Vou viajar, levo a arma ?

machado835
Mensagens: 9
Registrado em: 13 Ago 2015, 16:20

Vou viajar, levo a arma ?

Mensagem por machado835 »

Não tenho porte, mas me afastarei de casa alguns dias.
Levo a arma comigo (arriscando), ou deixo em casa ?
O que os senhores fariam ?

Avatar do usuário
atrevisani
Mensagens: 183
Registrado em: 13 Mai 2015, 09:48

Re: Vou viajar, levo a arma ?

Mensagem por atrevisani »

machado835 escreveu:Não tenho porte, mas me afastarei de casa alguns dias.
Levo a arma comigo (arriscando), ou deixo em casa ?
O que os senhores fariam ?
Já pensei nisso também. Acho que levar pode ser muito arriscado, pois um colega nosso aqui do fórum já foi pego em uma barreira e a PF vasculhou o carro dele e encontrou a arma. Além de perdê-la ele vai responder processo.

Também gostaria de saber se alguém aqui do fórum conhece uma forma segura. Será que é possível se filiar a algum clube de tiro que tenha um local seguro para guardar? Aí pedimos uma GT para levar a arma para o referido local para ficar guardada lá até a volta da viagem?
"Eu carrego uma arma pois eu não posso carregar um policial."

machado835
Mensagens: 9
Registrado em: 13 Ago 2015, 16:20

Re: Vou viajar, levo a arma ?

Mensagem por machado835 »

atrevisani escreveu:
machado835 escreveu:Não tenho porte, mas me afastarei de casa alguns dias.
Levo a arma comigo (arriscando), ou deixo em casa ?
O que os senhores fariam ?
Já pensei nisso também. Acho que levar pode ser muito arriscado, pois um colega nosso aqui do fórum já foi pego em uma barreira e a PF vasculhou o carro dele e encontrou a arma. Além de perdê-la ele vai responder processo.

Também gostaria de saber se alguém aqui do fórum conhece uma forma segura. Será que é possível se filiar a algum clube de tiro que tenha um local seguro para guardar? Aí pedimos uma GT para levar a arma para o referido local para ficar guardada lá até a volta da viagem?
Pois então, se deixo em casa e dou azar de ter um arrombamento, é um presentão para os meliantes. Se preciso dela na viagem e não a tenho por perto, estou enroscado. Se levo, corro risco de perder pra polícia. Ô dilema.

José Soares
Mensagens: 64
Registrado em: 11 Jun 2014, 16:29

Re: Vou viajar, levo a arma ?

Mensagem por José Soares »

Este tema, caso não eu não esteja enganado, já foi objeto de um post similar.
Não tem saída, dentro da legalidade, a resposta é um sonoro NÃO.
Arma sem porte, se colocar o pé na calçada de casa com tal "instrumento", estará cometendo crime, é fato, infelizmente.
Como afirmado alhures, até os Atiradores esportivos que possuem guia nacional, só podem viajar com os seus 'brinquedos"(com finalidade estritamente esportiva), quando vão treinar ou competir em outra cidade ou estado da Federação, obedecendo é claro, a legislação de transporte, arma em uma caixa, munição em outra, etc, etc, etc, de preferência, caso de seja uma viagem de carro, dentro do porta malas.
O que significa dizer que nem eles não podem viajar por viajar com os seus armamentos quando bem queiram, como por exemplo, passar final de semana em casa de praia, sítios, ou mesmo férias. É simples.
Solução: mudança da lei.
Quando: muito difícil responder.

LEONARDO B GREFF
Mensagens: 9
Registrado em: 12 Nov 2015, 21:09

Re: Vou viajar, levo a arma ?

Mensagem por LEONARDO B GREFF »

De fato não vale a pena o risco, mas há diversos locais para guardar a arma na casa que normalmente não são vasculhados durante um arrombamento. Debaixo de geladeira, fogão, dentro de sofá (encaixes e ziper inferior para montagem) forro , na parte interna da tampa do ar condicionado. Vagabundo no erro não perde muito tempo, da uma geral e vaza.
Tenho porte e ainda assim to em dúvida se levo por estar com a família e ficar em hotéis, acaba se tornando uma preocupação. Uma troca de tiros é extremamente perigosa. Sozinho parto para dentro mas com a família há muitos valores em jogo.
GFF

Filipe
Mensagens: 243
Registrado em: 19 Set 2015, 20:16

Re: Vou viajar, levo a arma ?

