CR militar temporário

BRN66
Mensagens: 4
Registrado em: 06 Out 2019, 14:38

CR militar temporário

Mensagem por BRN66 »

Sou oficial temporário da Marinha. Devido ao processo demorado de aquisição do porte de arma por lá, estou querendo tirar o CR como atirador desportivo.
Por ser militar da ativa não teria que ser filiado a clube de tiro, comprovar teste de aptidão psicológica e de tiro. Uma dúvida é se, por ser militar temporário, eu faço jus a isso.
Outra dúvida é se ao conseguir o porte pela MB eu poderia manter o porte e/ou a posse ao sair da MB.
Obrigado desde já.

Avatar do usuário
Rock Shooter
Mensagens: 259
Registrado em: 07 Out 2013, 09:01
Localização: São Paulo

Re: CR militar temporário

Mensagem por Rock Shooter »

Como militar temporário, você tem direito à aquisição e ao porte, direto pela Marinha.

Quando o oficial solicita a aquisição de uma arma, o documento já vem com o porte, automaticamente, sem necessitar solicitar o porte. O oficial recebe um PAFP e não o CRAF.
O PAFP de sua arma será expedido com validade até o término de seu compromisso.

O EB lhe concederia o CR, porém não lhe concederia o porte, pois é a Marinha quem deve conceder... Pelo mesmo motivo, a PF também não concederia o porte.
Mesmo que o militar seja menor que 25 anos, tem direito à aquisição e ao porte.

Quando pedir baixa ou seu contrato expirar, você perde o porte da Marinha... mas a arma é de sua propriedade, devendo registrar no Sinarm (PF) ou no EB (CAC).

O ideal é que você faça a solicitação onde esteja servindo.... sugiro que tente conversar sobre o assunto com outros oficiais, que concordem com o tema.

--------------
Portaria 173/2018, da DGMM - Aprova as Normas para aquisição, registro e porte de armas de fogo na Marinha do Brasil
3.2 - Militares sem estabilidade
Os militares, quando na ativa; porém, sem estabilidade, poderão adquirir armas e munições de “uso permitido”, observando as limitações estabelecidas no item 8 desta Norma; e possuir, ao término de seus compromissos, idade igual ou maior que 25 anos.
Os documentos de registro para militares sem estabilidade possuirão validade igual ou menor
que aquela do fim de seu compromisso.
6.2 - Solicitação de PAFP para Oficiais
De acordo com a alínea q, inciso IV, do Art. 50 da Lei nº 6.880/1980; e artigo 33, do Decreto nº 5.123/2004, o porte de arma de fogo é deferido a todo Oficial, ativo ou veterano
ΜΟΛΩΝ ΛΑΒΕ - Venha e leve!!!

Imagem

BRN66
Mensagens: 4
Registrado em: 06 Out 2019, 14:38

Re: CR militar temporário

Mensagem por BRN66 »

Obrigado pela resposta, Rock Shooter.
Para dar entrada no porte preciso passar pela verificação de segundo grau. Já dei entrada em Maio, porém o processo é demorado... e não sei se consigo até fev/2020.

Tio
Mensagens: 210
Registrado em: 25 Out 2018, 16:11

Re: CR militar temporário

Mensagem por Tio »

Acho que nem valeria a pena o CR no seu caso...
Primeiro que é super demorado. Entre dar entrada no CR e levar a arma apostilada pra casa, no meu caso foi coisa de um ano! Capaz de você resolver sua questão na Marinha antes.
Segundo que o porte do CR vai servir apenas para o trajeto casa-clube-casa.

Noob Saibot
Mensagens: 63
Registrado em: 19 Ago 2019, 00:03

Re: CR militar temporário

Mensagem por Noob Saibot »

Já da entrada no CR agora, pois quando acabar o seu contrato com a Marinha vai precisar do CR pra cadastrar a arma.

Avatar do usuário
Rock Shooter
Mensagens: 259
Registrado em: 07 Out 2013, 09:01
Localização: São Paulo

Re: CR militar temporário

Mensagem por Rock Shooter »

BRN66 escreveu:Obrigado pela resposta, Rock Shooter.
Para dar entrada no porte preciso passar pela verificação de segundo grau. Já dei entrada em Maio, porém o processo é demorado... e não sei se consigo até fev/2020.
Essa verificação leva cerca de 30 dias para ser respondido, portanto está muito atrasado... Converse com o "OI" de sua OM, pergunte se já chegou.
Você também pode ligar para o setor de inteligência do Distrito Naval em que você está sob jurisdição, pois são eles quem fazem a verificação... basta se identificar e perguntar sobre a situação.

Eu acompanhei a minha verificação direto pelo DN... Quando ficou pronto, fui no OI pedir que o meu processo desse seguimento.
ΜΟΛΩΝ ΛΑΒΕ - Venha e leve!!!

Imagem

Tio
Mensagens: 210
Registrado em: 25 Out 2018, 16:11

Re: CR militar temporário

Mensagem por Tio »

Caramba, percebi que até para os próprio militares, para interesse de seus próprios integrantes, seus processos são burocráticos e lentos...
É cultura interna mesmo.

Avatar do usuário
Rock Shooter
Mensagens: 259
Registrado em: 07 Out 2013, 09:01
Localização: São Paulo

Re: CR militar temporário

Mensagem por Rock Shooter »

Tio escreveu:Caramba, percebi que até para os próprio militares, para interesse de seus próprios integrantes, seus processos são burocráticos e lentos...
É cultura interna mesmo.
Foi ordem verbal do FHC/Luladrão/Dilma... que muitas "autoridades" fazem questão de cumprir até hoje!!
ΜΟΛΩΝ ΛΑΒΕ - Venha e leve!!!

Imagem

BRN66
Mensagens: 4
Registrado em: 06 Out 2019, 14:38

Re: CR militar temporário

Mensagem por BRN66 »

Noob Saibot escreveu:Já da entrada no CR agora, pois quando acabar o seu contrato com a Marinha vai precisar do CR pra cadastrar a arma.
Um dos motivos de querer tirar o CR

BRN66
Mensagens: 4
Registrado em: 06 Out 2019, 14:38

Re: CR militar temporário

Mensagem por BRN66 »

Rock Shooter escreveu:
BRN66 escreveu:Obrigado pela resposta, Rock Shooter.
Para dar entrada no porte preciso passar pela verificação de segundo grau. Já dei entrada em Maio, porém o processo é demorado... e não sei se consigo até fev/2020.
Essa verificação leva cerca de 30 dias para ser respondido, portanto está muito atrasado... Converse com o "OI" de sua OM, pergunte se já chegou.
Você também pode ligar para o setor de inteligência do Distrito Naval em que você está sob jurisdição, pois são eles quem fazem a verificação... basta se identificar e perguntar sobre a situação.

Eu acompanhei a minha verificação direto pelo DN... Quando ficou pronto, fui no OI pedir que o meu processo desse seguimento.
A informação que todos me dão, inclusive dos próprios militares que já possuem o porte ou tiveram que se submeter a essa verificação de grau 2, é que realmente é bastante demorado, podendo levar até 1 ano.
Vou tentar alguma informação no meu DN, não tinha pensado nisso.

flavio380
Mensagens: 480
Registrado em: 12 Jun 2016, 16:51

Re: CR militar temporário

Mensagem por flavio380 »


Responder