O futuro do 380ACP e do 38SPL

Laercio
Mensagens: 109
Registrado em: 11 Abr 2019, 17:13

Re: O futuro do 380ACP e do 38SPL

Mensagem por Laercio »

raubvogel escreveu: Policial Americano não acertando nada com calibre X, principalmente NYPD, é tão fora do ordinario quanto gente gorda enchendo a cara com doces. Voce pratica mais que a maioria deles.
Tinha visto em vídeos e em artigos que de cada 10 disparos a média de acerto é em torno de 3 disparos, ou seja 30% e fiquei meio sem acreditar, mas vendo vídeos de abordagens policiais e de tiroteios diversos, realmente fui convencido destes números.

Entendi também porque tem gente que anda com um ou dois carregadores no bolso, antes achava exagero pois pensava que estavam preparados para um ataque em massa, mas agora sei que se treinando já erram tanto, deve ter gente que precisa disparar uns 50 tiros para ver se acerta pelo menos um. :D

Rafael Oliveira
Mensagens: 438
Registrado em: 11 Dez 2017, 06:10

Re: O futuro do 380ACP e do 38SPL

Mensagem por Rafael Oliveira »

Raubvogel
Convenhamos, policial dando vários disparos e não acertando o bandido não é exclusividade americana.
É que no Brasil não é tão comum policial usar uma câmera no peito para documentar a ação, mas várias ações filmadas mostram policiais dando muitos tiros e errando o alvo.
O exemplo mais notório, para mim, é o policial do Bope que errou o tiro no sequestrador do ônibus 174 a uma distância de menos de UM metro!
Mas eu que não sou policial e que nunca passei pela situação não tenho a exata noção de como é atirar com a adrenalina alta, atirador e meliante em movimento e etc. Fácil com certeza não é e provavelmente eu teria um desempenho ruim, até porque ainda não treinei o suficiente e, algumas coisas, só se aprende vivenciando a situação (stress do momento, medo de morrer, etc). Mas acho que aquele tiro no sequestrador eu teria acertado.

Laercio, você já fez alguma prova, como o Regional Taurus? Se reparar no desempenho dos colegas vai ficar espantado como um pessoal que se veste como Seal, mas atira mal para caramba rsrs.

Laercio
Mensagens: 109
Registrado em: 11 Abr 2019, 17:13

Re: O futuro do 380ACP e do 38SPL

Mensagem por Laercio »

Rafael Oliveira escreveu: Laercio, você já fez alguma prova, como o Regional Taurus? Se reparar no desempenho dos colegas vai ficar espantado como um pessoal que se veste como Seal, mas atira mal para caramba rsrs.
Não fiz prova nenhuma ainda, fazem dois anos que fiz curso de tiro e de lá para cá eu vou no clube esporadicamente para atirar. Este ano resolvi ser atirador para praticar tiro de forma mais esportiva, mas a burocracia está me matando, ansiedade da desgraça para o CR sair. Eu não imaginei que ficaria ansioso na espera. :roll:

Enquanto isso vou me especializando em teorias e vídeos sobre o tema. :D

danielxxx
Mensagens: 50
Registrado em: 04 Mai 2017, 13:23

Re: O futuro do 380ACP e do 38SPL

Mensagem por danielxxx »

Esse vídeo já deve ter sido postado aqui, mas é uma analise interessante sobre a efetividade de diferentes calibres de pistola. Segundo o vídeo, estatisticamente o .380 não fica muito atras dos outros calibres.

(video em ingles)

https://www.youtube.com/watch?v=nycYxb-zNwc

Rafael Oliveira
Mensagens: 438
Registrado em: 11 Dez 2017, 06:10

Re: O futuro do 380ACP e do 38SPL

Mensagem por Rafael Oliveira »

Legal, Laercio.
Tem bastante material para aprender pela internet e depois por em prática no clube.
E realmente o CR demora demais para sair e é um inferno esperar!

