MENORES DE 18 ANOS E A PRÁTICA DE TIRO

CristianeCruz
Mensagens: 3
Registrado em: 12 Abr 2016, 12:36

MENORES DE 18 ANOS E A PRÁTICA DE TIRO

Mensagem por CristianeCruz »

Boa tarde.

Alguém possui informações se o Exército tem cobrado a autorização judicial para menores praticarem tiro desportivo? E quanto ao Curso de tiro, menores estão conseguindo se matricular?

DECRETO Nº 5.123, DE 1º DE JULHO DE 2004.

Art. 30. As agremiações esportivas e as empresas de instrução de tiro, os colecionadores, atiradores e caçadores serão registrados no Comando do Exército, ao qual caberá estabelecer normas e verificar o cumprimento das condições de segurança dos depósitos das armas de fogo, munições e equipamentos de recarga.

§ 2o A prática de tiro desportivo por menores de dezoito anos deverá ser autorizada judicialmente e deve restringir-se aos locais autorizados pelo Comando do Exército, utilizando arma da agremiação ou do responsável quando por este acompanhado.

SOD
Mensagens: 26
Registrado em: 10 Ago 2015, 16:56

Re: MENORES DE 18 ANOS E A PRÁTICA DE TIRO

Mensagem por SOD »

Não sei como ficou, acredito que ainda possa praticar tiro com autorização judicial, porem existe uma norma recente que alega ou alegava, que somente CAC´s poderiam frequentar clubes de tiro...

Não tenho detalhes mais precisos

variedades
Mensagens: 524
Registrado em: 11 Jan 2014, 18:11

Re: MENORES DE 18 ANOS E A PRÁTICA DE TIRO

Mensagem por variedades »

É plenamente possível o tiro de menor de 18 anos com alvará judicial, como ocorre muito em SC devido a longa tradição alemã no esporte, onde os esportistas mirins começam a partir de 9, 10 anos no tiro de pressão e vão migrando para o .22LR com o tempo (14 anos, 15 anos). Sem isso seria impossível competir com outros países.

Avatar do usuário
Wander Porfirio
Mensagens: 5
Registrado em: 15 Mai 2016, 13:19
Localização: Curitiba PR
Contato:

Re: MENORES DE 18 ANOS E A PRÁTICA DE TIRO

Mensagem por Wander Porfirio »

Eu sou menor de idade e estou no processo para adquirir minha autorização judicial para a prática do tiro. Primeiramente é necessário uma autorização emitido pelo pai e mãe do menor autenticada em cartório (reconhecimento de firma), ápos isto é necessário ir até a vara da infância e juventude de sua cidade para iniciar a ação judicial que pode ou não ser deferida pelo juiz. Já nos estados unidos é muito mais simples, eu simplesmente tirei uma licença via internet (hunting license), apresentei a licença e os passaportes acompanhado por um maior de idade e pronto.
Editado pela última vez por Wander Porfirio em 16 Mai 2016, 14:39, em um total de 1 vez.
Imagem
Si vis pacem, para bellum

MAX
Mensagens: 225
Registrado em: 21 Fev 2016, 09:03

Re: MENORES DE 18 ANOS E A PRÁTICA DE TIRO

Mensagem por MAX »

Wander Porfirio escreveu:Eu sou menor de idade e estou no processo para adquirir minha autorização judial para a prática do tiro. Primeiramente é necessário uma autorização emitido pelo pai e mãe do menor autenticada em cartório (reconhecimento de firma), ápos isto é necessário ir até a vara da infância e juventude de sua cidade para iniciar a ação judicial que pode ou não ser deferida pelo juiz. Já nos estados unidos é muito mais simples, eu simplesmente tirei uma licença via internet (hunting license), apresentei a licença e os passaportes acompanhado por um maior de idade e pronto.
Valeu por compartilhar a experiência nos EUA e esse passo a passo sobre a autorização no Brasil.
Boa sorte e bons tiros!

Avatar do usuário
raubvogel
Mensagens: 422
Registrado em: 22 Abr 2016, 15:16

Re: MENORES DE 18 ANOS E A PRÁTICA DE TIRO

Mensagem por raubvogel »

Wander Porfirio escreveu:Já nos estados unidos é muito mais simples, eu simplesmente tirei uma licença via internet (hunting license), apresentei a licença e os passaportes acompanhado por um maior de idade e pronto.
Onde foi isso? Pensei que era so ir com parente ou um responsavel.

Responder