Consegui com exito comprar a minha espingarda 12 da CBC modelo 586 de coronha rebativel atraves do SINARM. Vou aqui narrar o processo de aquisiçao, e dar algumas dicas pra quem quer comprar uma 12.
Pra começar, fiquei sabendo que aqui no Espirito Santo a delegada so esta deferindo pedidos de aquisiçao por civis que ou tenham propriedade rural, ou que apresentem boletim de ocorrencia pra provar a nescessidade da arma. No meu caso, eu tive a sorte de meu pai ter uma propriedade rural, e foi la que a arma foi registrada.
Dei entrada no dia 24 de Novembro de 2015 e foi deferido agora por volta do dia 20 de Abril de 2016. Demorou um pouco mas valeu a pena a espera. Eu fiz o meu processo de compra com a loja RASCH SPORT aqui na grande Vitoria, e os caras sabem muito bem oque fazem. Fazem tudo da forma correta e entendem muito do assunto.
Por ser um estrangeiro naturalizado, e marinheiro mercante a situaçao foi um pouco mais complicada. Ja que eu nao trabalho pra uma firma Brasileira, eu nao tenho carteira assinada no Brasil, pois trabalho no mar e a firma e estrangeira. Entao pra sanar o comprovante de renda, a moça que e ecarregada do salario dos marinheiros escreveu uma carta citando quanto tempo de embarque eu faço, a minha posiçao e quanto eu ganho. Logo em seguida levei a carta pra uma tradutora juramentada, e traduzi para o portugues a carta. Se voce trabalha pra uma firma de fora, VOCE TEM QUE APRESENTAR O COMPROVANTE DE RENDA EM PORTUGUES. Mesmo apresentando o meu contracheque com meu nome e tudo mais, a delegada da PF nao aceitou e disse que eu prescisava de outro comprovante de renda, e por isso que eu apresentei a carta em portugues.
Outra coisa que ajudou tremendamente meu processo foi adicionar 3 ou 4 fotos (em preto e branco mesmo) do sitio. Eu coloquei fotos da casa, da mata, da estrada de chao que leva pra casa, e uma do pasto. Bem antes do meu processo ser deferido eu fui convesrsar com a delegada a respeito do meu processo, e ela apontou pras fotos que eu tinha acoplado ao meu processo e disse "Vejo que por ser propriedade rural o seu processo e bem favoravel". Ou seja, coloque algumas fotos do seu sitio ou area rural pois isso ajuda muito.
Outra coisa que eu coloquei foi a conta de luz. Pois a conta de luz diz area rural nela, e dispensa a nescessidade de apresentar o INCRA.
Outra coisa, quando o delegado olha pra sua foto muitas vezes eles negam apenas por nao irem com a sua cara. Eu sorri um pouco pois pela minha logica o sorriso atrai mais que uma cara triste. Enfim...
Para a montagem e acompanhamento do processo eu usei um despachante (Rodrigo do Rasch sport), e fiquei muito contente em ter ajuda de quem entende muito bem do assunto.
Ja que estou embarcado agora, so posso buscar a arma em 2 semanas, mas estarei muito feliz quando chegar em casa. Qualquer duvida pode enviar perguntas.