Avatar do usuário
raubvogel
Mensagens: 422
Registrado em: 22 Abr 2016, 15:16

Re: O futuro do 380ACP e do 38SPL

Mensagem por raubvogel »

Rafael Oliveira, capabilidade com arma de fogo para policial Americano caiu muito. Compare com este video (com musica ridicula) de policiais em LA em 1936(!):

Assistir no YouTube
Como o video mostra, em anos passados policiais iam ao range da policia com a arma deles, pegavam munição, e praticavam com ou sem instrutor. Agora, principalmente nas cidades grandes, isso não acontece pois este tipo de treinamento não é considerado importante e acaba sendo cortado do orçamento: o policial pode ir ao range da policia, se eles tem um, mas vai ter que pagar pela sua munição. Para renovar a sua qualificação anual, policial tem que disparar no maximo 50 tiros durante o exame; em alguns lugares só 30. Esses acabam sendo os unicos tiros de "pratica" que eles fazem pois esta munição é provida pelo departmamento; qualquer outra vez que ele dispara é no serviço. E é claro que destes policiais, tem muitos que acham que o uniforme automaticamente transforma eles em atiradores de competição... :roll:

Compare isso com um certo grupo que atirava em media 100 tiros de 357 full house 5 vezes por semana durante pratica diaria.

danielxx, tem um proverbio que diz que o .22/32/380 que voce acerta é muito melhor que o 40/45/500SW que voce erra.

Agora, em regiões mais "vermelhas" alguns policiais participam de competições (IDPA, etc) pois podem faze-las usando todo o seu equipamento. O que eles fazem é botam o cinto exatamente como seria durante o serviço de modo que eles estão praticando como estariam na vida real.

BTW, quando voce diz 30% de acerto, voce esta falando dos que praticam. :o

E, compare isso com o cidadão armado. Existe um provebio Americano que diz que cada bala que sai da sua (cidadão) arma vem com um advogado. Logo, voce tem que ser mais acurado que policial. Pessoalmente eu detesto esta hipocrisia.

O IDPA começou como um evento onde o cidadão poderia praticar situações de defesa. Agora é uma cometição, um jogo.

Rafael Oliveira
Mensagens: 438
Registrado em: 11 Dez 2017, 06:10

Re: O futuro do 380ACP e do 38SPL

Mensagem por Rafael Oliveira »

Raubvogel,
Talvez as imagens mostrem policiais acima da média. A perícia é muito boa para ser comum a todos os policiais.
De qualquer forma, bem legal o vídeo (tirando a música rsrs).

lucastguedes
Mensagens: 15
Registrado em: 03 Out 2013, 15:08

Re: O futuro do 380ACP e do 38SPL

Mensagem por lucastguedes »

Será que a Taurus vai manter a linha de revólveres grandes em .38 spl, como o 838 e 889? Acho que seria bom lançar um 88 e um 856 no calibre .357. Iria vender que nem água.

moliternoga
Mensagens: 807
Registrado em: 24 Out 2015, 21:14

Re: O futuro do 380ACP e do 38SPL

Mensagem por moliternoga »

A taurus vendeu nos EUA o 617, que é o 817 em .357mag. Se vendesse aqui seria uma excelente opção de arma pra porte pra quem gosta de revólver. O qie falta mesmo é opções de munições em .357mag. A cbc só disponibiliza munição com projétil de 158grains e de mesma carga. Se tivéssemos acesso à munições com projéteis de 125grains e 135grains em um carga pouco mais suave pra usar em armas de peso e tamanho menores ficava top.

Mag44
Mensagens: 302
Registrado em: 05 Mar 2019, 08:36

Re: O futuro do 380ACP e do 38SPL

Mensagem por Mag44 »

danielxxx escreveu:Esse vídeo já deve ter sido postado aqui, mas é uma analise interessante sobre a efetividade de diferentes calibres de pistola. Segundo o vídeo, estatisticamente o .380 não fica muito atras dos outros calibres.
Perfeito comentário:

"Every bullet fired at you is too large. Every bullet you fire at an assailant is too small..."
Descaso, despreparo, desinteresse demais desse fórum
O último a sair apaga a luz

Erick Tamberg
Mensagens: 692
Registrado em: 09 Jun 2016, 13:50

Re: O futuro do 380ACP e do 38SPL

Mensagem por Erick Tamberg »

raubvogel escreveu:Rafael Oliveira, capabilidade com arma de fogo para policial Americano caiu muito. Compare com este video (com musica ridicula) de policiais em LA em 1936(!):

Assistir no YouTube
Como o video mostra, em anos passados policiais iam ao range da policia com a arma deles, pegavam munição, e praticavam com ou sem instrutor. Agora, principalmente nas cidades grandes, isso não acontece pois este tipo de treinamento não é considerado importante e acaba sendo cortado do orçamento: o policial pode ir ao range da policia, se eles tem um, mas vai ter que pagar pela sua munição. Para renovar a sua qualificação anual, policial tem que disparar no maximo 50 tiros durante o exame; em alguns lugares só 30. Esses acabam sendo os unicos tiros de "pratica" que eles fazem pois esta munição é provida pelo departmamento; qualquer outra vez que ele dispara é no serviço. E é claro que destes policiais, tem muitos que acham que o uniforme automaticamente transforma eles em atiradores de competição... :roll:

Compare isso com um certo grupo que atirava em media 100 tiros de 357 full house 5 vezes por semana durante pratica diaria.

danielxx, tem um proverbio que diz que o .22/32/380 que voce acerta é muito melhor que o 40/45/500SW que voce erra.

