A Pt 59s daria para usar com porte velado?

Eugênio Junior
Mensagens: 4
Registrado em: 13 Nov 2018, 04:18

A Pt 59s daria para usar com porte velado?

Mensagem por Eugênio Junior »

Bom dia.
Estou tirando meu CR para CAC, já estou pesquisando sobre pistola e revólver. Entre às pistolas penso na PT 59s por ser o projeto da Beretta, mais por ser uma arma maior não sei se seria possível usar em porte velado.

Rafael Oliveira
Mensagens: 438
Registrado em: 11 Dez 2017, 06:10

Re: A Pt 59s daria para usar com porte velado?

Mensagem por Rafael Oliveira »

Bom dia Eugênio,
A menos que você seja bem gordo ou use blusa o tempo todo, acho difícil esconder a arma.
A PT58 numa pessoa magra já é um pouco difícil velar (tem que usar camiseta bem larga).
Então, se quer velar e usar arma projeto Beretta, tem que ser a 938 ou a 58, no máximo.

moliternoga
Mensagens: 807
Registrado em: 24 Out 2015, 21:14

Re: A Pt 59s daria para usar com porte velado?

Mensagem por moliternoga »

Rafael discordo de você por dois motivos. Primeiro pois a 59 e 58 tem as mesmas dimensões na armação (parte da empunhadura) e é essa dimensão que fica pra fora da calça e que tem que ser velada, o cano que fica pra dentro da calça não faz diferença entre as duas para velar (faz diferença no conforto apenas). Segundo ponto é que é possível portar sim e falo isso por experiência de quem porta uma todos os dias há uns 7 anos e realmente velada de forma que não fica niitdo que estou com uma arma na cintura. Não sou gordo e nem uso blusa ou camisetas excessivamente largas (onde moro é na base de 35 gruas no verão). Minha estatura ajuda um pouco a velar a arma porém tenho colegas com 1,70m que portam a pt100 e conseguem velar a arma de maneira eficiente. O que ajuda muito nisso é retirar o prolongador do carregador e por uma chapa igual da 938 ou da 92. Há de se ter em mente que a arma não é uma arma pequena então existe um certo "desconforto", se sente a arma na cintura porém é algo tolerável, pelo menos pra mim.

Rafael Oliveira
Mensagens: 438
Registrado em: 11 Dez 2017, 06:10

Re: A Pt 59s daria para usar com porte velado?

Mensagem por Rafael Oliveira »

De fato, Moliternoga, a empunhadura das duas tem a mesma dimensão e é isso que "printa".
Eu nunca portei arma. Apenas fiz testes em casa e mesmo variando as posições da arma, achei que olhos atentos perceberiam um volume estranho na cintura quando estou de camiseta. Eu tenho 1,78 e peso 75kg.
Mas se você porta há 7 anos tem muito mais experiência do que eu para opinar e demonstra ser possível tolerar o desconforto de uma arma com cano longo e relativamente pesada.

moliternoga
Mensagens: 807
Registrado em: 24 Out 2015, 21:14

Re: A Pt 59s daria para usar com porte velado?

Mensagem por moliternoga »

O maior problema dele não é nem pelo tamanho, a empunhadura sem o prolongador é menor que a 838, 809 e etc e não muito maior que uma 838C porém o peso e o tamanho do cano geram um certo desconforto. A falta de opção acaba nos obrigando a suportar o desconforto. Tenho colegas policiais que portam a pt100 de carga meio que obrigados pois não há opções tão confiáveis no mercado nacional, principalmente em calibres restritos. Alguns chegaram até a comprar armas mais compactas como a 640 e 24/7 porém não sentem confiança na arma por terem apresentado panes e acabam portando a pt100. A esperança é que esses novos modelos da taurus venham mais confiáveis ou melhor ainda, que abram o mercado para armas importadas, aí poderemos escolher entre várias opções aquela que nos "encaixa" melhor.

Eugênio Junior
Mensagens: 4
Registrado em: 13 Nov 2018, 04:18

Re: A Pt 59s daria para usar com porte velado?

Mensagem por Eugênio Junior »

Bacana às respostas. No caso de posse de arma não podemos porta-la de nenhuma forma fora de nossa casa né, tipo em nosso carro em viagem de família.

Avatar do usuário
Leo_FuzNav
Mensagens: 195
Registrado em: 02 Mar 2016, 11:12

Re: A Pt 59s daria para usar com porte velado?

Mensagem por Leo_FuzNav »

Frequentemente porto minha PT-99 (identica à 59) e é bem sofrível de usar velada. Dá para portar, mas não acho adequada, eventualmente (os olhares mais atentos) irão perceber o volume. No seu caso, sendo uma .380 não acho que vale apena, a minha unica desculpa de suportar tal sofrimento é no poder de fogo que levo na cintura.

