Xodó 9mm x .40??

gnovaes
Mensagens: 9
Registrado em: 17 Abr 2015, 13:06

Xodó 9mm x .40??

Mensagem por gnovaes »

Olá pessoal, tudo bem? Sou novo no fórum como inscrito mas acompanho os tópicos há pelo menos 1 ano.

Temos acompanhado a situação de nosso país que se degrada a cada dia, com a bandidagem agindo livremente sem pudor algum.
Minha dúvida é a seguinte. Sou militar do Exército (tenente de carreira), já possuo uma pt 638 e estou adquirindo um rt 85s de um colega. Essa semana estava ocorrendo a LAAD no Rio de Janeiro, a qual visitei e tive oportunidade de "brincar" no estande da IMBEL. Já tenho ideia de no futuro adquirir uma 9mm gc sem restrição de tamanho, seria uma arma para eu usar em missão também caso quisesse(apesar de não poder mas a gente nunca sabe o dia de amanhã nesse país).

Duas armas me chamaram atenção, a xodó 9mm e .40. Apesar delas serem ação simples e cheias de cantos vivos, achei até leve em relação as outras e não tenho dúvida da confiabilidade da IMBEL. Minha intenção seria usar para porte velado, substituindo a minha 638 (que nunca falhou com munição real), tendo assim um calibre mais potente. Qual seria a melhor na opinião dos senhores? A 9mm teria a facilidade de usar no estande da OM, sem gastar com munição no caso de treinamento, já a .40 dizem ser mais própria para defesa pessoal. Uma 9 com munição expansiva cumpre bem a missão ou vale a pena pegar uma .40 ? Tive a oportunidade de conversar com policiais federais que indicaram a 9mm, um policial civil de SC que afirmou que se pudesse também teria uma 9mm e com policiais militares que se mostraram fãs da .40. A logística dificulta um pouco, dado que a compra de munição é extremamente dificultada pelo próprio Exército, fato inconcebível para mim, bom seria se fossemos um país livre e que o cidadão pudesse chegar na loja e comprar munição sem essas restrições absurdas de ter que ser somente na fábrica.

Desde já agradeço a atenção e a ajuda!

nunes762
Mensagens: 47
Registrado em: 06 Out 2013, 20:29

Re: Xodó 9mm x .40??

Mensagem por nunes762 »

Boa Tarde,

Vejo q vc é Mil do EB,Sou Sgt do EB e tbm estava na duvida. vou de 40 xodo.

hj em dia é mais facil achar Mun recarregada 40 pra atirar do q 9mm. e atirar em Stand de OM não é atrativo. Só mesmo se vc quiser usar sua arma no TAT.

Estou dando entrada esse ano na 40. eu tenho hj uma glockg25 que tbm supre minhas necessidades.

e se for em missão da força. arma brasonada da reserva, não use sua PST particular. vi caso de um Of que usava sua IMBEL brasonada. um dia precisou usar ficou sem arma,quando usamos nossa arma ela é recolhida como peça de inquerito. Qeue seja a da OM. Este Of teve q pedir ao cmt termo de cautela de uma beretta pra não ficar desarmado.

Abraços!

Sertão!
Dulce et decorum est pro patria mori!

gnovaes
Mensagens: 9
Registrado em: 17 Abr 2015, 13:06

Re: Xodó 9mm x .40??

Mensagem por gnovaes »

Pois é, eu sei dessa situação que arma particular pode ficar retida. Tenho alguns amigos que possuem a 9mm e usam para porte diario. Minha dúvida fica na questão da transfixação do alvo com a 9. Uma munição expansiva seria o suficiente para evitar esse efeito? Sem contar que pelo que sei o recuo da 9mm é bem mais suave que da .40.

Se somar todos os prós e contras dos dois calibres, qual a maioria daqui escolheria se tivesse essa oportunidade?

Avatar do usuário
Vitinho
Mensagens: 79
Registrado em: 01 Jan 2015, 00:29
Localização: Itaipava - RJ

Re: Xodó 9mm x .40??

Mensagem por Vitinho »

Apesar de aqui no Brasil serem calibres restritos e eu não sou militar, já atirei muitas vezes em ambos calibres em stands no EUA, sempre que viajo atiro em stands por lá... e se me fosse dada oportunidade de escolher entre esses 2 calibres, não pensaria nem 2 segundos.... 9mm certamente... pra mim não é atoa que a muitos anos é o calibre mais largamente utilizado por forças policiais ao redor do mundo...

gnovaes
Mensagens: 9
Registrado em: 17 Abr 2015, 13:06

Re: Xodó 9mm x .40??

Mensagem por gnovaes »

Nunes762 vc vai comprar qual .40??

Vitinho, você escolheria a 9mm com tanta certeza porque? Minha ressalva em relação ao 9mm eh a questão da transfixação dele.

E o resto do pessoal aqui, qual escolheria para defesa??

Abraços!
Aviaçao!

