Fazendo a papelada SOZINHO - Compra da G2C

Tio
Mensagens: 210
Registrado em: 25 Out 2018, 16:11

Fazendo a papelada SOZINHO - Compra da G2C

Mensagem por Tio »

Senhores, vou relatar a experiência de fazer toda a pepelada, o processo de aquisição da arma SOZINHO, sem despachante.

Começando pela "autorização para aquisição"

Primeiro passo: entrar no site da 2RM ler tudo, fazendo o passo a passo. Salvei os documentos, imprimi o check-list e já pintaram várias dúvidas:
1 - Aquele primeiro formulário, a "lista de verificação" é um PDF. Pode preencher aquilo à mão ou tem que arrumar um programa de edição e PDF e preencher no computador?
2 - "Ficha de sistema de protocolo e despacho": tem uma área "solicitação-nome do processo"... eu preenchi "Autorização para aquisição de arma de fogo na indústria - atirador desportivo"... está certo?
3 - O tal "requerimento", que tem que ser em 3 vias com a primeira via com as firmas reconhecidas: não tem "espaço para o parecer do representante legal da entidade desportiva". Ignora isso ou pede pro tal representante do clube assinar em algum lugar?

Essas são as primeiras dúvidas. O restante parece que é tranquilo de juntar no processo.

Já fiz também meu cadastro para poder agendar um dia pra protocolar esse processo. Já faz uns 10 dias e não recebi e-mail nenhum liberando o cadastro...

FCRUZ17
Mensagens: 60
Registrado em: 03 Set 2019, 16:57

Re: Fazendo a papelada SOZINHO - Compra da G2C

Mensagem por FCRUZ17 »

Tio escreveu:Senhores, vou relatar a experiência de fazer toda a pepelada, o processo de aquisição da arma SOZINHO, sem despachante.

Começando pela "autorização para aquisição"

Primeiro passo: entrar no site da 2RM ler tudo, fazendo o passo a passo. Salvei os documentos, imprimi o check-list e já pintaram várias dúvidas:
1 - Aquele primeiro formulário, a "lista de verificação" é um PDF. Pode preencher aquilo à mão ou tem que arrumar um programa de edição e PDF e preencher no computador?
2 - "Ficha de sistema de protocolo e despacho": tem uma área "solicitação-nome do processo"... eu preenchi "Autorização para aquisição de arma de fogo na indústria - atirador desportivo"... está certo?
3 - O tal "requerimento", que tem que ser em 3 vias com a primeira via com as firmas reconhecidas: não tem "espaço para o parecer do representante legal da entidade desportiva". Ignora isso ou pede pro tal representante do clube assinar em algum lugar?

Essas são as primeiras dúvidas. O restante parece que é tranquilo de juntar no processo.

Já fiz também meu cadastro para poder agendar um dia pra protocolar esse processo. Já faz uns 10 dias e não recebi e-mail nenhum liberando o cadastro...
Tio,

Assim como vc, estou fazendo todo o meu processo de aquisição sozinho. Estou lendo tudo o que há disponível, dessa forma, vou compartilhar o que sei até agora.

1. Sobre o formulário "lista de verificação", como o documento está em PDF e nao permite edição, estou levando em branco, partindo do pressuposto que deverá ser preenchido à mão por algum representante do EB. Se fosse para preenchimento do requerente, seria aberto para edição. Pelo menos essa é a lógica. Talvez alguém que já tenha protocolado o processo possa nos ajudar.

2. Ficha de protocolo e despacho. Preenchi igual vc, com exceção do "atirador desportivo".

3. Requerimento com firma reconhecida somente na 1a via e SEM assinatura de representante do clube. Li em outro fórum que a assinatura não é necessária, e mais uma vez estou usando da lógica... se não tem campo de assinautra dele, logo .... espero não ter surpresas.

4. Uma dúvida que tenho é sobre a pasta azul. Sei que são aquelas pastas com trilho, então terei que furar os documentos para prender. Acho que não pega nada, mas melhor confirmar.

