Limpeza de arma sem contaminação das munições

AgenteW
Mensagens: 41
Registrado em: 23 Abr 2018, 11:35

Limpeza de arma sem contaminação das munições

Mensagem por AgenteW »

Companheiros, há diversos relatos de falha de munição contaminada com óleo. Em momento crítico isso vai custar a sua vida, sua arma irá falhar! Corriqueiramente me deparo com colegas de serviço que bezuntam suas armas como uma forma de assar bolo, isso sempre ocasiona as famosas picotadas no estande do presídio onde treino.
Minha sugestão é, com experiências diferentes dos nobres colegas, discutir qual melhor meio de manutenir as armas e manter as munições sempre funcionais.
Meu pai me ensinou atirar desde menino com cartucheiras, e sempre usávamos o óleo 20W40 restante da troca do velho fusca ano 85 que ainda temos e gasolina para manter a câmara seca e com um cartucho carregado com um projétil chamado "bala ideal" (um tipo de projétil ponta oca de cartucheiras) que, pasmem, semanda passada testei uma cartucheira 36 há mais de 20 anos carregada que funcionou perfeitamente, apesar de ser montada com polvora elefante, daquelas fumacentas de péssima qualidade, e bucha vegetal.
Hoje utilizo óleo spray pra lubrificar meu 38, e mantenho a câmara e o cano seco com benzina, esta tira toda umidade do óleo e deixa as munições sempre funcionais.
Alguém usa outro produto? Gasolina, querosene, alcool isopropílico, óleo diesel... Tem eficácia?

moliternoga
Mensagens: 807
Registrado em: 24 Out 2015, 21:14

Re: Limpeza de arma sem contaminação das munições

Mensagem por moliternoga »

A questão da manutenção varia um pouco de cada um de acordo com os produtos que se tem disponível. Pra mim a manutenção varia se é apenas manutenção periódica de manutenção após uma sessão de tiro. Na manutenção periódica utilizo wd40 em tudo. Passo no interior do cano, no tambor (quando no revólver) basicamente em todas as peças de metal da arma. Após isso seco tudo com papel toalha (não gosto de pano pois esse retém a sujeira tirada e fica espalhando pela arma novamente) . Depois de tudo seco passo óleo apenas nos pontos de fricção entre peças e molas. Para isso não uso wd40 pois o mesmo evapora muito rápido e não deixa as peças que necessitam de lubrificação lubrificadas por muito tempo. Câmara e cano de pistolas e tambor e cano do revólver devem estar secos, assim como mantenho secos o carregador de pistolas para não acumular sujeira misturada com óleo e não contaminar as espoletas da munição. Na parte externa deixo a arma seca pois a mesma é para porte então não presta estar lambuzada de óleo. Cuidados que tenho: minha preferência é por armas inox pois sou muito e não deixo minhas armas lambuzadas de óleo na parte externa, sendo assim após um longo dia da arma na cintura, tiro ela do coldre, passo uma flanela pra secar a umidade E deixo ela fora do coldre para "respirar". Nesse método nunca tive problemas de oxidação mesmo portando a arma o dia todo. Nos casos de armas oxidadas (principalmente taurus que oxidam com facilidade) julgo importante após portar um dia todo passar um paninho com pouco de wd 40 pra evitar ferrugem, mas é pouco mesmo. Após uma sessão de tiro faço a limpeza da arma (peças metálicas) com querosene, depois seco bem o querosene, aplico wd 40 e faço o mesmo processo de uma manutenção periódica. Uso querosene pois ele retira bem as impurezas resultantes da deflagração das munições. Existem outros produtos para isso porém são caros e nem sempre disponíveis. Dois cuidados que devem ter, um é o contato das munições com óleo de qualquer tipo como mencionado pelo colega acima, óleo é mais perigoso pros componentes da munição do que água. Segundo cuidado é principalmente com coldres. Coldres de couro além de terem produtos pra curtir o couro que podem oxidar a arma retém umidade e suor, assim como o nylon, camurça neoprene e etc. Por isso a importância de quando for guardar a arma retirar o excesso de umidade da mesma e guardar a arma fora do coldre para que o coldre possa secar e não fique em contato com a arma nesse período.

AgenteW
Mensagens: 41
Registrado em: 23 Abr 2018, 11:35

Re: Limpeza de arma sem contaminação das munições

Mensagem por AgenteW »

Bom método colega, nunca tirei a arma do coldre quando chego do serviço. Vou começar a retirar a partir de agora, apesar da minha arma ser inox, o cão já enferrujou uma vez, pois meu antigo coldre não o cobria e ele encostava no meu abdomen quando eu sentava.

Elias
Mensagens: 194
Registrado em: 18 Fev 2016, 13:43
Localização: São Paulo

Re: Limpeza de arma sem contaminação das munições

Mensagem por Elias »

Senhores bom dia !

Eu ainda não tenho arma, visito o fórum diariamente à algum tempo,com o intuito de obter conhecimento, para no futuro comprar uma arma.

Todos temos um hobby e o meu hobby é sobre Aeromodelos, mais especialmente em Helimodelo, que são Helicópteros controlados por rádio, esses Helicópteros vem totalmente desmontados.

Pra quem quiser saber mais à respeito veja o link abaixo, onde o Alan Szabo, executa manobras chamadas 3D num Helicóptero modelo T-Rex550L.

Existem Helicópteros menores pra iniciantes,e Helicópteros ainda maiores do que o do vídeo,o limite é o bolso de cada um,pois são equipamentos importados.

https://www.youtube.com/watch?v=qtosGNc0jK0

Gostaria de frisar que isso não é brinquedo, trata se de um hobby caro, e seletivo,no caso do Alan, ele é um profissional, nesse hobby a segurança vem em primeiro lugar.

