Informações sobre Autorização de Compra da 1ª Arma

Ricardo Thom
Mensagens: 4
Registrado em: 27 Jun 2017, 22:27

Informações sobre Autorização de Compra da 1ª Arma

Mensagem por Ricardo Thom »

Boa noite. Amigos, é minha 1ª mensagem aqui, por gentileza, poderiam me ajudar? Moro em Serra-ES, um dos municípios mais violentos do Brasil. Em meu bairro, que outrora fora um lugar bem calmo, vêm ocorrendo diversos problemas como homicídios, roubos, tráfico de drogas, dentre outros, e em várias ocasiões bandidos pularam em meu quintal fugindo da polícia (coisa rara aqui no bairro) ou de outros bandidos. Pretendo comprar uma arma de fogo para defesa da minha residência e da minha família. Tive essa ideia há uns 2 anos atrás, mas na época fui desencorajado por vários despachantes de armas aqui da região que disseram que o DPF daqui nunca emitia nenhum parecer, aqueles tendo processos de clientes 'agarrados' por anos nas mãos deste. Recentemente mandei mensagens para alguns despachantes daqui e não obtive resposta. Gostaria de saber:

1) Alguém tem alguma informação de como andam os processos aqui no Espírito Santo?
2) Quanto aos requisitos, não tenho problema com nenhum deles, imagino preencher todos. Porém, gostaria de saber como funciona esse teste psicológico, é tranquilo?
3) Tenho interesse de adquirir uma Imbel MD1N, acham que é uma boa arma para defesa domiciliar?

Muito obrigado.

Avatar do usuário
Aspirina
Mensagens: 163
Registrado em: 23 Out 2013, 19:16

Re: Informações sobre Autorização de Compra da 1ª Arma

Mensagem por Aspirina »

Escolheu bem a marca, mas eu optaria pelos modelos com grande capacidade.
Editado pela última vez por Aspirina em 28 Jun 2017, 10:17, em um total de 1 vez.
Somente alguém com severa limitação intelectual acredita que tirar armas do cidadão de bem resolve o problema da violência.

Carlos Adão
Mensagens: 350
Registrado em: 24 Abr 2017, 09:03

Re: Informações sobre Autorização de Compra da 1ª Arma

Mensagem por Carlos Adão »

Ricardo Thom escreveu:Boa noite. Amigos, é minha 1ª mensagem aqui, por gentileza, poderiam me ajudar? Moro em Serra-ES, um dos municípios mais violentos do Brasil. Em meu bairro, que outrora fora um lugar bem calmo, vêm ocorrendo diversos problemas como homicídios, roubos, tráfico de drogas, dentre outros, e em várias ocasiões bandidos pularam em meu quintal fugindo da polícia (coisa rara aqui no bairro) ou de outros bandidos. Pretendo comprar uma arma de fogo para defesa da minha residência e da minha família. Tive essa ideia há uns 2 anos atrás, mas na época fui desencorajado por vários despachantes de armas aqui da região que disseram que o DPF daqui nunca emitia nenhum parecer, aqueles tendo processos de clientes 'agarrados' por anos nas mãos deste. Recentemente mandei mensagens para alguns despachantes daqui e não obtive resposta. Gostaria de saber:

1) Alguém tem alguma informação de como andam os processos aqui no Espírito Santo?
2) Quanto aos requisitos, não tenho problema com nenhum deles, imagino preencher todos. Porém, gostaria de saber como funciona esse teste psicológico, é tranquilo?
3) Tenho interesse de adquirir uma Imbel MD1N, acham que é uma boa arma para defesa domiciliar?

Muito obrigado.
O teste psicológico é tranquilo, é uma avaliação "escrita" mas não é uma prova com perguntas etc. Só acho extremamente chato e entediante, para mim foi também um teste de paciência (acho que o meu durou uns 45 minutos).
Para acabar com a corrupção, é preciso que o brasileiro mude sua relação com o jeitinho. Ao conceder um status neutro ao jeitinho, uma área cinzenta entre o legal e o ilegal, os brasileiros justificam a própria transgressão. Robert Levine

Ricardo Thom
Mensagens: 4
Registrado em: 27 Jun 2017, 22:27

Re: Informações sobre Autorização de Compra da 1ª Arma

Mensagem por Ricardo Thom »

Aspirina escreveu:Escolheu bem a marca, mas eu optaria pelos modelos com grande capacidade.
Boa noite. Vou dar uma olhada na GC também, quando eu for comprar. Liguei esta semana para um despachante e ele me disse que os processos têm saído em média em 4 meses. Farei uma viagem este mês e assim que chegar iniciarei o processo. Aspirina, valeu pela ajuda.
Carlos Adão escreveu:O teste psicológico é tranquilo, é uma avaliação "escrita" mas não é uma prova com perguntas etc. Só acho extremamente chato e entediante, para mim foi também um teste de paciência (acho que o meu durou uns 45 minutos).
Boa noite. Hum, bom, parece ser de boa então. Carlos Adão, obrigado pela ajuda.