Por fim, em relação ao agendamento. Após o meu cadastro, demorou uns 3 dias para autorizar o agendamento. Não recebi nenhum e-mail comunicando isso. Fui entrando todo dia até ver que tinha liberado. Essa foi a parte fácil.... Depois disso foram duas semans entrando no site do SFPC todos os dias para verificar quando iriam liberar os agendamentos. Na primeira semana havia uma info dizendo que seriam abertas datas na quinta feira. Chegou quinta e nada.... Na segunda semana, mesma coisa, só que dessa vez abriram os horários. Foi uma guerra. Site cai toda hora, captcha pra tudo, aí vc confirma e não tem mais o horário disponível, enfim.... No final deu certo e consegui agendar para o dia 01/10. Agora é finalizar o processo e ir lá pra ver o que acontece.

Tio
Mensagens: 210
Registrado em: 25 Out 2018, 16:11

Re: Fazendo a papelada SOZINHO - Compra da G2C

Mensagem por Tio »

FCRUZ17 escreveu:
Por fim, em relação ao agendamento. Após o meu cadastro, demorou uns 3 dias para autorizar o agendamento. Não recebi nenhum e-mail comunicando isso. Fui entrando todo dia até ver que tinha liberado. Essa foi a parte fácil.... Depois disso foram duas semans entrando no site do SFPC todos os dias para verificar quando iriam liberar os agendamentos. Na primeira semana havia uma info dizendo que seriam abertas datas na quinta feira. Chegou quinta e nada.... Na segunda semana, mesma coisa, só que dessa vez abriram os horários. Foi uma guerra. Site cai toda hora, captcha pra tudo, aí vc confirma e não tem mais o horário disponível, enfim.... No final deu certo e consegui agendar para o dia 01/10. Agora é finalizar o processo e ir lá pra ver o que acontece.
Confere, entrei no site da 2RM e está liberado meu cadastro.
Agora a guerra pra agendar na quinta feira...
Vamos trocando informações!

Rafael Oliveira
Mensagens: 438
Registrado em: 11 Dez 2017, 06:10

Re: Fazendo a papelada SOZINHO - Compra da G2C

Mensagem por Rafael Oliveira »

Tio e Fcruz,

Já fiz uma autorização de compra ano passado e deu certo. Farei outras agora.

Vamos lá.

1 - Os dados no auto da lista de verificação eu preenchi a mão. Os quadradinhos são para o EB preencher.

2 - AUTORIZAÇÃO para AQUISIÇÃO DE ARMAS NA INDÚSTRIA NACIONAL (mas não acho que se tiver colocado que é para o acervo de atirador tenha algum problema). O EB não é tão xarope quanto parece.

3 - Fiz sem assinatura do representante do clube.

4 - Furei os documentos para colocar na pasta.

Tio
Mensagens: 210
Registrado em: 25 Out 2018, 16:11

Re: Fazendo a papelada SOZINHO - Compra da G2C

Mensagem por Tio »

Rafael Oliveira escreveu:Tio e Fcruz,

Já fiz uma autorização de compra ano passado e deu certo. Farei outras agora.

Vamos lá.

1 - Os dados no auto da lista de verificação eu preenchi a mão. Os quadradinhos são para o EB preencher.

2 - AUTORIZAÇÃO para AQUISIÇÃO DE ARMAS NA INDÚSTRIA NACIONAL (mas não acho que se tiver colocado que é para o acervo de atirador tenha algum problema). O EB não é tão xarope quanto parece.

3 - Fiz sem assinatura do representante do clube.

4 - Furei os documentos para colocar na pasta.
Excelentes informações, tava com medo de furar os docs pra colocar na pasta.
Os cabeçalho da autorização eu já tinha preenchido à mão mesmo... tava pensando em levar uma não preenchida "por via das dúvidas". Rs.
A assinatura do representante do clube vou tirar a limpo amanhã, no clube. Tudo indica que não é pra ter mesmo.

FCRUZ17
Mensagens: 60
Registrado em: 03 Set 2019, 16:57

Re: Fazendo a papelada SOZINHO - Compra da G2C

Mensagem por FCRUZ17 »

Tio escreveu:
Rafael Oliveira escreveu:Tio e Fcruz,

Já fiz uma autorização de compra ano passado e deu certo. Farei outras agora.

