PORTE DE ARMA EM SP

fabio.andrade
Mensagens: 3
Registrado em: 23 Out 2013, 17:45

PORTE DE ARMA EM SP

Mensagem por fabio.andrade »

Boa noite amigos,

Peço licença pois sou novo aqui no fórum.

Estou criando esse tópico para tirar uma dúvida, ou mesmo pegar algumas ideias, sugestões, etc;

Entrei em contato com o Clube de Tiro aqui em Santo André-SP e falei com o presidente do clube. Disse a ele que estou interessado em fazer o curso de tiro para poder futuramente conseguir o porte de arma. Ele me disse que o porte (como eu já imaginava) é muito difícil hoje em dia, que só a Polícia Federal assina o porte e que no Estado de SP são apenas 300 registros. Desanimador...

Espero que a PL 3722/12 seja aprovada, mas ainda assim ele me disse que mesmo com essa Lei em vigor, ainda irão colocar entraves para a liberação do porte. O que vocês acham?

Vou fazer o curso de tiro, ainda tenho interesse, mas com relação ao porte vou ir mais devagar, ainda mais confirmado o que sempre pensei: o porte de arma é quase impossível neste país.

Bom, obrigado a todos.
Sugestões, dúvidas ou críticas são bem vindas.
SI VIS PACEM, PARA BELLUM

Avatar do usuário
Daniel Ribeiro
Mensagens: 279
Registrado em: 30 Set 2013, 18:58
Localização: Osasco, SP
Contato:

Re: PORTE DE ARMA EM SP

Mensagem por Daniel Ribeiro »

O negócio é você fazer o procedimento para comprar a arma... Ter a arma em casa já é uma vantagem... Depois com ela em mãos, você tenta o porte.
Imagem

fabio.andrade
Mensagens: 3
Registrado em: 23 Out 2013, 17:45

Re: PORTE DE ARMA EM SP

Mensagem por fabio.andrade »

Obrigado amigo, a ideia por hora não é ter a arma em si comigo, estou iniciando nessas questões. Vou fazer o curso de atirador que é rápido e acessível, depois se Deus quiser vou buscar o porte de arma e ai sim terei minha arma.

Agora é muito complicado adquirir uma arma, estou tentando convencer as pessoas que amo que é a coisa certa a se fazer, espero conseguir isso em breve. Vc que tem mais experiência qual arma recomenda para um iniciante?
SI VIS PACEM, PARA BELLUM

Avatar do usuário
Daniel Ribeiro
Mensagens: 279
Registrado em: 30 Set 2013, 18:58
Localização: Osasco, SP
Contato:

Re: PORTE DE ARMA EM SP

Mensagem por Daniel Ribeiro »

Fabio, acho que estamos em sintonias um pouco diferentes.
Vamos lá:

Você perguntou sobre o PORTE de arma.
PORTE significa "Andar armado na rua"... A Autorização para PORTE é praticamente impossível de conseguir.

Porém, a autorização para a POSSE você pode ter e não é tão difícil assim.
POSSE significa POSSUIR a arma, em sua casa ou na sua empresa.

A POSSE te autoriza a ter a arma, porém, não te autoriza a PORTAR a arma. Para portar, é preciso a autorização de PORTE.

Para você conseguir uma autorização de porte (que é praticamente impossível), você precisa, antes de tudo, já ter uma arma devidamente registrada. Você não pode solicitar a autorização para porte sem ter a arma.

Então o processo, desde o início, é o seguinte:
1) Você pede autorização de compra da arma para a PF.
2) A PF te autoriza a comprar a arma.
3) Você compra a arma, e com a NF da arma e a autorização de compra, você solicita o registro.
4) A PF registrará sua arma.
5) Com o registro, você pode retirar a arma da loja (vai ter uma guia de tráfego específica para o dia em que você agendar a retirada).
6) Agora que você tem a arma em casa, você pode solicitar a autorização para porte. Você reúne os documentos e protocola o pedido na PF.
7) A PF vai deferir ou indeferir o seu pedido. Caso defira, você terá o documento que te autoriza a portar a arma.
8) Com o documento em mãos, você então poderá sair da sua casa com a sua arma, e passar então a andar armado.
Imagem

fabio.andrade
Mensagens: 3
Registrado em: 23 Out 2013, 17:45

Re: PORTE DE ARMA EM SP

Mensagem por fabio.andrade »

obrigado Daniel vc foi muito esclarecedor!!!

sobre uma arma para iniciantes o que você me diz?
SI VIS PACEM, PARA BELLUM

Avatar do usuário
Daniel Modolo
Mensagens: 108
Registrado em: 02 Out 2013, 01:49
Localização: Pelotas - RS

Re: PORTE DE ARMA EM SP

Mensagem por Daniel Modolo »

fabio.andrade escreveu:sobre uma arma para iniciantes o que você me diz?
Depende do contexto em que ela será usada primariamente. A ideia é defender uma casa ou um comércio? Ou a ideia é portá-la mesmo?
Imagem Pro Brasilia fiant eximia. Imagem

Avatar do usuário
Daniel Ribeiro
Mensagens: 279
Registrado em: 30 Set 2013, 18:58
Localização: Osasco, SP
Contato:

Re: PORTE DE ARMA EM SP

Mensagem por Daniel Ribeiro »

fabio.andrade escreveu:obrigado Daniel vc foi muito esclarecedor!!!

sobre uma arma para iniciantes o que você me diz?
Na PF você só conseguirá registrar armas de calibre permitido... Então grande dúvida na verdade é escolher entre um revolver .38 ou uma pistola .380.

