Dúvida quanto a CR e autorização de compra

CarlosBotelho
Mensagens: 20
Registrado em: 25 Mar 2015, 17:32

Dúvida quanto a CR e autorização de compra

Mensagem por CarlosBotelho »

Bom dia!

Amigos, já iniciei o processo para tirar o CR, imprimi a TAPE e enviei ao 2RM, minha dúvida consiste no seguinte.
Após a concessão do CR vem a autorização de compra automaticamente ou depois de sair o CR tenho que solicitá-la? Sei que e mesma tem validade de 30 dias e essa é minha preocupação estou planejando a compra prara o final do ano(haja visto a burocracia e demora para conseguir o CR), mas se por ventura eu não conseguir a arma que quero na data que sair o CR terei que entrar com o processo todo de novo ou somente pedir nova autorização para compra?? Ou o CR sai e tenho prazo para solicitar a autorização???


Att,
Carlos B.
ΜΟΛΩΝ ΛΑΒΕ

Avatar do usuário
Daniel Ribeiro
Mensagens: 279
Registrado em: 30 Set 2013, 18:58
Localização: Osasco, SP
Contato:

Re: Dúvida quanto a CR e autorização de compra

Mensagem por Daniel Ribeiro »

Carlos, bom dia.

Então, primeiro você faz o CR... o CR não está necessariamente vinculado à aquisição de uma arma de fogo. Você pode ter o CR e não ter uma arma.

Meu CR ficou pronto no final do ano passado, mas só agora é que iniciei o processo para comprar a minha primeira arma.

Depois que o seu CR ficar pronto, para comprar a arma você deve fazer o seguinte:
Se a arma que você quer comprar for de Calibre PERMITIDO:
- Procurar uma loja, comprar e pagar a arma. A arma vai ficar na loja até o final do processo, mas ela já é sua.
- Com a Nota Fiscal da arma em mãos, você inicia o processo para incluir a arma no seu CR.
- Quando sair o registro, você solicita a Guia de Tráfego (GT).
- Quando sair a GT, você vai até a loja e retira a arma. A loja só vai liberar a arma para você se você tiver a GT.

Se a arma que você quer comprar for de Calibre RESTRITO:
- Procurar a fábrica para obter a lista de preços e condições de pagamento.
- Pedir a autorização de compra para o exército.
- Quando sair a autorização de compra, envia-la ao fabricante. Neste momento você também terá que pagar a arma. O fabricante vai te enviar a Nota fiscal.
- Com a Nota Fiscal da arma em mãos, você inicia o processo para incluir a arma no seu CR.
- Quando sair o registro, você solicita a Guia de Tráfego (GT).
- Quando sair a GT, você vai poder retirar a arma. Provavelmente ela será enviada para a sua RM (não sei exatamente onde, tem que se informar).
Imagem

CarlosBotelho
Mensagens: 20
Registrado em: 25 Mar 2015, 17:32

Re: Dúvida quanto a CR e autorização de compra

Mensagem por CarlosBotelho »

Obrigado Daniel!

Era exatamente isso que queria saber, fiquei preocupado com o prazo mas agora vou dar andamento no restante da documentação mais tranquilo.
Carlos B.
ΜΟΛΩΝ ΛΑΒΕ

Avatar do usuário
Daniel Ribeiro
Mensagens: 279
Registrado em: 30 Set 2013, 18:58
Localização: Osasco, SP
Contato:

Re: Dúvida quanto a CR e autorização de compra

Mensagem por Daniel Ribeiro »

Eu editei a minha resposta anterior pois eu cometi um erro... O processo de compra de calibre permitido é diferente do restrito. Agora acho que está certo.

T+
Imagem

CarlosBotelho
Mensagens: 20
Registrado em: 25 Mar 2015, 17:32

Re: Dúvida quanto a CR e autorização de compra

Mensagem por CarlosBotelho »

Valeu!