Vamos lá.

1 - Os dados no auto da lista de verificação eu preenchi a mão. Os quadradinhos são para o EB preencher.

2 - AUTORIZAÇÃO para AQUISIÇÃO DE ARMAS NA INDÚSTRIA NACIONAL (mas não acho que se tiver colocado que é para o acervo de atirador tenha algum problema). O EB não é tão xarope quanto parece.

3 - Fiz sem assinatura do representante do clube.

4 - Furei os documentos para colocar na pasta.
Excelentes informações, tava com medo de furar os docs pra colocar na pasta.
Os cabeçalho da autorização eu já tinha preenchido à mão mesmo... tava pensando em levar uma não preenchida "por via das dúvidas". Rs.
A assinatura do representante do clube vou tirar a limpo amanhã, no clube. Tudo indica que não é pra ter mesmo.
Tio,

Acabei de preencher o cabeçalho do checklist no computador mesmo. Quebrei o arquivo PDF no programa Small PDF (joga no google aí). Ficou bom. Por via das dúvidas, vou levar duas vias sem preencher tmb. Vai saber, né?

Depois que pegar as informações no clube, compartilha conosco. De qualquer forma, eu devo ir protocolar meus processos antes de vc, aí te falo se deu problema.

Amanhã vou ao cartório reconhecer as firmas e depois já recolher as GRU´s.

fraenkel
Mensagens: 39
Registrado em: 05 Jun 2016, 18:34

Re: Fazendo a papelada SOZINHO - Compra da G2C

Mensagem por fraenkel »

Desculpem a pergunta que talvez seja sem sentido, mas porque fazer a papelada sozinho se os clubes fornecem esse serviço?
Os clubes de vocês cobram muito por isso?

Tio
Mensagens: 210
Registrado em: 25 Out 2018, 16:11

Re: Fazendo a papelada SOZINHO - Compra da G2C

Mensagem por Tio »

fraenkel escreveu:Desculpem a pergunta que talvez seja sem sentido, mas porque fazer a papelada sozinho se os clubes fornecem esse serviço?
Os clubes de vocês cobram muito por isso?
O meu cobra 600 pila. E só dá entrada, no último processo eu que tive de correr atrás.
Fazendo sozinho vai ficar o valor da GRU mais umas autenticações.

Rafael Oliveira
Mensagens: 438
Registrado em: 11 Dez 2017, 06:10

Re: Fazendo a papelada SOZINHO - Compra da G2C

Mensagem por Rafael Oliveira »

Fraenkel,
No meu também sai R$ 600,00 o serviço. Acho muito caro para algo simples. Prefiro comprar 200 munições com esse dinheiro.
O seu cobra quanto?

LeonioXanas
Mensagens: 34
Registrado em: 09 Set 2019, 09:56

Re: Fazendo a papelada SOZINHO - Compra da G2C

Mensagem por LeonioXanas »

Nos meus 2 últimos processos, tive problemas com erros do Exército, meu despachante resolveu tudo, se fosse eu simplesmente não teria tempo e me enrolaria todo. Uma daz armas levou 9 meses para chegar, se fosse comigo era um ano!

Tio
Mensagens: 210
Registrado em: 25 Out 2018, 16:11

Re: Fazendo a papelada SOZINHO - Compra da G2C

Mensagem por Tio »

Pessoal, mais 3 dúvidas:

No Requerimento, tem esses três "campos":

1) Tipo - coloquei "pistola" - tá certo?
2) Calibre - coloquei 9mm luger - tá certo?
3) "Sou atirador esportivo nível....." Coloco o quê? Nivel 1?

FCRUZ17
Mensagens: 60
Registrado em: 03 Set 2019, 16:57

Re: Fazendo a papelada SOZINHO - Compra da G2C

Mensagem por FCRUZ17 »

LeonioXanas escreveu:Nos meus 2 últimos processos, tive problemas com erros do Exército, meu despachante resolveu tudo, se fosse eu simplesmente não teria tempo e me enrolaria todo. Uma daz armas levou 9 meses para chegar, se fosse comigo era um ano!
Ponderei bastante antes de fazer o processo por conta. O meu maior problema é falta de tempo para ir pessoalmente ao EB. Meu despachante cobra 700 por arma, então só nessa brincadeira ia morrer com 1400.

