Forma correta de desarmar o cão na CZ P07

ontariorat
Mensagens: 19
Registrado em: 10 Fev 2015, 21:13

Forma correta de desarmar o cão na CZ P07

Mensagem por ontariorat »

Olá Pessoal,

Recentemente diz a aquisição de uma Pistola CZ Duty P07 .380 para defesa pessoal que deverá chegar em alguns dias. Antes de comprar a arma fiz um bom curso de tiro que sanou muitas dúvidas que tinha, entretanto uma passou batido e não perguntei ao instrutor. A pergunta é muito básica.

Irei guardar a arma em um cofre, municiada no carregador e com uma bala na "agulha". A minha dúvida é que após eu engatilhar a arma para que a munição suba para a o cano, qual é o procedimento correto e seguro para eu desarmar o cão sem correr o risco da pistola disparar? Sei que existe o mecanismo de Deckocking que o cão ficaria em desarme, mas acredito que o cão ficará a certa distância desta posição original de desarme e não na posição original de desarme.

O que eu não gostaria de fazer é o velho modo de apertar o gatilho e destravar o cão ao mesmo tempo, pois acho um procedimento muito inseguro.

Abs.

Marcio.

variedades
Mensagens: 524
Registrado em: 11 Jan 2014, 18:11

Re: Forma correta de desarmar o cão na CZ P07

Mensagem por variedades »

Colega, faça o seguinte:

1. Aponte a arma para um local seguro (chão com grama, areia, nada de apontar para o piso cerâmico ou concreto, na dúvida aponte para um colchão).

2. Coloque o seu dedão entre o cão e o ferrolho, e pressione levemente o gatilho até sentir o "click" de que o disparo iria ser realizado, o seu dedão vai impedir este disparo, e após TIRE o dedo do gatilho. Quanto você soltar o gatilho a trava interna entra em ação. Assim poderá soltar levemente o cão, ele descerá cerca de 80% e então vai parar no lugar correto, que é cerca de 20% acima da agulha.

Acho que só falando assim fica difícil. Se não entender me avise que vemos como lhe mostrar de uma forma mais ilustrativa.

ontariorat
Mensagens: 19
Registrado em: 10 Fev 2015, 21:13

Re: Forma correta de desarmar o cão na CZ P07

Mensagem por ontariorat »

Ok. Ficou claro. Estou aguardando a arma e assim que chegar treinarei o procedimento e qualquer coisa retorno aqui.

Muito obrigado.

Márcio.

ontariorat
Mensagens: 19
Registrado em: 10 Fev 2015, 21:13

Re: Forma correta de desarmar o cão na CZ P07

Mensagem por ontariorat »

Variedades,

Os vídeos abaixo explicam o procedimento que descreveu:

https://www.youtube.com/watch?v=EC6fydtKwRc

https://www.youtube.com/watch?v=neoaoZh9lKE

Interessante, não conhecia esta forma. Parece ser mais seguro.

Márcio.
Editado pela última vez por ontariorat em 18 Fev 2015, 19:26, em um total de 1 vez.

variedades
Mensagens: 524
Registrado em: 11 Jan 2014, 18:11

Re: Forma correta de desarmar o cão na CZ P07

Mensagem por variedades »

Márcio, agradeço pelos vídeos. Advirto, entretanto, que tais vídeos são para quando NÃO SE TEM MUNIÇÃO NA CÂMARA, porque se fizer como nos vídeos acima, até o final, pode ocorrer um disparo acidental! Isso porque não se está soltando o gatilho após começar o procedimento. Atenção a todos, NUNCA façam o que consta no vídeo acima com munição na câmara, somente sem munição para guardar a arma.

Então para deixar uma munição na câmara e fazer o decock deve-se PRIMEIRO soltar o gatilho para DEPOIS soltar o cão que, por motivo de segurança, baixa até cerca de 20% e não TOCA na agulha.

ontariorat
Mensagens: 19
Registrado em: 10 Fev 2015, 21:13

Re: Forma correta de desarmar o cão na CZ P07

Mensagem por ontariorat »

Valeu pelo alerta.

Outra dúvida, o cão ficar parado em 20% ao contrário do final não danificaria a longo prazo algum mecanismo da pistola?

Márcio.

variedades
Mensagens: 524
Registrado em: 11 Jan 2014, 18:11

Re: Forma correta de desarmar o cão na CZ P07

Mensagem por variedades »

Que eu saiba não, justamente porque a mola vai estar quase toda descomprimida. Este é o modo de a deixar para guarda a longo prazo com munição na câmara.

ontariorat
Mensagens: 19
Registrado em: 10 Fev 2015, 21:13

Re: Forma correta de desarmar o cão na CZ P07

Mensagem por ontariorat »

Ok.

