Opiniões: Porte velado com Full Size

escolta18
Mensagens: 15
Registrado em: 25 Dez 2018, 18:09

Opiniões: Porte velado com Full Size

Mensagem por escolta18 »

Fala, pessoal.
O que acham de porte velado com armas full size?

Erick Tamberg
Mensagens: 692
Registrado em: 09 Jun 2016, 13:50

Re: Opiniões: Porte velado com Full Size

Mensagem por Erick Tamberg »

Depende de duas coisas: constituição física da pessoa e vestimentas.

Um colega, relativamente de baixa estatura, usa sempre um colete jeans com um bolso sem fundo. Anda sempre com a mão sobre a 1911 por dentro desse bolso. Saca e atira muito rápido. Mesmo tendo
cerca de 1,65m, o "tampinha" dissimula bem e usa a .45 com habilidade.

Outro, obeso, esconde uma PT-945 sob a banha. De bermuda e sem camisa, esconde a arma com a própria barriga.

Tudo vai desses dois fatores. Vejo maiores dificuldades para as mulheres nesse sentido. Uma colega "mignon" comprou uma Taurus 738 e devolveu a arma de carga, simplesmente porque não conseguia portá-la com discrição.

Lager&Luger
Mensagens: 2
Registrado em: 20 Jan 2019, 22:21

Re: Opiniões: Porte velado com Full Size

Mensagem por Lager&Luger »

Erick Tamberg escreveu:Depende de duas coisas: constituição física da pessoa e vestimentas.

...colete jeans com um bolso sem fundo. Anda sempre com a mão sobre a 1911 por dentro desse bolso.

Uma colega "mignon" comprou uma Taurus 738 e devolveu...
Bacana essa do colete. E a moça mignon deve ser bemmm mignon. Nem uma 738, tá doido...

Bom, eu trabalho com uma TH às 13hrs. Em pé é tranquilo e sentado só incomoda depois de umas horas sentado, (mais pela ponta do coldre de kydex) mas dá pra ajustar. Mas em termos de tamanho uma TH é o limite.. maior que isso vai ser difícil velar. Lá eu atendo cliente, ando pra cima e pra baixo e ninguém sabe da arma.

Avatar do usuário
raubvogel
Mensagens: 422
Registrado em: 22 Abr 2016, 15:16

Re: Opiniões: Porte velado com Full Size

Mensagem por raubvogel »

Erick Tamberg escreveu: Outro, obeso, esconde uma PT-945 sob a banha. De bermuda e sem camisa, esconde a arma com a própria barriga.

Assistir no YouTube

Erick Tamberg
Mensagens: 692
Registrado em: 09 Jun 2016, 13:50

Re: Opiniões: Porte velado com Full Size

Mensagem por Erick Tamberg »

Lager&Luger escreveu:
Erick Tamberg escreveu:Depende de duas coisas: constituição física da pessoa e vestimentas.

...colete jeans com um bolso sem fundo. Anda sempre com a mão sobre a 1911 por dentro desse bolso.

Uma colega "mignon" comprou uma Taurus 738 e devolveu...
Bacana essa do colete. E a moça mignon deve ser bemmm mignon. Nem uma 738, tá doido...

Bom, eu trabalho com uma TH às 13hrs. Em pé é tranquilo e sentado só incomoda depois de umas horas sentado, (mais pela ponta do coldre de kydex) mas dá pra ajustar. Mas em termos de tamanho uma TH é o limite.. maior que isso vai ser difícil velar. Lá eu atendo cliente, ando pra cima e pra baixo e ninguém sabe da arma.
Sobre a 738, você interpretou mal o texto por tê-lo cortado. Não foi a 738 que foi devolvida.

crono_M
Mensagens: 22
Registrado em: 09 Jan 2019, 19:26

Re: Opiniões: Porte velado com Full Size

Mensagem por crono_M »

Depende da arma, a glock g 17 mesmo sendo fullsize eu acho bem ''velavel'', no geral as melhores armas pra porte velado são ou snubies ou pistolas com armação fina e leves, depende muito também do vestuário, com short e camisa realmente, fica complicado velar bem uma fullsize se você tiver menos de 70 kg...

GlaudioJr
Mensagens: 80
Registrado em: 27 Fev 2018, 00:51

Re: Opiniões: Porte velado com Full Size

Mensagem por GlaudioJr »

Porto diariamente uma PT-100AF mas em determinadas situações incomoda muito! Já passei por algumas situações bem chatas por casa do peso e tamanho da arma.
Quem porta arma tem que ter consciência de que o principal fator para uma reação bem sucedida é o fator surpresa, e aí é que entra a importância de uma arma compacta.

