Guarda Municipal agora é POLÍCIA MUNICIPAL.

adrianomacae
Mensagens: 1
Registrado em: 23 Mai 2014, 20:28

Guarda Municipal agora é POLÍCIA MUNICIPAL.

Mensagem por adrianomacae »

Aprovado: Guarda Municipal agora é POLÍCIA MUNICIPAL.

PLC - PROJETO DE LEI DA CÂMARA, Nº 39 de 2014

http://www.senado.gov.br/atividade/mate ... ate=117124

RafaelGaucho
Mensagens: 52
Registrado em: 05 Out 2013, 23:40

Re: Guarda Municipal agora é POLÍCIA MUNICIPAL.

Mensagem por RafaelGaucho »

sabe me dizer se foi mantido a exigência de a cidade possuir no mínimo 50,000 habitantes para poder ter uma guarda armada?

Playmobil
Mensagens: 40
Registrado em: 16 Dez 2013, 17:24

Re: Guarda Municipal agora é POLÍCIA MUNICIPAL.

Mensagem por Playmobil »

Medida polêmica... Por um lado pode ajudar no combate a criminalidade, por outro pode ajudar coronéis prefeitos que se julgam donos de cidades a legalizar suas milícias disfarçadas.
Realmente não sei se vai mais ajudar ou atrapalhar.

GPH
Mensagens: 3
Registrado em: 19 Ago 2014, 17:44

Re: Guarda Municipal agora é POLÍCIA MUNICIPAL.

Mensagem por GPH »

Playmobil escreveu:Medida polêmica... Por um lado pode ajudar no combate a criminalidade, por outro pode ajudar coronéis prefeitos que se julgam donos de cidades a legalizar suas milícias disfarçadas.
Realmente não sei se vai mais ajudar ou atrapalhar.
Este mesmo argumento poderia ser aplicado a policias estaduais, e federais. Descentralizar o poder não torna as instituições mais corruptíveis, torna elas mais acessíveis ao cidadão. É muito mais fácil você mobilizar seus vizinhos para combater uma prática política errada na sua cidade, que mobilizar milhões de desconhecidos para pressionar políticos entocados em Brasília.

Avatar do usuário
Rammster
Mensagens: 7
Registrado em: 15 Set 2014, 12:27
Localização: Santos/SP

Re: Guarda Municipal agora é POLÍCIA MUNICIPAL.

Mensagem por Rammster »

Eu apesar de tudo sou a favor de Municipalizar a Polícia assim como é nos EUA (mas mantendo ainda a Policia Estudal/Federal)

Só acho que ou faz ela Municipal de vez ou não, pois manter uma GM (pseudo Policia) e a PM/PC vai gerar muita confusão

Armar a GM só encherá o ego e o peito dos Guardas que acharão que são Policiais o que na verdade não são ou serão até mudar a CF.

Luk
Mensagens: 7
Registrado em: 07 Nov 2015, 19:54

Re: Guarda Municipal agora é POLÍCIA MUNICIPAL.

Mensagem por Luk »

Olá a todos,sou novo por aqui e se me permitem vou dar testemunho do que acontece aqui na cidade onde moro (Novo Hamburgo / RS) ....

Aqui existe a tal Guarda Municipal. Pois bem estes agentes são um misto de policiais e agentes de trânsito. Alguns andam armados e realizam ações que vai desde monitoramento do tráfego quanto ação "policial".
No meu ver é um disparate,não concordo que o poder de polícia e suas atribuições sejam estendidas às tais Guardas.
Muitos conflitos já ocorreram e ocorrem com a população e estes agentes. Isso se dá principalmente quando estes agentes decidem agir como polícia.
Saindo do círculo legal e ou constitucional o que é permitido ou não,penso que é desnecessário a existência de tal Guarda,exceto para sua atribuição original que seja monitoramento do trânsito e zelo pelo próprio do município.

Enfim, é muito chato lidar com eles (aqui) são arrogantes e despreparados.

abraço.

Avatar do usuário
Raziel
Mensagens: 516
Registrado em: 14 Dez 2015, 09:47
Localização: Rio de Janeiro

Re: Guarda Municipal agora é POLÍCIA MUNICIPAL.

Mensagem por Raziel »

Bom dia amigos. Antes de tudo gostaria de dizer que este é o meu primeiro post nesse fórum. Sou membro do Instituto Defesa e estou nessa luta há pelo menos dois anos. Meu primeiro post ia ser em outro tópico, mas este me chamou atenção pois há cerca de seis meses ingressei na Guarda Civil Municipal(GCM). Não é por agora ser agente de segurança pública que abandonei essa luta. Muito pelo contrário. A intenção do Estatuto do Desarmamento ao centralizar os pedidos de registro/porte na Polícia Federal foi ter um grupo menor e mais homogêneo, por isso mesmo mais fácil de controlar. Diferente das Policias Civis Estaduais, como era antigamente. E hoje, pelo menos no estado onde eu resido, a coisa é feita da seguinte forma: Semelhante ao que ocorre na PF, na PMERJ e na PCERJ os cargos de liderança são de livre nomeação e exoneração. Aí se você omitir alguma opinião a favor do armamento você é exonerado de qualquer FG ou CC que você tenha e é mandado para a "geladeira" ou para as fronteiras estaduais. Dessa forma nosso digníssimo governador mantém sob o jugo do comunismo as Polícias Estaduais. No Rio de Janeiro em particular a esquerda é muito forte, motivo pelo qual a maior guarda municipal do PAÍS(a da capital) é desarmada. Isso prejudicou imensamente as demais guardas, a ponto de um pouco antes da lei 13.022(Estatuto Geral das Guardas Municipais) ser sancionada o Governador Pezão disse(em off) que nenhuma Guarda no Estado seria armada, que prefeitura que armasse a guarda não ia ter mais um centavo do governo estadual. Por isso levou eras até que o RJ teve sua primeira Guarda Armada, Barra Mansa. A ela se seguiu sua vizinha, Volta Redonda. Porém devido a distância dessas cidades para a capital e também devido a corja do PMDB que domina a política fluminense, QUASE NINGUÉM na Capital e Região Metropolitana sabe que no estado existem guardas armadas. O que deve mudar ano que vem que é o ano final para que seja cumprida a 13.022. A preocupação dos comunistas com as guardas é que eles podem até repetir o que fazem nas polícias estaduais com uma, duas ou cinco guardas. Porém só no estado existem 92 cidades. E um dos mais prejudicados com o Desarmamento é o Guarda Municipal. Nosso porte de arma é fornecido pela corporação, semelhante a PM, porém com a diferença que a critério do comando o porte pode ser apenas funcional(!). Não podemos usar calibre restrito, apenas .38, .380 e .12. Existem sim algumas jurisprudências que garantem o nosso porte fora de serviço, todas muito burocráticas e cansativas. Mas não se enganem, as guardas municipais não estão nem jamais estarão a favor do desarmamento. Estamos com vocês. Unidos somos invencíveis.
"O latido dos cães não altera o curso das nuvens."

Filipe
Mensagens: 243
Registrado em: 19 Set 2015, 20:16

Re: Guarda Municipal agora é POLÍCIA MUNICIPAL.

Mensagem por Filipe »

Eu resumo isso de uma forma muito simples. Se nós (me incluo) defendemos o porte de arma a qualquer cidadão de bem (provando que não é bandido)e que demonstre o mínimo de destreza no manuseio da mesma, por que seria contra a guarda municipal ser armada? Sou a favor, como sou para qualquer cidadão.

Responder