Calibre restrito ou pemitido

Avatar do usuário
Fearless
Mensagens: 13
Registrado em: 02 Abr 2015, 16:05

Re: Calibre restrito ou pemitido

Mensagem por Fearless »

Jefferson,

Não sei por quê a Marinha tem essa mania de querer fazer as coisas de forma diferente. A Força Aérea segue as Portarias baixadas pelo EB e não arranja complicação para o seu pessoal.

De qualquer forma, dá uma olhada porque eu conheço militares da MB que adquiriram normalmente armas de uso permitido no comércio especializado.

Jefferson MB
Mensagens: 8
Registrado em: 04 Abr 2015, 15:07

Re: Calibre restrito ou pemitido

Mensagem por Jefferson MB »

É meu amigo Fearless...
Não sei a razão. Mas é certo que a norma da MB afirma expressamente que "apenas nas fábricas".
Talvez esses militares da MB que compraram nos comércios tenham feito por CR de atirador ou colecionador, e não pelo SIGMA-MB.
Valeu.

Avatar do usuário
Fearless
Mensagens: 13
Registrado em: 02 Abr 2015, 16:05

Re: Calibre restrito ou pemitido

Mensagem por Fearless »

Você tem uma cópia digital dessa portaria?

Jefferson MB
Mensagens: 8
Registrado em: 04 Abr 2015, 15:07

Re: Calibre restrito ou pemitido

Mensagem por Jefferson MB »

Não tenho, não.
Só imprimi algumas páginas que me interessavam (sobre porte e registro)

Avatar do usuário
Fearless
Mensagens: 13
Registrado em: 02 Abr 2015, 16:05

Re: Calibre restrito ou pemitido

Mensagem por Fearless »

Se conseguir uma via digital seria bom para poder analisá-la como um todo.

rafaelsilva
Mensagens: 22
Registrado em: 05 Abr 2015, 12:19

Re: Calibre restrito ou pemitido

Mensagem por rafaelsilva »

Segue o extrato da Portaria que versa sobre tal assunto:

XX. AQUISIÇÃO DE ARMAS
A concessão de autorização para a compra de armas é de responsabilidade do Titular da OMV do adquirente. Quando o solicitante for o Comandante/Diretor a concessão será do seu ComImSup.
XX.1 Local de aquisição de armas
a) as armas poderão ser adquiridas pelo pessoal da MB apenas nas fábricas;
b) o local de entrega das armas adquiridas será, obrigatoriamente, o da OMV do militar adquirente, e estas deverão vir acompanhadas de Nota Fiscal (NF) contendo os respectivos números de série e modelos; e
c) o pagamento financeiro da arma será efetuado pelo militar interessado, mantendo a OMV informada.
XX.2 Providências para aquisição de arma - Para aquisição de arma devem ser observados os seguintes procedimentos:
XX.2.1 Adquirente – Solicitar ao Titular da OMV, por comunicação interna (CI)/carta, a autorização para aquisição de arma para seu uso pessoal, indicando:
a) dados pessoais: posto/graduação, NIP, nome;
b) dados da arma: Tipo, calibre, modelo e fabricante; e
.
.
.

Tb tenho relatos de pessoas que conseguiram. Essa portaria talvez esteja desatualizada e portanto, a DSAM ja deva observar outros procedimentos, tais como autorizar a compra no comercio.
Se alguém possuir mais alguma informação, poste ai que vai agregar muito!

Avatar do usuário
Fearless
Mensagens: 13
Registrado em: 02 Abr 2015, 16:05

Re: Calibre restrito ou pemitido

Mensagem por Fearless »

Através do site da DSAM eu consegui baixar a Portaria 02-2007/DGMM.

Realmente a Marinha não deu oportunidade dos seus militares adquirirem armas no comércio.

Sendo assim, para se adquirir uma G25, por exemplo, só por transferência de outro militar ou civil, nos termos da seção 16 da Portaria.

rafaelsilva
Mensagens: 22
Registrado em: 05 Abr 2015, 12:19

Re: Calibre restrito ou pemitido

Mensagem por rafaelsilva »

Encorajo aos que ainda assim desejam adquirir uma pistola, seja ela qual for, no comércio, a ligar para a DSAM. A portaria é muito confusa. Foram inventar, acabaram criando várias ambiguidades. Leiam o extrato abaixo e me respondam (percebam que as armas de calibre restrito não estão classificadas por "tipo"):

Quantas pistolas eu poderia adquirir num período de 2 anos, caso eu fosse um Oficial?
a) 1, de cal. permitido ou restrito b) 1 de cal restrito e 1 de calibre permitido c) 2 de cal restrito e uma de cal permitido

