Modelo e ano de fabricação!?

Strong Lion
Mensagens: 8
Registrado em: 27 Out 2017, 22:31

Modelo e ano de fabricação!?

Mensagem por Strong Lion »

Gostaria de saber se alguém pode confirmar o modelo e ano de fabricação aproximado desse revolver, se trata de um tauros calibre .38, 6 tiros com cano de 4"! Pelo oque eu sei essa logo da Tauros gravada na arma "desenho de um touro e escrito BRASIL" começou a ser feito em 1981, porem a numeraçao da arma é numerica e nao possui letras e isso pelo oque eu sei é somente nas armas ate 1980, esta correto? Se alguém tiver o conhecimento e puder compartilhar agradeço.

Imagem

Erick Tamberg
Mensagens: 692
Registrado em: 09 Jun 2016, 13:50

Re: Modelo e ano de fabricação!?

Mensagem por Erick Tamberg »

Os revólveres com número de série apenas numérico foram até 1981 (modelos de 5 tiros) e 1988, nos modelos de 6 tiros. Teu exemplar é um Modelo 83 S.

Pelos detalhes, ele foi fabricado entre 1981 e 1984.

Entre o final de 84 e o começo de 85 (preciso consultar o manual para te passar as datas exatas, mas não está à mão no momento), houve duas alterações importantes: a adoção do gatilho largo para todas as armas (o teu aparenta ser do tipo "estreito", que se encaixa na dobra do dedo) e a supressão do pino auxiliar da retenção do cano (o teu ainda a possui).

Portanto, se fosse de 1985 em diante, teria o gatilho largo (tipo "target", para acionamento com a ponta do dedo) e não teria aquele pino na armação, logo acima de onde o cano é rosqueado.

Erick Tamberg
Mensagens: 692
Registrado em: 09 Jun 2016, 13:50

Re: Modelo e ano de fabricação!?

Mensagem por Erick Tamberg »

Consultei o manual. Aqui vão os dados:

Pino de fixação do cano - eliminado a partir de 1° de maio de 1984. (presente na tua arma)

Gatilho largo - adotado em junho de 1985 (ausente na tua arma)

Cão com dedeira larga: adotado a partir de outubro de 1984. (presente na tua arma).

Curiosamente, o teu possui um pino que foi eliminado em maio de 84 e o cão largo, que só foi adotado em outubro daquele ano. Se o cão não foi trocado, é possível que ela tenha sido finalizada durante esse período de transição (usando uma armação produzida antes de maio e um cão fabricado após outubro), permitindo datar como 1984 o ano de fabricação.

Strong Lion
Mensagens: 8
Registrado em: 27 Out 2017, 22:31

Re: Modelo e ano de fabricação!?

Mensagem por Strong Lion »

Erick Tamberg escreveu:Consultei o manual. Aqui vão os dados:

Pino de fixação do cano - eliminado a partir de 1° de maio de 1984. (presente na tua arma)

Gatilho largo - adotado em junho de 1985 (ausente na tua arma)

Cão com dedeira larga: adotado a partir de outubro de 1984. (presente na tua arma).

Curiosamente, o teu possui um pino que foi eliminado em maio de 84 e o cão largo, que só foi adotado em outubro daquele ano. Se o cão não foi trocado, é possível que ela tenha sido finalizada durante esse período de transição (usando uma armação produzida antes de maio e um cão fabricado após outubro), permitindo datar como 1984 o ano de fabricação.
Fiquei impressionado com o seu conhecimento amigo! Muito obrigado pela ajuda!!

jeep willys
Mensagens: 34
Registrado em: 10 Ago 2017, 10:51

Re: Modelo e ano de fabricação!?

Mensagem por jeep willys »

aproveitando o tópico, alguém sabe o ano desse revolver e mais alguma informação. trata-se de um smith wesson .cal 32 .. herança do meu vo.

jeep willys
Mensagens: 34
Registrado em: 10 Ago 2017, 10:51

Re: Modelo e ano de fabricação!?

Mensagem por jeep willys »

Imagem

Erick Tamberg
Mensagens: 692
Registrado em: 09 Jun 2016, 13:50

Re: Modelo e ano de fabricação!?

Mensagem por Erick Tamberg »

Jean,

Se possível, coloque fotos maiores e mais detalhadas. A S&W fabricou esse modelo por mais de 60 anos. Há variações de acordo coma época de fabricação.

acolossi
Mensagens: 1
Registrado em: 02 Mar 2019, 21:23

Re: Modelo e ano de fabricação!?

Mensagem por acolossi »

Pessoal!
Alguém sabe me dizer como descubro o modelo e o ano de fabricação desta arma?
Pelo que vi foi entre 1949 a 1973
Mas gostaria de saber o modelo e ano certinho!
Saber se é uma relíquia hehehe
Calibre 32 dela, 6 tiros.
Anexos
Taurus
Taurus
3D2BF942-0480-417F-A857-9A9C53609537.jpeg (194.46 KiB) Exibido 20772 vezes

Erick Tamberg
Mensagens: 692
Registrado em: 09 Jun 2016, 13:50

Re: Modelo e ano de fabricação!?

Mensagem por Erick Tamberg »

Este é o Modelo 71. Tive um igualzinho (o cabo era de plástico marrom), que pude datar como 1969 devido à data do registro original.

Nessas armas é difícil indicar com precisão o ano de fabricação.

Só o que dá para fazer é diminuir a margem de anos. Desmonte os cabos e veja como é a mola real (impulsora do cão). Se for laminar, é anterior a 1960. Se for mola helicoidal, é de 1960 em diante.

Durante algumas épocas, o número de série era gravado num segundo ponto, oculto: verifique na armação dos cabos, sob as talas, ou sob o impulsor do gatilho (requer desmontagem total do mecanismo).

Outros dado que pode ajudar (mas não tenho á mão no momento): veja em que sentido é a rosca da vareta do extrator. Os mais antigos tinham a rosca normal (a vareta soltava no sentido anti-horário), enquanto, de certa data em diante, a rosca é invertida (aperta-se no sentido anti-horário e solta-se no sentido horário).

Guerra530
Mensagens: 1
Registrado em: 25 Mar 2019, 11:45

Re: Modelo e ano de fabricação!?

Mensagem por Guerra530 »

Pessoal!
Alguém sabe me dizer como descubro o modelo desta arma?
Pelo que vi foi entre 1949 a 1973
Mas gostaria de saber o modelo para poder encomendar o cabo e tentar restaurar, já que uma lembrança do meu avô !
Calibre 38, 6 tiros. Tauros

https://imgur.com/a/Q1293LY

moliternoga
Mensagens: 807
Registrado em: 24 Out 2015, 21:14

Re: Modelo e ano de fabricação!?

Mensagem por moliternoga »

Se não me engano é um modelo 80 cano de 1.75". Talvez o Erick possa dar informações mais precisas.

Responder