O futuro do 380ACP e do 38SPL

Rafael Oliveira
Mensagens: 438
Registrado em: 11 Dez 2017, 06:10

O futuro do 380ACP e do 38SPL

Mensagem por Rafael Oliveira »

Com a ótima medida do Bolsonaro de retirar a anacrônica classificação dos calibres 9mm, .40 e 357MAG (dentre outros) como restritos, acredito que haverá uma tendência desses calibres perderem bastante espaço no mercado.
Não faz mais sentido comprar uma pistola 380 podendo comprar uma 9mm.
O 380 matou o 7.65 e 6.35. Agora será a vez dele morrer (só acho que não morrerá rápido porque tem muitas armas 380 no mercado, mas certamente cairão de preço, principalmente as usadas).
Acredito que o preço das "ex-restritas" subirá e ficará mais caro que das que já eram permitidas a tempos.
Tomara que a Taurus não faça o que fez com as armas 380 que retirou quase todas da venda direta e a que deixou (TH 380) aumentou o preço para não concorrer com lojistas.
Por outro lado, há boatos de que Bolsonaro reduzirá o imposto sobre as armas. Dá para ele reduzir o IPI (mais provável) e os indiretos (muito improvável). Lembro que o ICMS pesa bastante, principalmente em estados que espoliam seu povo, como Rio de Janeiro e Bahia. O Rio, com o Witzel, poderia baixar o ICMS. A Bahia, com o petista, eu duvido. Estados que cobram 24% de ICMS dificilmente irão baixar mais (talvez até não possam, por causa daquela patifaria de "não poderem fazer guerra fiscal").

moliternoga
Mensagens: 807
Registrado em: 24 Out 2015, 21:14

Re: O futuro do 380ACP e do 38SPL

Mensagem por moliternoga »

Minha opinião sobre o assunto:
Primeiro que as armas antes que somente poderiam ser compradas direto da fábrica agora no lojista terão aumento de preço, algo natural pois o lojosta tem o lucro em cima, outros encargos e etc. Não acredito que a taurus irá tirar disponibilidade de venda direta de vários modelos pois restará poucos modelos para venda, deve agora ainda aumentar o seu portfólio de vendas, oferecendo no mercado nacional armas antes somente vendidas no exterior.
O .380acp não vai morrer. Vai diminuir com certeza a venda, principalmente em modelos "grandes" no calibre como a TH380, pt 58,59 e etc. A tendência é que o calibre seja ainda muito vendido porém em armas pequenas. Mesma coisa que no mercado americano onde se tem acesso livre à calibres porém se vende muitos modelos de armas subcompactas em .380acp. Seja pra quem quer uma arma pequena onde no 9mm fica difícil fazer tais armas, seja por conta de ter uma arma pequena com recuo mais controlável. Por exemplo nos EUA a Glock g42 ainda é muito vendida pensando no mercado feminino ou aqueles que querem uma arma confortável para portar no bolso. Outros exemplos são a S&W BODYGUARD, ruger LCP entre outras. Há também armas pouco maiores que o propósito é ter uma arma de baixo recuo o que facilita a utilização como a S&W m&p 380 ez.
O .38spl é um calibre que ainda venderá muito e tem ainda uma utilização grande, mesmo havendo a liberação do .357mag. Muitos não "aficcionados" por armas ao comprar vão procurar uma arma pouco mais barata e não vão fazer questão de pagar pouco a mais por um .357mag. Outro fator é o conforto, vão achar que o .38spl é mais confortável e prazeroso para atirar que o .357mag e vão acabar preferindo o .38spl. Outro ponto que o .38spl tem mais vantagem ainda é em revólveres pequenos e leves. Mesmo nos EUA ainda se vende muitos revólveres de armação pequena em .38spl e muitos lá preferem usar .38spl em revólveres pequenos, deixando o .357mag para revólveres maiores. Nos EUA ainda muitos compram .357mag e usam .38spl porém a legislação de lá permite. A nossa legislação ainda não chegou nesse ponto pois somente poderá comprar munição para o calibre da arma registrada e se estiver portando um revólver .357mag com munição. 38spl, estará na ilegalidade.

