez 2017, 06:10

Re: Revolver calibre .32SWL

Mensagem por Rafael Oliveira »

Erick,
O cunhado da Ana Hickman sequer foi pronunciado.
Todos os casos que eu me recordo de pixadores também não resultaram em condenação, inclusive um recente em que PMs mataram dois em um prédio na ZL de SP.
Como disse, umsma coisa é o delegado ou o promotor quererem aparecer. Outra é o juiz dar seguimento a ação e outra o júri condenar. Mais fácil o júri absolver um culpado do que condenar um inocente.
A defesa tem plenas condições de provar que é muito difícil uma pessoa sozinha render outra (existem muitos vídeos com policiais em que o bandido reage e até mata o agente da lei). Além, é claro, de poder dizer: "eu mandei ele ficar parado, mas ele veio pra cima de mim e eu atirei". Ou como dizem os policiais: eu dei voz de prisão, mas ele reagiu e tive que atirar.

Erick Tamberg
Mensagens: 692
Registrado em: 09 Jun 2016, 13:50

Re: Revolver calibre .32SWL

Mensagem por Erick Tamberg »

Esse inquérito dos PMs que atiraram nos pichadores tramitou na minha delegacia. Vou ver com que equipe está.

Mas, fora isso, a dor de cabeça até a absolvição é enorme. Esta pode ocorrer depois de a pessoa já ter passado um tempo presa em flagrante. Toda essa enchição de saco no meio do caminho pode ser tão desgastante e custosa quanto uma condenação.

Sem contar, ainda, as outras esferas: até nos EUA, familiares de criminosos tem processado a vítima que reagiu...

Rafael Oliveira
Mensagens: 438
Registrado em: 11 Dez 2017, 06:10

Re: Revolver calibre .32SWL

Mensagem por Rafael Oliveira »

Erick,
Sem dúvida a encheção de saco e o gasto com advogados podem ser enormes.
No caso de processos civis, caso haja absolvição penal desde que não seja por falta de provas), estarão fadados a improcedência.

moliternoga
Mensagens: 807
Registrado em: 24 Out 2015, 21:14

Re: Revolver calibre .32SWL

Mensagem por moliternoga »

Ultimamente tenho visto casos de bandidos ou familiares que processam suas vítimas em caso de reação (processo na esfera civil), ou por exemplo em outro caso que o ladrão entrou na casa pra furtar e o cão da família detonou o cara o ladrão entrou na justiça pedidndo indenização. É claro que isso é um absurdo, algo incoerente até de ser aceito pela justiça. Enfim, onde quero chegar é, as vítimas de roubo, furto e etc deveriam começar a fazer o mesmo nos casos que o autor do crime seja conhecido. Queria ver qual seria o posicionamento dos juízes nesses casos, vítimas processando criminosos por danos morais e etc.

ELF
Mensagens: 143
Registrado em: 04 Mai 2017, 00:09

Re: Revolver calibre .32SWL

Mensagem por ELF »

Essa discussão gira em torno das ofendiculas ou ofensaculas, que são as proteções que colocamos em nossas casas. É necessário ter sinalização indicando a existência delas é etc..... mas concordo que é um absurdo responsabilizar alguém civilmente por conta denim invasor atingido

Erick Tamberg
Mensagens: 692
Registrado em: 09 Jun 2016, 13:50

Re: Revolver calibre .32SWL

Mensagem por Erick Tamberg »

ELF escreveu:Essa discussão gira em torno das ofendiculas ou ofensaculas, que são as proteções que colocamos em nossas casas. É necessário ter sinalização indicando a existência delas é etc..... mas concordo que é um absurdo responsabilizar alguém civilmente por conta denim invasor atingido





ELF,

Sobre os ofendículos, deve ser dada especial atenção às cercas eletrificadas, já que são regulamentadas por norma ABNT e, em alguns casos, por legislação municipal.

Erick Tamberg
Mensagens: 692
Registrado em: 09 Jun 2016, 13:50

Re: Revolver calibre .32SWL

Mensagem por Erick Tamberg »

Voltando ao tema original:

Outras dificuldades atreladas à quase obsolescência do calibre .32 S&W Longo são a dificuldade de obtenção de acessórios (achar um simples "baleiro" é muito difícil) e poucos clubes disponibilizam munição recarregada (e, quando há, é do tipo canto-vivo).

A ADDG era o único clube que conheci que fornecia munição recarregada nesse calibre aos sócios, bem como munição canto-vivo de fábrica da CBC e Lapua.

Como o .32 S&W Longo é um cartucho de baixa pressão e velocidade, as munições expansivas nesse calibre vão depender de um bom comprimento de cano para funcionarem a contento. E, convenhamos: para tiro de precisão, um .32 S&W Longo de 6" é ótimo, mas, para defesa, é o pior dos dois mundos: grande, de baixa capacidade e com um cartucho fraco!

Parece-me que as as cargas de fábrica da Sellier &Bellot ou Fiocchi seriam as melhores opções.

flavio380
Mensagens: 480
Registrado em: 12 Jun 2016, 16:51

Re: Revolver calibre .32SWL

Mensagem por flavio380 »


Responder