Pessoal, estou adquirindo uma arma só pra deixar em casa, e depois de estudar um pouco as opções acabei optando pelo revolver .38 mesmo, em razão da operação mais simples e pancada mais bruta. Quero algo discreto e barato, e como tem muitas opções no mercado nacional eu fiquei entre o RT85 e o RT85
O RT817 tem a vantagem óbvia dos 7 tiros, mas a pancada no bolso é bem mais forte também. Então ficaram duas dúvidas:
1. O UL não deveria ser mais caro que o S, já que é de liga de adamandium com vibranium pra ser mais leve e tal? Fico pensando se não está mais barato porque micou em razão de algum problema.
2. Além do peso, o TI tem alguma vantagem? Tipo, vai durar o resto da vida por ser de titanio?
Tem certeza que esse UL que você achou é o Titanium? Porque tem UL que é de alumínio e é mais em conta.
Um revólver normal de aço, que será usado eventualmente, vai durar sua vida toda e ficará de herança para seus filhos e netos rsrs. Então a única vantagem é o peso mesmo. Para esse uso eventual, o UL de alumínio também dará conta do recado e durará toda sua vida.
Se a arma é para defesa residencial, preferiria um com cano de 4 polegadas ou até mais. Maior precisão.
Tem o RT82 com 6 tiros, numa faixa de preço intermediária, de R$ 3.200.
Aliás, dê uma pesquisada que encontra preços melhores nos revólveres (R$ 2.200). Na paiolshop sei que é mais barato (nunca comprei lá, então não posso opinar sobre os serviços, mas parece séria). Vai fuçando, manda e-mail perguntando de promoção, desconto a vista, que às vezes da sorte rsrs.
A única vantagem do 85ul é o peso e essa vantagem seria aproveitada se fosse pra portar a arma, principalmente em lugares como o bolso ou tornozelo. Se for pra deixar em casa ou um porte de arma na cintura por exemplo vai de 85s que é melhor pois é mais resistente que o UL. O TI é extremamente leve porém até onde eu saiba ele vem com compensador integrado no cano o que pra mim no caso do .38spl é desvantagem pois o projétil terá menos velocidade ainda se comparado com um cano sem compensador. Levando em conta que o 85 só tem duas polegadas de cano, o que já perde velocidade do projétil e ainda põem um compensador que vai fazer perder quase mais uma polegada de cano acelerando o projétil, considero uma perda muito grande e trazendo pouca vantagem. Das opções eu ficaria com o 85s pela "durabilidade" da arma. Ainda das opções que você mencionou ainda acharia o 817 a melhor de todas porém se a diferença de valor está pesando vai de 85s.
Sem pestanejar, fique com o 85 S tradicional, de aço.
A PCESP adquiriu 600 revólveres Ti, a princípio, para serem utilizados por Delegadas de Polícia.
Não demorou para os problemas aparecerem, obrigando tais armas a passarem por recall: o tambor se soltava e caía após alguns tiros. Houve a troca do parafuso de retenção do suporte do tambor e a expressa proibição de utilizar munição +P neles.
Além disso, alguns revólveres dessa série (não todos) vieram também com o CÃO E O GATILHO em alumínio. Como o cão de alumínio, mais leve, causa uma percussão mais fraca, esses revólveres vieram "gambiarrados" de fábrica, com duas arruelas no eixo da mola real destinados a aumentar sua tensão...
Os problemas com revólveres de liga leve não são exclusivos da Taurus: desfiz a compra de um S&W 642 por ele ter apresentado uma rachadura na armação (abaixo de onde o cano é rosqueado) com meros 50 tiros com munição standard de fábrica. Depois soube que foi um lote defeituoso, e que, nos EUA a S&W substituía a arma por uma nova, caso constatado o defeito.
Além disso, achei o recuo muito forte, dificultando o controle em tiro rápido - problema bem menor com o revólver tradicional de aço, mesmo com munição +P.
Quem acha um "snubby" .38 SPL pesado, aconselho a comprar um revólver .32 S&WL. Pelo menos, o calibre mais fraco permitirá maior controle da arma e acertar alguma coisa.
Parafresando aquele antigo comercial de pneus: "Potência não é nada sem controle".
Eu faço questão do cano curto porque não me imagino dando um tiro de mais de 5m aqui em casa, então um cano de 4 polegadas é meio desnecessário. Fiz um teste com um 85S no estande a 7m e foi mais que suficiente. Tenho a impressão que em ambientes fechados, com a possibilidade de luta corporal, um revólver curto te dá mais controle sobre a arma. Além da possibilidade de poder ocultar a arma se você for pego em uma situação em que não seja possível reagir no primeiro momento, como alguém da família rendido.
Como provavelmente a arma vai disparar muito pouco, a resistência não é um fator determinante, mas por uma diferença de 100 reais, acho que vou de 85S então, até pelo maior peso/estabilidade.
Além da precisão, uma ou duas polegadas a mais resultam em mais energia para a munição, o que é ainda mais importante se você terá 5/6/7 tiros. E nem faz tanta diferença assim para velá-lo e manuseá-lo.
Pense que uma coisa é mirar e atirar num alvo fixo, sem stress. Numa situação real que espero que nunca passemos, é bem mais complicado.
Eu achei bem mais leve o UL/TI contudo, diante dos comentários sobre problemas apresentados eu acabei optando pelo RT85S aço é um pouco mais pesado mas é ótima arma, fácil de velar. Lembrando que existe a lenda sobre o famoso revolver buldogue que à distância ele não é muito preciso mas é só lenda mesmo ele é bom e como qualquer outra arma requer bastante treino ao alvo.