Extrato:

X. LIMITES DA AQUISIÇÃO DE ARMAS E MUNIÇÕES
X.1 Armas de Uso Restrito – Está autorizada a aquisição de armas de uso restrito por Oficiais, Suboficiais e Sargentos de carreira estabilizados, para uso próprio, dentre os calibres .357 Magnum, 9x19 mm, .40 S&W ou .45 ACP, em qualquer modelo.
X.1.1 A quantidade de arma de uso restrito que um militar poderá adquirir ou possuir é limitada a 2 (duas) armas pelos Oficiais e 1 (uma) arma pelos Suboficiais e Sargentos.
X.1.2 Os militares possuidores de armas de uso restrito quando passarem para a reserva não remunerada, ou quando forem considerados alienados mentais, interditados ou falecerem deverão ter sua arma transferida para quem possa possuí-la ou restituída à MB, por doação voluntária.
X.2 Armas de Uso Permitido - Está autorizada a aquisição das armas dos tipos listados a seguir, consideradas como de uso permitido pelo Art. 17 do R-105, aprovado pelo Decreto 3.665/2000, e suas respectivas munições:
a) Armas de fogo curtas, de repetição ou semi-automáticas, cuja munição comum, tenha na saída do cano, energia de até trezentas libras-pé ou quatrocentos e sete Joules e suas munições, como por exemplo, os calibres .22 LR, .25 Auto, .32 Auto, .32 S&W, .38 SPL e .380 Auto;
b) Armas de fogo longas raiadas, de repetição ou semi-automáticas, cuja munição comum tenha, na saída do cano, energia de até mil libras-pé ou mil trezentos e cinqüenta e cinco Joules e suas munições, como por exemplo, os calibres .22 LR, .32-20, .38-40 e .44-40;
c) Armas de fogo de alma lisa, de repetição ou semi-automáticas, calibre doze ou inferior, com comprimento de cano igual ou maior do que vinte e quatro polegadas ou seiscentos e dez milímetros, e suas munições de uso permitido; e
d) Armas de pressão por ação de gás comprimido ou por ação de mola, com calibre igual ou inferior a seis milímetros e suas munições de uso permitido.
X.3 Quantidade de armas permitida – Os militares enquadrados no capítulo X-1 podem ser proprietários de, no máximo, seis armas, limitado a 2 (duas) de cada dos tipos relacionados no Art. X.2.
X.3.1 No limite estabelecido, não estão incluídas as armas de uso restrito autorizadas no Art. X.1.
X.3.2 As armas de pressão por ação de mola ou gás comprimido, com calibre igual ou menor que 6 (seis) mm podem ser adquiridas, em qualquer quantidade, por militares com idade superior a 21 anos e, também, não serão computadas no limite estabelecido, bem como não incorrerá sobre estas as taxas citadas no capítulo 11.
X.4 Freqüência de aquisição - É permitida a aquisição, a cada dois anos, de uma arma de cada tipo, dentro dos limites acima estipulados.

MOLON LABE!

SGTMB
Mensagens: 11
Registrado em: 05 Jan 2015, 20:53

Re: Calibre restrito ou pemitido

Mensagem por SGTMB »

Boa noite pessoal, ainda estou aguardando autorização do Comando (na MB as coisas são mais complicadas). Enquanto a AUT não chega, vou pesquisando em fóruns especializados (como este), bem como conversando com amigos para decidir qual .40mm comprar. Abraços

rafaelsilva
Mensagens: 22
Registrado em: 05 Abr 2015, 12:19

Re: Calibre restrito ou pemitido

Mensagem por rafaelsilva »

tah certissimo, cara... Tem que pesquisar mesmo... Se tiver mais alguma duvida, se eu souber, estou sempre na area...
O que nao esta certo eh essa demora. Nos, militares, temos que entender que, a arma esta para o militar assim como a tesoura pro barbeiro. Estendendo para os civis, costumo utilizar a frase que eh "slogan" do meu clube de tiro "Tiro eh esporte e defesa eh um DIREITO. PRATIQUE TIRO!"

nunes762
Mensagens: 47
Registrado em: 06 Out 2013, 20:29

Re: Calibre restrito ou pemitido

Mensagem por nunes762 »

Boa Tarde.