Avatar do usuário
Raziel
Mensagens: 516
Registrado em: 14 Dez 2015, 09:47
Localização: Rio de Janeiro

Re: Informações sobre Autorização de Compra da 1ª Arma

Mensagem por Raziel »

Ricardo Thom escreveu:Boa noite. Amigos, é minha 1ª mensagem aqui, por gentileza, poderiam me ajudar? Moro em Serra-ES, um dos municípios mais violentos do Brasil. Em meu bairro, que outrora fora um lugar bem calmo, vêm ocorrendo diversos problemas como homicídios, roubos, tráfico de drogas, dentre outros, e em várias ocasiões bandidos pularam em meu quintal fugindo da polícia (coisa rara aqui no bairro) ou de outros bandidos. Pretendo comprar uma arma de fogo para defesa da minha residência e da minha família. Tive essa ideia há uns 2 anos atrás, mas na época fui desencorajado por vários despachantes de armas aqui da região que disseram que o DPF daqui nunca emitia nenhum parecer, aqueles tendo processos de clientes 'agarrados' por anos nas mãos deste. Recentemente mandei mensagens para alguns despachantes daqui e não obtive resposta. Gostaria de saber:

1) Alguém tem alguma informação de como andam os processos aqui no Espírito Santo?
2) Quanto aos requisitos, não tenho problema com nenhum deles, imagino preencher todos. Porém, gostaria de saber como funciona esse teste psicológico, é tranquilo?
3) Tenho interesse de adquirir uma Imbel MD1N, acham que é uma boa arma para defesa domiciliar?

Muito obrigado.
Ricardo, o DPF não pode segurar o seu processo indefinidamente(a menos que você permita). Caso haja uma demora excessiva você deve procurar a Defensoria Pública da União. E procure um despachante conhecido, vale muito a pena gastar um dinheiro a mais e não ter o processo indeferido.
"O latido dos cães não altera o curso das nuvens."

rbusato
Mensagens: 21
Registrado em: 10 Mar 2017, 13:45

Re: Informações sobre Autorização de Compra da 1ª Arma

Mensagem por rbusato »

Ricardo Thom escreveu: 1) Alguém tem alguma informação de como andam os processos aqui no Espírito Santo?
2) Quanto aos requisitos, não tenho problema com nenhum deles, imagino preencher todos. Porém, gostaria de saber como funciona esse teste psicológico, é tranquilo?
3) Tenho interesse de adquirir uma Imbel MD1N, acham que é uma boa arma para defesa domiciliar?
Oi, sou de Vitória, ES. Sobre a primeira questão, até onde sei os processos aqui estão andando. Se você cumprir os requisitos e conseguir comprovar o relatado do seu bairro, não deve ter problemas em conseguir a autorização da PF.

O teste psicológico é tranquilo. Pelo menos eu achei. Tem que fazer o curso de tiro também.

Sobre a arma, eu optaria pela Imbel GC (MD1 ou MD2).

Abraços.

Ricardo Thom
Mensagens: 4
Registrado em: 27 Jun 2017, 22:27

Re: Informações sobre Autorização de Compra da 1ª Arma

Mensagem por Ricardo Thom »

Raziel escreveu:Ricardo, o DPF não pode segurar o seu processo indefinidamente(a menos que você permita). Caso haja uma demora excessiva você deve procurar a Defensoria Pública da União. E procure um despachante conhecido, vale muito a pena gastar um dinheiro a mais e não ter o processo indeferido.
Boa noite. Você diria que fazer o processo via um despachante torna o mesmo mais rápido ou fácil do ponto de vista do DPF? Valeu Raziel, com certeza farei valer meus, já escassos, direitos.
rbusato escreveu:Oi, sou de Vitória, ES. Sobre a primeira questão, até onde sei os processos aqui estão andando. Se você cumprir os requisitos e conseguir comprovar o relatado do seu bairro, não deve ter problemas em conseguir a autorização da PF.

O teste psicológico é tranquilo. Pelo menos eu achei. Tem que fazer o curso de tiro também.

Sobre a arma, eu optaria pela Imbel GC (MD1 ou MD2).

Abraços.
Boa noite. rbusato, fiquei sabendo disso, um despachante me disse que os processos estão andando. Na parte onde você diz 'comprovar o relatado do meu bairro' o que você quer dizer exatamente? Não se trata de ato discricionário por parte do agente do DPF, mas você acha que o contexto pode aumentar as chances de adiantar o processo? Tecnicamente falando todo cidadão de bem morador da Grande Vitória necessitaria de uma arma. Quanto à questão da Imbel MD1N ou GC, você diria ser muito vantajosa a alta capacidade da GC? Acredito que para defesa domiciliar 9 disparos são suficientes, mas gostaria de ouvir gente mais experiente, pois, há muito tempo não atiro com uma arma, me lembro que gostava mais da empunhadura de armas menores, cresci no interior e minha família tinha muitas armas diferentes. Muito obrigado pela ajuda.