Tenho certa experiência com processos, então vou arriscar.

Se der pau, aí dou procuração para o despachante ir lá resolver.

Ainda tenho fé que esse procedimento irá ficar menos burocrático com o tempo.

FCRUZ17
Mensagens: 60
Registrado em: 03 Set 2019, 16:57

Re: Fazendo a papelada SOZINHO - Compra da G2C

Mensagem por FCRUZ17 »

Tio escreveu:Pessoal, mais 3 dúvidas:

No Requerimento, tem esses três "campos":

1) Tipo - coloquei "pistola" - tá certo?
2) Calibre - coloquei 9mm luger - tá certo?
3) "Sou atirador esportivo nível....." Coloco o quê? Nivel 1?
1) Tmb coloquei isso e pelo que pesquisei está correto.
2) no meu caso, .45 auto. Tmb entendo que o seu está correto.
3) Na declaração do seu clube, consta o seu nível (lembre-se que esse documento é obrigatório). No meu caso, nível 1. Preenchi exatamente da seguinte forma:

1) Art. 80: sou maior de 25 anos de idade;
2) Art. 81: a arma de fogo a ser adquirida não se enquadra nas proibições deste artigo para uso no tiro desportivo;
3) Art. 85: sou atirador desportivo nível I e já possuo (0) armas de fogo de uso permitido e (0) armas de fogo de uso restrito no meu acervo de tiro desportivo.
4) Art. 87: Não adquiri armas de fogo nos últimos doze meses para uso no tiro desportivo.

Tio
Mensagens: 210
Registrado em: 25 Out 2018, 16:11

Re: Fazendo a papelada SOZINHO - Compra da G2C

Mensagem por Tio »

FCRUZ17 escreveu:
LeonioXanas escreveu:Nos meus 2 últimos processos, tive problemas com erros do Exército, meu despachante resolveu tudo, se fosse eu simplesmente não teria tempo e me enrolaria todo. Uma daz armas levou 9 meses para chegar, se fosse comigo era um ano!
Ponderei bastante antes de fazer o processo por conta. O meu maior problema é falta de tempo para ir pessoalmente ao EB. Meu despachante cobra 700 por arma, então só nessa brincadeira ia morrer com 1400.

Tenho certa experiência com processos, então vou arriscar.

Se der pau, aí dou procuração para o despachante ir lá resolver.

Ainda tenho fé que esse procedimento irá ficar menos burocrático com o tempo.
O meu caso é o seguinte:

Fiz 3 processos com o despachante do clube (dois meus e 1 da minha esposa). Ou seja, já gastei uma bela grana com despachante.
Fora montar o processo e dar entrada, praticamente esse despachante nem acompanhou. Eu que ficava entrando no site da 2RM e avisando o despachante. As buchas que deram (erro no endereço e demora absurda no 3º processo) eu que acabei indo pessoalmente resolver.
Achei muito caro pelo serviço prestado. Alguns colegas do clube e outros colegas de fora me relataram que começaram a fazer tudo sozinhos e estava correndo bem. Além disso, começou a rolar uma conversa que o EB não "curte" muito os despachantes e "trata melhor" quando vai o próprio interessado. Vou ver se procede e passar pra vocês.
Então eu comprei uma G2C na promoção da Taurus, arma relativamente barata justamente pra fazer isso tudo sozinho e aprender, pra não ter mais que depender de despachante. Inclusive vou passar TODA minha experiência aqui pra quem quiser fazer sozinho também.

