Herói ou bandido?

espinafre
Mensagens: 13
Registrado em: 23 Fev 2015, 16:26

Herói ou bandido?

Mensagem por espinafre »

Pessoal, este país é mesmo inacreditável. Vejam:

https://g1.globo.com/mato-grosso/notici ... icia.ghtml

O cidadão tem uma arma legalizada (provavelmente não é porte ao contrário do que diz a reportagem). Teve a casa invadida por dois coitadinhos vítimas da sociedade, ao menos um deles armado. O cidadão pega sua própria arma, atira no bonitinho. O bonitinho corre, cai na piscina e morre. O outro foge. Delegado diz que realmente foi legítima defesa. No entanto, o cidadão que teve sua casa invadida, sua família ameaçada, e ainda sofreu o trauma de matar alguém, ainda que no SEU DIREITO, é obrigado a ficar preso para responder por homicídio.

Na boa, pessoal aí do Fórum, operadores do Direito. Que raios está acontecendo nessas faculdades? O que passa na cabeça de um delegado desse? Será que ele prende também cada policial sob seu comando que derruba um vagabundo? Será que um borra-cueca desse tem mesmo cacife pra ser delegado de polícia?

Não conheço a família, mas simpatizo com a situação. A mim, me resta divulgar esta história e orar para o herói, para que tudo dê certo pra ele.

p.s.: o g1 não teve coragem de abrir os comentários lá na notícia. Por que será?
José de Paula Rodrigues

... et cognoscetis veritatem et veritas liberabit vos.

sammale
Mensagens: 256
Registrado em: 04 Jan 2016, 11:51

Re: Herói ou bandido?

Mensagem por sammale »

seria bom se um advogado comenta-se esse caso e explica-se como funciona em casos de legitima defesa, se devemos permanecer no local e entregar a arma, se devemos sumir do flagrante, etc. Se tiver algum advogado ai no forum de uma luz, por favor.

Elias
Mensagens: 194
Registrado em: 18 Fev 2016, 13:43
Localização: São Paulo

Re: Herói ou bandido?

Mensagem por Elias »

espinafre escreveu:Pessoal, este país é mesmo inacreditável. Vejam:

https://g1.globo.com/mato-grosso/notici ... icia.ghtml

O cidadão tem uma arma legalizada (provavelmente não é porte ao contrário do que diz a reportagem). Teve a casa invadida por dois coitadinhos vítimas da sociedade, ao menos um deles armado. O cidadão pega sua própria arma, atira no bonitinho. O bonitinho corre, cai na piscina e morre. O outro foge. Delegado diz que realmente foi legítima defesa. No entanto, o cidadão que teve sua casa invadida, sua família ameaçada, e ainda sofreu o trauma de matar alguém, ainda que no SEU DIREITO, é obrigado a ficar preso para responder por homicídio.

Na boa, pessoal aí do Fórum, operadores do Direito. Que raios está acontecendo nessas faculdades? O que passa na cabeça de um delegado desse? Será que ele prende também cada policial sob seu comando que derruba um vagabundo? Será que um borra-cueca desse tem mesmo cacife pra ser delegado de polícia?

Não conheço a família, mas simpatizo com a situação. A mim, me resta divulgar esta história e orar para o herói, para que tudo dê certo pra ele.

p.s.: o g1 não teve coragem de abrir os comentários lá na notícia. Por que será?
Do jeito que a coisa anda, o ideal seria despachar os 2 bonzinhos,e de alguma forma, se livrar dos corpos,já que a inJUSTIÇA é sempre a favor do bandido.
Traduzindo, se alguém entrar na sua casa, mate,livre se do corpo e nunca comente com ninguém e ponto final.
É errado ?, sim, mas ao menos o cidadão não vai preso. é a MINHA opinião.
“Se nós não cuidarmos de combater inflação da sem-vergonhice nacional, este pais vai ter que pedir falência moral".(Helio Ribeiro)

Carlos Adão
Mensagens: 350
Registrado em: 24 Abr 2017, 09:03

Re: Herói ou bandido?

