IPSC Light

Scopel
Mensagens: 18
Registrado em: 06 Out 2013, 01:24

IPSC Light

Mensagem por Scopel »

Salve a todos!

Estou muito interessado sobre o IPSC Light, mas não tenho muito conhecimento sobre o esporte, gostaria de saber se é um esporte muito caro de se participar? Nessa categoria posso participar com uma PT 938 ou ela não seria adequada para a prática? Vejo que os carregadores das pistolas são diferentes, devo obrigatoriamente utilizar aqueles tipos ou posso utilizar carregadores normais da minha pistola? Que acessórios necessito para o esporte? Desde já agradeço a ajuda!

Avatar do usuário
Daniel Ribeiro
Mensagens: 279
Registrado em: 30 Set 2013, 18:58
Localização: Osasco, SP
Contato:

Re: IPSC Light

Mensagem por Daniel Ribeiro »

Também tenho essa curiosidade. Não conheço nada do esporte, gostaria que alguém que já teve contato pudesse vir aqui falar um pouco sobre isso.
Imagem

Avatar do usuário
Daniel Modolo
Mensagens: 108
Registrado em: 02 Out 2013, 01:49
Localização: Pelotas - RS

Re: IPSC Light

Mensagem por Daniel Modolo »

Se eu não me engano, essa categoria IPSC Light é brasileira por conta das restrições de calibre. No mundo, se pratica IPSC com calibre 9mm, mas como no Brasil há a restrição, inventaram a categoria "light" para comportar o uso de pistolas calibre .380.

Acredito que a prática não seja caro, visto que no Clube de Tiro que frequento há eventos (minicampeonatos) de IPSC todas as terças-feiras. Nunca participei de um, embora já tenha sido convidado, mas imagino que o custo não divirja muito do custo da prática habitual do tiro, visto que caso assim não fosse, o público desses eventos seria menor do que realmente é.

Quanto a acessórios, não sei informar.
Imagem Pro Brasilia fiant eximia. Imagem

Joelson Theobald
Mensagens: 4
Registrado em: 03 Out 2013, 12:47

Re: IPSC Light

Mensagem por Joelson Theobald »

Olá amigo, a 938 é boa para o porte e para a defesa pessoal, mas para o esporte não é muito recomendável, pois os mais céticos comentam que a Taurus não aguenta muito o stress do esporte, e sempre recomendam a Imbel ou Glock, mas para ter um gosto do esporte pode utilizar tranquilamente. Os carregadores até onde eu sei são os normais da arma. O diferencial mesmo é um bom cinto, porta carregadores (para uma boa recarga) e um coldre de qualidade para um bom saque. Assim já irá conseguir uma boa apreciação do esporte. Agora em relação aos valores vai depender do valor que tens disponibilidade para investir, como um exemplo, em competições internas do clube onde pratico, são (normalmente) R$20,00 a inscrição + os tiros disparados (R$1,50), em média 100 disparos, onde existem até 300. Se vc já possui a arma fica mais fácil, pq aqui n estamos contando com registro e compra de arma, filiação na federação, etc. Espero ter ajudado.

Scopel
Mensagens: 18
Registrado em: 06 Out 2013, 01:24

Re: IPSC Light

Mensagem por Scopel »

Bom pessoal, por enquanto agradeço, vou brincar um pouco com a pt 938 mesmo e quem sabe depois compro uma específica para o esporte. Vi vários competidores utilizarem armas da Tanfoglio, alguém conhece essas armas?

cheriato
Mensagens: 1
Registrado em: 10 Nov 2013, 21:20

Re: IPSC Light

Mensagem por cheriato »

Bom a light eh uma divisao do IPSC que se usa o calibre 380 ACP.

REcomendo dar busca por IPSC no youtube. Pra quem é de São Paulo existem vários clubes excelentes como aguiadehaia.com.br - calibre.com.br - cubas ( santos), clube de tiro atibaia e por ai vai.

Respondendo a pergunta se a pt938 serve, talvez para pegar experiencia mas para atirar mesmo não, recomendado são as modelo 1911 que são facilmente customizadas para se obter um equipamento realmente mais equilibrado e com menos chances de pane.

Isso ai. abs.

sergioreinert
Mensagens: 8
Registrado em: 15 Fev 2014, 20:19

Re: IPSC Light

Mensagem por sergioreinert »

Quem diz que não é caro, ou ganha muito ou treina pouco.

Numa ida ao Stand de tiro para treinar, um mínimo de munição gasta seria de 100, o que dá apenas para uma passada em pista IPSC.

Comprando no mercado irá gastar uns R$ 350,00 para as 100 munições.

Logo treinando apenas uma vez por semana irá desembolsar R$ 1.400,00, além da mensalidade do clube de tiro (em torno de R$ 40 a R$ 200).

Um atirador competitivo de IPSC gasta acima de 20.000 munições por ano, para ter uma ideia do quão longe do ideal é gasta apenas 400 por mês.

barcelos
Mensagens: 1
Registrado em: 04 Fev 2015, 14:21

Re: IPSC Light

Mensagem por barcelos »

sergioreinert escreveu:Quem diz que não é caro, ou ganha muito ou treina pouco.

Numa ida ao Stand de tiro para treinar, um mínimo de munição gasta seria de 100, o que dá apenas para uma passada em pista IPSC.

Comprando no mercado irá gastar uns R$ 350,00 para as 100 munições.

Logo treinando apenas uma vez por semana irá desembolsar R$ 1.400,00, além da mensalidade do clube de tiro (em torno de R$ 40 a R$ 200).

Um atirador competitivo de IPSC gasta acima de 20.000 munições por ano, para ter uma ideia do quão longe do ideal é gasta apenas 400 por mês.

Amigo, sou novo no assunto mas, aqui no Brasil não há limitação de quantidade mensal para compra de munição?

variedades
Mensagens: 524
Registrado em: 11 Jan 2014, 18:11

Re: IPSC Light

Mensagem por variedades »

Munição nova sim. Mas para atiradores desportivos você compra a munição recarregada para uso no local. Neste tipo de "compra" você pode usar quanto quiser, se quiser dar 1000 tiros em uma tarde, pagando ao clube, sem problemas. O que não pode é "tirar" a munição de dentro do clube.

Responder