Mas com o CR "novo" posso comprar restrito?? Se puder vou comprar a imbel .40 que é quase o mesmo valor da .380.
Carlos B.
ΜΟΛΩΝ ΛΑΒΕ

Avatar do usuário
Daniel Ribeiro
Mensagens: 279
Registrado em: 30 Set 2013, 18:58
Localização: Osasco, SP
Contato:

Re: Dúvida quanto a CR e autorização de compra

Mensagem por Daniel Ribeiro »

Carlos, provavelmente a arma de calibre restrito é mais barata do que a de calibre permitido, justamente porque você compra direto da fábrica e não tem um intermediário.

Com CR novo você pode sim ir direto para o restrito. .357, .40 e .45 é tranquilo. Acho que só pra comprar Fuzil é que é mais complicado...

O problema de comprar Imbel direto da fábrica é que é LEEEENTO demais... Tem gente que leva anos pra conseguir. Taurus é mais rápido.
Imagem

julianoladeia
Mensagens: 2
Registrado em: 07 Mar 2015, 21:03

Re: Dúvida quanto a CR e autorização de compra

Mensagem por julianoladeia »

Só uma dúvida, eu acabei de ligar no EB na 6a região, e me informaram que assim que for emitida a CR eu não posso comprar a arma ainda, e eu fui conferir na nova portaria e realmente uma exigencia para aquisição de arma, é o histórico ou assiduidade ao clube de tiro, e ou, competiçoes por 12 meses, ou seja, ele foi claro, antes de 12 meses após emitida a CR, não é permitida a compra de nenhuma arma. Isso procede? Ou em outras regiões tem tido um entendimento diferente?
Obrigado.

Avatar do usuário
Diogo Pinchemel
Mensagens: 194
Registrado em: 07 Jan 2014, 08:30

Re: Dúvida quanto a CR e autorização de compra

Mensagem por Diogo Pinchemel »

Por enquanto procede... Estão tentando derrubar esta portaria mas até segunda ordem o procedimento é esse mesmo!

CarlosBotelho
Mensagens: 20
Registrado em: 25 Mar 2015, 17:32

Re: Dúvida quanto a CR e autorização de compra

Mensagem por CarlosBotelho »

Bom dia!!


Juliano, sim essa portaria é nova e veio pra dificultar mais, no entanto abre-se o precedente da comprovação de assiduidade ao clube, que pode ser feita através de declaração devidamente assinada no presidente do seu clube informando que você é atirador filiado ao mesmo e frequenta o estande regularmente.


Att.
Carlos B.
ΜΟΛΩΝ ΛΑΒΕ

ZOJr
Mensagens: 41
Registrado em: 31 Mar 2015, 08:03

Re: Dúvida quanto a CR e autorização de compra

Mensagem por ZOJr »

Pelo q li, essa assiduidade te, q ser 8 "visitas" ao clube para treino ou competição, sendo 2 a cada 3 meses, ou seja, pelo menos 10 meses

mauriciorj
Mensagens: 1
Registrado em: 08 Mai 2015, 01:24

Re: Dúvida quanto a CR e autorização de compra

Mensagem por mauriciorj »

?
Editado pela última vez por mauriciorj em 15 Mai 2015, 14:16, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
unf4yr
Mensagens: 55
Registrado em: 20 Out 2014, 13:43
Localização: Curitiba/PR

Re: Dúvida quanto a CR e autorização de compra

Mensagem por unf4yr »

Isso não me parece correto... cuidado hein.
Imagem
Imagem
CAC 5RM

José Soares
Mensagens: 64
Registrado em: 11 Jun 2014, 16:29

Re: Dúvida quanto a CR e autorização de compra

Mensagem por José Soares »

Não só parecer errado, como é um prato cheio para os "fiscalizadores" dos verdadeiros CACs. A informação trazida pelo forista "mauriciorj" a este canal de comunicação, na forma e conteúdo como foi exposta, além de ser estampadamente errado, é passível até mesmo de investigação dos órgãos competentes, PF, EB e Ministério Público.
A questão é extremamente séria e deve ser investigada.

neogalax
Mensagens: 87
Registrado em: 25 Abr 2015, 21:23

Re: Dúvida quanto a CR e autorização de compra

Mensagem por neogalax »

Senhores para registrar a arma no SINARM demora?

Responder