Mensagem por Carlos Adão »

sammale escreveu:seria bom se um advogado comenta-se esse caso e explica-se como funciona em casos de legitima defesa, se devemos permanecer no local e entregar a arma, se devemos sumir do flagrante, etc. Se tiver algum advogado ai no forum de uma luz, por favor.
Também gostaria de saber, senão em engano, acho que o melhor seria fugir do flagrante e se apresentar depois espontaneamente com o advogado. Mas vamos esperar algum advogado ou policial se manifestar.
Para acabar com a corrupção, é preciso que o brasileiro mude sua relação com o jeitinho. Ao conceder um status neutro ao jeitinho, uma área cinzenta entre o legal e o ilegal, os brasileiros justificam a própria transgressão. Robert Levine

MAX
Mensagens: 225
Registrado em: 21 Fev 2016, 09:03

Re: Herói ou bandido?

Mensagem por MAX »

Já está solto.
O delegado não pode deixar de levar a Justiça. Na audiência de custódia, o Juiz soltou. É assim que funciona o processo. Para ser diferente, tem que mudar a lei

Carlos Adão
Mensagens: 350
Registrado em: 24 Abr 2017, 09:03

Re: Herói ou bandido?

Mensagem por Carlos Adão »

MAX escreveu:Já está solto.
O delegado não pode deixar de levar a Justiça. Na audiência de custódia, o Juiz soltou. É assim que funciona o processo. Para ser diferente, tem que mudar a lei
Mais ou menos, eu entendo que mesmo em caso de legítima defesa deva ser aberto um processo mas o cara não deveria ter sido preso, deveria ter sido encaminhado a delegacia e liberado em seguida.
Para acabar com a corrupção, é preciso que o brasileiro mude sua relação com o jeitinho. Ao conceder um status neutro ao jeitinho, uma área cinzenta entre o legal e o ilegal, os brasileiros justificam a própria transgressão. Robert Levine

espinafre
Mensagens: 13
Registrado em: 23 Fev 2015, 16:26

Re: Herói ou bandido?

Mensagem por espinafre »

Obrigado pela informação. Agora, o defensor da família vai carregar nas costas um processo criminal sabe-se lá por quantos anos? Vide também o caso famoso do parente da Ana Hickman.

Uma das bandeiras de um certo candidato à presidência é o excludente de ilicitude para legítima defesa. Será que conseguiremos eleger um congresso que abrace isso?
José de Paula Rodrigues

... et cognoscetis veritatem et veritas liberabit vos.

Carlos Adão
Mensagens: 350
Registrado em: 24 Abr 2017, 09:03

Re: Herói ou bandido?

Mensagem por Carlos Adão »

O excludente de ilicitude para legítima defesa já é previsto no código penal brasileiro mas com certeza, atualmente, não é aplicado corretamente.

E até onde eu sei, posso estar errado pois não sou advogado, o excludente de ilicitude não exclui a necessidade de um processo formal ou de algum tipo de processo.
Para acabar com a corrupção, é preciso que o brasileiro mude sua relação com o jeitinho. Ao conceder um status neutro ao jeitinho, uma área cinzenta entre o legal e o ilegal, os brasileiros justificam a própria transgressão. Robert Levine

Carlos Adão
Mensagens: 350
Registrado em: 24 Abr 2017, 09:03

Re: Herói ou bandido?

Mensagem por Carlos Adão »

E outra, o fato de concordar com que haja um processo não quer dizer que eu concorde com a forma como isto é feito ou conduzido atualmente, até porque nem sei exatamente como isso funciona na prática.
Para acabar com a corrupção, é preciso que o brasileiro mude sua relação com o jeitinho. Ao conceder um status neutro ao jeitinho, uma área cinzenta entre o legal e o ilegal, os brasileiros justificam a própria transgressão. Robert Levine

espinafre
Mensagens: 13
Registrado em: 23 Fev 2015, 16:26

Re: Herói ou bandido?