Rafael Oliveira
Mensagens: 438
Registrado em: 11 Dez 2017, 06:10

Re: O futuro do 380ACP e do 38SPL

Mensagem por Rafael Oliveira »

Posso estar errado, mas o 380, nos EUA, é um calibre praticamente feminino. Como lá o mercado é infinitamente maior, ainda mais o feminino, há certa demanda por compactas e subcompactas no calibre 380.
Desconheço os números, mas, pela quantidade de modelos, o 380 deve vender muito menos do que o 9mm e 40. 5%? 1%?
Concordo que continuarão oferecendo o calibre em modelos compactos e subcompactos, enquanto a tendência é as maiores saírem de linha (ainda tem os estoques dos lojistas, mas duvido que sejam grandes) e ficar numa proporção igual à americana, com a diferença que aqui o mercado é muito menor.
Talvez acabem com a categoria light de IPSC daqui uns anos.
Bem lembrada a questão de usar 38 no 357 ser proibido. Poderiam acabar com essa bobagem.
Eu mesmo participo de provas de 38, com meu Tracker.
No mais, concordo que o 38 provavelmente continuará forte no mercado. Talvez até acima do 357.

Mato Grosso
Mensagens: 9
Registrado em: 28 Mar 2019, 11:03

Re: O futuro do 380ACP e do 38SPL

Mensagem por Mato Grosso »

Estou nesse empasse. Minha documentação está na mão do despachante, estamos esperando pra ver como vai ficar o entendimento.
Estava pensando em comprar uma 380, mais agora o 9mm me parece bem mais atraente, resta agora saber o preço das armas e munições.

Rafael Oliveira
Mensagens: 438
Registrado em: 11 Dez 2017, 06:10

Re: O futuro do 380ACP e do 38SPL

Mensagem por Rafael Oliveira »

Eu também cogitava uma 380 (já tenho uma). Descartei por completo essa ideia.
Vou comprar uma 9mm, provavelmente a TS9.
Munição: treina - 380 R$ 2,70; 9mm R$ 3,00. As de defesa são mais caras, mas a gente compra poucas, não acho que seja muito relevante. Recarga a diferença é mínima.

Assis.Rodrigo
Mensagens: 10
Registrado em: 02 Jan 2019, 16:56

Re: O futuro do 380ACP e do 38SPL

Mensagem por Assis.Rodrigo »

Rafael Oliveira escreveu:Não faz mais sentido comprar uma pistola 380 podendo comprar uma 9mm.
A questão é que o preço das antigas restritas (9mm,.40 etc). O preço acredito eu que irá se mantar ou aumentar, em contra partida, a .380 certamente irá reduzir, pois a procura será maior nos ex-calibres restritos, eu anotei ontem o preço de varias armas e calibres de diversas lojas na internet, para comprar no final do ano como vão ficar.

A tendencia é justamente ficar mais barato o .380 pois terá pouca procura, e o lojista não vai querer ficar com arma estocado por anos. Creio eu que a .380 realmente irá ficar para a pessoa ter como defesa em casa, e para um porte (caso dos cac/outras profissões) irão usar os novos calibres disponíveis.

Essa é a minha opnião, pode ser que eu esteja errado, pois como citado poderemos ter uma possível redução de impostos sobre armas.

