Apresentação e duvidas

ZOJr
Mensagens: 41
Registrado em: 31 Mar 2015, 08:03

Apresentação e duvidas

Mensagem por ZOJr »

Bom dia
Me chamo oswaldo e há algum tempo tenho interesse em armas, tiro recreativo
Quando adolescente atirei muito com uma rossi de pressão, depois com um 32 do meu pai, hoje tenho uma espingarda 36 bem velha que fica no sítio.
Minha maior dúvida é se com cr ou mesmo apenas registro na PF posso atirar no sítio, por lazer e treino?
Na minha cidade não tem clube, teria que rodar mais de 100km, mas gosto do hobby, e tenho interesse em defender minha casa e minha família. O maior problema é que não guardaria essas armas no sítio, mas em casa há 15km de distância. É possível uma gt para casa-sitio? Mesmo de uma arma para defesa alegando que uso no sítio mas guardo em casa? Não querendo usar a gt como porte, apenas para esse transporte mesmo.
O cr de caçador ou colecionador teria essa opção? Ou só me resta filiar num clube mesmo que longe, e ainda assim poderia ir treinar no sítio levando as armas que estão em casa?

Ufa, depois vou perguntando mais...
Obrigado a todos.

CarlosBotelho
Mensagens: 20
Registrado em: 25 Mar 2015, 17:32

Re: Apresentação e duvidas

Mensagem por CarlosBotelho »

Bom dia!

Bom até onde sei, se você quiser registrá-la para defesa deve guardá-la no endereço informado, ou em casa ou no sítio seguindo as normas para armazenagem. Se tirar C.R poderá obter a G.T para o trajeto casa/clube, clube/casa. A prática no sítio não deve ser feita, se alguém denunciar é crime! E se for pra caça de subsistência deve comprovar também essa necessidade, e como obviamente você não mora no mato e não precisa caçar pra sobreviver acredito que esse porte não será concedido.
Carlos B.
ΜΟΛΩΝ ΛΑΒΕ

Avatar do usuário
james_paul_13
Mensagens: 142
Registrado em: 08 Out 2013, 17:30
Localização: Vitoria, ES

Re: Apresentação e duvidas

Mensagem por james_paul_13 »

Olha,
Ate onde eu saiba disparo de arma em area habitada e crime, POREM disparo de arma em area nao habitada nao constitui como crime. Sendo assim, voce pode disparar no seu sitio (contanto que seja uma area rural). Tambem tinha a mesma duvida perante uma GT para levar a arma da cidade para o sitio, e vice versa. Infelizmente ate onde eu saiba esse tipo de GT e so para mudança de endereço da arma, entao melhor deixar no sitio mesmo... Considera investir num cofre tambem.

ZOJr
Mensagens: 41
Registrado em: 31 Mar 2015, 08:03

Re: Apresentação e duvidas

Mensagem por ZOJr »

Obrigado,pelas respostas
Se não for crime atirar no sitio, pois é bem isolado, terei que guardar as armas la, seja com cr ou para defesa
Pois vi que cartuchos e cal. 22 tem uma permissão de compra mensal de munição alta para defesa pessoal

CarlosBotelho
Mensagens: 20
Registrado em: 25 Mar 2015, 17:32

Re: Apresentação e duvidas

Mensagem por CarlosBotelho »

A compra de cartuchos é o que você deve se preocupar menos se assossie ao clube e compre por lá!
Não há tanto controle...
Carlos B.
ΜΟΛΩΝ ΛΑΒΕ

ZOJr
Mensagens: 41
Registrado em: 31 Mar 2015, 08:03

Re: Apresentação e duvidas

Mensagem por ZOJr »

em média quanto é a mensalidade de um clube? Além da mensalidade, quais despesas terei para ter o cr?

CarlosBotelho
Mensagens: 20
Registrado em: 25 Mar 2015, 17:32

Re: Apresentação e duvidas

Mensagem por CarlosBotelho »

Bom....no clube que frequento a anuidade é R$500,00
Para o CR se for no despachante fica por volta de R$800,00 mas varia um pouco, agora se estiver disposto a fazer sozinho é só entrar no site http://www.sisfpc.eb.mil.br/portal-dfpc ... rvicos.jsf faz o cadastro envia a TAPE e aguarda a liberação do restante do processo que deve ser feita no mesmo site após a confirmação. Depois é gerada uma GRU para pagamento que deve ser uns R$100,00. Junte o laudo de tiro R$80,00 e o laudo psicológico que vai variar o preço mas creio que seja uns cento e poucos reais. Digitalize tudo e envie.
Carlos B.
ΜΟΛΩΝ ΛΑΒΕ

ZOJr
Mensagens: 41
Registrado em: 31 Mar 2015, 08:03

Re: Apresentação e duvidas

Mensagem por ZOJr »

vou pesquisar o preço dos clubes de tiro de londrina e arapongas, nessa faixa de preço acredito ser a melhor opção. Se for possivel o treino no sitio sem cometer crime vou arrumar um lugar para guardar pelo menos uma arma lá.

obrigado carlos e james pela ajuda

se alguém puder responder essa questão de praticar no sitio, vai me esclarecer muito

CarlosBotelho
Mensagens: 20
Registrado em: 25 Mar 2015, 17:32

Re: Apresentação e duvidas

Mensagem por CarlosBotelho »

A prática sempre tem que ser feita em estande, no sítio se não tiver absolutamente ninguém pra denunciar não vai ter problemas mas já sabe, poder de verdade não pode!
Carlos B.
ΜΟΛΩΝ ΛΑΒΕ

Avatar do usuário
Lucas Parrini
Mensagens: 372
Registrado em: 12 Out 2014, 23:15

Re: Apresentação e duvidas

Mensagem por Lucas Parrini »

Seja bem vindo e obrigado pela participação!

Como já dito, de forma bem básica é isso mesmo: Disparo em área habitada (residencial) é crime, em área não habitada, é permitido. O ideal seria procurarmos saber o que é, por definição e entendimento na legislação, o que é área habitada e o que é uma não habitada. :D

Por via das dúvidas, do jeito que a coisa está atualmente, eu fico com a opção de praticar sempre no estande, rs.

Abraço e mais uma vez, seja bem vindo!

Responder