Avatar do usuário
Raziel
Mensagens: 516
Registrado em: 14 Dez 2015, 09:47
Localização: Rio de Janeiro

Re: Informações sobre Autorização de Compra da 1ª Arma

Mensagem por Raziel »

Boa noite. Você diria que fazer o processo via um despachante torna o mesmo mais rápido ou fácil do ponto de vista do DPF? Valeu Raziel, com certeza farei valer meus, já escassos, direitos.
Mais fácil sim, mais rápido não necessariamente. Vale procurar aquele despachante famoso, que já tem vitórias no currículo. E principalmente você precisa estar ciente do que fazer em caso de indeferimento(já tem em vários tópicos aqui)
1-Recurso padrão
2-Recurso ao Superintendente
3-Denúncia ao MPF
4-Mandado de segurança
5-Ação ordinária através da Defensoria Pública da União

Paralelo a isso, você pode escrachar o delegado nas redes sociais e virar CAC

Faça valer os seus direitos e boa sorte. Não deixe de nos informar aqui na página.
"O latido dos cães não altera o curso das nuvens."

rbusato
Mensagens: 21
Registrado em: 10 Mar 2017, 13:45

Re: Informações sobre Autorização de Compra da 1ª Arma

Mensagem por rbusato »

Ricardo Thom escreveu: Na parte onde você diz 'comprovar o relatado do meu bairro' o que você quer dizer exatamente? Não se trata de ato discricionário por parte do agente do DPF, mas você acha que o contexto pode aumentar as chances de adiantar o processo? Tecnicamente falando todo cidadão de bem morador da Grande Vitória necessitaria de uma arma.
"Adiantar o processo", no sentido de tramitar mais rápido, não. Quanto mais elementos você fornecer à autoridade policial que avalia seu pedido, menores são suas chances de uma negativa.
Ricardo Thom escreveu:Quanto à questão da Imbel MD1N ou GC, você diria ser muito vantajosa a alta capacidade da GC? Acredito que para defesa domiciliar 9 disparos são suficientes, mas gostaria de ouvir gente mais experiente, pois, há muito tempo não atiro com uma arma, me lembro que gostava mais da empunhadura de armas menores, cresci no interior e minha família tinha muitas armas diferentes. Muito obrigado pela ajuda.
Acho difícil dizer quantos disparos são suficientes. Não sou policial e não tenho experiência em combate armado (e prefiro continuar sem essa experiência). Talvez até um único disparo resolva a questão, mas eu não vejo nenhum policial com pelo menos um carregador adicional municiado quando em serviço. Nesse ponto eu prefiro pecar pelo excesso.

Eu manuseei uma MD1 GC e uma MD2LX no curso de tiro e para minhas mãos achei ambas confortáveis, principalmente na empunhadura com as duas mãos. Como não tenho a intenção de portá-las, ficou fácil optar pela maior capacidade.

O ferrolho da MD1N é idêntico ao da MD1 GC, apenas a empunhadura e carregador são diferentes. Minha sugestão é que manuseie ambas no seu curso de tiro ou em uma loja. A decisão do modelo é uma das últimas coisas que vai fazer, na minha autorização de compra veio apenas "pistola .380", então você pode dar andamento no seu pedido e decidir o modelo mais tarde.

Ricardo Thom
Mensagens: 4
Registrado em: 27 Jun 2017, 22:27

Re: Informações sobre Autorização de Compra da 1ª Arma

Mensagem por Ricardo Thom »

Raziel, muito obrigado pelas informações, pretendo procurar um despachante experiente asim que chegar da minha viagem. Se tiver algum problema durante o processo com certeza procurarei a forma legal de fazer meus direitos serem respeitados. Uma pergunta: gostaria muito de me tornar CAC, o processo é muito mais complicado? Valeu.
rbusato escreveu:"Adiantar o processo", no sentido de tramitar mais rápido, não. Quanto mais elementos você fornecer à autoridade policial que avalia seu pedido, menores são suas chances de uma negativa.
Certo, tenho muitas informações que acredito que poderiam ajudar, irei usá-las na justificativa.

rbusato escreveu:Acho difícil dizer quantos disparos são suficientes. Não sou policial e não tenho experiência em combate armado (e prefiro continuar sem essa experiência). Talvez até um único disparo resolva a questão, mas eu não vejo nenhum policial com pelo menos um carregador adicional municiado quando em serviço. Nesse ponto eu prefiro pecar pelo excesso.

Eu manuseei uma MD1 GC e uma MD2LX no curso de tiro e para minhas mãos achei ambas confortáveis, principalmente na empunhadura com as duas mãos. Como não tenho a intenção de portá-las, ficou fácil optar pela maior capacidade.