Luiz Patriota
Mensagens: 54
Registrado em: 20 Fev 2019, 23:54

Re: O futuro do 380ACP e do 38SPL

Mensagem por Luiz Patriota »

moliternoga escreveu:Minha opinião sobre o assunto:
Primeiro que as armas antes que somente poderiam ser compradas direto da fábrica agora no lojista terão aumento de preço, algo natural pois o lojosta tem o lucro em cima, outros encargos e etc. Não acredito que a taurus irá tirar disponibilidade de venda direta de vários modelos pois restará poucos modelos para venda, deve agora ainda aumentar o seu portfólio de vendas, oferecendo no mercado nacional armas antes somente vendidas no exterior.
O .380acp não vai morrer. Vai diminuir com certeza a venda, principalmente em modelos "grandes" no calibre como a TH380, pt 58,59 e etc. A tendência é que o calibre seja ainda muito vendido porém em armas pequenas. Mesma coisa que no mercado americano onde se tem acesso livre à calibres porém se vende muitos modelos de armas subcompactas em .380acp. Seja pra quem quer uma arma pequena onde no 9mm fica difícil fazer tais armas, seja por conta de ter uma arma pequena com recuo mais controlável. Por exemplo nos EUA a Glock g42 ainda é muito vendida pensando no mercado feminino ou aqueles que querem uma arma confortável para portar no bolso. Outros exemplos são a S&W BODYGUARD, ruger LCP entre outras. Há também armas pouco maiores que o propósito é ter uma arma de baixo recuo o que facilita a utilização como a S&W m&p 380 ez.
O .38spl é um calibre que ainda venderá muito e tem ainda uma utilização grande, mesmo havendo a liberação do .357mag. Muitos não "aficcionados" por armas ao comprar vão procurar uma arma pouco mais barata e não vão fazer questão de pagar pouco a mais por um .357mag. Outro fator é o conforto, vão achar que o .38spl é mais confortável e prazeroso para atirar que o .357mag e vão acabar preferindo o .38spl. Outro ponto que o .38spl tem mais vantagem ainda é em revólveres pequenos e leves. Mesmo nos EUA ainda se vende muitos revólveres de armação pequena em .38spl e muitos lá preferem usar .38spl em revólveres pequenos, deixando o .357mag para revólveres maiores. Nos EUA ainda muitos compram .357mag e usam .38spl porém a legislação de lá permite. A nossa legislação ainda não chegou nesse ponto pois somente poderá comprar munição para o calibre da arma registrada e se estiver portando um revólver .357mag com munição. 38spl, estará na ilegalidade.
Concordo! .380 ACP e o 38SPL não vão desaparecer apenas vão ficar no seu nicho apenas. .380 em armas pequenas sub compactas ou de bolso para as quais é o calibre mais adequado sem sombra de dúvidas e o 38SPL também sempre será o "coringa" dos revolveres pois é um calibre muito competente, de fácil acesso e fácil de manejar. O mundo que se abre agora são das armas importadas mas estou ainda arisco com os preços que estas armas chegaram nas lojas... Será que minha M&P sai agora? rsrsrssrs

fraenkel
Mensagens: 39
Registrado em: 05 Jun 2016, 18:34

Re: O futuro do 380ACP e do 38SPL

Mensagem por fraenkel »

Acho que o 380 se mantêm por um bom tempo ainda pois tem muitas armas em circulação. A tendência é que só vendam as compactas agora. As MD2 só para competição, se não acabarem com a categoria ligth..

O 38SPL sobrevive bem até hoje nos EUA, então acho que os RT85 e assemelhados continuem bem por aqui...

Demetriuslopes
Mensagens: 17
Registrado em: 15 Abr 2018, 00:11

Re: O futuro do 380ACP e do 38SPL

Mensagem por Demetriuslopes »

Bom, primeiro o decreto tem que continuar em vigor, pelo menos no que tange a nova definição de calibres permitidos (sério risco de ser derrubado total ou em parte esta semana).
Depois disso, tem que esperar o EB alterar as normas em relação às vendas de armas em lojas, bem como a PF fazer alteração de instrução normativa para o registro. Ainda tem a questão de regulamentação das próprias lojas pelo EB e a atualização dos sistemas de informação de estoque e venda. Por fim, toda a logística para receber e estocar armamento. Então, acredito, que só teremos os antigos restritos à venda, nas lojas, em cerca de 1 ano.
Até lá diminui bastante o estoque de 38 e 380. Deverão permanecer no mercado como arma de backup.