Mensagem por Filipe »

Quem não pode ter porte(99% dos civis), senão quiser andar na ilegalidade não tem muito o que fazer, melhor deixar em casa bem escondida.

Agora tende porte, sempre levaria comigo. Pois a desgraça não tem endereço e nem horário pra acontecer melhor estar prevenido. Quanto a uma troca de tiros com certeza é perigoso, mas tem que se avaliar quando e em que circunstâncias vale a pena a reação. Mas é aquela velha máxima "é melhor ter e não precisar usar, do que precisar e não ter"

machado835
Mensagens: 9
Registrado em: 13 Ago 2015, 16:20

Re: Vou viajar, levo a arma ?

Mensagem por machado835 »

Muito obrigado pelas ponderações.
Optei por deixá-la em casa bem escondida.
Mas é sempre bom se aconselhar com quem tem mais experiência.
Mais uma vez. obrigado.

Manoel Cravo
Mensagens: 3
Registrado em: 01 Jan 2016, 12:43

Re: Vou viajar, levo a arma ?

Mensagem por Manoel Cravo »

Prezado Amigo.

Meu problema é semelhante ao seu. Por isso, optei pela Taurus TCP 738, uma excelente pistola para porte velado.

É lamentável a atitude de policiais que atentam contra uma pessoa que é visivelmente trabalhadora: a arma da pessoa foi comprada em uma loja, está devidamente documentada; somente não tem porte devido às imposições de um governo que quer estabelecer uma ditadura, retirando, para tal fim, a arma da mão da população.

Aqui há muitos associados policiais, então, atendam a esse apelo: ajudem os homens e mulheres de bem, se observarem que suas armas são legais e apenas a carregam para protegerem suas vidas, de suas famílias e seu patrimônio, não prejudiquem os trabalhadores, afinal, a polícia já tem tantos inimigos, por que ficar mal com a população honesta?

Assim, prezado associado, eu levo minha slim bem escondida comigo, pois em uma viagem com a família, precisamos proteger nossas esposas e filhos.

José Soares
Mensagens: 64
Registrado em: 11 Jun 2014, 16:29

Re: Vou viajar, levo a arma ?

Mensagem por José Soares »

Todos devem ser plenamente responsáveis por seus respectivos atos e ações, e assim é que realmente deve ser, nada mais que perfeitamente lógico.
Só não consegui captar como o caro forista Manoel Cravo teria tempo e espaço para utilizar o seu armamento em um transcurso de viagem, no caso, em eventual ação para proteger seus familiares, tendo em vista que o seu instrumento estaria muito bem escondido, uma vez que em casos situações de defesa pessoal se faz necessária uma rápida e precisa reação.

fafadobrasil
Mensagens: 11
Registrado em: 24 Jun 2014, 14:32

Re: Vou viajar, levo a arma ?

Mensagem por fafadobrasil »

Ai pessoal, estou com uma duvida parecida, tenho porte, mas esta escrito nele Valido no estado do RS, como vou a santa Catarina de ferias estou no dilema, levou ou não levo?

Filipe
Mensagens: 243
Registrado em: 19 Set 2015, 20:16

Re: Vou viajar, levo a arma ?

Mensagem por Filipe »

fafadobrasil escreveu:Ai pessoal, estou com uma duvida parecida, tenho porte, mas esta escrito nele Valido no estado do RS, como vou a santa Catarina de ferias estou no dilema, levou ou não levo?
Depende, você é policial militar?

Manoel Cravo
Mensagens: 3
Registrado em: 01 Jan 2016, 12:43

Re: Vou viajar, levo a arma ?

Mensagem por Manoel Cravo »

Sobre o que é certo e o que é errado.