Agora, em regiões mais "vermelhas" alguns policiais participam de competições (IDPA, etc) pois podem faze-las usando todo o seu equipamento. O que eles fazem é botam o cinto exatamente como seria durante o serviço de modo que eles estão praticando como estariam na vida real.

BTW, quando voce diz 30% de acerto, voce esta falando dos que praticam. :o

E, compare isso com o cidadão armado. Existe um provebio Americano que diz que cada bala que sai da sua (cidadão) arma vem com um advogado. Logo, voce tem que ser mais acurado que policial. Pessoalmente eu detesto esta hipocrisia.

O IDPA começou como um evento onde o cidadão poderia praticar situações de defesa. Agora é uma cometição, um jogo.
O que temos no vídeo é uma equipe de exibição. É como acreditarmos que todos os pilotos da FAB são tão hábeis quanto os da Esquadrilha da Fumaça.

Além disso, naquela época, o tiro policial não era ensinado de forma muito diferente do tiro esportivo de precisão. Havia uso abusivo do tiro em ação simples e alvos posicionados a distâncias consideradas irreais para hoje (até 60 jardas). Hoje, é raro achar um estande fechado com profundidade superior a 15 metros.

Só durante a Segunda Guerra Mundial começou a se dar ênfase ao tiro instintivo. Aquela imagem do cowboy atirando com o Peacemaker à altura da cintura é um lenda propagada pelos filmes de western dos anos 50. Fotografias e ilustrações de jornais da época do velho oeste costumam mostrar o atirador fazendo visada com o braço esticado.

Outro fator é que um policial americano tem muito mais chances de enfrentar um oponente treinado do que aqui no Brasil.

Avatar do usuário
raubvogel
Mensagens: 422
Registrado em: 22 Abr 2016, 15:16

Re: O futuro do 380ACP e do 38SPL

Mensagem por raubvogel »

Eu acho que o placar atras dos 3 policiais inicio do video era uma indicação que são um time de exibição; ninguem colocou nehum esforço para esconder isso. Agora, o resto do video é mais sobre o range do que os usuarios; eles até mostram recarregando a munição!

Note a mensagem "espero ver voce pelo menos uma vez por mes." Este é o meu ponto principal, não se eles usam revolvers ou estilingues ou praticam nus montandos em vacas e consenguem acertar um navio. A espectativa da epoca era que eles estariam praticando pelo menos uma vez por mes. Isso é bem menos que o grupo que mencionei (5 vezes por semana, 100 tiros por dia), mas é mais do que é a norma moderna: exame anual e se tiver que usar a arma durante o trabalho.

Tio
Mensagens: 210
Registrado em: 25 Out 2018, 16:11

Re: O futuro do 380ACP e do 38SPL

Mensagem por Tio »

Pelo jeito o decreto será derrubado também na câmara e voltaremos a estaca ZERO.
O que isso significa?
Primeiro que existe uma insegurança jurídica ABSURDA no BR. Não adianta sair correndo pra comprar ou vender arma, tem que ver se a lei "pega" e se mantém. Talvez seja por isso que não temos outros fabricantes se aventurando no BR, até mesmo para importar armas, pois as coisas mudam (para pior) de uma hora pra outra.
Segundo que quem saiu correndo pra vender a .380 pode ter se ferrado.
Terceiro que quem saiu correndo pra comprar uma 9/.40/.45 pode ter se danado também, ainda mais se comprou compacta de olho no porte. Confesso que não comprei uma G2C 9mm por pouco.
Mesma coisa acima com os revolveres.
Brasil não é pra amadores MESMO.

Rafael Oliveira
Mensagens: 438
Registrado em: 11 Dez 2017, 06:10

Re: O futuro do 380ACP e do 38SPL

Mensagem por Rafael Oliveira »

Tio, acho que na Câmara existe chance do decreto não cair, apesar de não estar otimista.