O ferrolho da MD1N é idêntico ao da MD1 GC, apenas a empunhadura e carregador são diferentes. Minha sugestão é que manuseie ambas no seu curso de tiro ou em uma loja. A decisão do modelo é uma das últimas coisas que vai fazer, na minha autorização de compra veio apenas "pistola .380", então você pode dar andamento no seu pedido e decidir o modelo mais tarde.
Seus argumentos são bons, farei o teste com ambas, se gostar da empunhadura da GC darei preferência a ela. Tenho duas perguntas:
1) No pedido de autorização de compra eu já tenho de especificar que arma pretendo adquirir?
2) Você teria algum despachante experiente aqui da nossa região que pudesse me indicar?
rbusato, muito obrigado pelas valiosas informações.

Avatar do usuário
Raziel
Mensagens: 516
Registrado em: 14 Dez 2015, 09:47
Localização: Rio de Janeiro

Re: Informações sobre Autorização de Compra da 1ª Arma

Mensagem por Raziel »

Ricardo Thom escreveu:Raziel, muito obrigado pelas informações, pretendo procurar um despachante experiente asim que chegar da minha viagem. Se tiver algum problema durante o processo com certeza procurarei a forma legal de fazer meus direitos serem respeitados. Uma pergunta: gostaria muito de me tornar CAC, o processo é muito mais complicado? Valeu.
rbusato escreveu:"Adiantar o processo", no sentido de tramitar mais rápido, não. Quanto mais elementos você fornecer à autoridade policial que avalia seu pedido, menores são suas chances de uma negativa.
Certo, tenho muitas informações que acredito que poderiam ajudar, irei usá-las na justificativa.

rbusato escreveu:Acho difícil dizer quantos disparos são suficientes. Não sou policial e não tenho experiência em combate armado (e prefiro continuar sem essa experiência). Talvez até um único disparo resolva a questão, mas eu não vejo nenhum policial com pelo menos um carregador adicional municiado quando em serviço. Nesse ponto eu prefiro pecar pelo excesso.

Eu manuseei uma MD1 GC e uma MD2LX no curso de tiro e para minhas mãos achei ambas confortáveis, principalmente na empunhadura com as duas mãos. Como não tenho a intenção de portá-las, ficou fácil optar pela maior capacidade.

O ferrolho da MD1N é idêntico ao da MD1 GC, apenas a empunhadura e carregador são diferentes. Minha sugestão é que manuseie ambas no seu curso de tiro ou em uma loja. A decisão do modelo é uma das últimas coisas que vai fazer, na minha autorização de compra veio apenas "pistola .380", então você pode dar andamento no seu pedido e decidir o modelo mais tarde.
Seus argumentos são bons, farei o teste com ambas, se gostar da empunhadura da GC darei preferência a ela. Tenho duas perguntas:
1) No pedido de autorização de compra eu já tenho de especificar que arma pretendo adquirir?
2) Você teria algum despachante experiente aqui da nossa região que pudesse me indicar?
rbusato, muito obrigado pelas valiosas informações.
Tem que especificar o tipo(pistola ou revólver) não o modelo. Quanto a ser CAC, existem vantagens e desvantagens específicas mas aconselho primeiro dar entrada na arma do SINARM, pois com o registro dela você pode pedir o porte e com as do SIGMA não.
"O latido dos cães não altera o curso das nuvens."

rbusato
Mensagens: 21
Registrado em: 10 Mar 2017, 13:45

Re: Informações sobre Autorização de Compra da 1ª Arma

Mensagem por rbusato »

Ricardo Thom escreveu: Seus argumentos são bons, farei o teste com ambas, se gostar da empunhadura da GC darei preferência a ela. Tenho duas perguntas:
1) No pedido de autorização de compra eu já tenho de especificar que arma pretendo adquirir?
2) Você teria algum despachante experiente aqui da nossa região que pudesse me indicar?
rbusato, muito obrigado pelas valiosas informações.
1) Apenas o tipo (revólver ou pistola) e calibre. Marca e modelo não precisa.

2) Eu fiz o processo sozinho por isso não tenho como afirmar que esse ou aquele despachante é bom. Se dispor do tempo não é difícil fazer sozinho, mas vai exigir alguns deslocamentos até a polícia federal.
Isso dito, conheço algumas pessoas que fizeram o processo todo (curso, despachante e aquisição) pela loja Guerreiros (telefone 30664244) e que ficaram satisfeitos. Vale a pena dar uma conferida lá.

Izn
Mensagens: 3
Registrado em: 21 Mai 2017, 21:45

Re: Informações sobre Autorização de Compra da 1ª Arma

Mensagem por Izn »

Minha autorização demorou 3 dias. Fiz com despachante aqui de Curitiba da SK Clube de Tiro. Era a 2ª arma. Na verdade não tenho saco para ficar indo na Polícia Federal. Eu iria com despachante.