A respeito dessa questão, o cidadão de bem deve usar a lucidez e o bom senso.
Luiz Giaconi apresenta um excelente estudo, no ‘site’ Defesa.org, onde elucida que todos os governos ditadores que se estabeleceram nesse planeta, tiraram as armas das mãos da população. O motivo é muito simples: quando um povo está satisfeito com seus governantes, esse mesmo povo usará suas armas para defendê-los, entretanto, se uma população armada constata que um regime de opressão, que destrói a democracia e extermina os cidadãos instalou-se, usará suas armas para depor seus algozes.
Desta forma, é imprescindível que o cidadão se ponha a raciocinar: seria lícito aos judeus, que se defendiam dos nazitas, solicitar portes de arma ao governo de Hitler, para se defenderem contra aqueles? Seria viável, que os que sofriam perseguições na extinta União Soviética, pedissem às autoridades a serviço de Stalin, autorização para portarem suas armas, a fim de praticarem a legítima defesa? Poderiam os cubanos, que empreendiam fuga da ilha de Fidel Castro, requisitar porte de arma para a autodefesa?
No Brasil, ladrões corruptos tentam implantar uma ditadura e, via de regra, obram contra a democracia, tirando as armas das mãos da população. Pensam os homens e mulheres ilibados que há alguma possibilidade de obterem autorização para portarem suas armas?
É imperioso que os pagadores de impostos digam: ‘Eu não reconheço as imposições de um governo ditador que nos querem violentados por marginais! Eu preciso defender minha vida! A vida e a honra de minha esposa! Meus filhos! Meu patrimônio!’
Portanto minha posição ainda é: ‘Eu levo meu instrumento de defesa, sim!’.
Então, mais uma vez eu reforço meu apelo. Policiais que constatem que um cidadão, honesto e trabalhador, carrega consigo seu instrumento de defesa, deve ficar ao seu lado, e, nunca, prejudicá-lo.
Convém expor, de maneira breve, um caso do qual tivemos conhecimento. Um senhor, de aproximadamente 60 anos, dono de um pequeno bar, donde tirava o sustento para sua família, foi assaltado por alguns vagabundos (temos que falar o português claro). Aquele senhor, lançou mão de um velho – porém eficiente – revólver 38 e expulsou os meliantes. Esse honesto e honrado pai de família, chamou uma viatura e, inocentemente, honestamente, num ato de extrema confiança à polícia, contou-lhes o que aconteceu. Como se defendeu etc. Os policiais, descaradamente, prenderam o velho trabalhador. O promotor o acusou e a juiza acabou de lhe matar as esperanças.
Qual deveria ser a atitude dos policiais?
Definitivamente, teria de ser: ‘Constatamos que esse senhor é dono de um bar, tem sua residência ao lado do mesmo. Esse é o seu local de trabalho e sustento de toda a família. Ele se defendeu. Vamos orientá-lo a guardar sua arma, deixá-lo no anonimato, e fazer o que realmente devemos fazer: vamos atrás dos vagabundos!’.
Certamente, existem muitos casos similares no Brasil. Para entender porquê as pessoas que deveriam estar ao lado dos laboriosos brasilienses lhes viram as costas, para se alinharem aos tiranos, basta ler (e estudar) a obra do filósofo francês Etienne de La Boétie, “O Discurso da Servidão Voluntária”.
Realmente é uma contradição, como se pode servir de modo voluntário? Mas, foi exatamente o que fizeram os PMs, o Promotor e a Juíza.
Esse comportamento abjeto é, resumidamente, definido: “A servidão voluntária, é o desejo de sevir aos superiores, para ser servido pelos inferiores” La Boétie.


Sobre levá-la escondida consigo.

A Taurus 738 parece ter sido, realmente, fabricada para os infatigáveis pagadores de impostos. Pode ser levada de modo velado até mesmo no bolso. Seus frabricantes ainda tiveram a proficiência para oferecê-la na versão rosa, a fim de agradar o público feminino.
Ademais, o que realmente importa é a atenção. Pais, mães de família e cidadãos devem sempre estar atentos, pois é público e notório a quantidade de políciais que são assassinados, mesmo portanto suas armas em lugares privilegiados, já que esses possuem porte e não se importam muito em escondê-las.
Estar atento – o máximo possível – nos ajuda a agir no momento certo, da maneira correta.


Considerações finais.

Só resta pedir a Deus, que nos proteja de policiais desprovidos de inteligência, de marginais; e esperar que esse malditos ditadores que tentam se perpetuar no poder recebam ‘impeachment’.
Expresso meu profundo agradecimento a um Sargento da PM, que me parou em uma verificação de rotina e encontrou minha faca ‘Rambo’ no porta luvas. Nunca vi tamanha educação e gentileza vinda de um policial militar. Este, sem dúvida, é uma raridade. Ainda recordo suas palavras: “...eu vejo que você é um trabalhor, fique tranquilo...”. Se o referido profissional precisar até mesmo de doação de sangue, estarei à disposição. Ele não precisa estar armado para receber meu profundo respeito.
Que Deus nos ajude.