Tio
Mensagens: 210
Registrado em: 25 Out 2018, 16:11

Re: Fazendo a papelada SOZINHO - Compra da G2C

Mensagem por Tio »

FCRUZ17 escreveu:
Tio escreveu:Pessoal, mais 3 dúvidas:

No Requerimento, tem esses três "campos":

1) Tipo - coloquei "pistola" - tá certo?
2) Calibre - coloquei 9mm luger - tá certo?
3) "Sou atirador esportivo nível....." Coloco o quê? Nivel 1?
1) Tmb coloquei isso e pelo que pesquisei está correto.
2) no meu caso, .45 auto. Tmb entendo que o seu está correto.
3) Na declaração do seu clube, consta o seu nível (lembre-se que esse documento é obrigatório). No meu caso, nível 1. Preenchi exatamente da seguinte forma:

1) Art. 80: sou maior de 25 anos de idade;
2) Art. 81: a arma de fogo a ser adquirida não se enquadra nas proibições deste artigo para uso no tiro desportivo;
3) Art. 85: sou atirador desportivo nível I e já possuo (0) armas de fogo de uso permitido e (0) armas de fogo de uso restrito no meu acervo de tiro desportivo.
4) Art. 87: Não adquiri armas de fogo nos últimos doze meses para uso no tiro desportivo.
Ok, confere aqui também. Só está diferente no meu algumas coisas pois já tenho 2 armas.

FCRUZ17
Mensagens: 60
Registrado em: 03 Set 2019, 16:57

Re: Fazendo a papelada SOZINHO - Compra da G2C

Mensagem por FCRUZ17 »

Tio, amanhã é o dia! Fica esperto ... já tá lá no site da SFPC 2RM...

A abertura para o agendamento eletrônico para a próxima semana, no ambito da 2ª Região Militar, se dará às 10 horas do dia 26/10.

Boa sorte com o agendamento. Depois dá um retorno aqui se tiver conseguido.

Tio
Mensagens: 210
Registrado em: 25 Out 2018, 16:11

Re: Fazendo a papelada SOZINHO - Compra da G2C

Mensagem por Tio »

FCRUZ17 escreveu:Tio, amanhã é o dia! Fica esperto ... já tá lá no site da SFPC 2RM...

A abertura para o agendamento eletrônico para a próxima semana, no ambito da 2ª Região Militar, se dará às 10 horas do dia 26/10.

Boa sorte com o agendamento. Depois dá um retorno aqui se tiver conseguido.
Tô ligado!!
9 da manhã já começo a olhar de 5 em 5 min.
5 para as 10 da manhã vou dando F5 o tempo todo.
Aff... que sofrimento.

fraenkel
Mensagens: 39
Registrado em: 05 Jun 2016, 18:34

Re: Fazendo a papelada SOZINHO - Compra da G2C

Mensagem por fraenkel »

Rafael Oliveira escreveu:Fraenkel,
No meu também sai R$ 600,00 o serviço. Acho muito caro para algo simples. Prefiro comprar 200 munições com esse dinheiro.
O seu cobra quanto?

Uau!!!!

No final de julho fiz, via clube, o pedido de autorização de compra de duas pistolas, uma para mim e uma para a esposa. Me cobraram 150 reais pelos dois pedidos.

As autorizações sairam semana passada.

600 reais é muita coisa mesmo!!

FCRUZ17
Mensagens: 60
Registrado em: 03 Set 2019, 16:57

Re: Fazendo a papelada SOZINHO - Compra da G2C

Mensagem por FCRUZ17 »

Tio escreveu:
FCRUZ17 escreveu:Tio, amanhã é o dia! Fica esperto ... já tá lá no site da SFPC 2RM...

A abertura para o agendamento eletrônico para a próxima semana, no ambito da 2ª Região Militar, se dará às 10 horas do dia 26/10.

Boa sorte com o agendamento. Depois dá um retorno aqui se tiver conseguido.
Tô ligado!!
9 da manhã já começo a olhar de 5 em 5 min.
5 para as 10 da manhã vou dando F5 o tempo todo.
Aff... que sofrimento.
Tio, te mandei um MP. Dá uma olhada lá rapidão se puder

Tio
Mensagens: 210
Registrado em: 25 Out 2018, 16:11

Re: Fazendo a papelada SOZINHO - Compra da G2C

Mensagem por Tio »

FCRUZ17 escreveu:
Tio escreveu:
FCRUZ17 escreveu:Tio, amanhã é o dia! Fica esperto ... já tá lá no site da SFPC 2RM...

A abertura para o agendamento eletrônico para a próxima semana, no ambito da 2ª Região Militar, se dará às 10 horas do dia 26/10.

