Oxidada x Inox

Avatar do usuário
ftassio
Mensagens: 29
Registrado em: 14 Nov 2017, 07:15

Oxidada x Inox

Mensagem por ftassio »

Boa tarde.
Sou iniciante no mundo do tiro, e gostaria de saber qual a diferença entre uma arma oxidada e uma inox. Tipo: uma necessita de mais cuidados que a outra, a durabilidade de uma é diferente da outra, essas coisas...
Não consegui achar aqui no fórum e nem em outros pela internet.
Desde já agradeço aos que puderem me ajudar.

ELF
Mensagens: 143
Registrado em: 04 Mai 2017, 00:09

Re: Oxidada x Inox

Mensagem por ELF »

sou leigo no assunto, mas irei responder com base na minha experiência pessoal: a arma de inox está sempre com cara de nova; não arranha fácil; fácil limpeza; é mais bonita; não aparecem pontos de ferrugem com facilidade, enfim, acho ela melhor e mais bonita. Tem o incoveniente que ela fica mais a mostra, ou seja, mais fácil de ver que vc está armado quando se está empunhando. Todavia, para quem porta à paisano, ela sempre estará na sua cintura ou bolsa e não verão a arma. As armas oxidadas, por outro lado, aparecem pontos de ferrugem facilmente (principalmente as nacionais); requer mais cuidado com manutenção; ficam feias com pouco tempo e algum aspecto de velha (se comparadas com as inox).

Avatar do usuário
ftassio
Mensagens: 29
Registrado em: 14 Nov 2017, 07:15

Re: Oxidada x Inox

Mensagem por ftassio »

ELF escreveu:sou leigo no assunto, mas irei responder com base na minha experiência pessoal: a arma de inox está sempre com cara de nova; não arranha fácil; fácil limpeza; é mais bonita; não aparecem pontos de ferrugem com facilidade, enfim, acho ela melhor e mais bonita. Tem o incoveniente que ela fica mais a mostra, ou seja, mais fácil de ver que vc está armado quando se está empunhando. Todavia, para quem porta à paisano, ela sempre estará na sua cintura ou bolsa e não verão a arma. As armas oxidadas, por outro lado, aparecem pontos de ferrugem facilmente (principalmente as nacionais); requer mais cuidado com manutenção; ficam feias com pouco tempo e algum aspecto de velha (se comparadas com as inox).
Obrigado pelas informações

moliternoga
Mensagens: 807
Registrado em: 24 Out 2015, 21:14

Re: Oxidada x Inox

Mensagem por moliternoga »

Colega deu uma explicação prática. Agora armas em inox e aço carbono são feitos de aços diferentes. A resistência mecânica dos dois são bem próximos o que difere mesmo além de cor do material é que o inox é mais resistente a corrosão exigindo menos cuidado que uma arma oxidada. Há de se tomar cuidado pois armas em inox enferrujam então não é pode negligenciar uma manutenção periódica.

AgenteW
Mensagens: 41
Registrado em: 23 Abr 2018, 11:35

Re: Oxidada x Inox

Mensagem por AgenteW »

Nenhuma arma é 100% inox, as molas e mecanismos internos são de aço carbono. Meu revólver inox, por exemplo tem o cão e o gatilho em aço carbono cromados, por negligência minha, já enferrujou o cão uma vez. As PTs 58 e 938 tem o cão oxidado, seus carregadores são de aço carbono pintado, só o slide mesmo que é inox, o frame é em alumínio em ambas.
Até Glock enferruja, as inox são na minha opinião mais bonitas, e tem apenas uma parte da arma mais resistente a corrosão.
Quer uma arma operacional, vai de oxidada, quer bonita vai de inox.

ELF
Mensagens: 143
Registrado em: 04 Mai 2017, 00:09

Re: Oxidada x Inox

Mensagem por ELF »

Exatamente. De qualquer forma, há que se ter cuidado na manutenção das armas!

Responder