LHV
Mensagens: 90
Registrado em: 17 Abr 2015, 21:51

Re: Xodó 9mm x .40??

Mensagem por LHV »

Use um bom projetil expansivo e não terá problemas quanto a isso , .40 em cano de 5 polegadas e projetil todo jaquetado ( FMJ ) tambem transfixa e transfere menos energia , se vai usar a arma para defesa esqueça projetil ogival e FMJ , quanto a qual vai matar ou tirar de combate mais rapido vai depender de onde pegar o tiro , os dois calibres sao bons para isso , vc deve pensar mais sobre a disponibilidade das muniçoes , quais estarao mais disponiveis para dar mais tiros por menos $$$$$.

Avatar do usuário
Vitinho
Mensagens: 79
Registrado em: 01 Jan 2015, 00:29
Localização: Itaipava - RJ

Re: Xodó 9mm x .40??

Mensagem por Vitinho »

Gnovaes,

Escolheria a 9mm pois é um calibre de manuseio extremamente fácil, baixissimo recuo, em uma situação real é mais fácil de acertar o alvo e quanto a transfixar o alvo, me falta conhecimento com embasamento técnico pra te responder isso... mas por achismo, acredito que com uma munição hollow point, não haja o perigo de transfixar como com as pontas jaquetadas ogivais, mas eu diria que o melhor é você testar se possível as duas e poder dizer com certeza mais te agrada... como eu disse, eu tive oportunidade de testar ambos calibres com "mesma" arma, usei G19 e a G23 e digo... nao pensaria em optar pela G19... achei muito mais confortável, ótima pistola.... não que a G23 não seja, mas o manuseio d 9mm é mais fácil e lhe dá mais acertividade, e quanto ao calibre em si... a 9mm já mostrou o quanto é eficiente haja vista a quantidade de forças policiais e forças militares que o utilizam em todo mundo, incluindo o FBI, OTAN, USMC, SEAL, etc... enfim... mas é muito pessoal....

CarlosBotelho
Mensagens: 20
Registrado em: 25 Mar 2015, 17:32

Re: Xodó 9mm x .40??

Mensagem por CarlosBotelho »

Boa tarde!

Bom eu iria de 9mm, por um único motivo, se é para defesa, nada melhor que um calibre de baixo recuo e em consequencia maior precisão que a .40. Quanto a transfixação do alvo como já foi dito é questão da munição, melhor sempre uma ponta oca (que transfere maior energia ao alvo e teria um melhor stopping power), se usar jaquetada vai transfixar com verteza tanto de 9mm quanto de .40.

abraço!
Carlos B.
ΜΟΛΩΝ ΛΑΒΕ

gnovaes
Mensagens: 9
Registrado em: 17 Abr 2015, 13:06

Re: Xodó 9mm x .40??

Mensagem por gnovaes »

Valeu pelas respostas!!!

Agora Acho que já tenho definido o calibre!!

Sve
Mensagens: 2
Registrado em: 02 Jun 2015, 15:04

Re: Xodó 9mm x .40??

Mensagem por Sve »

Também sou oficial da aeronáutica e estou com dúvida.
Gostaria de saber se é fácil encontrar munição recarregável para 9mm?
Essa é a minha única preocupação por causa do treinamento.

camilo
Mensagens: 37
Registrado em: 04 Ago 2014, 18:57

Re: Xodó 9mm x .40??

Mensagem por camilo »

Tbm sou oficial da FAB, e respondendo a pergunta: é difícil encontrar 9mm recarregada, eu fui no .40 e estou muito feliz. Comprar arma para ter limitação de treino não dá. Se vc for comprar, dar meia dúzia de tiros no estande e guardar é uma coisa. Mas para quem quer treinar com restrito é .40 ou .45.

Conforme minhas pesquisas:
- Ambos são excelente calibres, e usando a munição gold no 9mm supre bem a necessidade sem se preocupar com transfixação.
- 9mm ganha em capacidade (e entendo este ser um fato muito relevante para o uso militar dela)
- 9mm ganha em recuo um pouco menor (já atirei com as duas no mesmo dia, a diferença não achei tão grande no recuo).
- precisão para mim foi indiferente
- .40 ganha em poder de parada.
- .40 ganha em facilidade de encontrar recarregada
- .40 ganha na liquidez de mercado, se um dia vc quiser vender a 9mm p comprar outra vai ter trabalho

Usaram como exemplo os EUA, se eu tivesse lá eu também iria de G19 (9mm), mas para uso no BR eu não tenho dúvida em recomendar o .40

Sve
Mensagens: 2
Registrado em: 02 Jun 2015, 15:04

Re: Xodó 9mm x .40??

Mensagem por Sve »

Ajudou muito, estava com essa dúvida, pois acreditava que não seria muito fácil encontrar munição recarregada para 9mm.
Também não sei qual seria o valor dessa munição, tendo em vista que é mais restrita ainda.
Depois dessa acho que vou ficar com a .40 mesmo.
Muito obrigado Camilo!

Responder