Boa sorte com o agendamento. Depois dá um retorno aqui se tiver conseguido.
Tô ligado!!
9 da manhã já começo a olhar de 5 em 5 min.
5 para as 10 da manhã vou dando F5 o tempo todo.
Aff... que sofrimento.
Tio, te mandei um MP. Dá uma olhada lá rapidão se puder
Deu certo! Não tenho como agradecer, valeu mesmo!

Tio
Mensagens: 210
Registrado em: 25 Out 2018, 16:11

Re: Fazendo a papelada SOZINHO - Compra da G2C

Mensagem por Tio »

Sobre a assinatura do representante do clube no requerimento:

- Não tem lugar pra essa assinatura;
- Fui buscar os documentos que o clube tem que fornecer (ranking, etc.) e o diretor me falou pra levar o requerimento pra ele assinar. Chegando lá, a recepcionista falou que não precisava ter levado, pois não tem lugar pra assinar. Deixei lá pro próprio diretor ver se é pra assinar ou não, mas algo me diz que não vai precisar dessa assinatura. Se não precisar, nem vou voltar lá, já imprimo outro aqui e já era.

Laercio
Mensagens: 109
Registrado em: 11 Abr 2019, 17:13

Re: Fazendo a papelada SOZINHO - Compra da G2C

Mensagem por Laercio »

Tio escreveu:Sobre a assinatura do representante do clube no requerimento:

- Não tem lugar pra essa assinatura;
- Fui buscar os documentos que o clube tem que fornecer (ranking, etc.) e o diretor me falou pra levar o requerimento pra ele assinar. Chegando lá, a recepcionista falou que não precisava ter levado, pois não tem lugar pra assinar. Deixei lá pro próprio diretor ver se é pra assinar ou não, mas algo me diz que não vai precisar dessa assinatura. Se não precisar, nem vou voltar lá, já imprimo outro aqui e já era.
Realmente precisa da assinatura, mas alguns clubes tem em seus sistemas o fornecimento da documentação já com a assinatura eletrônica, que substitui a assinatura "de próprio punho" do representante do clube.

Carlos Adão
Mensagens: 350
Registrado em: 24 Abr 2017, 09:03

Re: Fazendo a papelada SOZINHO - Compra da G2C

Mensagem por Carlos Adão »

Na verdade não é preciso, vide anexo I-1 da Portaria Nº 93 - COLOG, de 29 de Junho de 2018.

PS: Aqui na 1RM, no ano passado, tive um processo deferido sem a assinatura do representante da entidade desportiva.
Para acabar com a corrupção, é preciso que o brasileiro mude sua relação com o jeitinho. Ao conceder um status neutro ao jeitinho, uma área cinzenta entre o legal e o ilegal, os brasileiros justificam a própria transgressão. Robert Levine

FCRUZ17
Mensagens: 60
Registrado em: 03 Set 2019, 16:57

Re: Fazendo a papelada SOZINHO - Compra da G2C

Mensagem por FCRUZ17 »

Amigos,

Realmente não quero acreditar que exista tanta má fé por parte dos representates do EB. Na verdade eu não acredito, mas só a experiência irá dizer.

Estou partindo do bom senso, e nesse caso, o bom senso diz que se não há campo para assinatura do representante do clube, ela não é necessária.

O próprio EB fornece ao interessado a possibilidade de fazer o processo todo sozinho. Tirando as declarações do clube, que realmente devem ser assinadas pelo seu representante, qual a lógica de exigir assinatura do representante no requerimento do interessado?

Quem está firmando o requerimento sou eu, e não o representante do clube. Eu não preciso de aval dele pra isso. Enfim, vou levar sem e pagar pra ver.

Rafael Oliveira
Mensagens: 438
Registrado em: 11 Dez 2017, 06:10

Re: Fazendo a papelada SOZINHO - Compra da G2C

Mensagem por Rafael Oliveira »

A minha autorização de compra foi deferida sem a assinatura do representante do clube.

Não há portaria que determine que ele deva assinar. Há apenas informação errada no site do EB.

Mas quem quiser buscar a assinatura que fique à vontade.

Responder