Tempos atrás nos EUA um sujeito estava treinando algumas acrobacias e se descuidou da segurança,voando muito próximo dele, e o resultado foi fatal, a pá do Helicóptero ,pegou na cabeça dele, conclusão a cabeça dele quase foi decepada.

Ele foi encontrado morto depois de algum tempo, pois estava voando sozinho em local ermo,portanto não houve tempo hábil pra ser socorrido.

Bem, na montagem ou manutenção, usamos o Silicone em Spray, que serve pra lubrificar e proteger os componentes. Existem várias marcas no mercado, com preços diferentes obviamente.

Após aplicado,ele evapora rapidamente, evitando o acumulo de poera e sujeira.

Acredito que seja ideal pra armas.

Esse silicone é adequado para a lubrificação de superfícies metálicas e não metálicas, tais como: metal, couro, vinil, plástico, borracha, madeira e cerâmica.

Protege componentes elétricos, cabos e eletrônicos. Lubrifica fechaduras, dobradiças, trilhos de cortinas e persianas e outros....

EU não posso afirmar se caberia o seu uso em armas,portanto busquem informação à respeito do produto.

Esse post é apenas uma sugestão e uma tentativa de ajudar .

Bons tiros a todos.
“Se nós não cuidarmos de combater inflação da sem-vergonhice nacional, este pais vai ter que pedir falência moral".(Helio Ribeiro)

Erick Tamberg
Mensagens: 692
Registrado em: 09 Jun 2016, 13:50

Re: Limpeza de arma sem contaminação das munições

Mensagem por Erick Tamberg »

Acho que todo recruta já ouviu do instrutor uma frase simples sobre lubrificação: "UMA GOTA NAS PARTES MÓVEIS".

Limpeza é diferente de lubrificação. Requer solventes, e não óleos. E secagem após a aplicação e limpeza.

Em relação a usar pano ou papel para secar a arma, tenho preferido usar estopa de polimento automotivo. É um material eficiente e barato.

Os óleos em spray eu uso em duas circunstâncias: como descontaminante (para neutralizar a ação do suor, chuva, etc) e como protetivo. No último caso, borrifo o produto sobre um pano, nunca diretamente sobre a arma. A reaplicação depende da resistência do produto ao " salt spray". No caso do Starrett M1 (prefiro-o ao WD-40) é de 48 horas. Assim, basta passar um pano levemente embebido em M1 a cada 2 dias para prevenir a ferrugem.

Erick Tamberg
Mensagens: 692
Registrado em: 09 Jun 2016, 13:50

Re: Limpeza de arma sem contaminação das munições

Mensagem por Erick Tamberg »

Elias escreveu:Senhores bom dia !

Eu ainda não tenho arma, visito o fórum diariamente à algum tempo,com o intuito de obter conhecimento, para no futuro comprar uma arma.

Todos temos um hobby e o meu hobby é sobre Aeromodelos, mais especialmente em Helimodelo, que são Helicópteros controlados por rádio, esses Helicópteros vem totalmente desmontados.

Pra quem quiser saber mais à respeito veja o link abaixo, onde o Alan Szabo, executa manobras chamadas 3D num Helicóptero modelo T-Rex550L.

Existem Helicópteros menores pra iniciantes,e Helicópteros ainda maiores do que o do vídeo,o limite é o bolso de cada um,pois são equipamentos importados.

https://www.youtube.com/watch?v=qtosGNc0jK0

Gostaria de frisar que isso não é brinquedo, trata se de um hobby caro, e seletivo,no caso do Alan, ele é um profissional, nesse hobby a segurança vem em primeiro lugar.

Tempos atrás nos EUA um sujeito estava treinando algumas acrobacias e se descuidou da segurança,voando muito próximo dele, e o resultado foi fatal, a pá do Helicóptero ,pegou na cabeça dele, conclusão a cabeça dele quase foi decepada.

Ele foi encontrado morto depois de algum tempo, pois estava voando sozinho em local ermo,portanto não houve tempo hábil pra ser socorrido.

Bem, na montagem ou manutenção, usamos o Silicone em Spray, que serve pra lubrificar e proteger os componentes. Existem várias marcas no mercado, com preços diferentes obviamente.

Após aplicado,ele evapora rapidamente, evitando o acumulo de poera e sujeira.

Acredito que seja ideal pra armas.

Esse silicone é adequado para a lubrificação de superfícies metálicas e não metálicas, tais como: metal, couro, vinil, plástico, borracha, madeira e cerâmica.

Protege componentes elétricos, cabos e eletrônicos. Lubrifica fechaduras, dobradiças, trilhos de cortinas e persianas e outros....

EU não posso afirmar se caberia o seu uso em armas,portanto busquem informação à respeito do produto.

Esse post é apenas uma sugestão e uma tentativa de ajudar .

Bons tiros a todos.
O Exército recomenda o emprego do silicone apenas quando o armamento for empregado em ambientes muito úmidos.

Erick Tamberg
Mensagens: 692
Registrado em: 09 Jun 2016, 13:50

Re: Limpeza de arma sem contaminação das munições

Mensagem por Erick Tamberg »

Hoje, pela Amazon, não é difícil obter produtos específicos para limpeza de armas. Dos EUA é meio chatinho achar quem envie para o Brasil, mas consegui pedir Ballistol da Alemanha e Young's 303 Cleaner, da Inglaterra.

O macete é entrar na Amazon pelo site do país de origem (www.amazon.co.uk para o site britânico).

Responder