Abrir loja de armas

Marcos Braga
Mensagens: 1
Registrado em: 18 Jan 2019, 23:00

Abrir loja de armas

Mensagem por Marcos Braga »

Gostaria de uma ajuda sobre como proceder, os passos para abrir uma loja de armas, para importar armas.
Estou procurando as legislações mas se alguém já tiver mais informações e puder me ajudar, eu agradeço

variedades
Mensagens: 524
Registrado em: 11 Jan 2014, 18:11

Re: Abrir loja de armas

Mensagem por variedades »

Marcos, nossa, nem sei por onde começar, mas acho importante dizer que a pessoa deve ter um conhecimento razoável de comércio exterior antes de começar uma empreitada dessas. Tem que abrir o CNPJ, fazer o cofre, pedir o CR jurídica (que pode demorar mais de meio ano), fazer o RADAR, que é autorização de operar no mercado internacional. Após isso contatar o fabricante, já digo de antemão que o MOQ (quantidade mínima) para compras é geralmente elevada, se for um MOQ de US$ 30 mil a primeira carga sua custará por baixo R$ 300 mil. Isso é pago ao fornecedor antecipadamente. Contratar agente de frete, estufar container, pedir as licenças de importação (e exportação conforme o país), trazer a carga, pedir vistoria do MAPA, Exército e Receita Federal, desembaraçar a carga...

Vou dar um exemplo prático: na minha empresa para representação de UMA marca de armas de pressão o capital de giro envolvido para a importação de 2 cargas por ano é de R$ 800 mil, valor este que será recuperado em cerca de 15 meses em média. Visite um despachante aduaneiro com experiência e faça todas as contas antes de iniciar. Tenha em mente também que as vezes, devido a burocracia, uma licença vencida ou um pequeno erro qualquer no processo pode fazer a carga ficar parada por meses a fio.

Outro exemplo: já tive carga parada no porto por 9 meses, R$ 50 mil de taxa de armazenagem, devido a uma declaração de origem que o fiscal brigou alegando que Honk Kong não era China (a China discorda veementemente disso).

Inglês fluente para negociação é primordial. Pareço amargo, sei disso, mas nos últimos anos prestei serviços de orientação a vários importadores, 90% deles desistiram no meio do caminho. Eu digo de antemão que tem que ter R$ 500 mil no mínimo para ser minimamente viável. Container full chega a custar R$ 15 mil para mais, se for para comprar só R$ 100 mil de armas e gastar R$ 15 mil em frete já perdeu metade do lucro no frete.

Conforme o valor agregado da arma pode via áereo também, dai podem ser cargas menores, embora as despesas de frete interno e desembaraço vão pesar bastante, pelo que sempre é melhor as cargas serem grandes.


Responder