Rafael Oliveira
Mensagens: 438
Registrado em: 11 Dez 2017, 06:10

Re: O futuro do 380ACP e do 38SPL

Mensagem por Rafael Oliveira »

Pressupondo que a parte dos calibres não cairá, dado que não há qualquer violação à CF ou ao Estatuto do Desarmamento ou à qualquer outra lei, por mais que o Exército e a PF sejam lerdos, acredito que haverá cobrança do Bolsonaro para que editem Portarias em 60, 90 dias no máximo.
A Taurus tem capacidade ociosa na fábrica e pode, nesse tempo, aumentar sua produção. Além disso, ela continuará, pelo menos por enquanto, vendendo direto para CAC.
Importações realmente podem demorar uns 6 meses.
Enfim, não sou tão pessimista quanto às 9mm e .40 chegarem e dominarem o mercado. Em 6 meses já devem ser as mais vendidas do país, caso essa parte do Decreto não seja derrubada.

Tio
Mensagens: 210
Registrado em: 25 Out 2018, 16:11

Re: O futuro do 380ACP e do 38SPL

Mensagem por Tio »

Conversando com os amigos atiradores: depois desse decreto NINGUÉM MAIS COGITA comprar uma .380, mesmo os que não tem armas ainda (CR novo ou que usam as armas do clube). A maioria já vai começar a colocar as .380 de acervo próprio a venda... o calibre preferido agora é o 9mm.
Já as mulheres estão satisfeitas com as suas .380 e não cogitam vender.

Mag44
Mensagens: 302
Registrado em: 05 Mar 2019, 08:36

Re: O futuro do 380ACP e do 38SPL

Mensagem por Mag44 »

A minha .380 já está a venda:

http://forum.defesa.org/forum/viewtopic.php?f=5&t=12148

O motivo é porque já comprei uma TS9 (ainda falta o craf)

Acho o 380 um calibre muito bom para iniciar no tiro, vejo um monte de gente querendo .40 e 9mm e nunca disparou uma arma desse calibre, não sabe manusear, etc..

Ainda temos muita munição de .380 por ai e são poucos que podem comprar uma arma nova, muitos manterão suas armas nesse calibre ainda.

E estamos falando de anos até que as 9 e 40 estejam nas lojas! Quando tiver, a oferta e procura vai determinar o preço (alto, claro)

Caso eu desista de vender, deixo em casa para defesa do lar, em algum aposento, escondida como back up ;)
Descaso, despreparo, desinteresse demais desse fórum
O último a sair apaga a luz

Tio
Mensagens: 210
Registrado em: 25 Out 2018, 16:11

Re: O futuro do 380ACP e do 38SPL

Mensagem por Tio »

Mag44 escreveu:A minha .380 já está a venda:

http://forum.defesa.org/forum/viewtopic.php?f=5&t=12148

O motivo é porque já comprei uma TS9 (ainda falta o craf)

Acho o 380 um calibre muito bom para iniciar no tiro, vejo um monte de gente querendo .40 e 9mm e nunca disparou uma arma desse calibre, não sabe manusear, etc..

Ainda temos muita munição de .380 por ai e são poucos que podem comprar uma arma nova, muitos manterão suas armas nesse calibre ainda.

E estamos falando de anos até que as 9 e 40 estejam nas lojas! Quando tiver, a oferta e procura vai determinar o preço (alto, claro)

Caso eu desista de vender, deixo em casa para defesa do lar, em algum aposento, escondida como back up ;)
Eu vou manter uma das minhas .380 e vender a outra. Pode ser qualquer uma (PT59 ou TH380), a que vender primeiro... Talvez venda as duas, mas não por causa do calibre e sim por serem Full Size.
A G25 da minha mulher ela adorou, nem pensa em vender. E o calibre parece MUITO adequado pra ela.