Estranho os vídeos propagarem esta forma de Deckocking como sendo segura.

Pelo que notei, a diferença do método que descreveu com o do vídeo é soltar o gatilho antes de descer o cão e parar nos 20%.

Para o caso da CZ acho que ela tem o mecanismo de Deckocking, o que eu estava encucado é deixar o cão nos 20%, pois achava que poderia danificar algo. Melhor então eu utilizar o Deckocking.

Ontem a PF me ligou informando que o CRAF está pronto. Deve levar mais umas duas semanas até que eu tenha a arma em mãos. E eu achando que financiar a minha casa foi algo burocrático, não passou nem perto de comprar essa arma.

Márcio.

Avatar do usuário
Rodrigo Félix
Mensagens: 27
Registrado em: 10 Out 2013, 08:41
Localização: Santa Catarina

Re: Forma correta de desarmar o cão na CZ P07

Mensagem por Rodrigo Félix »

Bom dia,

CZ Duty P 07 não possui mecanismo de Deckocking, o mesmo deve ser comprado e instalado separadamente.
Infelizmente é uma das diferenças da 9mm que já vem com o mesmo no modelo original.
Não conheço ninguém que tenha feio a conversão porem já vi videos no youtube que mostram como fazer, acredito que fora um mecanismo próprio para o fim, o desarme via ação manual corre um risco muito grande de falha, eu particularmente prefiro utilizar a trava de segurança da própria arma.

Abraço
"Se o ladrão for achado roubando, e for ferido, e morrer, o que o feriu não será culpado do sangue."
Êxodo 22:2

ontariorat
Mensagens: 19
Registrado em: 10 Fev 2015, 21:13

Re: Forma correta de desarmar o cão na CZ P07

Mensagem por ontariorat »

Rodrigo,

Confirmei com o vendedor e ele informou que a CZ Duty P07 .380 está vindo com o kit de Deckoking e trava do gatilho, por padrão o Deckoking é que está instalado, mas se eu quiser posso mandar trocar para a trava que já faz parte do kit.

Um ponto de observação é que a CZ Duty P07 380 possui duas versões, uma denominada 1.0 e outra 2.0. O vídeo abaixo apresenta as diferenças, mas é na versão 9mm (9 x 19).

https://www.youtube.com/watch?v=Z1uZonxSmtI

No site da fabricante não fala do modelo .380, que li em algum lugar foi criado somente para o mercado brasileiro uma vez que o maior calibre aqui para civil é o .380.

http://www.czub.cz/en/catalog/79-pistol ... _DUTY.aspx

Assim que eu receber a arma vou checar e te confirmo.

Abs.

Márcio.

Avatar do usuário
Rodrigo Félix
Mensagens: 27
Registrado em: 10 Out 2013, 08:41
Localização: Santa Catarina

Re: Forma correta de desarmar o cão na CZ P07

Mensagem por Rodrigo Félix »

Ótima noticia!
Quando receber confirma, pois estou pensando em passar a minha p frente e se isso for verdade só dou o upgrade no modelo.

Abraço
"Se o ladrão for achado roubando, e for ferido, e morrer, o que o feriu não será culpado do sangue."
Êxodo 22:2

ontariorat
Mensagens: 19
Registrado em: 10 Fev 2015, 21:13

Re: Forma correta de desarmar o cão na CZ P07

Mensagem por ontariorat »

Rodrigo,

Já botei a mão na máquina.

Realmente veio com o Deckocking - desarmador do cão (já instalado) e a trava de segurança à parte caso eu queira trocar o sistema. No caso, vou deixar o deckocking que já veio instalado de fábrica, pois prefiro assim.

Apesar de ainda não ter atirado com ela eu gostei muito da arma, achei bem leve em comparação a uma PT 938 que eu tinha usado em um curso de tiro que fiz. Achei até bem compacta, esperava um tamanho um pouco maior, achei perfeita no tamanho e design. Parece ser uma baita de uma pistola.

Falta só testá-la em um estande, agora vem a segunda parte da minha luta, obter o CR.

E vamo que vamo, pois sei que é uma briga que vai durar meses. :D :D :D :D

Abs.

Márcio.

Avatar do usuário
Rodrigo Félix
Mensagens: 27
Registrado em: 10 Out 2013, 08:41
Localização: Santa Catarina

Re: Forma correta de desarmar o cão na CZ P07

Mensagem por Rodrigo Félix »

Bah... muito boa noticia e parabéns pela compra!!!!

:)
"Se o ladrão for achado roubando, e for ferido, e morrer, o que o feriu não será culpado do sangue."
Êxodo 22:2

Responder