Avatar do usuário
raubvogel
Mensagens: 422
Registrado em: 22 Abr 2016, 15:16

Re: Opiniões: Porte velado com Full Size

Mensagem por raubvogel »

Porte velando é sempre um compromisso, e voce tem que se vestir para a arma. Tem um bando de gente que porta uma G17; lhe garanto que eles não se vestem com calça lycra roxa dois tamanhos menores e tank tops.

Tio
Mensagens: 210
Registrado em: 25 Out 2018, 16:11

Re: Opiniões: Porte velado com Full Size

Mensagem por Tio »

Eu estou com um problema com o porte de trânsito...
Comprei pra minha mulher uma TH 380 e estou meio arrependido. Não com a arma, que é excelente, mas com o tamanho dela pra minha mulher. Ela é mingnon (magrinha, 1,55 m), e não tem como dissimular a arma.
Ou ela vai ter que levar a arma na bolsa ou vai ter que levar na cintura e usar uma blusa muito larga por cima. No carro coloca a arma no meio das pernas, mas pra andar vai ser complicado... se precisar reagir pode se enrolar se a arma estiver na bolsa...
A maldita th380c não sai... estou quase comprando uma 838c mesmo pra ela.

moliternoga
Mensagens: 807
Registrado em: 24 Out 2015, 21:14

Re: Opiniões: Porte velado com Full Size

Mensagem por moliternoga »

Para o porte de trânsito nas condições atuais não vejo problemas em a arma ser uma full size. Geralmente todo mundo vai pro stand de carro então não há necessidade de estar completamente velada levando em conta que dentro do carro não fica tão aparente, tanto é que muitos preferem usar a arma ao lado do banco e etc. Caminho de volta mesma coisa. Quanto a andar com a arma fora desse trajeto já foge da finalidade do porte de trânsito e tá dando chance de ser enquadrado por porte ilegal de arma de fogo (não que eu concorde com a legislação mas é a que está em vigor). Não vejo necessidade de usar para o porte de trânsito uma arma subcompacta pois não ficará transitando a pé de um lado pro outro, uma arma full size pra situação é até mais vantajosa pois terá uma arma com mais capacidade e aproveitará melhor o desempenho do atirador em uma possível defesa.

Dudu_AGEPEN
Mensagens: 5
Registrado em: 15 Fev 2019, 10:53

Re: Opiniões: Porte velado com Full Size

Mensagem por Dudu_AGEPEN »

Full size pra porte velado você tem que escolher entre não ser tão velada assim ou andar de maneira bastante desconfortável.

Não sou pequeno (tenho 1,81m e 90Kg) e durante um tempo fiquei com uma PT 100 acautelada do sistema, no início a gente vai se virando, vai tolerando. Com o tempo, vai ficando insuportável pra uso diário e você vai acabar chutando o balde e não se importando se a arma tá marcando ou não, o que pode te gerar uma série de situações bastante embaraçosas, além de te expor a um risco maior.

Infelizmente é difícil conciliar arma pra porte velado com arma pra stand e porte ostensivo. Pra porte, o ideal é optar por algo menor e mais leve e abrir mão de um pouco de capacidade e precisão. Pra stand e utilização ostensiva sim vc pode pegar uma fullsize, com grande capacidade, precisão e etc.

Armas que me senti confortáveis e consegui velar completamente foram 838C, 938, RT85, G25. Maior que isso já começa a comprometer e cair nas situações que descrevi acima.

Jonas Dias
Mensagens: 40
Registrado em: 23 Nov 2018, 08:32

Re: Opiniões: Porte velado com Full Size

Mensagem por Jonas Dias »

Dudu_AGEPEN escreveu:Full size pra porte velado você tem que escolher entre não ser tão velada assim ou andar de maneira bastante desconfortável.

Não sou pequeno (tenho 1,81m e 90Kg) e durante um tempo fiquei com uma PT 100 acautelada do sistema, no início a gente vai se virando, vai tolerando. Com o tempo, vai ficando insuportável pra uso diário e você vai acabar chutando o balde e não se importando se a arma tá marcando ou não, o que pode te gerar uma série de situações bastante embaraçosas, além de te expor a um risco maior.

Infelizmente é difícil conciliar arma pra porte velado com arma pra stand e porte ostensivo. Pra porte, o ideal é optar por algo menor e mais leve e abrir mão de um pouco de capacidade e precisão. Pra stand e utilização ostensiva sim vc pode pegar uma fullsize, com grande capacidade, precisão e etc.

Armas que me senti confortáveis e consegui velar completamente foram 838C, 938, RT85, G25. Maior que isso já começa a comprometer e cair nas situações que descrevi acima.
Ótima explicação guerreiro!

Responder