Cada uma possui diferenças fundamentais... O fato de você ser um iniciante não te desqualifica, pois você pode aprender a manusear qualquer tipo de arma. O revolver obviamente é mais simples de operar e "é mais confiável", mas a pistola tem inegáveis vantagens sobre o revolver.

Então o ideal é você ter contato com ambos os tipos de armamento para poder decidir qual é o que você mais gosta.

A dica que eu dou é: Vá a um clube de tiro. A melhor forma de iniciar-se neste mundo é fazendo sua primeira visita a um estande.

Depois volte aqui para dizer como foi!

Valeu!
Imagem

Avatar do usuário
eduleon
Mensagens: 5
Registrado em: 21 Out 2013, 12:12

Re: PORTE DE ARMA EM SP

Mensagem por eduleon »

Também moro em São Paulo (no interior) e em breve pretendo adquirir minha pistola .380, provavelmente uma Taurus 938.

Quanto ao porte, realmente, tá complicado. Eu vou tentar por causa do meu trabalho, pois viajo para várias cidades da região, e transporto os pedidos dos clientes e dinheiro. Não sei se vou conseguir - maldito estatuto! - mas vou tentar mesmo assim. Uma hora ou outra essa porcaria há de ser revogada.
"Si cecidit de genu pugnat"
(Se caíres luta de joelhos)

Raphael Lago
Mensagens: 3
Registrado em: 15 Nov 2013, 01:40

Re: PORTE DE ARMA EM SP

Mensagem por Raphael Lago »

Boa noite amigos,

Tenho interesse na aquisição de uma arma de fogo para porte e em conversa com meu advogado, foi dito que se provar real necessidade, existem a chance de ser emitido tal autorização.
Digo isso pois tenho uma empresa no ramo de importação/exportação e trabalhamos com produtos de altíssimo valor agregado, além de vez ou outra transportarmos uma considerável quantia em dinheiro.

Alguém aqui conhece alguém que possua a autorização para porte levando em conta tais condições?


Desde já agradeço a atenção de todos

Abraços fraternos

Avatar do usuário
Daniel Modolo
Mensagens: 108
Registrado em: 02 Out 2013, 01:49
Localização: Pelotas - RS

Re: PORTE DE ARMA EM SP

Mensagem por Daniel Modolo »

Raphael Lago escreveu:Tenho interesse na aquisição de uma arma de fogo para porte e em conversa com meu advogado, foi dito que se provar real necessidade, existem a chance de ser emitido tal autorização.
Em teoria, qualquer cidadão que apresente os documentos necessários e uma declaração de efetiva necessidade do porte tem a chance de conseguir a autorização. Porém, como se trata de um documento de emissão arbitrária, sujeita à interpretação do delegado da sua região, juntamente com ordens federais de se diminuir o acesso ao porte, na prática a obtenção dele por um civil se torna impossível (a menos que você seja "amigo do rei").
Imagem Pro Brasilia fiant eximia. Imagem

Raphael Lago
Mensagens: 3
Registrado em: 15 Nov 2013, 01:40

Re: PORTE DE ARMA EM SP

Mensagem por Raphael Lago »

Em teoria, qualquer cidadão que apresente os documentos necessários e uma declaração de efetiva necessidade do porte tem a chance de conseguir a autorização. Porém, como se trata de um documento de emissão arbitrária, sujeita à interpretação do delegado da sua região, juntamente com ordens federais de se diminuir o acesso ao porte, na prática a obtenção dele por um civil se torna impossível (a menos que você seja "amigo do rei").


Primeiramente obrigado pela resposta Daniel.

Diante de tais fatos, melhor eu garantir o armamento pelas vias mais simples como o outro amigo acima comentou. Depois tentarei o porte e faço questão de postar aqui toda a saga burocrática e seus resultados. =)


Não podemos desistir nunca!!!!

Abraços fraternos

Avatar do usuário
Daniel Modolo
Mensagens: 108
Registrado em: 02 Out 2013, 01:49
Localização: Pelotas - RS

Re: PORTE DE ARMA EM SP

Mensagem por Daniel Modolo »

Raphael Lago escreveu:Depois tentarei o porte e faço questão de postar aqui toda a saga burocrática e seus resultados. =)
Não citei isso no meu post anterior, mas fortemente recomendo que faça mesmo isso. Apesar de todos os entraves burocráticos impostos à obtenção do porte de arma por civis, considero absolutamente importante que ele seja sempre requerido pelas vias legais, assim há um registro da vontade da população que retomada desse direito.

Legítima Defesa é um direito fundamental!
Imagem Pro Brasilia fiant eximia. Imagem

MACHADO
Mensagens: 1
Registrado em: 01 Mar 2014, 10:48

Re: PORTE DE ARMA EM SP

Mensagem por MACHADO »

Bom dia a todos .
Peço licença para postar duvidas e informações a respeito de porte e aquisição de arma de fogo .
No dia 06/02/14 , fui convocado para assumir o cargo de Oficial Operacional Condutor de Bonde da SAP ( Secretária da Administração Penitenciaria ) .Sei que o porte, já é uma realidade na SAP ,concedido aos servidores do sistema prisional .Minha duvida é em relação a compra do armamento, tenho preferencia pela PT 638 CALIBRE 380 PERMITIDO ,mas não sei se terei dificuldade assim como os companheiros que nao fazem parte da area de Segurança Publica .
Grato aguardo retorno

Responder