Página 1 de 1

Federação

Enviado: 19 Set 2016, 00:28
por FilipeK
Qual a diferença entre a Federação de tiro pratico e tiro esportivo?

Por que me filiar a algum deles?

Qual me filiar?

Re: Federação

Enviado: 19 Set 2016, 13:01
por Rock Shooter
Basicamente existem três confederações de tiro.
Confederação Brasileira de Tiro Prático (CBTP). O esporte é conhecido como "tiro prático" ou IPSC (International Pratical Shooting Confederation). As armas dessa modalidade podem ser originais de fábrica ou customizadas, o coldre é específico para saque rápido (e caro). Esta modalidade esportiva visa unir "precisão, potência e velocidade". O característica desses atletas é atirar com muita velocidade e precisão. No tiro prático o atleta não considera que está atirando em um oponente, portanto ele apenas atira e corre, sem se proteger.
(https://www.cbtp.org.br/)

Confederação Brasileira de Tiro Defensivo (CBTD). Este esporte é conhecido como "tiro defensivo", IDSC ou IDPA. As armas dessa modalidade devem ser originais de fábrica e a customização é muito limitada, o coldre deve ser comum, similar ao dos policiais (em tecido, plástico ou couro). O objetivo dessa modalidade é simular a realidade (policial) com simulações que imitam o que acontece na vida real numa situação de violência (atirar de dentro de um carro, sentado numa mesa, por cima de um muro...etc). O atleta é obrigado a atirar se protegendo sempre (tiro barricado, atrás de algo que o proteja do oponente).
(http://cbtd.esp.br/)

O Tiro Esportivo (ou desportivo) é aquele praticado nas olimpíadas.


Porque se filiar a uma confederação??
O regulamento do Exército (R-105) exige que o tiro esportivo (em todas as modalidades) seja praticado por pessoas associadas a alguma federação/confederação (exceto os militares).

Qual federação se filiar??
Se você quiser atirar para treinar defesa "policial", utilizando uma arma original de fábrica, recomendo o tiro defensivo (IDSC).
Se você gosta muito do cheiro de pólvora e tem $$$ para comprar armas e equipamentos mais caros, pode ir de tiro prático (IPSC).
Se você quiser competir por uma medalha de ouro olímpico e tiver ainda mais $$$ para comprar armas, equipamentos e viajens, vá de tiro esportivo (olímpico).

Cabe ressaltar que todas as modalidades são chamadas de "tiro esportivo", todos são atletas do tiro, mas a modalidade olímpica pegou o termo pra ela.

Re: Federação

Enviado: 19 Set 2016, 13:04
por Rock Shooter
Não tenho certeza, mas creio que os policiais também são dispensados de se confederar.

Re: Federação

Enviado: 20 Set 2016, 00:04
por FilipeK
Obrigado amigo!!

Outra pergunta.. Entao as provas de TRP, NRA e silhueta metalica que o meu clube promove caberia no tiro espotivo/desportivo?

Re: Federação

Enviado: 20 Set 2016, 11:00
por Rock Shooter
Sim. Na categoria IPSC (tiro prático).

Para as competições internas do clube basta se associar a ele e utilizar as armas do clube (caso não tenha).
Para as competições oficiais exigirão que você seja federado/confederado e que possua registro junto ao Exército. Existem clubes que fornecem armas para os associados competirem e outros que não.
O seu registro no EB lhe permitirá comprar armas, insumos (para montar a munição) e equipamentos para a prática do esporte.

O ideal é que você:
- se associe a um clube;
- se registre no EB. Registre-se como atirador esportivo e municiador (recarga de munição);
- se federalize;
- dê entrada na aquisição de sua arma e dos equipamentos de recarga;

Quando tiver tudo em mãos, é só queimar a "porva"!!!

Porque fazer recarga??
Primeiramente, os clubes preferem que seus associados assumam essa carga de trabalho... e o melhor é que a recarga é uma das partes divertidas do esporte... faz um pequeno lote com pontas pesadas e carga fraca, outro com pontas leves e carga forte... e assim vai testando e aprendendo até chegar na recarga ideal pra você e sua arma.