SOPMod
Mensagens: 58
Registrado em: 12 Abr 2017, 17:44

Re: Informações sobre Autorização de Compra da 1ª Arma

Mensagem por SOPMod »

Ricardo Thom escreveu:Boa noite. Amigos, é minha 1ª mensagem aqui, por gentileza, poderiam me ajudar? Moro em Serra-ES, um dos municípios mais violentos do Brasil. Em meu bairro, que outrora fora um lugar bem calmo, vêm ocorrendo diversos problemas como homicídios, roubos, tráfico de drogas, dentre outros, e em várias ocasiões bandidos pularam em meu quintal fugindo da polícia (coisa rara aqui no bairro) ou de outros bandidos. Pretendo comprar uma arma de fogo para defesa da minha residência e da minha família. Tive essa ideia há uns 2 anos atrás, mas na época fui desencorajado por vários despachantes de armas aqui da região que disseram que o DPF daqui nunca emitia nenhum parecer, aqueles tendo processos de clientes 'agarrados' por anos nas mãos deste. Recentemente mandei mensagens para alguns despachantes daqui e não obtive resposta. Gostaria de saber:

1) Alguém tem alguma informação de como andam os processos aqui no Espírito Santo?
2) Quanto aos requisitos, não tenho problema com nenhum deles, imagino preencher todos. Porém, gostaria de saber como funciona esse teste psicológico, é tranquilo?
3) Tenho interesse de adquirir uma Imbel MD1N, acham que é uma boa arma para defesa domiciliar?

Muito obrigado.
Boa tarde.

Já que é só para defender a residência, já pensou em começar com uma 12? É mais barata que pistola, tem tremendo poder de fogo e você pode comprar bem mais munição.

Eu comecei pensando em comprar um revolver, mas o pessoal daqui me convenceu a começar pela 12 por esses motivos. Veja o que me falaram:
Quanto a arma para defesa do lar, sendo ela única, sem dúvida alguma uma espingarda calibre 12 é a melhor solução. Faz barulho, busca relativamente longe e com cartuchos temos maior possibilidade de acertar o vagabundo a noite do que com balas. Além do mais na escuridão da noite - ninguém deve atirar estando com luz ao fundo - o vagabundo não saberá se você está com uma Mossberg ou uma simples CBC de 1 cano. :D

Em ambientes fechados vai estragar a parede mas o vagabundo tem maiores chances de ir pra vala. Em ambientes abertos, principalmente a noite, é um importante aliado para quem mora em casas com quintais, sitios e fazendas. Uma 12 CBC ou Boito de 1 cano, uns 40 ou 50 cartuchos com granulação diversa, incluindo balotes e pronto, pode-se dormir sossegado.

O lance é: efetuou o disparo, recarregue imediatamente a arma e efetue outro disparo. Assim o vagabundo dificilmente vai saber que a arma tem somente 1 cano e na dúvida vai bater em retirada, muita gente que está disposta a enfrentar uma pistola ou revólver desanima quando tem de encarar uma 12.

Quem está disposto $$$ a adquirir uma pump, melhor ainda e quem tem uma 12 de dois canos paralelos ou sobrepostos fica chique demais. :lol:
Quanto ao processo de aquisição e registro, já pensou em ser CAC (atirador)? Todo o processo corre pelo Exército (SIGMA). Costuma demorar mais, só que pelo menos vc tem guia de tráfego para poder levar a arma até o stand. Assim, vc pode treinar com ela.

Ao adquirir pela PF (SINARM), você só pode ficar com a arma na sua residência. Eles são muito mais chatos para conceder guia de tráfego.

Por esses motivos, eu já decidi que vou comprar uma 12 (Boito Pump) através do Exército (SIGMA). Demora mais, só que depois da aquisição poderei praticar em paz.

Avatar do usuário
Raziel
Mensagens: 516
Registrado em: 14 Dez 2015, 09:47
Localização: Rio de Janeiro

Re: Informações sobre Autorização de Compra da 1ª Arma

Mensagem por Raziel »

SOPMod escreveu:
Ricardo Thom escreveu:Boa noite. Amigos, é minha 1ª mensagem aqui, por gentileza, poderiam me ajudar? Moro em Serra-ES, um dos municípios mais violentos do Brasil. Em meu bairro, que outrora fora um lugar bem calmo, vêm ocorrendo diversos problemas como homicídios, roubos, tráfico de drogas, dentre outros, e em várias ocasiões bandidos pularam em meu quintal fugindo da polícia (coisa rara aqui no bairro) ou de outros bandidos. Pretendo comprar uma arma de fogo para defesa da minha residência e da minha família. Tive essa ideia há uns 2 anos atrás, mas na época fui desencorajado por vários despachantes de armas aqui da região que disseram que o DPF daqui nunca emitia nenhum parecer, aqueles tendo processos de clientes 'agarrados' por anos nas mãos deste. Recentemente mandei mensagens para alguns despachantes daqui e não obtive resposta. Gostaria de saber:

1) Alguém tem alguma informação de como andam os processos aqui no Espírito Santo?
2) Quanto aos requisitos, não tenho problema com nenhum deles, imagino preencher todos. Porém, gostaria de saber como funciona esse teste psicológico, é tranquilo?
3) Tenho interesse de adquirir uma Imbel MD1N, acham que é uma boa arma para defesa domiciliar?