Mensagem por espinafre »

Pra essa cambada desarmamentista, o certo era usar medida protetiva mesmo, em vez de uma arma de fogo, como essa moça fez:

https://g1.globo.com/mato-grosso/notici ... a-mt.ghtml

Pelo menos ela não vai ser processada por homicídio.
José de Paula Rodrigues

... et cognoscetis veritatem et veritas liberabit vos.

MAX
Mensagens: 225
Registrado em: 21 Fev 2016, 09:03

Re: Herói ou bandido?

Mensagem por MAX »

Concordo com tudo o que vcs falaram, mas não tem como o Delegado mandar para casa. Exceto se ele quiser correr o risco de levar um processo também , caso o MP e o Judiciário entendam que não houve legítima defesa.
Já o Juiz soltou o cara assim que o recebeu na audiência de custódia
O problema aqui é a lei; não a conduta ou o entendimento de nenhum dos envolvidos

fraenkel
Mensagens: 39
Registrado em: 05 Jun 2016, 18:34

Re: Herói ou bandido?

Mensagem por fraenkel »

Em um país onde até cavalo é preso.... Não dá pra esperar nada além disso....

aniceto
Mensagens: 198
Registrado em: 20 Fev 2016, 21:51

Re: Herói ou bandido?

Mensagem por aniceto »

Por esse mesmo motivo que você deve evitar o flagrante. Não existe vantagem em ir pra prisão, e não existe desvantagem também. Se fosse um dos amigos do rei não teria ficado preso teria sido liberado em situação semelhante. Ou ao menos nunca ouvi falar de policial, juiz ou promotor matar sujeito em legítima defesa e ir em cana por um dia. Só mesmo a ralé.

Cai fora, liga pro SAMU pra se safar de ser acusado de omissão de socorro, liga pra um advogado resolver as pendências com o delegado, liga pra algum conhecido tomar conta da situação extra-judicial e vai pra um motel por aí, dorme lá e paga em dinheiro. Aguarda o advogado dar o pronto e se apresenta.

Fica na mesma situação, com a vantagem de não ter que ir ao xilindró como bandido.
A falta de um conhecimento mínimo de história e o apoio ao desarmamento andam lado a lado.

espinafre
Mensagens: 13
Registrado em: 23 Fev 2015, 16:26

Re: Herói ou bandido?

Mensagem por espinafre »

Fica na mesma situação, com a vantagem de não ter que ir ao xilindró como bandido.
Acho que fica melhor um pouco, porque não tem que desembolsar fiança.

Lembram do policial que derrubou duas pobres vítimas da sociedade que só estavam querendo roubar honestamente, com o filho no colo? Ele virou herói... nos EUA! Vejam:

http://www.gazetadopovo.com.br/rodrigo- ... i-nos-eua/

:D
José de Paula Rodrigues

... et cognoscetis veritatem et veritas liberabit vos.

YuriRoxo
Mensagens: 3
Registrado em: 09 Mai 2014, 21:02

Re: Herói ou bandido?

Mensagem por YuriRoxo »

Na realidade, o processo deve existir, ainda que o acusado seja inocentado ao final. Esse é um meio (falho no Brasil, diga-se de passagem) de garantir uma investigação e assegurar que realmente foi legítima defesa.

Porém, não consigo entender o motivo da prisão. Talvez por falta de testemunhas, já que aparentemente somente a esposa do acusado seria testemunha do ocorrido, e esta poderia estar tentando proteger o marido da acusação.

Mas ao menos o cidadão foi solto e não terá sob suas costas o peso de ter uma esposa estuprada, filhos violentados, ou mesmo de ter sido morto.

Responder