Sou 3º Sgt EB, não sou estabilizado, pedi o PAF e não tive problemas.

varia de força e varia da pessoa que vai assinar e tramitar o processo.
Dulce et decorum est pro patria mori!

rafaelsilva
Mensagens: 22
Registrado em: 05 Abr 2015, 12:19

Re: Calibre restrito ou pemitido

Mensagem por rafaelsilva »

nunes762, sabe se o EB autoriza adquirir armas como Glock, Bersa, Grand Power, em calibre permitido, no comercio? Obrigado

neogalax
Mensagens: 87
Registrado em: 25 Abr 2015, 21:23

Re: Calibre restrito ou pemitido

Mensagem por neogalax »

Olá senhores, devo comprar uma glock g25 ou uma taurus PT 838 para defesa pessoal? Obrigado.

SGTMB
Mensagens: 11
Registrado em: 05 Jan 2015, 20:53

Calibre restrito ou pemitido

Mensagem por SGTMB »

Galera seguinte, chegou a autorização do Comando para comprar a arma. Na verdade quero uma .40mm de tamanho pequeno, estive vendo a 640 PRO (11 + 1), se puderem opinar sobre ela, agradeço. :)

SGTMB
Mensagens: 11
Registrado em: 05 Jan 2015, 20:53

Re: Calibre restrito ou pemitido

Mensagem por SGTMB »

Decidi pela 640 PRO. Já dei entrada no processo de aquisição.

viniciusmenezes85
Mensagens: 1
Registrado em: 23 Nov 2015, 15:55

Re: Calibre restrito ou pemitido

Mensagem por viniciusmenezes85 »

Boa tarde.

Também tenho algumas dúvidas quanto a calibre restrito. Sou possuidor de uma G25, adquirida como 3º Sgt do EB não estabilizado. Sem problemas para a aquisição. Porte e entrega do armamento em menos de 5 meses.

Agora a intenção é comprar uma .40. Pelo que vejo nos diversos comentários, a PT940 é a mais aceita, tanto de quem tem pretensão de comprar como de quem já possui e usa para segurança pessoal.

Existe também a dúvida sobre Taurus e Imbel. Nesse ponto eu fico com um armamento de ação dupla (Taurus), por mais rústica e confiável que seja uma Imbel.

Obrigado! Selva!

ViperPC
Mensagens: 35
Registrado em: 04 Dez 2015, 21:40

Re: Calibre restrito ou pemitido

Mensagem por ViperPC »

Reativando o tópico, à algum tempo venho com essa dúvida também entre calibre restrito ou permitindo, para porte diário e velado, porém de muito ouvir críticas a respeito da taurus estou mais tendente a adiquir uma g28 isso se achar para comprar é claro, porém sempre tive está dúvida entre a g28 e a 740 slim, a qual já ouvi alguns comentários bons e outros não tão bons que geralmente recomendam a g28 em 380, o que vocês acham?

Avatar do usuário
Luiz.mqtti
Mensagens: 60
Registrado em: 17 Jan 2016, 17:26

Re: Calibre restrito ou pemitido

Mensagem por Luiz.mqtti »

Em relação as armas .40 da Taurus apenas vale a pena adquirir os modelos derivados da Bereta, PT 100, PT 940. O resto sem condições. Quanto a PT640 PRO, vale lembrar o caso do delegado em SP que foi morto semana passada devido a um incidente com a sua arma. Eu mesmo já tive sérios problemas com a 24/7, cheguei a ser baleado por conta de um defeito no percursor. Resumindo, se for de .40 da Taurus vá de 100 ou 940, ou então Imbel MD6.

Avatar do usuário
Luiz.mqtti
Mensagens: 60
Registrado em: 17 Jan 2016, 17:26

Re: Calibre restrito ou pemitido

Mensagem por Luiz.mqtti »

Quanto a PT 840, essa sim conseguiu superar em falhas a 24/7. Na minha humilde opinião a rampa de alimentação, que conduz a munição do carregador ao cano, é muito distante. Sem falar que a própria rampa do cano é muito pequena se comparada a própria 24/7.

Correa007
Mensagens: 1
Registrado em: 30 Set 2018, 19:35

Re: Calibre restrito ou pemitido

Mensagem por Correa007 »

Trabalhei com a 24/7 as primeiras q lançou achei um lixo. Tenho uma particular 940 inox levei para recal 4x. Mas ainda estou com ela. Vou pegar 5 Glock .40 pelo meu cac. Daqui um ano eu revendo

thiagorz
Mensagens: 35
Registrado em: 11 Set 2018, 15:22

Re: Calibre restrito ou pemitido

Mensagem por thiagorz »

Correa007 escreveu:Trabalhei com a 24/7 as primeiras q lançou achei um lixo. Tenho uma particular 940 inox levei para recal 4x. Mas ainda estou com ela. Vou pegar 5 Glock .40 pelo meu cac. Daqui um ano eu revendo
esse tópico tem 2 anos. Pra que ressucitar?

Responder