LEONARDO B GREFF
Mensagens: 9
Registrado em: 12 Nov 2015, 21:09

Re: Vou viajar, levo a arma ?

Mensagem por LEONARDO B GREFF »

Se é restrito a um determinado estado vale o que está escrito, vc acaba ficando na mão da autoridade se for abordado com a arma fora da região permitida.
Viajei com a família de carro aproximadamente 5000 km por 5 estados e em alguns trechos senti mais segurança por estar armado contudo em 90% da viagem foi para eu ficar me preocupando em onde deixar, onde levar, onde guardar, normalmente não se passeia por lugares de muito risco.
GFF

Alan Rodrigues
Mensagens: 300
Registrado em: 31 Out 2015, 17:49

Re: Vou viajar, levo a arma ?

Mensagem por Alan Rodrigues »

Policiais mesmo que na funcional venha descrito o estado onde vale o porte, recentemente foi aprovado o direito de porte em todo território nacional. Só procurar no google.

Avatar do usuário
bminasi
Mensagens: 105
Registrado em: 04 Fev 2014, 00:01

Re: Vou viajar, levo a arma ?

Mensagem por bminasi »

Cara, que dilema!

Mas não adianta, ainda temos que seguir a 10826 para não nos igualar à criminoso. NÃO levar a arma se não tiver autorização. Acho que sua viagem já deve ter passado, mas vai o recado: O menos pior é deixá-la bem escondida em casa. Vai arriscar ser pego por porte ilegal que, pode lhe valer reclusão de 2 à 4 anos? Isso significa adeus porte de arma, se um dia o PL 3722 entrar em vigor!

SOD
Mensagens: 26
Registrado em: 10 Ago 2015, 16:56

Re: Vou viajar, levo a arma ?

Mensagem por SOD »

Me atendo ao post do colega Machado!

Se tiver CR, com a GT em dia, dependendo de onde for, poderá "aproveitar" para fazer uma visita ao clube de tiro local.... (pois a GT é "teoricamente considerada" como porte de deslocamento) e no caso de mero Transporte, as GT estão sendo espedidas com validade nacional, podendo o atirador se valer do uso desta! e na referida lei do estatuto, não menciona que o armamento deva estar desacompanhado do carregador e munição... Bem como:


RECOMENDO A LEITURA!!!

https://jus.com.br/artigos/29311/o-port ... esportivos

https://jus.com.br/artigos/39203/porte- ... ma-de-fogo

Alan Rodrigues
Mensagens: 300
Registrado em: 31 Out 2015, 17:49

Re: Vou viajar, levo a arma ?

Mensagem por Alan Rodrigues »

A GT informa que a arma deverá está desmuniciada, e se possível e se a arma permitir, deverá está sumariamente desmontada. O contrário disso é considerado porte ilegal! Quem é detentor de CR sabe bem disso.

SOD
Mensagens: 26
Registrado em: 10 Ago 2015, 16:56

Re: Vou viajar, levo a arma ?

Mensagem por SOD »

Alan! me refiro no estatuto! nele de fato não menciona que o armamento deve estar demontado e desmuniciado! O problema é que nem o EB, nem a PF, obedecem.... no próprio estatuto diz que o atirador tem direito ao porte, e mesmo assim nada disso é cumprido....

Uma hora reverteremos tal situação!

Alan Rodrigues
Mensagens: 300
Registrado em: 31 Out 2015, 17:49

Re: Vou viajar, levo a arma ?

Mensagem por Alan Rodrigues »

SOD escreveu:Alan! me refiro no estatuto! nele de fato não menciona que o armamento deve estar demontado e desmuniciado! O problema é que nem o EB, nem a PF, obedecem.... no próprio estatuto diz que o atirador tem direito ao porte, e mesmo assim nada disso é cumprido....

Uma hora reverteremos tal situação!
infelismente o porte para CAC que se refere o estatuto seria dentro do clube de tiro.

Avatar do usuário
Raziel
Mensagens: 516
Registrado em: 14 Dez 2015, 09:47
Localização: Rio de Janeiro

Re: Vou viajar, levo a arma ?