Erick Tamberg
Mensagens: 692
Registrado em: 09 Jun 2016, 13:50

Re: O futuro do 380ACP e do 38SPL

Mensagem por Erick Tamberg »

Sobre o .380 ACP, é importante lembrar que a sua aplicação original é em armas de bolso. O Brasil é que perverteu seu conceito devido à legislação. Em qualquer outro país, armas full-size em .380 ACP são vistas como uma aberração.

Já os revólveres, de um modo geral, sofrem uma retração de mercado há décadas. Em breve, a munição .38 SPL continuará em produção apenas para manter as muitas armas já existentes no mercado - assim como o .32 S&W Longo é hoje.

Mag44
Mensagens: 302
Registrado em: 05 Mar 2019, 08:36

Re: O futuro do 380ACP e do 38SPL

Mensagem por Mag44 »

Quando saiu meu CR comprei armas de diferentes calibres, .22, .38, 380, 9mm, .44 e cal 12
Apenas o 380 "sobraria" agora...
Um colega do clube comprou 3 pistolas em calibre 380... :o
Não sabe oque fazer agora.. :(
Descaso, despreparo, desinteresse demais desse fórum
O último a sair apaga a luz

Luiz Patriota
Mensagens: 54
Registrado em: 20 Fev 2019, 23:54

Re: O futuro do 380ACP e do 38SPL

Mensagem por Luiz Patriota »

Mag44 escreveu:Quando saiu meu CR comprei armas de diferentes calibres, .22, .38, 380, 9mm, .44 e cal 12
Apenas o 380 "sobraria" agora...
Um colega do clube comprou 3 pistolas em calibre 380... :o
Não sabe oque fazer agora.. :(
To ansioso por esse mercado de .380
MD2, G25, G28, PT938 boa e barata vou ficar sempre de olho. Arma boa e útil não sai de moda nunca!!!

Paulo Cechim
Mensagens: 22
Registrado em: 23 Fev 2019, 16:56

Re: O futuro do 380ACP e do 38SPL

Mensagem por Paulo Cechim »

Pois é..
Eu estava inclinado na .380 uma Taurus TH ou uma Tanfoglio Carry.
Agora com o decreto estou pensando em uma 9mm

Fica o questionamento será que o .380 vai acabar? será que não vale mais a pena comprar uma pistola .380??
Se eu achar um G25 compro de olhos fechados mesmo sendo .380 acho que para a Glock isso não se aplica.

Agora qual 9mm comprar as importadas são caras.. sobram Taurus e Imbel e acredito se a procura do 9mm for muito grande o preço vai subir muito ficando inviável comprar.

Abraços

Mag44
Mensagens: 302
Registrado em: 05 Mar 2019, 08:36

Re: O futuro do 380ACP e do 38SPL

Mensagem por Mag44 »

Comprar .380 só se for subcompacta
Andar de MD2 para disparar esse calibre de matar barata não vale mais a pena...

Enchemos o saco para liberar calibre e agora vamos comprar mais .380? :lol:
Descaso, despreparo, desinteresse demais desse fórum
O último a sair apaga a luz

Avatar do usuário
Leo_FuzNav
Mensagens: 195
Registrado em: 02 Mar 2016, 11:12

Re: O futuro do 380ACP e do 38SPL

Mensagem por Leo_FuzNav »

Paulo Cechim escreveu:Pois é..
Eu estava inclinado na .380 uma Taurus TH ou uma Tanfoglio Carry.
Agora com o decreto estou pensando em uma 9mm

Fica o questionamento será que o .380 vai acabar? será que não vale mais a pena comprar uma pistola .380??
Se eu achar um G25 compro de olhos fechados mesmo sendo .380 acho que para a Glock isso não se aplica.

Agora qual 9mm comprar as importadas são caras.. sobram Taurus e Imbel e acredito se a procura do 9mm for muito grande o preço vai subir muito ficando inviável comprar.