Muito obrigado.
Boa tarde.

Já que é só para defender a residência, já pensou em começar com uma 12? É mais barata que pistola, tem tremendo poder de fogo e você pode comprar bem mais munição.

Eu comecei pensando em comprar um revolver, mas o pessoal daqui me convenceu a começar pela 12 por esses motivos. Veja o que me falaram:
Quanto a arma para defesa do lar, sendo ela única, sem dúvida alguma uma espingarda calibre 12 é a melhor solução. Faz barulho, busca relativamente longe e com cartuchos temos maior possibilidade de acertar o vagabundo a noite do que com balas. Além do mais na escuridão da noite - ninguém deve atirar estando com luz ao fundo - o vagabundo não saberá se você está com uma Mossberg ou uma simples CBC de 1 cano. :D

Em ambientes fechados vai estragar a parede mas o vagabundo tem maiores chances de ir pra vala. Em ambientes abertos, principalmente a noite, é um importante aliado para quem mora em casas com quintais, sitios e fazendas. Uma 12 CBC ou Boito de 1 cano, uns 40 ou 50 cartuchos com granulação diversa, incluindo balotes e pronto, pode-se dormir sossegado.

O lance é: efetuou o disparo, recarregue imediatamente a arma e efetue outro disparo. Assim o vagabundo dificilmente vai saber que a arma tem somente 1 cano e na dúvida vai bater em retirada, muita gente que está disposta a enfrentar uma pistola ou revólver desanima quando tem de encarar uma 12.

Quem está disposto $$$ a adquirir uma pump, melhor ainda e quem tem uma 12 de dois canos paralelos ou sobrepostos fica chique demais. :lol:
Quanto ao processo de aquisição e registro, já pensou em ser CAC (atirador)? Todo o processo corre pelo Exército (SIGMA). Costuma demorar mais, só que pelo menos vc tem guia de tráfego para poder levar a arma até o stand. Assim, vc pode treinar com ela.

Ao adquirir pela PF (SINARM), você só pode ficar com a arma na sua residência. Eles são muito mais chatos para conceder guia de tráfego.

Por esses motivos, eu já decidi que vou comprar uma 12 (Boito Pump) através do Exército (SIGMA). Demora mais, só que depois da aquisição poderei praticar em paz.
O problema é o seguinte. .12 pelo SINARM é 90% de chance de indeferimento se for em área urbana. E a .12 pelo SIGMA você não poderá levar ela municiada ao stand(só arma curta), então com o advento da portaria 28 você terá que adquirir também uma arma curta para proteger o acervo no trajeto(ou levar a .12 desmuniciada, o que é loucura).
O SIGMA de fato não é discricionário, e isso pode ser uma boa opção, mas cuidado com alguns foristas que dizem estar ao nosso lado, mas que vão dizer pra você que armas do CR são para tiro esportivo.
"O latido dos cães não altera o curso das nuvens."

SOPMod
Mensagens: 58
Registrado em: 12 Abr 2017, 17:44

Re: Informações sobre Autorização de Compra da 1ª Arma

Mensagem por SOPMod »

Raziel escreveu:O problema é o seguinte. .12 pelo SINARM é 90% de chance de indeferimento se for em área urbana. E a .12 pelo SIGMA você não poderá levar ela municiada ao stand(só arma curta), então com o advento da portaria 28 você terá que adquirir também uma arma curta para proteger o acervo no trajeto(ou levar a .12 desmuniciada, o que é loucura).
O SIGMA de fato não é discricionário, e isso pode ser uma boa opção, mas cuidado com alguns foristas que dizem estar ao nosso lado, mas que vão dizer pra você que armas do CR são para tiro esportivo.
Caramba, não sabia que a portaria era só sobre armas curtas :(

Carlos Adão
Mensagens: 350
Registrado em: 24 Abr 2017, 09:03

Re: Informações sobre Autorização de Compra da 1ª Arma

Mensagem por Carlos Adão »

SOPMod escreveu:
Raziel escreveu:O problema é o seguinte. .12 pelo SINARM é 90% de chance de indeferimento se for em área urbana. E a .12 pelo SIGMA você não poderá levar ela municiada ao stand(só arma curta), então com o advento da portaria 28 você terá que adquirir também uma arma curta para proteger o acervo no trajeto(ou levar a .12 desmuniciada, o que é loucura).
O SIGMA de fato não é discricionário, e isso pode ser uma boa opção, mas cuidado com alguns foristas que dizem estar ao nosso lado, mas que vão dizer pra você que armas do CR são para tiro esportivo.
Caramba, não sabia que a portaria era só sobre armas curtas :(
Portaria Nº 28 - COLOG, de 14 de Março de 2017

"Art. 135-A. Fica autorizado o transporte de uma arma de porte, do acervo de tiro desportivo, municiada, nos deslocamentos do local de guarda do acervo para os locais de competição e/ou treinamento."