Penso que se o Decreto cair, o Bolsonaro pode fazer um decreto que seja incontroversamente da alçada dele (alterando os calibres restritos, aumento o tempo de CR, diminuindo a burocracia e etc). Seria um prêmio de consolação para a gente.

Tio
Mensagens: 210
Registrado em: 25 Out 2018, 16:11

Re: O futuro do 380ACP e do 38SPL

Mensagem por Tio »

Rafael Oliveira escreveu:Tio, acho que na Câmara existe chance do decreto não cair, apesar de não estar otimista.

Penso que se o Decreto cair, o Bolsonaro pode fazer um decreto que seja incontroversamente da alçada dele (alterando os calibres restritos, aumento o tempo de CR, diminuindo a burocracia e etc). Seria um prêmio de consolação para a gente.
PARECE que não.
Cair o decreto é um revés enorme e o assunto cairia no banho maria por muito tempo.
Se cair, o STF ficaria livre para derrubar o próximo decreto, alegando que é matéria já tratada nas casas legislativas.
E pelo andar da carruagem, o Rodrigo Maia já costurou essa derrubada internamente até mesmo com o STF, tanto que querem votar a toque de caixa, burlando o regulamento interno da câmara.
E o Bolsonaro perdeu o capital político pra mexer nesse tema. Vai gastar com a reforma da previdência e outros. E ainda pode alegar que fez o que deu, agora o povo tem que cobrar do legislativo. Não vai querer mais mexer com isso.
NO SISTEMA BRASILEIRO ele deveria ter feito como o PT, mensalão de toma lá dá cá pra aprovar esse decreto. Depender da boa vontade de quem não tem o MÍNIMO problema de segurança é furada certa.
Só vai nos restar fazer pressão política em cima dos deputados, o que vai levar ANOS.
Acho que deu pra notar que estou pessimista com isso tudo.

fraenkel
Mensagens: 39
Registrado em: 05 Jun 2016, 18:34

Re: O futuro do 380ACP e do 38SPL

Mensagem por fraenkel »

Graças ao Senado e a Câmara, teremos 380 e 38 por muito tempo ainda...
Eu mesmo estava com a compra de duas G2C acertada mas cancelei tudo.
Enquanto os bandidos mandarem no país não teremos garantias.

moliternoga
Mensagens: 807
Registrado em: 24 Out 2015, 21:14

Re: O futuro do 380ACP e do 38SPL

Mensagem por moliternoga »

Está mais na cara que o querer derrubar o decreto não tem nada a ver com constitucionalidade ou sobrepor competência para legislar e muito menos passar por cima da lei (estatuto do desarmamento). O estatuto deixa claro quais questões e o que deve ser regulamentado por decreto como exemplo, quais calibres são restritos, quantidade de munições, condições para porte das categorias que tem porte funcional entre várias outras. Tanto é que se o problema fosse apenas alguns pontos/artigos do decreto, tentariam derrubar apenas esses pontos. Fizeram questão de querer derrubar o decreto todo porque é do Bolsonaro, assim como colocam barreiras em tudo e qualquer assunto que parte do governo. Não querem que o governo dê certo para depois nas próximas eleições usarem isso pra dizer em campanha que o governo foi péssimo, não fez nada, não conseguiu nem cumprir a promessa, aparentemente simples, de melhorar o acesso à armas e calibres. Enfim, acho que o Bolsonaro tentou e continua tentando mas como sempre acreditei, só um presidente bom não adianta nada, vale mais é colocar no congresso pessoas que atenderão aos nossos interesses.

Rafael Oliveira
Mensagens: 438
Registrado em: 11 Dez 2017, 06:10

Re: O futuro do 380ACP e do 38SPL

Mensagem por Rafael Oliveira »