Pega alguma pistola menor. :oops:
Militar e CAC 1RM.

Eugênio Junior
Mensagens: 4
Registrado em: 13 Nov 2018, 04:18

Re: A Pt 59s daria para usar com porte velado?

Mensagem por Eugênio Junior »

Também penso nesse quesito.

moliternoga
Mensagens: 807
Registrado em: 24 Out 2015, 21:14

Re: A Pt 59s daria para usar com porte velado?

Mensagem por moliternoga »

Escolher uma arma não é tarefa fácil, ainda mais no Brasil que comprar uma arma vira um casamento (não é tão simples vender/comprar outra). Na época escolhi a pt59 por vários motivos, sendo eles:
- queria uma arma na mesma plataforma da minha arma de serviço pra manter a constância no treinamento, apesar de serem calibres diferentes, a arma é basicamente igual à suas irmãs em 9mm e .40sw.
- Na época existia poucas opções de arma e as 58/59 e 938 eram as mais confiáveis (outra opção era a 638 que tinha muitos relatos de problemas). Como a 938 pra minha mão tem uma empunhadura relativamente pequena, sobrou a 58 ou 59.
- Como iria usar a arma para tiro esportivo também, a pt 59 era mais vantagem pela polegada a mais de cano.
- último motivo foi justamente o calibre .380acp. Como na época optei pelo calibre e sabendo que o .380acp não é dos melhores, busquei uma arma com cano pouco maior justamente para obter uma velocidade maior no projétil e consequentemente extrair um pouco mais de um calibre que já não é muito forte. Armas .380acp em tamanho grande não faz sentido em lugares onde não há restrição de calibres, sendo mais comum armas extremamente pequenas em .380acp, porém onde há uma limitação, vejo que faz sentido tirar o máximo, de forma funcional, do calibre.
Agora colega no seu caso que não tem porte de arma (hoje pelo SINARM não pode tirar a arma de casa e sendo CAC o porte se limita apenas ao trajeto casa/estande de tiro/casa) não vejo problemas em usar armas maiores como a pt59 ou a imbel md1/md2, é até mais vantagem pois terá uma capacidade maior no carregador, aproveitará melhor o calibre além da arma se comportar melhor no tiro, aumentando a eficiência.

Eugênio Junior
Mensagens: 4
Registrado em: 13 Nov 2018, 04:18

Re: A Pt 59s daria para usar com porte velado?

Mensagem por Eugênio Junior »

Realmente estou pensando exatamente como você. Obrigado.

Erick Tamberg
Mensagens: 692
Registrado em: 09 Jun 2016, 13:50

Re: A Pt 59s daria para usar com porte velado?

Mensagem por Erick Tamberg »

O verão é a melhor época para se escolher uma arma de porte.

Antigamente, muita gente entrava numa loja em pleno inverno e comprava um TA um 889, experimentava-o sob o casaco, complementava o conjunto com um coldre sub-axilar e se sentia feliz....até chegar o verão.

Muitas vezes temos que usar a camisa por dentro da calça. Aí só sobra como opção o coldre de tornozelo.

Mesmo um "snubby", pelo volume do tambor, não pode ser portado discretamente, digamos, no bolso traseiro da calça. Gosto muito da Walther PPK por isso, apesar de ser um tanto pequena para a minha mão.

Pessoalmente, prefiro dissimulação total e fator surpresa do que volume de fogo.

Rafael Oliveira
Mensagens: 438
Registrado em: 11 Dez 2017, 06:10

Re: A Pt 59s daria para usar com porte velado?

Mensagem por Rafael Oliveira »

Caro Erick,
Você usaria uma Bersa 22 com munição CCI Stinger? Ou tem que ser, no mínimo, 380?
Grato.

niceguyedge
Mensagens: 112
Registrado em: 22 Set 2018, 16:25

Re: A Pt 59s daria para usar com porte velado?

Mensagem por niceguyedge »

Erick Tamberg escreveu: Pessoalmente, prefiro dissimulação total e fator surpresa do que volume de fogo.
Tenho a mesma opinião. Da maneira que eu vejo, arma de porte é recurso de emergência em situações de extrema proximidade. É pra atordoar um agressor quase a queima roupa e não algo que você vá usar para montar uma barricada e trocar tiro a 30m de distancia. Nessa toada, melhor uma arma que possa ser completamente velada e te permita uma reação oportuna.

Namorei muito a Taurus 738 por causa disso, mas no fim a confiabilidade pesou e acabei pegando um RT85. Mas se tivéssemos umas .380 subcompactas de qualidade no mercado nacional, eu teria um 357 em casa e usaria uma pistola de bolso na rua.

rbusato
Mensagens: 21
Registrado em: 10 Mar 2017, 13:45

Re: A Pt 59s daria para usar com porte velado?