OBS.: A arma pode ser de qualquer calibre, inclusive calibre restrito mas deve ser curta e pertencer ao acervo de tiro (não pode ser do acervo de caça e nem, obviamente, de coleção).
Para acabar com a corrupção, é preciso que o brasileiro mude sua relação com o jeitinho. Ao conceder um status neutro ao jeitinho, uma área cinzenta entre o legal e o ilegal, os brasileiros justificam a própria transgressão. Robert Levine

Bento clg
Mensagens: 3
Registrado em: 02 Set 2018, 23:13

Re: Informações sobre Autorização de Compra da 1ª Arma

Mensagem por Bento clg »

Boa noite.
Minha primeira postagem, e para não abrir um novo tópico vou inserir minha dúvida aqui, pois ela é a mesma de quando foi aberto esse tópico.

Dei entrada para tira o CR como atirador em Fevereiro. 6 meses depois de dar entrada, na quinta passada (30/08/18) meu CR finalmente saiu. Sou do interior de SP.
Eu fiz a inscrição ao clube de tiro em fevereiro para dar entrada no pedido do CR, e agora de posse do CR, pretendo adquirir uma pistola para utilizar na prática no clube.

Desejo adquirir uma pistola de calibre restrito direto da Taurus. Não me decidi ainda pelo modelo, mas será entre a PT100 e a TH40.
No site da Taurus diz que preciso ter a autorização de compra de arma de fogo de calibre restrito na DFPC. Tive bastante dificuldade para achar isso no site, e na realidade não sei se realmente encontrei, mas o que encontrei foi a seguinte página:

http://portalsfpc.2rm.eb.mil.br/index.p ... atirador-3

Fazendo o download desse documento, fiquei em dúvida em vários pontos:

É pedido no item 2 "Declaração de Ranking".
Acredito que isso seja alguma coisa interna do clube de tiro, mas eu ainda não frequento o clube, pois desejo frequentar quando possuir minha própria pistola.

Os demais ítens pelo que vi tbm são todos cedidos pelo clube de tiro.

Eu gostaria de tentar fazer esse pedido de autorização sem o intermédio de despachante, com o motivo claro de economizar.

Para fazer o pedido dessa autorização de compra é nesse link que eu encontrei ou é outro lugar? Se puderem me dar um passo a passo para que eu posso ir fazendo.

Outra dúvida: ainda assustado com o tempo para sair o CR (6 meses), essa autorização é muito enrolada tbm? Na realidade eu achei que após o CR não teria essa burocracia, mas lendo sobre estou começando a descobrir que ainda faltam muitas etapas: autorização para compra, apostilamento da arma, enfim.

Se puderem ajudar agradeço muito.

Avatar do usuário
Anderson_
Mensagens: 348
Registrado em: 13 Jun 2018, 12:01

Re: Informações sobre Autorização de Compra da 1ª Arma

Mensagem por Anderson_ »

Cara,

Se você frequentasse o clube de tiro, nesses 6 meses teria todas as respostas, além de ter praticado um pouco... ;)
E anda teria mais parâmetros para escolher a arma..

Mas ainda dá tempo! :P

Falo por mim, inclusive no tempo que o CR não saia fui no Clube a cada 15 dias pelo menos!

PS: Parabéns, você desenterrou um tópico de 2017.
"O HORA É AGORA, O MOMENTO É JÁ! JAIR BOLSONARO!"
Imagem
Olha a bovina aí...https://noticias.band.uol.com.br/jornal ... alhas.html

hugohc
Mensagens: 72
Registrado em: 03 Mai 2018, 19:21

Re: Informações sobre Autorização de Compra da 1ª Arma

Mensagem por hugohc »

Tenho as tarefas aqui no meu ap, mas depois tentarei descrever o passo a passo q vc vai precisar. É chato pra baralho. E isso das autorizações foi coisa da CBC. 3 dias antes consegui comprar uma 45 sem precisar dessa autorização. na semana seguinte tive que pedir para comprar as outras na 2RM, fiquei P da vida.
Bento clg escreveu:Boa noite.
Minha primeira postagem, e para não abrir um novo tópico vou inserir minha dúvida aqui, pois ela é a mesma de quando foi aberto esse tópico.

Dei entrada para tira o CR como atirador em Fevereiro. 6 meses depois de dar entrada, na quinta passada (30/08/18) meu CR finalmente saiu. Sou do interior de SP.
Eu fiz a inscrição ao clube de tiro em fevereiro para dar entrada no pedido do CR, e agora de posse do CR, pretendo adquirir uma pistola para utilizar na prática no clube.

