Bersa Thunder 22 ou Thunder 22/6

Fabiogp
Mensagens: 13
Registrado em: 29 Jun 2019, 23:53

Bersa Thunder 22 ou Thunder 22/6

Mensagem por Fabiogp »

Aí guerreiros, boa noite. Estou iniciando no mundo das armas ... Recentemente dei entrada no CR (em 2/7/19 na 7RM...). Iniciante no tiro esportivo, pretendo adquirir uma CBC 8122 e uma pistola Bersa .22, porém fiquei na dúvida entre a Bersa Thunder 22 e a 22/6.

Minha ideia inicial é adquirir uma 22/6 e tentar colocar um supressor (silenciador) ... Para tanto gostaria da opinião dos colegas mais entendidos ... Abraços fraternos.

niceguyedge
Mensagens: 112
Registrado em: 22 Set 2018, 16:25

Re: Bersa Thunder 22 ou Thunder 22/6

Mensagem por niceguyedge »

Silenciador é o caminho mais rápido para 3 anos de cana fera. Esquece isso.

Fabiogp
Mensagens: 13
Registrado em: 29 Jun 2019, 23:53

Re: Bersa Thunder 22 ou Thunder 22/6

Mensagem por Fabiogp »

Oi niceguyedge, obrigado pelo retorno. Na verdade vi num review que o parafuso que fica no final do canhão da própria 22/6 seria um mini supressor de ruído... Contudo não achei isso no manual.l dela... Quanto ao silenciador eu pensei como forma de maior conforto... Qual é a legislação que dispõem sobre o seu não uso ? Grato

niceguyedge
Mensagens: 112
Registrado em: 22 Set 2018, 16:25

Re: Bersa Thunder 22 ou Thunder 22/6

Mensagem por niceguyedge »

R105, regulamento de produtos controlados. O uso de supressor de ruido configura posse/porte de armamento de uso proibido, 3 à 6 anos pena. Posso te assegurar que nenhum cano daquela espessura tem a função de supressor de ruídos, deve ser apenas a preparação para rosqueamento do supressor.

A simples preparação / rosca macho para receber o supressor , até onde sei, não é problema.

Fabiogp
Mensagens: 13
Registrado em: 29 Jun 2019, 23:53

Re: Bersa Thunder 22 ou Thunder 22/6

Mensagem por Fabiogp »

Ok, pesquisei e vi que o próprio Decreto 3.665/2000 veda ( uso restrito). Mas quanto às informação que a rosca no final da Thunder 22/6 seria um mini supressor, procede?

Fabiogp
Mensagens: 13
Registrado em: 29 Jun 2019, 23:53

Re: Bersa Thunder 22 ou Thunder 22/6

Mensagem por Fabiogp »

Ok, obrigado pelos esclarecimentos. Agora quanto às precisão para o tiro esportivo com .22 o modelo 22/6 faz muita diferença em relação ao.modelo normal (canhão menor) ?

niceguyedge
Mensagens: 112
Registrado em: 22 Set 2018, 16:25

Re: Bersa Thunder 22 ou Thunder 22/6

Mensagem por niceguyedge »

Não se trata de um supressor mas sim um cano mais longo que atenua o ruído por duas razões: a um, porque evolução do som é quadrática, qualquer distância entre a explosão e o seu ouvido faz muita diferença. E a dois, porque quanto maior o cano, maior a conversão de energia sonora em energia cinética.

Mas, de qualquer forma, mesmo com 6 polegadas de cano disparar 22lr sem proteção vai ferrar sua audição rápido. Mesmo em um rifle o som é bastante desconfortável.