Mensagem por rbusato »

niceguyedge escreveu: Mas se tivéssemos umas .380 subcompactas de qualidade no mercado nacional, eu teria um 357 em casa e usaria uma pistola de bolso na rua.
Tem a G42 direto com a Glock do Brasil para quem é CAC!

niceguyedge
Mensagens: 112
Registrado em: 22 Set 2018, 16:25

Re: A Pt 59s daria para usar com porte velado?

Mensagem por niceguyedge »

rbusato escreveu: Tem a G42 direto com a Glock do Brasil para quem é CAC!
Tai uma duvida, se pegar via CAC, será transfere pra Sinarm/porte?

Erick Tamberg
Mensagens: 692
Registrado em: 09 Jun 2016, 13:50

Re: A Pt 59s daria para usar com porte velado?

Mensagem por Erick Tamberg »

Rafael Oliveira escreveu:Caro Erick,
Você usaria uma Bersa 22 com munição CCI Stinger? Ou tem que ser, no mínimo, 380?
Grato.
Ainda na vigência da lei anterior, antes mesmo de entrar na polícia, portei uma pistola Star modelo F com essa munição. Salvou-me o couro uma vez.

Porém, eu a usava não por "opção", mas por "falta de opção", já que, à época, foi o que apareceu dentro do meu orçamento.

Rafael Oliveira
Mensagens: 438
Registrado em: 11 Dez 2017, 06:10

Re: A Pt 59s daria para usar com porte velado?

Mensagem por Rafael Oliveira »

Já li esse relato seu. Aliás, parabéns pelo êxito.

E concordo. Tendo opções melhores, não faz sentido portar uma 22.

caldasfernandes
Mensagens: 46
Registrado em: 17 Jan 2018, 16:05

Re: A Pt 59s daria para usar com porte velado?

Mensagem por caldasfernandes »

moliternoga escreveu:Rafael discordo de você por dois motivos. Primeiro pois a 59 e 58 tem as mesmas dimensões na armação (parte da empunhadura) e é essa dimensão que fica pra fora da calça e que tem que ser velada, o cano que fica pra dentro da calça não faz diferença entre as duas para velar (faz diferença no conforto apenas). Segundo ponto é que é possível portar sim e falo isso por experiência de quem porta uma todos os dias há uns 7 anos e realmente velada de forma que não fica niitdo que estou com uma arma na cintura. Não sou gordo e nem uso blusa ou camisetas excessivamente largas (onde moro é na base de 35 gruas no verão). Minha estatura ajuda um pouco a velar a arma porém tenho colegas com 1,70m que portam a pt100 e conseguem velar a arma de maneira eficiente. O que ajuda muito nisso é retirar o prolongador do carregador e por uma chapa igual da 938 ou da 92. Há de se ter em mente que a arma não é uma arma pequena então existe um certo "desconforto", se sente a arma na cintura porém é algo tolerável, pelo menos pra mim.
Como um cara de 1,70m consegue velar uma PT100? Sinceramente... eu tenho 1,76m, 82kg e não consigo, a não ser que ele coloque a arma com o cabo praticamente dentro das calças não vejo uma forma eficiente de velar uma PT100.. tenho amigos no batalhão com quase 100 kg que não conseguem .. kkkk

Na minha opinião a 59 é uma arma ruim para o porte, se quer projeto Beretta, vá de 58hc ou 938, na 58HC como foi falado você pode tentar trocar aquela base grande dela pela base da 938 vai ajudar bem a velar... fora que quando se fala em porte velado tem que se pensar em conforto, não adianta conseguir esconder o cabo pra ninguém ver e você não conseguir sentar direito porque o cano da arma ta apertando tua coxa ou virilha... falo isso porque ja portei alguns dias a 840 e PT100 do batalhão e te digo, é péssima, pesada... porte velado já é desconfortável, então você tem que tentar deixar o menos desconfortável possível.

E outra, se você é CAC, tem uma infinidade de armas para escolher... Glock 25 por exemplo...

unn4m3dbr
Mensagens: 7
Registrado em: 11 Fev 2016, 20:28

Re: A Pt 59s daria para usar com porte velado?

Mensagem por unn4m3dbr »

Eu não consigo nem ficar confortável com minha G25 velada, imagina minha PT59. Esquece.

Erick Tamberg
Mensagens: 692
Registrado em: 09 Jun 2016, 13:50

Re: A Pt 59s daria para usar com porte velado?

Mensagem por Erick Tamberg »

niceguyedge escreveu:
rbusato escreveu: Tem a G42 direto com a Glock do Brasil para quem é CAC!
Tai uma duvida, se pegar via CAC, será transfere pra Sinarm/porte?
Sim. Mas deve estar há pelo menos 1 ano no acervo.

Responder