Qual calibre escolher? 9mm ou .40?

Saut
Mensagens: 14
Registrado em: 06 Mai 2015, 17:27

Qual calibre escolher? 9mm ou .40?

Mensagem por Saut »

Prezados,

Comprei uma G2c em 9mm para defesa, irei registrar no SINARM.

Agora quero comprar uma Full Size pro esporte.

Além do calibre, fiquei em dúvida com a fabricante.

O que eu pensei

em .40
PT100
ou
GC MD7 LX

em 9x19
PT92
ou
GC MD1

Pelos valores que pude apurar, as Taurus acabam sendo um pouco mais baratas.

Lendo as regras de IPSC, vi que na production, as Imbel não se enquadram, por serem SA.
Também li em algum lugar, com relação ao IPSC, que o calibre 9x19 era restrito. É isso mesmo, ou esta restrição era pela legislação antiga?

Enfim, nestas opções, o que me indicariam?

Roger
Mensagens: 55
Registrado em: 05 Dez 2018, 21:47

Re: Qual calibre escolher? 9mm ou .40?

Mensagem por Roger »

9mm na Production está OK, desde que seja DA.

Para o esporte, se for comprar uma .40 nacional vá de Imbel MD7. Atirar frequentemente com .40 estressa muito a arma. A Imbel é pesada, tem cano bull e aceita muita customização. Leve a um armeiro, faça uma amaciamento e alguma customização e terá uma ótima arma para a Standard do IPSC.

Se continuar na dúvida entre uma 9mm e uma .40, compre as duas. :D

moliternoga
Mensagens: 807
Registrado em: 24 Out 2015, 21:14

Re: Qual calibre escolher? 9mm ou .40?

Mensagem por moliternoga »

O modelo e consequentemente o calibre vai depender de qual categoria pretende competir. Se for na production o calibre 9mm é mais vantagem principalmente por capacidade no carregador. Na production aceita apenas fator menor então ambos calibres trabalham praticamente iguais em recuo e "stress" da arma. Pra essa categoria a pt100 fica em desvantagem por comportar apenas 13 munições no carregador, ficando a vantagem pra uma pt 92 (carregador no máximo com 15 munições). Nessa categoria as armas apenas em ação simples não são aceitas, assim como customizações não são permitidas.
Na standart o .40sw já é o calibre mais reinante pois pode pontuar em fator maior, ao contrário da 9mm que pontua apenas em fator menor. Na standart aceitam armas em ação simples apenas ou dupla/simples e etc porém armas apenas em ação simples são mais vantajosas por conseguir ter um gatilho mais "ajustado". Customizações são aceitas. Pra standart as Imbel são melhores por terem maior capacidade (carregadores modificados costumam permitir 20, 21 munições de .40sw), as Imbel são altamante customizáveis, ao contrário da taurus. E com customização conseguirá deixar uma imbel muito competitiva, o que fica muito difícil com taurus.
Enfim, antes de comprar sugeriria assistir uma competição, ver como é cada categoria e depois decidir.

Saut
Mensagens: 14
Registrado em: 06 Mai 2015, 17:27

Re: Qual calibre escolher? 9mm ou .40?

Mensagem por Saut »

Obrigado pelo retorno pessoal.

Então penso que falando em production, seria a pt92 e no caso da standard a 40 md7.

Vou continuar pesquisando e ver se acompanho uma competição, ate pq ate meu cr chegar, deve demorar um bucadinho.


Responder