Mensagem por Raziel »

fafadobrasil escreveu:Ai pessoal, estou com uma duvida parecida, tenho porte, mas esta escrito nele Valido no estado do RS, como vou a santa Catarina de ferias estou no dilema, levou ou não levo?
Imagino que o caro colega seja GCM, pois é a única categoria que ainda mantém essa restrição estadual ao porte. Restrição essa fácil de ser derrubada judicialmente. Aliás, restrições são o que não faltam aos GCMs. Somente umas poucas prefeituras realmente levam a Guarda a sério. Não tenho certeza absoluta, mas a PM, PC, SEAP tem o porte nacional, ou estou enganado?
"O latido dos cães não altera o curso das nuvens."

Avatar do usuário
Raziel
Mensagens: 516
Registrado em: 14 Dez 2015, 09:47
Localização: Rio de Janeiro

Re: Vou viajar, levo a arma ?

Mensagem por Raziel »

bminasi escreveu:Cara, que dilema!

Mas não adianta, ainda temos que seguir a 10826 para não nos igualar à criminoso. NÃO levar a arma se não tiver autorização. Acho que sua viagem já deve ter passado, mas vai o recado: O menos pior é deixá-la bem escondida em casa. Vai arriscar ser pego por porte ilegal que, pode lhe valer reclusão de 2 à 4 anos? Isso significa adeus porte de arma, se um dia o PL 3722 entrar em vigor!
Gostaria de fazer um comentário sobre esse lance de "antecedentes criminais". No Brasil não existe pena eterna, logo, você não pode ser responsabilizado Ad eternum por algum crime que tenha cometido. Um exemplo bem forçado: se o cidadão matou sua família toda, ficou 20 anos preso e cumpriu sua pena, seu processo foi arquivado em definitivo e ele não deve mais nada a justiça não há NENHUM impedimento para que o mesmo solicite o registro ou porte, na legislação atual, e mesmo na nova. Nas suas certidões negativas aparecerá "Nada consta".

Eu mesmo já respondi diversos processos, um deles gravíssimo, pois fui acusado injustamente de ter roubado um carro e embora tenha sido absolvido em todos mesmo que já tivesse sido condenado não haveria impedimento algum. Ao ingressar na GCM apresentei todas as certidões criminais NEGATIVAS e somente fui "descoberto" pelo Infoseg(e mesmo assim ingressei sem precisar entrar na justiça, nem todas as corporações tem a pesquisa social absurda da PM, em que você não pode nem ter sido testemunha de um crime)
"O latido dos cães não altera o curso das nuvens."

Alan Rodrigues
Mensagens: 300
Registrado em: 31 Out 2015, 17:49

Re: Vou viajar, levo a arma ?

Mensagem por Alan Rodrigues »

Raziel escreveu:
fafadobrasil escreveu:Ai pessoal, estou com uma duvida parecida, tenho porte, mas esta escrito nele Valido no estado do RS, como vou a santa Catarina de ferias estou no dilema, levou ou não levo?
Imagino que o caro colega seja GCM, pois é a única categoria que ainda mantém essa restrição estadual ao porte. Restrição essa fácil de ser derrubada judicialmente. Aliás, restrições são o que não faltam aos GCMs. Somente umas poucas prefeituras realmente levam a Guarda a sério. Não tenho certeza absoluta, mas a PM, PC, SEAP tem o porte nacional, ou estou enganado?
Porte nacional.

fafadobrasil
Mensagens: 11
Registrado em: 24 Jun 2014, 14:32

Re: Vou viajar, levo a arma ?

Mensagem por fafadobrasil »

Eu tenho porte, mas sou civil, encaminhei e até fiquei surpreso quando deu certo, pq ja tinha perdido a esperança, fui viajar e pra garantir não levei, ja q tem valida somente no RS, pedi a muitas pessoas opiniao e cada uma dizia uma coisa diferente, resolvi não ariscar

SOD
Mensagens: 26
Registrado em: 10 Ago 2015, 16:56

Re: Vou viajar, levo a arma ?

Mensagem por SOD »

No teu caso Levaria fafa... brincadeira esse negócio... porte deveria ter abrangência nacional. Vc não está sujeito a sofrer algum risco só no seu estado...

Outra maldita palhaçada é ver que está expresso na lei que o porte é previsto para atiradores, e não conseguir pq a PF e os magistrados tem entendido e atuado, como bem querem...

SOD
Mensagens: 26
Registrado em: 10 Ago 2015, 16:56

Re: Vou viajar, levo a arma ?

Mensagem por SOD »

Na boa. cada vez que olho para as minhas armas, não se se fico feliz e me considero "sortudo" por pelo menos telas ou se fico com raiva e abandono o hoby...

Responder