Rafael Oliveira
Mensagens: 438
Registrado em: 11 Dez 2017, 06:10

Re: Bersa Thunder 22 ou Thunder 22/6

Mensagem por Rafael Oliveira »

Canos maiores resultam em maior precisão.
A diferença é sensível. Tanto que provas costumam separar armas até 4 polegadas das armas com mais de 4 polegadas.
Ah, o projétil sairá com um pouco mais de energia também, pois ele fica mais tempo sendo impelido pela explosão.
Tenho a de cano curto é uma arma bacana de atirar descompromissadamente, principalmente por causa do preço da munição.
Agora a parte ruim.
Muitas competições não aceitam a participação com pistola 22 ou, no caso do Regional CBC Taurus, a prova de precisão é de 25 metros e não de 10 metros, como nas pistolas 380, .40, 9mm. Eu nem enxergo o alvo a 25 metros.
Acredito que a arma de 6 polegadas é mais difícil de revender, pois praticamente está restrita ao tiro esportivo.

moliternoga
Mensagens: 807
Registrado em: 24 Out 2015, 21:14

Re: Bersa Thunder 22 ou Thunder 22/6

Mensagem por moliternoga »

Essa parte frontal no cano nada mais é que uma rosca pra acoplar supressor de ruído, compensador e etc. No caso armas "supressor ready" (armas com canos prontos pra receber supressor) não são proibidos, agora os supressores em si são proibidos. Quanto ao som, há dois grandes sons, o da deflagração da espoleta/pólvora e o do projétil quebrando a barreira do som. Se usar um supressor com munição que o projétil sai do cano em velocidades supersônicas, ainda assim haverá um barulho bem razoável. Para ter uma arma que seja mais "silenciosa" tem que associar o supressor com munição subsônjca. Calibres como .380acp, .45acp e .22lr disparados de armas curtas geralmente são subsonicos.

Fabiogp
Mensagens: 13
Registrado em: 29 Jun 2019, 23:53

Re: Bersa Thunder 22 ou Thunder 22/6

Mensagem por Fabiogp »

Rafael Oliveira escreveu:Canos maiores resultam em maior precisão.
A diferença é sensível. Tanto que provas costumam separar armas até 4 polegadas das armas com mais de 4 polegadas.
Ah, o projétil sairá com um pouco mais de energia também, pois ele fica mais tempo sendo impelido pela explosão.
Tenho a de cano curto é uma arma bacana de atirar descompromissadamente, principalmente por causa do preço da munição.
Agora a parte ruim.
Muitas competições não aceitam a participação com pistola 22 ou, no caso do Regional CBC Taurus, a prova de precisão é de 25 metros e não de 10 metros, como nas pistolas 380, .40, 9mm. Eu nem enxergo o alvo a 25 metros.
Acredito que a arma de 6 polegadas é mais difícil de revender, pois praticamente está restrita ao tiro esportivo.
Bastante lúcida a explanação sobre a pistola 22/6. Realmente acredito que ela fica restrita ao
Tiro esportivo e ainda assim com restrições ... Obrigado pelas dicas ...

Fabiogp
Mensagens: 13
Registrado em: 29 Jun 2019, 23:53

Re: Bersa Thunder 22 ou Thunder 22/6

Mensagem por Fabiogp »

moliternoga escreveu:Essa parte frontal no cano nada mais é que uma rosca pra acoplar supressor de ruído, compensador e etc. No caso armas "supressor ready" (armas com canos prontos pra receber supressor) não são proibidos, agora os supressores em si são proibidos. Quanto ao som, há dois grandes sons, o da deflagração da espoleta/pólvora e o do projétil quebrando a barreira do som. Se usar um supressor com munição que o projétil sai do cano em velocidades supersônicas, ainda assim haverá um barulho bem razoável. Para ter uma arma que seja mais "silenciosa" tem que associar o supressor com munição subsônjca. Calibres como .380acp, .45acp e .22lr disparados de armas curtas geralmente são subsonicos.
Oi moliternoga, obrigado. Estou só aguardando o o CR sair para adquirir uma CBC 8122 ou 8022 (estoque antigo, se achar) e uma pistola .22. Estou fortemente tendendo a uma Bersa 22/6 pelo preço e a possibilidade de intercâmbio com o rifle ... Pensei numa GSG 1911 .22, mas o preço é o mesmo de uma Imbel MD1 9mm ...

flavio380
Mensagens: 480
Registrado em: 12 Jun 2016, 16:51

Re: Bersa Thunder 22 ou Thunder 22/6

Mensagem por flavio380 »


Responder