Abraços
Não vale apena a G25 se você tem acesso a G19! Se você não se dá bem com recuo mais acentuado (por exemplo), é so usar munição mais "fria" na 9mm. E cá pra nós, o recuo da 9mm em munição padrão é igual ou menor que a .380 +p.
Militar e CAC 1RM.

Will Colt Python
Mensagens: 56
Registrado em: 25 Nov 2018, 17:53

Re: O futuro do 380ACP e do 38SPL

Mensagem por Will Colt Python »

Num futuro breve eu irei partir para uma .380, mas será para minha esposa :lol: :D :lol:

Mag44
Mensagens: 302
Registrado em: 05 Mar 2019, 08:36

Re: O futuro do 380ACP e do 38SPL

Mensagem por Mag44 »

Livrem-se dessa merda de calibre de matar barata... :lol:

Olha esse vídeo do cara sendo sapecado por 3 policiais americanos com 9mm:

https://www.youtube.com/watch?v=zT-7zhIxl6Y

No final o sujeito ainda dá um disparo com o revólver!

e aliás, a "super" glock falha... num tiroteio REAL :lol:

Imagina vc sozinho com uma .380 :D
Descaso, despreparo, desinteresse demais desse fórum
O último a sair apaga a luz

Laercio
Mensagens: 109
Registrado em: 11 Abr 2019, 17:13

Re: O futuro do 380ACP e do 38SPL

Mensagem por Laercio »

Mag44 escreveu:Livrem-se dessa merda de calibre de matar barata... :lol:

Olha esse vídeo do cara sendo sapecado por 3 policiais americanos com 9mm:

https://www.youtube.com/watch?v=zT-7zhIxl6Y

No final o sujeito ainda dá um disparo com o revólver!

e aliás, a "super" glock falha... num tiroteio REAL :lol:

Imagina vc sozinho com uma .380 :D
não é por nada não, mas fiquei preocupado com a grama, será que sobreviveu? :D

Avatar do usuário
raubvogel
Mensagens: 422
Registrado em: 22 Abr 2016, 15:16

Re: O futuro do 380ACP e do 38SPL

Mensagem por raubvogel »

Bem, nos Estados Unidos a 380 teve uma resurreição. Mas o mercado não é so "feminino" mas gente que quer armas que cabem no bolço discretamente. Neste mercando, uma G2S é gigante. Por exemplo, só vi online uma mulher comprando uma P238, uma pistola que parece não ter problemas vendendo mesmo custando mais que qualquer Glock. E veja as versões "tactical operator operating an operation"; para que é que eles fazem estes modelos?

O .38 é considerado ainda hoje um bom calibre de defesa para revolvers. E é muito mais agradável na mão segurando um revolver com cano curto. Cano de 4" e arma pesada a historia muda.

Pergunta idiota: se voce tivesse liberdade de comprar o que quisesse, voce compraria uma pistola por calibre ou por sua habilidade de botar um buraco onde voce quer todo o dia com ela?

Policial Americano não acertando nada com calibre X, principalmente NYPD, é tão fora do ordinario quanto gente gorda enchendo a cara com doces. Voce pratica mais que a maioria deles.

Mag44
Mensagens: 302
Registrado em: 05 Mar 2019, 08:36

Re: O futuro do 380ACP e do 38SPL

Mensagem por Mag44 »

Eu não esperei 20 anos para continuar de .380 :D
Descaso, despreparo, desinteresse demais desse fórum
O último a sair apaga a luz

Avatar do usuário
raubvogel
Mensagens: 422
Registrado em: 22 Abr 2016, 15:16

Re: O futuro do 380ACP e do 38SPL

Mensagem por raubvogel »

Mag44 escreveu:Eu não esperei 20 anos para continuar de .380 :D
Então aumente o acervo. Mas, a pergunta é o como o mercado vai mudar.

Responder