Garrucha .320

Kaue Vetorazi
Mensagens: 11
Registrado em: 10 Out 2017, 14:37

Garrucha .320

Mensagem por Kaue Vetorazi »

Boa tarde, Pessoal!

Estou com uma garrucha Rossi calibre nominal .320, inseri um cartucho .32 S&WL e o mesmo coube no cano, alguém ai tem uma dessas garruchas para me dizer se este cano pode estar modificado ? ou é normal essa compatibilidade do calibre.

Obrigado desde já

Erick Tamberg
Mensagens: 692
Registrado em: 09 Jun 2016, 13:50

Re: Garrucha .320

Mensagem por Erick Tamberg »

Olá,

Sendo da marca Rossi, certamente foi modificada. Em estado original, nem o .32 S&W (Curto) entra na câmara.

Em garruchas européias, é comum que o .32 S&WL entre na câmara sem qualquer modificação. As câmaras do .320, originalmente, eram retas, sem redução de diâmetro na área correspondente à boca do estojo.

Erick Tamberg
Mensagens: 692
Registrado em: 09 Jun 2016, 13:50

Re: Garrucha .320

Mensagem por Erick Tamberg »

Outra coisa: como o .320 era de pólvora negra, é possível que o diâmetro da câmara tenha aumentado por corrosão. Sugiro limpar o cano com SABÃO e ÁGUA MORNA para fazer um exame mais cuidadoso. Assim, você pode verificar qual foi a causa do aumento da câmara (corrosão ou ação de ferramentas).

moliternoga
Mensagens: 807
Registrado em: 24 Out 2015, 21:14

Re: Garrucha .320

Mensagem por moliternoga »

Erick, é seguro disparar munição. 32s&wl nessas garruchas? Pergunto em relação à pressão nominal das munições. O .32s&wl não tem uma pressão bem maior que o .320 utilizado nas garruchas? Precisão sei que não haverá pois o cano das garruchas não tem raiamento.

Erick Tamberg
Mensagens: 692
Registrado em: 09 Jun 2016, 13:50

Re: Garrucha .320

Mensagem por Erick Tamberg »

As garruchas são raiadas sim. Mas, tecnicamente, é perigoso utilizar nelas qualquer outra munição. Mesmo o .32 S&W Curto é arriscado, pois tem diâmetro ligeiramente maior. Mas já vi algumas (e revólveres .32 S&W Curto de armação basculante) apreendidas carregadas com munição 7,65mm Browning.

É arriscado, mas funciona. Só não se sabe até quando.

Erick Tamberg
Mensagens: 692
Registrado em: 09 Jun 2016, 13:50

Re: Garrucha .320

Mensagem por Erick Tamberg »

O autor americano Michael Bussard diz que o .320 poderia concorrer ao título de "cartucho mais inútil do mundo". Num cano de 4 polegadas e meia, com projétil de 76 grains, gera apenas 7 kgm de energia (contra 9 kgm de um 6,35mm em cano de 2").

Erick Tamberg
Mensagens: 692
Registrado em: 09 Jun 2016, 13:50

Re: Garrucha .320

Mensagem por Erick Tamberg »

Moliternoga,

Quanto à sua impressão de que elas não são raiadas, você pode ter examinado armas com a alma suja ou corroída. Passam essa impressão à primeira vista.

moliternoga
Mensagens: 807
Registrado em: 24 Out 2015, 21:14

Re: Garrucha .320

Mensagem por moliternoga »

Pois é. De todas que eu vi na mão não observei raiamento em nenhuma. Pra mim que eram de alma lisa. Mais uma que aprendi com o fórum.

Erick Tamberg
Mensagens: 692
Registrado em: 09 Jun 2016, 13:50

Re: Garrucha .320

Mensagem por Erick Tamberg »

A primeira arma que comprei em loja foi exatamente uma garrucha Rossi .320. Um antigo lojista de minha cidade tinha umas 150 peças ainda em estoque. Como a munição não é mais fabricada, ele vendeu algumas como peças obsoletas, só para decoração...fornecia a nota e mencionava nela que se tratava de peça obsoleta. Nem registro fazia. Mas isso foi há mais de 20 anos!

Responder