Desejo adquirir uma pistola de calibre restrito direto da Taurus. Não me decidi ainda pelo modelo, mas será entre a PT100 e a TH40.
No site da Taurus diz que preciso ter a autorização de compra de arma de fogo de calibre restrito na DFPC. Tive bastante dificuldade para achar isso no site, e na realidade não sei se realmente encontrei, mas o que encontrei foi a seguinte página:

http://portalsfpc.2rm.eb.mil.br/index.p ... atirador-3

Fazendo o download desse documento, fiquei em dúvida em vários pontos:

É pedido no item 2 "Declaração de Ranking".
Acredito que isso seja alguma coisa interna do clube de tiro, mas eu ainda não frequento o clube, pois desejo frequentar quando possuir minha própria pistola.

Os demais ítens pelo que vi tbm são todos cedidos pelo clube de tiro.

Eu gostaria de tentar fazer esse pedido de autorização sem o intermédio de despachante, com o motivo claro de economizar.

Para fazer o pedido dessa autorização de compra é nesse link que eu encontrei ou é outro lugar? Se puderem me dar um passo a passo para que eu posso ir fazendo.

Outra dúvida: ainda assustado com o tempo para sair o CR (6 meses), essa autorização é muito enrolada tbm? Na realidade eu achei que após o CR não teria essa burocracia, mas lendo sobre estou começando a descobrir que ainda faltam muitas etapas: autorização para compra, apostilamento da arma, enfim.

Se puderem ajudar agradeço muito.

Bento clg
Mensagens: 3
Registrado em: 02 Set 2018, 23:13

Re: Informações sobre Autorização de Compra da 1ª Arma

Mensagem por Bento clg »

hugohc escreveu:Tenho as tarefas aqui no meu ap, mas depois tentarei descrever o passo a passo q vc vai precisar. É chato pra baralho. E isso das autorizações foi coisa da CBC. 3 dias antes consegui comprar uma 45 sem precisar dessa autorização. na semana seguinte tive que pedir para comprar as outras na 2RM, fiquei P da vida.
Hugo, ontem dei um pulo no escritório, e decidi fazer toda a documentação por intermédio deles.
Estava fazendo um breve levantamento, e pela soma que fiz, as taxas para a Autorização, Apostilamento e Guia de trafego, alem do custo que eu teria para ter que ir na cidade cede da SFPC da minha região de 2 a 3 vezes e o tempo perdido nesses deslocamento, cheguei a conclusão que o valor cobrado por eles para todo esse tramite foi justo. Hoje vou dar um pulo la para fechar com eles.

Avatar do usuário
Anderson_
Mensagens: 348
Registrado em: 13 Jun 2018, 12:01

Re: Informações sobre Autorização de Compra da 1ª Arma

Mensagem por Anderson_ »

Bento, qual despachante e valor?
Grato
"O HORA É AGORA, O MOMENTO É JÁ! JAIR BOLSONARO!"
Imagem
Olha a bovina aí...https://noticias.band.uol.com.br/jornal ... alhas.html

hugohc
Mensagens: 72
Registrado em: 03 Mai 2018, 19:21

Re: Informações sobre Autorização de Compra da 1ª Arma

Mensagem por hugohc »

Blz Bento. Se eu soubesse o trabalho que daria talvez não tivesse começado, pq tento não pagar despachante.
Deu, dá e dará muito trabalho até as armas chegarem.
De qq forma, assim q estiver com um tempo mais livre, vou colocar os procedimentos que tive para adquirir as armas. É muita burocracia e não é constante, muda a cada portaria do EB.

Avatar do usuário
Anderson_
Mensagens: 348
Registrado em: 13 Jun 2018, 12:01

Re: Informações sobre Autorização de Compra da 1ª Arma

Mensagem por Anderson_ »

Por enquanto, com as mudanças que existem, eu aciono o despachante. Fora que estou sem tempo algum,
Certeza de as coisas mudarem quando o Bolsonaro entrar.
"O HORA É AGORA, O MOMENTO É JÁ! JAIR BOLSONARO!"
Imagem
Olha a bovina aí...https://noticias.band.uol.com.br/jornal ... alhas.html

Bento clg
Mensagens: 3
Registrado em: 02 Set 2018, 23:13

Re: Informações sobre Autorização de Compra da 1ª Arma

Mensagem por Bento clg »

Bom dia.
Esse fórum esta dando algum bug, pelo celular não consigo logar e ficar logado na conta, e assim não consigo responder, só estou conseguindo pelo PC.

Sobre o despachante: Contratei os seguintes serviços:

- Autorização para compra de calibre restrito
- Apostilamento
- Guia de trafego

Foi cobrado o valor de R$ 600,00 para os 3 serviços acima. Todas as taxas estão inclusas nesse valor.

No meu caso achei um preço justo, pois minha cidade não tem SFPC, ou seja, teria que me deslocar a cidade sede da SFPC de 2 a 3 vezes, e tudo isso gera custos (combustível e pedágio) alem de (muito) tempo perdido. Como o despachante ja tem todos meus dados, documentos, enfim, único trabalho que terei é ir assinar a papelada com eles e pagar pelo serviço.

Sobre o calibre: eu acabei desistindo do .40 e escolhi pelo 9mm.

Responder