Infelizmente falta capacidade ao governo para lidar com o Congresso.
Não vou dizer para fazer um mensalão, mas pode negociar coisas lícitas com parte dos parlamentares do Centrão. "Você tem um projeto aí? Deixa eu ver. Gostei, vou colocar ele em votação e minha bancada irá apoiá-lo, mas aprova esse aqui meu."
A verdade é que fizeram o Decreto pensando no que seria melhor para os CACs e outras categorias e não ouviram ninguém, nem o Ministério da Justiça foi consultado, muito menos os parlamentares.
Fizeram um ótimo Decreto, mas não combinaram nada com quem realmente detém o Poder Legislativo e que poderia derrubá-lo a qualquer momento.
Deu no que deu.
Talvez o governo negocie com parte dos deputados. Pode fazer algo como: "se eu tirar os artigos x, y e z, vocês mantém o restante do Decreto?". Ou o governo pode lavar as mãos igual fez no Senado e o Decreto cair inteiro na Câmara. Aí Bolsonaro faz uma live dizendo que cumpriu sua promessa de campanha e que a culpa é dos deputados e senadores. E pronto, para ele, está tudo bem.
É provável que o STF não julgue nada a respeito. Aliás, não vejo esse complô do STF com os parlamentares. Quando o STF quer julgar inconstitucional algo, ele simplesmente dá a liminar e pronto. Não precisa negociar isso. Vide o caso da demarcação de terras, por exemplo. Bolsonaro forçou uma MP e já tomou uma liminar na cabeça.
Sobre a reforma da previdência, vai passar o que o relator combinou com o Maia e com o Centrão. Eles tem a maioria e vão aprovar o que quiserem na Câmara.

Tio
Mensagens: 210
Registrado em: 25 Out 2018, 16:11

Re: O futuro do 380ACP e do 38SPL

Mensagem por Tio »

Sobre a questão dos calibres:
Pelo jeito tudo volta a estaca zero mesmo e bora conviver com o 380 e 38, é o que há para o momento.
ALIÁS: acho que não morrem tão cedo! Mesmo que caiam apenas algumas partes do decreto, essa dos "calibres assassinos" via pro saco, com certeza.
Se não vai ter porte, não vejo motivo pra investir em armas compactas. Nos treinos de IDSC do clube, ME PARECE que armas full size levam boa vantagem.
Então G2C e TH9C caem na minha prioridade e voltam PT92, TH9 e TS9.
E a questao do 9mm que tinha voltado com tudo? Vai pro saco de novo? Voltamos a considerar o .40 pois tem as forças de segurança usando, portanto no clube vai ter mais disponível?
E os aumentos de preços da Taurus, de olho num público muito maior? Vai ter q voltar atrás pelo jeito...
Mas que saco...

Mag44
Mensagens: 302
Registrado em: 05 Mar 2019, 08:36

Re: O futuro do 380ACP e do 38SPL

Mensagem por Mag44 »

Como CAC, vou continuar investindo no 9mm

Comprei a 380 só porque o processo de aquisição era mais rápido, competi e já me rankeei nível 3 com ela. Agora é partir pra calibre de verdade.. ;)
Descaso, despreparo, desinteresse demais desse fórum
O último a sair apaga a luz

Rafael Oliveira
Mensagens: 438
Registrado em: 11 Dez 2017, 06:10

Re: O futuro do 380ACP e do 38SPL

Mensagem por Rafael Oliveira »

Liberar 9mm, .40 e 357 é algo que cabe ao presidente e pode fazer um decreto só para isso.
A esquerda vai espernear? Vai.
Mas aí é só conversar com o Maia e/ou com o Alcolumbre para não votarem nenhuma proposta de derrubada do decreto, pois será um decreto estritamente técnico.
Um decreto desse é bem provável que "sobreviveria".
Minha próxima arma provavelmente será uma 9mm. Mas vou esperar um bom tempo. Não tô com paciência para aguenta a burocracia do EB nesse momento. Vai que ela melhora nos próximos meses.
Se o Decreto cair, a Taurus vai ter que rever suas expectativas e, talvez, baixe seus preços. Com certeza vai perder dinheiro, pois já estava investindo para lidar com um cenário diferente. Por mim, azar o dela, ainda mais que aumentou os preços.

Tio
Mensagens: 210
Registrado em: 25 Out 2018, 16:11

Re: O futuro do 380ACP e do 38SPL

Mensagem por Tio »

Rafael Oliveira escreveu:Se o Decreto cair, a Taurus vai ter que rever suas expectativas e, talvez, baixe seus preços. Com certeza vai perder dinheiro, pois já estava investindo para lidar com um cenário diferente. Por mim, azar o dela, ainda mais que aumentou os preços.
Isso sem contar a vinda de outras marcas gringas com mais ênfase. Com esse banho de água fria, voltamos a ficar na mão de importadores independentes ou importação direta mesmo. Burocracia monstro, preço lá e em cima e zero assitência pós-venda.

Também esfriei a minha compra de uma 9mm. Bora ver o que acontece nos próximos 6 meses - ou mais.


Responder