Dúvida cão Imbel MD2

Scarpetta

Dúvida cão Imbel MD2

Mensagem por Scarpetta »

Exemplificando para entenderem...
Se eu colocar o carregador e der o golpe colocando uma munição ela fica com o cão armado.
Se eu segurar o cão e apertar o gatilho e ir abaixando o cão devagar ele não chega até o final.
Nunca fiz isso com a munição dentro dela, ai vieram as dúvidas....

Será que fazendo isso com munição irá deflagrar a mesma?

Se não deflagrar, será que posso guardar ela nesta condição sem danificar algo, pois assim ela estaria pronta para uso um pouco mais rápido do que sem munição?
“Todo o poder político vem do cano de uma arma.
O partido comunista precisa comandar todas as armas;
desta maneira, nenhuma arma jamais poderá
ser usada para comandar o partido”.
MAO TSÉ TUNG

moliternoga

Re: Dúvida cão Imbel MD2

Mensagem por moliternoga »

Com o cão a meia monta não há risco de disparo, porém é importante apertar e depois soltar o gatilho pra depois recuar o cão na posição de meia monta. Em relação à pronto emprego você pode deixar a mesma carregada, cão armado e travada que não tem risco de disparo acidental. Outra coisa, é mais rápido e fácil dar o golpe na arma do que apenas armar o cão.

Scarpetta

Mensagem por Scarpetta »

Lendo um manual da Imbel agora fiquei com mais dúvidas

6. Desarmar ou desengatilhar
É a operação de desabilitar a pistola para o disparo
A arma deve estar com o cão preso à retaguarda. Empunhar a pistola pressionando o dispositivo desegurança da tecla. Segurar o cão e acionar a tecla do gatilho simultaneamente. Manter a tecla do gatilho pressionada e conduzir o cão com cuidado até encostá-lo na cauda do percussor.

8. Travar
Após a operação de armar, segurar o cão, em seguida acionar a tecla do gatilho e soltá-la imediatamente após sentir que houve a liberação do cão. Uma vez solta a tecla do gatilho, administrar o avanço do cão de maneira que venha a ficar preso, aproximadamente a 1/3 de sua posição desarmada (Foto 07). Este processo também é conhecido por segurança através do semi-engatilhamento.

Atenção: Para travar a arma, conduzir o cão para frente com a tecla do gatilho pressionada é um procedimento extremamente contra-indicado por possibilitar a situação de falso travamento, com alto potencial de risco de incidente e/ou acidente de tiro ao portador e/ou circunstantes, tanto no porte como no transporte da arma. Este processo é seguro quando executado corretamente, embora exija prática, tempo disponível e o uso das duas mãos.

Agora fique em dúvida qual das duas maneiras é melhor, segurando o gatilho e indo até o final lentamente ou sem segurar o gatilho e parar em meia monta?
MAO TSÉ TUNG

sierradelta537

Mensagem por sierradelta537 »

Saudações aos amigos!
Não tenho muita experiência, mas venho expor meu pensamento a respeito, que já externei em um outro post.
No que concerne à segurança:
A 1911 é um projeto centenário, bem sucedido, amplamente empregado nas mais variadas situações, praticamente no mundo inteiro, até hoje. Com a trava de punho, do ferrolho e de percussor, um disparo acidental só parece possível mediante violação deliberada das normas básicas de segurança, ressalvada ainda a hipótese de defeitos de fábrica ou de manutenção posterior; até onde sei, coisa raríssima em se tratando de Imbel.

Assim, o procedimento proposto de avançar o cão por meio do acionamento do gatilho, me soa como um (alto) risco desnecessário diante da confiabilidade da arma, sem perder de vista que implica na violação, ainda que "controlada", da principal norma de segurança a ser observada (não tocar a tecla do gatilho sem a intenção de efetuar um disparo). Basta um pequeno vacilo, dedos úmidos, óleo em excesso e...

Contudo, apenas não descarto totalmente o procedimento proposto pelo fato de que, salvo engano meu, as MD2 não são dotadas de trava do percussor. Mas não sei opinar se isso implica em diminuição importante da segurança da pistola para porte.

Relativamente ao pronto emprego do armamento:
Para o objetivo pretendido pelo colega, como já mencionado por outro forista, há a alternativa de deixar a arma alimentada, mas descarregada (desengatilhada), para efetuar o golpe no momento do uso. Essa me parece uma opção viável. Acho mais natural manobrar o ferrolho do que puxar o cão, existindo várias técnicas para o manejo veloz. Além do risco: se o cão escapar do polegar antes de travar....

Seja como for, observe que em todas as situações descritas será dispendido tempo precioso para tornar a arma pronta para o disparo, o que pode ser vital ao ser surpreendido por um agressor.

Respeitosamente, são estas as minhas colaborações.

Abraços!
SD-537

sierradelta537

Este vídeo simula as duas condições que estamos discutindo: cão à retaguarda, cão à meia monta.
Em nenhum dos casos houve disparo no drop test. MAS, observe que numa das quedas (4min25) o cão armou sozinho. Não entendo perfeitamente inglês, mas acho que o modelo que o gringo usa no vídeo tem trava de percussor.

https://www.youtube.com/watch?v=8-7LrxBY7MU

Se você tiver desprendimento suficiente para ficar jogando sua arma no chão, pode usar munição de manejo (snap caps) para testar sua arma, simulando as situações do seu cotidiano (andar e correr com ela no coldre, empunhada, entrar e sair de veículos, etc) e vendo se o percussor marca a "espoleta" após cada lançamento.

http://www.falconarmas.com.br/municao-p ... 37-p10189/
SD-537

Scarpetta

Mensagem por Scarpetta »

Fiz o teste com a MD2 e defado os 2 jeitos funcionam.

Tanto desarmar, segurar o gatinho pressionando enquanto abaixa o cão e também dar um toque no gatilho segurando o cão e depois baixa-lo manualmente (meio monta).

Qual dos 2 estados seria melhor (para a pistola) para deixar ela? Tenho medo que meio monta deixe algumamola forçada.
MAO TSÉ TUNG

sierradelta537

Scarpetta escreveu:Fiz o teste com a MD2 e defado os 2 jeitos funcionam.
Tenho medo que meio monta deixe algumamola forçada.
Prezado Scarpetta, saudações! Estudando sobre outro assunto (manter carregadores cheios por longo período de tempo), encontrei informações seguras de que esse fenômeno de "forçamento" de molas não existe. Perceba, porém, que estou falando de uma mola helicoidal que equipa o carregador, mas, salvo engano, no interior da arma pode haver molas de lâmina. Sugiro que pare este pormenor você consulte um armeiro experiente de sua confiança.

Abraços!
SD-537

Scarpetta

Mensagem por Scarpetta »

Agradeço a todos pelas dicas e ajuda!!!
MAO TSÉ TUNG

IGS

Mensagem por IGS »

Fique praticando com ela desmuniciada o cão a meia monta, armar e desarmar o máximo das vezes pra que você pegue confiança na arma e depois tome uma decisão de como irá deixar sua arma, com ou sem munição na câmara, você estará com 19+1 dependendo da situação tendo tempo você armará o cão ficando ainda com 19+1 e caso for pego de surpresa ainda terá a opção de ciclar o ferrolho que seria mais rápido que armar o cão com a mão e terá 18+1
Pelo Direito à Liberdade, ao Lazer, à Paz e Segurança da Minha Família Custe o que Custar, A Porta está Fechada Pra sua Segunça!

Responder